Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Programa de Pós-Graduação da UFSB tem sugestão de Projeto de Lei para dia municipal da etnia cigana aprovada em Itabuna
Início do conteúdo da página

Programa de Pós-Graduação da UFSB tem sugestão de Projeto de Lei para dia municipal da etnia cigana aprovada em Itabuna

  • Publicado: Sexta, 18 de Maio de 2018, 09h51
  • Última atualização em Sexta, 18 de Maio de 2018, 10h03
  • Acessos: 3166
imagem sem descrição.

No próximo dia 24 de maio, a Câmara Legislativa de Itabuna/BA realizará sessão especial em homenagem ao Dia Municipal da Etnia Cigana. Além da presença de lideranças ciganas e outras lideranças municipais, o evento contará com as presenças da Professora Dra. Célia Regina da Silva, coordenadora local do PPGER – CJA/UFSB e da mestranda do PPGER, Dayse Santos.

Foi por meio do projeto de pesquisa-intervenção intitulado “Filhos do Vento – Comunidade Esquecida”, sob orientação da professora Dra. Francismary Alves Silva, que a mestranda Dayse Santos, em diálogo e parceria com o Sr. Gerisnal Fortuna Rebouças, representante da comunidade cigana itabunense, apresentou a sugestão de Projeto de Lei para o reconhecimento do dia municipal da etnia cigana na Câmara Legislativa Municipal de Itabuna. A sugestão foi acolhida e defendida em plenária e, após aprovada, por unanimidade, foi sancionada pelo executivo municipal.

Itabuna passa a ser uma das poucas cidades brasileiras a ter instituído no Calendário de Eventos Municipais o DIA MUNICIPAL DA ETNIA CIGANA. Trata-se, em alguma medida, de um importante marco que se relaciona com os desdobramentos das pesquisas desenvolvidas no PPGER-CJA/UFSB, uma vez que a mestranda Dayse Santos encampou diretamente a proposta de Projeto de Lei Municipal. Trata-se, certamente, uma memorável conquista para o município de Itabuna, um primeiro passo para a consolidação de uma sociedade que respeita a diversidade e a multiculturalidade, pilares da justiça social e do pleno exercício da cidadania.

A sessão especial em homenagem ao Dia Municipal da Etnia Cigana, evento aberto ao público, acontecerá no dia 24 de maio, às 18hs, no Plenário Raimundo Lima da Câmara de Vereadores de Itabuna.

registrado em:
Fim do conteúdo da página