Normas para Submissão de Trabalhos

Orientações Gerais

Os trabalhos submetidos ao 38º ERBOT - MG, BA, ES devem ser resumos simples ou expandidos, conforme modalidade de apresentação (pôster ou oral), de acordo com as instruções aqui descritas.

Todos os resumos simples e expandidos aceitos pelo comitê técnico-científico para apresentação durante o 38º ERBOT - MG, BA, ES serão publicados nos Anais do evento, em formato eletrônico.

Submissão de Trabalhos

Período de submissão: de 15 de dezembro de 2017 até 10 de março de 2018

Após realizar sua inscrição, com seu login e senha em www.ufsb.edu.br/38erbot, acesse a opção “Submissão de Trabalhos” dentro de sua área restrita no site do evento e complete todos os campos do formulário, escolhendo a área temática e a modalidade de apresentação (oral ou pôster) às quais deseja submeter o seu trabalho.

Lembre-se de preencher corretamente os nomes dos/as autores/as no campo específico indicado na página, a partir dos quais serão emitidos os certificados e elaborado o índice remissivo para os Anais.

Observe, ainda, as seguintes orientações:

  • Cada inscrição dará direito à submissão de até 2 (dois) resumos;
  • Ao menos um/a autor/a de cada resumo deverá estar inscrito/a no evento e com pagamento efetuado e confirmado até a data limite para a submissão de trabalhos;
  • Cada resumo deve ser inscrito por apenas um/a dos/as autores/as do trabalho;
  • Serão aceitos resumos em português, espanhol ou inglês;
  • A qualidade do texto (gramática, ortografia e formatação) é de responsabilidade dos/as autores/as e será considerada como critério de avaliação pelo comitê técnico-científico;
  • Não serão aceitos resumos de trabalhos apresentados em congressos anteriores ou de projetos de pesquisa em andamento, sem resultados obtidos;
  • Cada resumo deverá ser enquadrado em uma das áreas temáticas listadas abaixo.

Áreas temáticas

    1. Bioquímica, Fitoquímica, Quimiossistemática, Fisiologia e Biotecnologia Vegetal
    2. Botânica Estrutural, Palinologia e Paleobotânica
    3. Ecologia Vegetal, Biologia Floral e Reprodutiva
    4. Ensino de Botânica, Etnobotânica, Coleções e Ilustrações Botânicas
    5. Florística, Fitossociologia e Fitogeografia
    6. Genética e Biologia Molecular de Plantas, Algas e Fungos
    7. Botânica Econômica, Políticas Públicas, Educação Ambiental e Ecoturismo
    8. Sistemática de Gimnospermas e Angiospermas
    9. Sistemática de Licófitas, Samambaias e Briófitas
    10. Sistemática de Algas e Fungos

Apresentação Oral e Pôster

  • Em cada área temática serão aceitas submissões de resumos expandidos para serem apresentados na seção oral e resumos simples para a seção de pôster;
  • Os resumos expandidos aprovados, mas não selecionados para apresentação oral devido à limitação de tempo na programação do evento, serão realocados pelo comitê técnico-científico para a modalidade pôster, dentro da mesma área temática. Ainda assim, caso aceito, o trabalho será publicado como resumo expandido nos Anais do evento. Caso o/a autor/a não concorde com a alteração proposta, deverá informar isso à comissão organizadora, via e-mail, até 15 dias após divulgado o resultado da avaliação do trabalho.

Normas para Elaboração de Resumos

Elabore o resumo a partir do arquivo-modelo correspondente disponibilizado abaixo, salvando-o em formato *.PDF antes de submetê-lo ao site do evento. Após o aceite do trabalho, cada autor/a será notificado/a para submeter a versão final do trabalho visando à editoração dos Anais.

Clique aqui para baixar o Modelo de Resumo Simples

Clique aqui para baixar o Modelo de Resumo Expandido

Título do Resumo

  • Deve ser informativo e breve, escrito em negrito, centralizado (fonte Times New Roman, tamanho 14), com apenas a primeira letra e as iniciais de substantivos próprios em maiúsculas;
  • Nome científico, quando referido no título, deve ser escrito em itálico e vir acompanhado dos autores e do nível taxonômico ao qual é subordinado, entre parênteses;
  • Na linha seguinte, deve constar o nome de cada autor/a, separados por ponto e vírgula, caso necessário (fonte Times New Roman, tamanho 12, centralizado);
  • Na linha seguinte, incluir a instituição de afiliação de cada autor/a, separadas por ponto e vírgula, caso necessário. E-mail para contato deve vir após a afiliação do/a autor/a a ser contactado/a (fonte Times New Roman, tamanho 12, centralizado).

Texto para Resumo Simples (Apresentação em Pôster)

  • Parágrafo único e com até 2.500 caracteres (incluindo espaços), estruturado com introdução, metodologia, resultados, discussão e conclusões. O texto do resumo é contínuo e subtítulos como “introdução”, “metodologia” etc., não devem ser incluídos;
  • Não entram na contagem de caracteres o título, o nome, o e-mail e a instituição de afiliação dos/as autores/as;
  • Resumos com número de caracteres maior que 2.500 não serão aceitos;
  • Nomes científicos (espécie e gênero) devem ser sempre grafados em itálico;
  • Nomes de espécies devem vir acompanhados do nome do/a respectivo/a autor/a;
  • Outros grifos, tais como negrito ou sublinhado, não deverão ser utilizados;
  • Siglas de instituições que apoiaram o trabalho podem ser incluídas após o texto do resumo, entre parênteses, separadas por vírgula);
  • Na linha seguinte ao texto do resumo, incluir três palavras-chave distintas das que constam no título do trabalho, separadas por ponto;
  • O texto do resumo deve estar formatado em fonte Times New Roman, tamanho 12, justificado;
  • A página deve estar configurada em formato A4 (21 x 29,7 cm) com margens esquerda e superior de 3,0 cm e direita e inferior de 2,0 cm, sem numeração de páginas e em espaçamento simples.

Texto para Resumo Expandido (Apresentação Oral)

  • O resumo expandido não deve ultrapassar 4 (quatro) páginas, estruturado com as seções de Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão, Conclusão, Agradecimentos (opcional) e Referências;
  • Resumos que excedam 4 páginas não serão aceitos;
  • Nomes científicos (espécie e gênero) devem ser sempre grafados em itálico;
  • Nomes de espécies devem vir acompanhados do nome do/a respectivo/a autor/a;
  • Antes da Introdução, listar até 3 palavras-chave distintas das que constam no título do trabalho, separadas por ponto, centralizadas;
  • Tabelas e figuras devem ser inseridos no texto, logo após serem citados, contendo a devida explicação na parte inferior, numeradas sequencialmente (Ex.: Figura 1. XXX);
  • As Referências devem ser apresentadas conforme normas da ABNT (NBR 6023) e incluir apenas os trabalhos citados ao longo do texto;
  • O título das seções do resumo deve estar formatado em fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito, alinhado à esquerda, sem recuo;
  • O texto de cada seção deve estar formatado em fonte Times New Roman, tamanho 12, justificado, com recuo de 1,5 cm na primeira linha de cada parágrafo. (Para citações diretas, caso haja, seguir normas da ABNT.);
  • As páginas devem estar configuradas em formato A4 (21 x 29,7 cm) com margens esquerda e superior de 3,0 cm e direita e inferior de 2,0 cm, sem numeração de páginas e em espaçamento simples.