Minicursos e Oficinas

Os minicursos e as oficinas acontecerão nos dias 21 ou 22 de maio de 2018. É responsabilidade de cada participante conferir o dia e horário da atividade na lista abaixo.

A oferta de cada minicurso/oficina fica condicionada à confirmação de, no mínimo, 10 inscrições na atividade. Os/As participantes que se inscreverem em minicursos/oficinas que não atingirem esse número mínimo serão informados/as oportunamente e poderão escolher outro/a minicurso/oficina com vagas disponíveis ou, durante o evento, ter devolvido o valor pago pela atividade cancelada.

Dia 21 de maio de 2018 (Manhã)
MC1: Botânica aplicada a PD&I em fitomedicamentos (4h)
Objetivos: Apresentar o papel da botânica e suas diferentes subdivisões no processo de pesquisa, desenvolvimento e inovação de fitomedicamentos em consonância com a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos e a Nova Lei da Biodiversidade (Lei n.° 13.123 de 2015); apresentar estudos de caso de projetos desenvolvidos pelo Núcleo de Gestão em Biodiversidade e Saúde de Farmanguinhos-Fiocruz através do Sistema Nacional das ResdesFito.
Ministrante: Marcelo Neto Galvão (FIOCRUZ)
Vagas: 30

MC2: Metodologias ativas no ensino de botânica (4h)
Objetivos: Abordar a definição de metodologias ativas, a contextualização para o ensino de botânica; apresentar e discutir algumas metodologias no ensino de botânica.
Ministrante: Cláudia Elena Carneiro (UEFS)
Vagas: 30

MC3: Das algas às plantas: uma visão evolutiva do reino vegetal (4h)
Objetivos: Oferecer uma visão geral da evolução do reino vegetal desde a origem dos plastídios até as plantas atuais; caracterizar os principais grupos de algas e de plantas.
Ministrante: Cíntia de Almeida Gonçalves (UFMG)
Vagas: 30

MC4: Etnobotânica: o conhecimento dos povos indígenas e das comunidades (4h) (CANCELADO)

MC5: Evolução das estruturas reprodutivas nas plantas terrestres (4h)
Objetivos: Apresentar aos participantes uma síntese do conhecimento atual sobre o desenvolvimento e a evolução das estruturas reprodutivas das embriófitas, levando em conta também os aspectos e as implicações para o conhecimento da ecologia e sistemática de seus membros.
Ministrante: Ana Paula de Souza Caetano (UFU)
Vagas: 30

MC6: Análise multivariada de dados ecológicos de comunidades vegetais (4h)
Objetivos: Apresentar os principais métodos de ordenação indireta e direta: análise de componentes principais, escalonamento não métrico multidimensional, análise de redundância, métodos de seleção de variáveis aplicados à análise multivariada, partição de variância, análise de similaridade (Anosim), múltipla análise de variância permutacional (Permanova).
Ministrante: Nadson Ressyé Simões da Silva (UFSB)
Vagas: 30

MC7: Botânica sistemática na era digital (4h)
Objetivos: Apresentar e auxiliar os discentes na utilização das principais ferramentas digitais on-line utilizadas na Botânica. Serão abordadas tarefas como: citação correta de nomes, obtenção de obras clássicas, dados de distribuição geográfica para planejamento de coletas, principais bibliotecas para a obtenção de obras clássicas, chaves interativas on-line, entre outras ferramentas livres e sites úteis de interesse em Botânica.
Ministrante: Anderson Ferreira Pinto Machado (UFRB) e Andrea Karla Almeida dos Santos (UFBA)
Vagas: 30

MC8: Introdução à palinologia (4h)
Objetivos: Abordará a seguinte programação: 1) Principais conceitos e nomenclaturas da palinologia; 2) Morfologia polínica; 3) Vertentes da palinologia; 4) Principais pesquisas desenvolvidas no país e 5) Aula prática.
Ministrante: Marcel Carvalho de Jesus
Vagas: 15

MC9: Uso de parâmetros como ferramentas rápidas no estudo de tolerância à seca no cacaueiro (4h)(CANCELADO)

MC10: Técnicas de estudo da flora e gestão de herbários (4h)
Objetivos: Herbário é uma coleção científica de plantas que serve ao estudo da biodiversidade vegetal. O curso visa apresentar as noções básicas sobre biodiversidade vegetal através do estudo da flora, da gestão das coleções biológicas como os herbários e proporcionar capacitação para coleta, tratamento, herborização, montagem e manutenção de coleção didático-científica.
Ministrante: Jorge Antonio Silva Costa (UFSB)
Vagas: 30

OF1: A anatomia vegetal no ensino básico: métodos e estratégias para a aprendizagem da botânica (4h)
Objetivos: Caracterizar os livros de ensino fundamental e médio quanto ao conteúdo de botânica; aplicação das técnicas de anatomia vegetal frente ao conteúdo abordado, com enfoque nas de baixo custo e de rápida execução; execução das técnicas: 1) dissociação epidérmica; 2) impressão epidérmica; 3) diafanização; 4) maceração; 5) cortes à mão livre.
Ministrante: Vinícius Coelho Kuster (UFU)
Vagas: 15

OF2: Cultivo de orquídeas e bromélias (4h) - M
Objetivos: Capacitar os participantes para o correto cultivo/manejo de espécies de orquídeas e bromélias.
Ministrante: ORQUIDESC - Associação dos Amigos de Orquídeas e Bromélias da Costa do Descobrimento
Vagas: 30

Dia 21 de maio de 2018 (Manhã e Tarde)
MC11: Plantas de ambientes salinos: estratégias de sobrevivência (8h)
Objetivos: Abordar as características gerais, classificação e aspectos evolutivos das halófitas; principais estratégias morfofisiológicas que garantem a sobrevivência das espécies nos ambientes salinos com especial ênfase às plantas de mangue e de restinga; importância dos estudos com halófitas.
Ministrantes: Aristea Alves Azevedo (UFV) e Larisse de Freitas Silva (UFV)
Vagas: 15

OF5: Introdução à ilustração botânica (8h)
Objetivos: Apropriar-se de técnicas básicas usadas no processo de ilustração de espécies vegetais.
Ministrante: Juliano Aris
Vagas: 20

Dia 21 de maio de 2018 (Tarde)
OF3: Cultivo de orquídeas e bromélias (4h) - T
Objetivos: Capacitar os participantes para o correto cultivo/manejo de espécies de orquídeas e bromélias.
Ministrante: ORQUIDESC - Associação dos Amigos de Orquídeas e Bromélias da Costa do Descobrimento
Vagas: 30

OF4: Oficina de produção de material didático (4h)
Objetivos: Abordar a produção de material didático utilizando materiais recicláveis, trazendo a proposta de confecção de uma flor de garrafa PET.
Ministrante: Cláudia Elena Carneiro (UEFS)
Vagas: 20

Dia 22 de maio de 2018 (Manhã)
MC12: Estratégias adaptativas das plantas ao ambiente (4h)
Objetivos: Trabalhar a compreensão das estratégias morfoanatômicas e fisiológicas das mesófitas, hidrófitas e xerófitas correlacionado-as com diferentes fatores de pressão seletiva; processar material vegetal, análise de laminário, noções básicas de coloração e histoquímica.
Ministrante: Ana Paula Pires Marques (UFV), Ivan Becari Viana (UFV), Ivanilson Lucena da Silva (UFV) e Thamires Fernanda Gomes (UFV)
Vagas: 15

MC13: Efeitos de poluentes em plantas brasileiras (4h)
bjetivos: Abordar as respostas fisiológicas e anatômicas de plantas de restinga e Mata Atlântica expostas à poluição emitida por usinas siderúrgicas; o flúor como poluente no Parque Estadual do Itacolomi, MG; rompimento de barragem em Bento Rodrigues, MG: perspectivas de estudos.
Ministrante: Luzimar Campos da Silva (UFV)
Vagas: 15