Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Progeac e Progepe promovem cursos sobre ensino mediado por tecnologias
Início do conteúdo da página

Progeac e Progepe promovem cursos sobre ensino mediado por tecnologias

  • Publicado: Sexta, 03 de Julho de 2020, 16h10
  • Última atualização em Quarta, 08 de Julho de 2020, 11h08
  • Acessos: 570

A partir de 6 de julho, em uma ação conjunta, Progeac e Progepe oferecem à comunidade docente dois módulos do Programa de Formação Docente: ensino mediado por tecnologias. Os cursos propõem o trabalho com diferentes tecnologias que podem ser utilizadas em aulas on-line, desde ambientes virtuais específicos até técnicas de edição de vídeo.

A intenção é que os/as docentes interessados/as escolham um dos cursos ofertados para capacitação. Os cursos preveem exercícios práticos, com a elaboração de atividades que possam ser usadas no planejamento dos Componentes Curriculares, caso seja do interesse do/a docente.

O Curso instrumental: ferramentas google, gravação e edição de aulas, ofertado em duas turmas, será ministrado pelo prof. Eliseu Alves da Silva, tendo como enfoque ferramentas do google direcionadas ao ensino, roteiro e estrutura para gravação de videoaulas.

O prof. Eliseu é docente no Campus Paulo Freire, da UFSB, coordenador pedagógico do Complexo Integrado de Itamaraju, com larga experiência na formação continuada de professores, investigando os processos de ensinar e aprender linguagens. Versões de seus cursos já foram ofertadas para docentes do CPF e dos Complexos Integrados de Educação.  

O curso Formação docente para educação mediada pelas tecnologias digitais, também ofertado em duas turmas, será ministrado pelas professoras Ivana Gamerman e Maristela Midlej, enfocando modos de constituição de desenhos didáticos no ensino on-line, com o uso de aplicativos, dispositivos móveis e Recursos Educacionais Abertos (REA).

A prof.ª Maristela é docente do Campus Jorge Amado e a prof.ª Ivana, do Campus Paulo Freire, sendo, atualmente, coordenadora do curso de História da UFSB. Ambas possuem um vasto currículo em formação docente, cuja reflexão incide sobre a utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação na educação, com publicações e elaboração de cursos que tratam do assunto.

As inscrições para as duas primeiras turmas já estão encerradas. Com a alta demanda, duas novas turmas foram abertas.

 

MiniCursoEliseuBMiniCursoIvanaMartistelaA

 

O período de inscrições para as duas novas turmas será de 6 a 8 de julho de 2020, via SIGRH, através do link https://sig.ufsb.edu.br/sigrh no menu Capacitação -> Inscrições -> Realizar Inscrição

Docentes que já se inscreveram nas primeiras turmas e ficaram em lista de espera não precisam realizar novamente a inscrição. Os cinquenta primeiro inscritos terão suas inscrições homologadas e os outros serão remanejados/as para as novas turmas. Caso o/a docente tenha se inscrito nos dois cursos das primeiras turmas e queira desistir de um deles, basta enviar uma solicitação para o mesmo e-mail em que a PROGEPE avisará sobre a abertura de inscrição para novas turmas.  

A Progeac e a Progepe ofertarão novos cursos, posteriormente, no Programa de Formação Docente: ensino mediado por tecnologias.

Quaisquer dúvidas podem ser enviadas ao email: capacitacao@ufsb.edu.br

Texto: Progeac
registrado em:
Fim do conteúdo da página