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Apresentação

Publicado: Sexta, 14 de Abril de 2023, 09h13 | Última atualização em Sexta, 21 de Julho de 2023, 15h30 | Acessos: 1795

Título profissional:

O curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciências UFSB do Campus Paulo Freire é um curso reconhecido pelo MEC com conceito de avaliação 4. Com isso, o curso está habilitado para emitir diplomas de graduação aos concluintes.

 O egresso do curso terá duas alternativas de titulação em seu diploma:

  1. a) Se optar pela permanência na Grande Área de Ciências, receberá o título de Bacharel em Ciências.
  2. b) Se optar por uma das Áreas de Concentração, receberá o título de Bacharel em Ciências com menção na Área de Concentração (Estudos Ambientais, Agrárias, Tecnociências)

Código E-mec1293071

Nota MEC: 4

Área de conhecimento: Ciências

Modalidade: Presencial

Duração: 3 anos (9 quadrimestres letivos).

Período máximo de integralização: 15 quadrimestres

Turno: Vespertino

Número de vagas autorizadas: 180 vagas anuais

Área de atuação: 

Os egressos do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências estarão aptos a assumir postos de trabalho que demandam formação em nível superior sem exigência de uma formação profissional específica, como aqueles oferecidos através de concursos públicos municipais, estaduais ou federais nas áreas de ciências, tecnologia, meio ambiente, entre outros. Poderão atuar no primeiro, segundo e terceiro setor, em postos que exigem qualificação pessoal, visão sistêmica e de desenvolvimento regional, espírito empreendedor e trabalho em equipes multidisciplinares. Adicionalmente, o egresso poderá investir no setor acadêmico ingressando em curso de caráter profissionalizante ou tecnológico.

Considerando o perfil pretendido e de acordo com as competências e habilidades a serem desenvolvidas, o egresso poderá atuar em cada setor, como descrito a seguir:

1 Setor – Público

  1. a) Em cargos variados vinculados a concursos que exijam nível superior, como em secretarias municipais e estaduais e setores técnicos de outros órgãos, a exemplo de secretarias de meio ambiente e infraestrutura;
  2. b) Instituições de Pesquisa e de Desenvolvimento de Políticas e Programas de C&T: avaliar, elaborar, gerir e atuar em equipes multidisciplinares na condução de estudos, pesquisas e desenvolvimento de novos produtos e métodos relacionados a novas tecnologias;

 

2 Setor- Privado

  1. a) Em cargos de empresas ligadas à indústria, tecnologia, comércio, finanças, consultoria ambiental, consultoria agrícola e agropecuária;
  2. b) Através do empreendedorismo, em empresas criadas pelo próprio egresso, ligadas à indústria, tecnologia, comércio, finanças, consultoria ambiental, consultoria agrícola e agropecuária;

 

3 Setor- Fundações, associações comunitárias, organizações não governamentais, entidades filantrópicas e outras

  1. a) em cargos intermediários de gestão, notadamente em pesquisa, desenvolvimento tecnológico, conservação ambiental, gestão ambiental e agroecologia;
  2. b) através de consultoria na agricultura, pecuária e silvicultura, aplicando tecnologias sociais e de baixo custo, dando suporte para pequenos e médio produtores;
  3. c) através do desenvolvimento e atuação em comunidades agroecológicas;
  4. d) através da aplicação de geotecnologias nos setores agrícolas, ambiental e urbano;
  5. e) através do empreendedorismo, em organizações da sociedade civil fundadas pelo próprio egresso, notadamente ligadas a pesquisa, desenvolvimento

tecnológico, conservação ambiental, gestão ambiental e agroecologia.

Setor Acadêmico

  1. a) Ingressar, de acordo com seu interesse, em qualquer um dos cursos de 2 º ciclo oferecidos na UFSB ou outra Universidade que adote o regime de ciclos. Para tal será necessário que o discente cumpra os CCs que constam nos cursos de segundo ciclo ofertados pelo BI Ciências, otimizando trajetórias profissionais
  2. b) Ingressar em curso de pós graduação stricto sensu e/ou lato sensu na área correlata da formação superior concluída, podendo ser na UFSB ou outras instituições

 

Perfil do egresso: 

O profissional formado no BI-Ciências deve estar apto a aprender continuamente, analisar criticamente e compreender limites e impactos do conhecimento científico e suas tecnologias no campo das ciências, hábil tecnicamente, sem prescindir dos requisitos humanísticos, éticos e solidários para o trabalho e a vida em sociedade. Ao compreender e aplicar, durante a formação universitária, conhecimentos sobre questões socioculturais em interação com o campo das ciências, em perspectiva interdisciplinar, o estudante adquire uma prática social mais rica e efetiva, capaz de promover mudanças sustentáveis nas condições de vida da comunidade.

O BI-Ciências considera as seguintes Macrocompetências como prioritárias à formação interdisciplinar:

  1. a) capacidade de conhecer e compreender a complexidade da realidade;
  2. b) capacidade de abstração, interpretação, análise, síntese, investigação e criação, combinando distintos campos do conhecimento, em particular das Ciências e das Tecnologias;
  3. c) espírito empreendedor, incluindo identificação de oportunidades, visão de futuro, criatividade para inovação, planejamento estratégico, liderança, motivação, coordenação, tomada de decisões e perseverança.
  4. d) capacidade de atuar em prol da transformação da realidade por meio de práticas interdisciplinares em equipe interprofissional;
  5. e) capacidade de atualizar-se continuamente de forma a empregar os métodos e técnicas mais apropriados para a resolução de problemas e o desenvolvimento profissional;
  6. f) autonomia e auto-organização, comprometendo-se com o aprendizado permanente;
  7. g) proficiência em língua portuguesa e em línguas estrangeiras, com capacidade de comunicação, escuta ativa e empatia;
  8. h) capacidade de empregar com eficiência recursos tecnológicos de informação e conectividade em processos de ensino-aprendizagem e práticas profissionais de seu campo de atuação;
  9. i) conduzir-se de acordo com preceitos éticos universais e profissionais.

 

Coordenadora: Profa. Dra Márcia Nunes Bandeira Roner          

Vice-coordenador: Prof. Dr Frederico Monteiro Neves

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