Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > A UFSB > Comissões > Programa de Dimensionamento da Força de Trabalho - PRODIM
Início do conteúdo da página

Apresentação

Escrito por Carlos César | Publicado: Terça, 29 de Outubro de 2024, 10h05 | Última atualização em Sexta, 01 de Novembro de 2024, 17h00 | Acessos: 1483

banner prodim

O que é Programa de Dimensionamento da Força de Trabalho?

Programa de Dimensionamento da Força de Trabalho (PRODIM), no contexto da administração pública federal, é uma ferramenta de gestão que visa determinar o quantitativo ideal de pessoal necessário para garantir que as organizações públicas atinjam seus objetivos de forma eficiente.

Esse processo envolve a análise detalhada da força de trabalho disponível e a projeção de quantos servidores são necessários para realizar as tarefas e funções previstas.

O PRODIM da UFSB é regulamentado pela portaria 389/2024, que integra esse programa à política de gestão de pessoas da instituição. Sua finalidade é subsidiar ações relacionadas à força de trabalho técnico-administrativo, visando o fortalecimento dos processos de trabalho e a valorização das pessoas para que a universidade cumpra plenamente suas finalidades institucionais.

O que é Dimensionamento?

Dimensionar a força de trabalho significa identificar quantas pessoas e quais competências são necessárias para realizar as atividades e metas da instituição. Para isso, leva-se também em conta o uso de tecnologias e a possibilidade de melhorar processos internos.

Em outras palavras, refere-se ao processo de identificação e análise quantitativa e qualitativa da força de trabalho necessária para cumprir os objetivos institucionais, levando em consideração inovações tecnológicas e a modernização dos processos de trabalho.

O que é Redimensionamento?

Redimensionamento é o processo de reorganizar a força de trabalho para melhor atender às necessidades da instituição.

Isso é feito por meio de critérios técnicos, como análises de represamentos e demandas específicas de cada unidade administrativa (seções, setores, coordenações, diretorias, assessorias, pró-reitorias etc.) e também de forma democrática, ouvindo os servidores e suas sugestões.

O objetivo é realocar pessoas e tarefas de maneira eficiente, garantindo que os setores com maior demanda tenham o apoio necessário, sem sobrecarregar outras unidades. O redimensionamento pode envolver transferências internas, remoções, ajustes nas atribuições de cada equipe, criação de novas funções ou sugestões de tecnologias e extinção ou aglutinação de unidades, sempre buscando melhorar o desempenho geral da instituição.

 

Quais as finalidades do PRODIM: 

  1. 1. Levantar as atividades realizadas pelos servidores.
  2. 2. Diagnosticar a composição da força de trabalho técnico-administrativa nas unidades da UFSB.
  3. 3. Avaliar as necessidades de pessoal conforme as demandas identificadas.
  4. 4. Fomentar a valorização da cultura e do clima organizacional, promovendo o engajamento dos servidores com os objetivos institucionais.
  5. 5. Propor ações para ajustar o quadro de pessoal às necessidades institucionais e ao planejamento estratégico.
  6. 6. Além de:

    Direcionar a distribuição de vagas dos cargos técnico-administrativos.
    Alocar cargos conforme as competências e perfis necessários.
    Melhorar continuamente os processos de trabalho.
    Apoiar processos de movimentação de pessoal e incentivar a capacitação.
    Fomentar ambientes colaborativos e flexíveis.
    Contribuir para o aperfeiçoamento do Programa de Gestão e Desempenho.

Quem está à frente do PRODIM?

O PRODIM é formado por membros técnicos-administrativos em educação da UFSB, lotados na reitoria e nos campi, além de representantes do sindicato da categoria, os quais integram a Comissão Geral de Dimensionamento (CGD), nomeados na Portaria n. 357/2024.

A comissão tem como atribuições definir diretrizes para o dimensionamento, diagnosticar o quantitativo de servidores e as atividades realizadas, mapear processos, elaborar relatórios técnicos, ajudar a comunidade a executar e garantir a qualidade do programa de dimensionamento.

 

Quais são as fases de execução do PRODIM?

1. Fase 1. Identificação: A primeira fase é dividida em duas etapas, quais sejam:

Etapa I. Coletar dados sobre as atividades dos servidores, incluindo serviços, tarefas, entregas tempo de execução e fluxos de trabalho.

Nesta fase, de acordo com cronograma publicado em portaria, todos os servidores técnico-administrativos em educação e docentes que exercem trabalhos técnico-administrativos deverão participar de forma compulsória do programa, indicando em planilha os serviços e atividades que realizam e informando como e em quanto tempo são feitas as tarefas.

A participação garantirá um retrato realista das necessidades de cada unidade administrativa, conduzindo a gestão por caminhos mais eficientes e que promovam continuamente a valorização dos servidores.

A planilha para preenchimento poderá ser baixada clicando aqui.

Etapa II. Os servidores deverão transferir os dados levantados na primeira etapa para um formulário eletrônico a ser disponibilizado segundo prazo indicado no cronograma. Nesse formulário eletrônico constará uma seção de avaliação da cultura e clima organizacional da UFSB.

2. Fase 2. Análise: A comissão analisará e avaliará qualitativa e quantitativamente todos os dados inseridos no formulário eletrônico, gerando tabelas, gráficos e outros instrumentos capazes de fornecer um diagnóstico da situação do dimensionamento da força de trabalho técnico-administrativa da nossa instituição.

Ainda nessa fase serão identificados os/as servidores/as que se recusaram a informar, contribuir ou participar do Programa de Dimensionamento de Pessoal da UFSB. Os nomes serão encaminhados ao Gabinete da Reitoria, que adotará providências para que os servidores respondam no bojo administrativo pela sua conduta.

3. Fase 3. Relatório Final: A comissão elaborará um relatório que será encaminhado à Reitoria da UFSB, instrumentalizando a gestão com ferramentas úteis à execução da Matriz de Dimensionamento de Pessoal, o que auxiliará na tomada de decisões da gestão quanto ao redimensionamento da força de trabalho.

Por fim, destacamos a importância do Programa de Dimensionamento da Força de Trabalho (PRODIM) como engrenagem fundamental para uma gestão eficiente da força de trabalho e para o planejamento estratégico da nossa instituição.

Gestão de processos

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página