Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > UFSB e Ceplac ampliam Acordo de Cooperação
Início do conteúdo da página

UFSB e Ceplac ampliam Acordo de Cooperação

  • Publicado: Quarta, 08 de Julho de 2020, 11h47
  • Última atualização em Quarta, 08 de Julho de 2020, 11h47
  • Acessos: 420

A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) ampliaram o Acordo de Cooperação entre as instituições, buscando apoiar o desenvolvimento regional por meio de uma série de ações coordenadas de ensino, pesquisa, inovação e extensão rural. 

Em recente reunião para alinhamento de ações entre as instituições, com a participação do Superintendente da Ceplac, Waldo Brito, e o Pró-Reitor de Tecnolgia da Informação e Comunicação (Protic) da UFSB, Fabricio Forgerini, foi discutido um projeto conjunto de compartilhamento de internet banda larga e a implantação de acesso da Rede Nacional de Pesquisa – RNP, beneficiando diretamente o Centro de Pesquisas do Cacau – CEPEC, bem como outras unidades da Ceplac na Bahia. A UFSB já fornece internet e acesso a periódicos para alguns setores da Ceplac. Agora, de acordo com Fabrício Forgerini, a ideia é viabilizar, junto à RNP, um link de acesso para a Ceplac, ficando sob gestão compartilhada da UFSB.

“Nós devemos apoiar os projetos de criação de uma rede sem fio na Ceplac e de melhoria e modernização da rede cabeada. E para tal, estamos pensando em estruturar dentro da Ceplac, na SUBES, parte da Protic, contemplando uma estrutura de DataCenter compartilhada com a Ceplac, bem como espaço físico para servidores das duas instituições”, afirmou Fabrício.

Na reunião também estiveram presentes Ricardo Ornelas, Coordenador de Infraestrutura de Redes e Conectividade da Protic; Adriano Scherbach, Diretor de Infraestrutura de Tecnologia da Informação da Protic; Daniel Piotto, Decano do Centro de Formação em Ciências Ambientas; e, representando a Ceplac, Carlos Calazans.

Foto cedida pela Ceplac

registrado em:
Fim do conteúdo da página