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DINFRA - Diretoria de Infraestrutura

Publicado: Quinta, 01 de Março de 2018, 06h29 | Última atualização em Terça, 23 de Agosto de 2022, 16h10 | Acessos: 10836

organograma dinfra novo

 

 

DINFRA – DIRETORIA DE INFRAESTRUTURA

À Diretoria de Infraestrutura cabem, as funções de planejar, coordenar e controlar o desenvolvimento da infraestrutura e patrimônio físico da universidade; bem como zelar pela manutenção das instalações físicas e espaços comuns da Universidade, sendo composta por duas coordenações: Coordenação de Projetos e Obras e Coordenação de Manutenção.

 

Seção de Meio Ambiente

Equipe: Yuri Amorim.

  1. Elaborar manual de procedimentos para implantação, alteração e manutenção em áreas verdes da UFSB;
  2. Gerir a cobertura vegetal dos campi universitários por meio da fiscalização dos contratos de manutenção e conservação das áreas verdes;
  3. Projetar e fiscalizar a execução de serviços de paisagismo e jardinagem, incluindo podas e supressões, quando necessário;
  4. Orientar e opinar sobre a eventual ocupação de áreas verdes dos campi;
  5. Planejar, executar e controlar através de registros informatizados o atendimento de serviços de urbanização, limpeza, manutenção e conservação das áreas verdes dos campi da UFSB;
  6. Elaborar termos de referência relacionados aos serviços a serem fiscalizados pelo setor;
  7. Participar da implementação das ações de gestão ambiental entre os diversos órgãos da universidade;
  8. Acompanhar a implementação das ações de gestão ambiental da universidade sugerindo alterações que julgar necessárias para o efetivo comprimento de seus objetivos;
  9. Incentivar a produção e disseminação de conhecimento voltado para o desenvolvimento sustentável buscando articulação com a sociedade;
  10. Atuar na orientação e execução de medidas relacionadas à regularização ambiental da universidade, perante à legislação ambiental;
  11. Acompanhar atividades relacionadas à obtenção de licenças ambientais, outorgas, como também às diversas modalidades de estudos ambientais.

 

Coordenação de Projetos e Obras

 

Setor de Planejamento e Orçamento

Equipe: Luiz Eduardo Souza. 

  1. Elaborar e fazer adotar normas e procedimentos para execução das atividades do Setor de Planejamento e Orçamento;
  2. Elaborar planejamento de obras de construção predial e de infraestrutura dos campi da Universidade;
  3. Elaborar e manter sistema de orçamentação para obras e serviços de engenharia e arquitetura da Universidade;
  4. Realizar pesquisa de mercado para obtenção de preços de materiais, serviços e mão de obra;
  5. Elaborar e manter banco de composição de preços de construção e elaboração de projetos;
  6. Emitir termo de Anotação/Registro de Responsabilidade Técnica – ART/RRT – dos conselhos CREA e CAU.

 

Setor de Patrimônio Imobiliário

Equipe: Rodrigo Brito.

  1. Elaborar e fazer adotar normas e procedimentos para execução das atividades do Setor de Patrimônio Imobiliário;
  2. Manter atualizado no Sistema de Patrimônio dos Imóveis da União - SPIUnet o cadastro dos bens imóveis da Universidade;
  3. Acompanhar e manter atualizadas as instruções normativas e outros atos regulamentadores publicados pela Secretaria da União – SPU ou por outro Órgão do Governo Federal;
  4. Promover a avaliação dos bens imóveis da Universidade conforme Orientação Normativa publicada pela Secretaria de Patrimônio da União – SPU;
  5. Criar e manter sistema de arquivamento do acervo histórico das plantas físicas da Universidade;
  6. Elaborar e/ou delegar a execução de proposta técnica para aquisição e/ou alienação de bens imóveis;
  7. Organizar e manter atualizado o sistema de tombamento de bens imóveis da Universidade;
  8. Manter e atualizar a documentação legal dos bens imóveis, incluindo o acervo técnico das plantas físicas das edificações e áreas externas da Universidade;
  9. Elaborar ou coordenar a avaliação de bens imóveis para fins de aquisição, desapropriação, permuta, cessão, locação ou alienação;
  10. Coligir os elementos necessários ao registro dos bens imóveis da Universidade e aos procedimentos judiciais destinados à sua defesa;
  11. Manter a responsabilidade da guarda os documentos, títulos e processos relativos aos bens imóveis do domínio e posse da Universidade.
  12. Proceder às inscrições imobiliárias dos imóveis da Universidade no Cadastro Municipal.

 

Setor de Gestão de Projetos

Equipe: Carlos Araújo, Jean Pacheco, José Helder, Luara Marrocos e Pablo Barreto.

  1. Elaborar e fazer adotar normas e procedimentos para execução dos projetos;
  2. Elaborar e acompanhar a execução e atualização de plano diretor físico da Universidade;
  3. Estabelecer normas técnicas para ocupação dos espaços físicos da Universidade;
  4. Estabelecer normas, padrões e especificações e termo de referência para construção dos edifícios da Universidade;
  5. Estabelecer normas, padrões, especificações e termo de referência para construção de sistemas de infraestrutura dos campi da Universidade;
  6. Realizar estudos para otimização e racionalização da ocupação de terrenos e áreas construídas;
  7. Coordenar a execução dos levantamentos topográficos dos terrenos e das sondagens de caracterização de solo do território da Universidade;
  8. Manter atualizado o cadastro das áreas de terrenos, de edifícios e áreas verdes do entorno das edificações e áreas verdes de jardins, matas e áreas urbanizadas;
  9. Planejar, executar e controlar através de registros informatizados o atendimento de serviços de elaboração de projetos arquitetônicos, urbanísticos, paisagísticos e de engenharia complementar em unidades da UFSB.
  10. Efetivar levantamentos, especificações e orçamentos de equipamentos e mobiliários para obras novas e/ou ampliações
  11. Gerenciar os contratos de elaboração de projetos;
  12. Realizar e/ou contratar estudos para aquisição otimizada de equipamento e mobiliário para edificações da Universidade;
  13. Emitir termo de Anotação/Registro de Responsabilidade Técnica – ART/RRT – dos conselhos CREA e CAU.

Setor de Gestão de Obras

Equipe: Cláudio Souza.

  1. Instruir e acompanhar os procedimentos licitatórios dos serviços de arquitetura e engenharia;
  2. Fiscalizar obras e serviços de engenharia realizados nas unidades da Universidade;
  3. Executar medições, manter controle dos custos e cronograma das obras e serviços de engenharia em execução;
  4. Emitir relatórios e pareceres sobre obras e serviços de engenharia e seus prestadores de serviços contratados pela Universidade;
  5. Gerenciar o processo de obras de construção durante todo o seu ciclo, desde a contratação da obra e/ou serviço de engenharia até a conclusão e entrega ao usuário;
  6. Elaborar e executar procedimento de avaliação das obras durante o período de garantia contratual (05 anos);
  7. Abastecer e manter atualizado o Módulo de Obras do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle – SIMEC;
  8. Emitir termo de Anotação/Registro de Responsabilidade Técnica – ART/RRT – dos conselhos CREA e CAU.
  9. Executar a fiscalização das obras através do uso de registros informatizados.

 

 Coordenação de Manutenção

 

Setor de Manutenção Corretiva

Equipe: João Victor Muniz.

  1. Realizar vistorias periódicas nas instalações físicas, sistemas elétricos, lógicos, hidráulicos, de emergência e de descarga atmosférica, identificando pontos de reparo para correção imediata ou correção planejada;
  2. Realizar perícias e emitir relatórios técnicos;
  3. Atender chamados, efetivar levantamentos, especificações e orçamentos de serviços de manutenção corretiva
  4. Emitir ordens de serviço;
  5. Atender aos Campi e demais órgãos quanto às solicitações de serviços de manutenção e reparo;
  6. Controlar a execução das atividades de manutenção corretiva; e
  7. Planejar ações de manutenção corretiva e atualizar informações de indicadores.

 

Setor de Manutenção Preventiva e Preditiva

Equipe: Ana Rita Barbosa.

  1. Realizar vistorias periódicas nas instalações físicas, sistemas elétricos, lógicos, hidráulicos, de emergência e de descarga atmosférica, identificando mecanismo de prevenção à falha ou queda de desempenho que impliquem em manutenção corretiva;
  2. Realizar perícias e emitir relatórios técnicos;
  3. Efetivar levantamentos, especificações e orçamentos de serviços de manutenção preventiva;
  4. Planejar as ações de manutenção preventiva para toda a vida útil do equipamento, e sugerir compra, substituição e descarte de equipamento obsoleto;
  5. Emitir ordens de serviço;
  6. Informar ao responsável pelo setor ou órgão onde será realizada as ações de manutenção sobre as atividades que serão realizadas, duração e impacto esperado;
  7. Monitorar equipamentos e analisar medições para identificar possíveis falhas, e minimizar paradas de sistemas;
  8. Controlar a execução das atividades de manutenção preventiva e preditiva; e
  9. Atualizar informações de indicadores.

 

Gestão de Contratos e Planejamento de Manutenção

Equipe: Adinailson Guimarães.

  1. Realizar vistorias periódicas nas instalações e redes de dados e sistemas de comunicação da UFSB;
  2. Gerir contratos e planejar licitações;
  3. Prever emissão de ordens de serviços e programar as rotinas de manutenção;
  4. Organizar indicadores operacionais;
  5. Identificar necessidade de alocação de mão de obra e materiais para serviços;
  6. Controlar o estoque operacional necessário para as atividades da coordenação;
  7. Monitorar a situação financeira, e o planejamento orçamentário; e
  8. Manter cadastro atualizado para cada unidade de manutenção (equipamento, prédio ou sala), com informações diversas sobre as manutenções preventivas e corretivas ocorrida em cada unidade.

 

 

Diretoria de Infraestrutura

Lívia Berti Sanjuan Farias - Diretora
E-mail: dinfra@ufsb.edu.br / livia@ufsb.edu.br
Telefone: (73) 2103-8442 / 8443
Endereço:
Praça José Bastos s/n, centro, Itabuna-BA
CEP: 45.600-923

Coordenação de Projetos e Obras
Daniel Gonçalves Neto
(Coordenador)
E-mail: danielgoncalves@ufsb.edu.br

Coordenação de Manutenção
Simon Rebouças Delabie
(Coordenador)
E-mail: delabie@ufsb.edu.br

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