Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Projeto de Ensino Híbrido para a Rede Anísio Teixeira de Colégios Universitários da UFSB tem início com conferência
Início do conteúdo da página

Projeto de Ensino Híbrido para a Rede Anísio Teixeira de Colégios Universitários da UFSB tem início com conferência

  • Publicado: Quarta, 08 de Junho de 2022, 14h23
  • Última atualização em Quarta, 08 de Junho de 2022, 14h26
  • Acessos: 1399

Card Cerimônia de aberturaNesta quarta-feira, 8 de junho, a partir das 19h, no Auditório Virtual da UFSB, ocorrerá a abertura oficial do Projeto de Ensino Híbrido para a Rede Anísio Teixeira de Colégios Universitários (Rede CUNI), com a conferência “O ensino híbrido na educação superior”, proferida pela Prof.ª Edméa Santos, com mediação da Prof.ª Maristela Midlej, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), para a qual está convidada toda a comunidade acadêmica. Professora titular no Instituto de Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e editora-chefe da Revista Docência e Cibercultura, prof.ª Edméa é especializada na formação de professores/as e pesquisadores/a na área de educação e cibercultura, educação online e EAD. 

O evento contará com a presença da Reitora, prof.ª Joana Angélica Guimarães da Luz, do Vice-reitor e Pró-reitor de Administração, prof. Francisco José Gomes Mesquita e do Pró-Reitor de Gestão Acadêmica, prof. Francesco Lanciotti Júnior. Com apresentação do projeto pela Diretora de Ensino-Aprendizagem, Milena Magalhães e pela Coordenadora de Educação em Rede, Gabriela Rodella de Oliveira, terá, ainda, a participação de Valesca Canabarro Dios, da Itinerante Filmes, empresa parceira que faz parte do projeto.

O projeto prevê a produção de Material Didático Digital para os Componentes Curriculares (CCs) da Formação Geral (FG), cujas equipes de trabalho foram selecionadas a partir do Edital da Progeac n. 03/2022. São 28 bolsistas, entre Docentes e Técnicos/as em Assuntos Educacionais da UFSB, que, nos próximos meses, atuarão na criação de Desenhos Didáticos dos CCs da FG, nas funções de Coordenadores/as de equipe, Professores/as criadores/as por Eixo/Componente Curricular, Revisores/as de texto e Assessores/as de equipe. 

As equipes de elaboração do material didático digital participarão de cursos que terão início nesta quinta-feira, dia 09 de junho, produzidos pela Itinerante Filmes, em parceria com Maria Aparecida José e Heloísa Arruda, especialistas em gestão de projetos educacionais com o uso das tecnologias. Os cursos ofertados, que ocorrerão durante os meses de junho e julho, tratarão de temas como Produção de roteiros, Ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), Cultura digital, Ensino híbrido, Recursos Digitais e Audiovisual, e têm como objetivo dar formação às equipes.

Estão em curso também a criação do Portal da Educação em Rede da UFSB (portal virtual), no qual estarão centralizadas as demandas administrativas e pedagógicas da Rede CUNI, com informações, notícias e links importantes, e a personalização de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), suporte para a vida acadêmica do/a estudante, no qual serão inseridos os materiais didáticos digitais. 

O projeto “Ensino híbrido na Rede Anísio Teixeira de Colégios Universitários: pesquisa e produção de material didático digital para os componentes curriculares da Formação Geral” é uma realização da Pró-Reitoria de Gestão Acadêmica (PROGEAC) em parceria com a Pró-reitoria de Administração (PROPA) e a Pró-reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (PROTIC).

 

Texto: Diretoria de Ensino-Aprendizagem/DEA/Progeac

registrado em:
Fim do conteúdo da página