Engenharia Sanitária e Ambiental
Apresentação do Curso
IDENTIFICAÇÃO DO CURSO
Curso: Bacharelado em Engenharia Sanitária e Ambiental;
Diplomação: Bacharelado em Engenharia Sanitária e Ambiental;
Nível: Graduação Superior Plena;
Carga horária total do Curso: 5390 horas;
Regime letivo: Quadrimestral;
Tempo mínimo de integralização: 5 anos ou 15 quadrimestres;
Tempo máximo de integralização: 9 anos ou 27 quadrimestres;
Estágio Supervisionado: 160 horas;
Turno de oferta: diurno;
Número de vagas por turno: 40 vagas;
Campus de oferta: Campus Jorge Amado - CJA/Itabuna;
Atos legais: Criação do Curso - Resolução n°. 18/2019
HABILIDADES DA/DO EGRESSA(O)
A/O Engenheira(o) Sanitarista e Ambiental graduada(o) pela UFSB terá a hablitação para o exercício da profissão com domínio das suas dimensões teóricas e práticas, podendo, então, atuar nas áreas de Recursos naturais; Recursos energéticos; Gestão ambiental; Saneamento básico; Tecnologia hidrossanitária; e Gestão sanitária do ambiente.
METODOLOGIAS DO CURSO
A estrutura curricular do curso de Bacharelado em Engenharia Sanitária e Ambiental foi concebida com o objetivo de atender ao modelo pedagógico adotado nos cursos de Engenharia do CFTCI, que estabelece o desenvolvimento de projetos de Engenharia reais (Projetos integradores modulares) em função de conteúdos específicos (Módulos temáticos de conteúdos) e executados presencialmente em ambientes de trabalho em equipe (Espaços de convivência pedagógica). Portanto, os temas dos projetos devem ter abrangência suficiente para permitir a integração de vários componentes curriculares (CCs) do(s) módulo(s).
A seguir, é apresentada a estrutura curricular de concepção do Método Pedagógico da Engenharia Sanitária e Ambiental:
- Módulos temáticos de conteúdo – compostos por CCs agrupados e distribuídos em função de conhecimentos, habilidades e competências necessários ao desenvolvimento de atribuições dos campos de atuação profissional dos cursos de engenharia, sendo que a abrangência dos conteúdos deve permitir interconexões no contexto da interdisciplinaridade;
- Projetos integradores modulares – definidos e criados para cada Módulo temático de conteúdos, são projetos que visam a consolidação e a avaliação dos conhecimentos, habilidades e competências desenvolvidas nos módulos temáticos, e consistem no desenvolvimento de produtos ou processos com temas transversais a diversos CCs dos módulos. Com isso, será concretizada a interdisciplinaridade e a integração entre teoria e prática, com otimização da carga horária nessa integração. Os projetos terão competências socialmente referenciadas, ou seja, com aplicação direta na sociedade, o que permitirá a canalização das atividades em problemas concretos da realidade social.
- Espaço de convivência pedagógica – ambiente de estudo em grupo no qual os/as estudantes terão autonomia para definição das atividades (pesquisa bibliográfica, práticas de campo e laboratoriais, etc.) a serem desenvolvidas no âmbito dos projetos integradores, em Equipes de Aprendizagem Ativas (EAA) compostas por estudantes de diferentes ciclos de formação e períodos de ingresso, sob supervisão de docentes, monitoria de pós-graduandos/as e tutoria de estudantes mais antigas(os) (Estratégias de Aprendizagem Compartilhada (EAC)).
Os Projetos Integradores Modulares são desenvolvidos nos módulos anuais do 4° e do 5° ano do Curso, fase em que o currículo contempla módulos temáticos de CCs da Formação Específica do Curso, com a seguinte estrutura:
- Projeto Integrador Modular de Empreendedorismo – o projeto a ser desenvolvido no quarto ano do curso, quando as/os estudantes cursam a primeira parte dos CCs da formação específica, terá como tema o empreendedorismo. Nessa fase, as/os estudantes terão que integrar os conhecimentos adquiridos nas aulas expositivas e nas pesquisas realizadas no CC “Projeto Integrador Modular de Empreendedorismo”, o qual é transversal ao longo do quarto ano e consiste em carga horária de 60 horas quadrimestrais. Esse CC terá três fases de conteúdo: Introdução à engenharia (1° quadrimestre), Empresas de engenharia (2° quadrimestre), e Gestão de projetos de engenharia (3° quadrimestre). Nesse caso, as/os estudantes, ao longo do ano, terão que criar uma empresa (fictícia ou não), gerar um projeto de engenharia e identificar possíveis fontes de recursos financeiros.
- Projeto Integrador Modular de Práticas de Engenharia – ao longo do quinto ano do curso, quando as/os estudantes passam a cursar a segunda parte dos CCs da formação específica, será desenvolvido um projeto real que integre conteúdos de vários CCs cursados ao longo do curso. Nessa fase, deverão ser definidos o tema do projeto e os CCs que servirão de base ao seu desenvolvimento. Os encontros presenciais poderão ser realizados em ambientes diversos, tais como sala de aulas, laboratórios, reuniões com docentes e profissionais, visitas de campo, entre outros. O projeto será desenvolvido em três fases, uma em cada quadrimestre.
POSSIBILIDADES PROFISSIONAIS
A/O engenheira(o) sanitarista e ambiental pode atuar na formatação de consultorias, assessorias, projetos, pesquisas e negócios, seja em órgãos governamentais (União, Estados, Distrito Federal e Municípios), em companhias de saneamento (Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA), por exempo), empresas de serviços (escritórios, empresas prestadoras de serviços, entre outras) e indústrias, nas áreas de Saneamento, Meio Ambiente, Energias e Recursos Hídricos.
Dentro do amplo mercado da área, são atividades normalmente desenvolvidas por profissionais da área: elaboração de projetos, elaboração de planos, assessoria em licenciamento ambiental, acompanhamento de orbas e serviços, realização de capacitações, fiscalização de atividades, responsabilidade técnica por empreendimentos, responsabilidade técnica por serviços, pesquisas aplicadas, entre outras.
IMPORTÂNCIA SOCIAL
Este curso visa formar profissionais qualificadas(os) para a atuação no mercado de trabalho em projetos de pesquisa e/ou extensão com ênfase na sustentabilidade dos recursos naturais, recursos energéticos, do saneamento ambiental e da gestão sanitária do ambiente nas escalas local, regional e nacional. Logo, com a formação de engenheiras(os) sanitaristas e ambientais, a região, especificamente, terá profissionais mais qualificadas(os) e capacitadas(os) para promover saúde pública e salubridade ambiental, minimizar impactos ambientais, recuperar áreas degradadas, melhorar a gestão dos recursos hídricos, adequar o gerenciamento de resíduos, tratar da qualidade do ar e do solo, aplicar e incentivar o uso de tecnologias mais limpas nos processos produtivos etc, fazendo com que a sociedade, como um todo, possa habitar em um meio ambiente mais saudável que promova uma melhor qualidade de vida e a continuidade dos recursos naturais para as presentes e futuras gerações.
Logotipo do Curso
Matriz Curricular
Número |
Quad. |
Componente Curricular (Disciplina) |
CH (h) |
Núcleo de Formação |
1 |
1º |
Universidade e Desenvolvimento Regional e Nacional |
60 |
Básico |
2 |
Leitura, Escrita e Sociedade |
60 |
Básico |
|
3 |
Expressão Oral em Língua Inglesa |
60 |
Básico |
|
4 |
Bases do Pensamento Evolutivo |
60 |
Básico |
|
5 |
Fundamentos de Álgebra |
60 |
Básico |
|
6 |
2º |
Universidade e Contexto Planetário |
60 |
Básico |
7 |
Oficina de Textos Acadêmicos e Técnicos em Ciências |
60 |
Básico |
|
8 |
Compreensão e Escrita em Língua Inglesa |
30 |
Básico |
|
9 |
Universo e Planeta Terra: Origens e Estruturas |
60 |
Básico |
|
10 |
Fundamentos de Geometria e Trigonometria |
30 |
Básico |
|
11 |
Funções e Modelagem nas Ciências Naturais |
60 |
Básico |
|
12 |
3º |
Matéria, Energia e Interações |
60 |
Básico |
13 |
Geometria Analítica para as Tecnociências |
30 |
Básico |
|
14 |
Medições e Representações |
60 |
Básico |
|
15 |
Cálculo Univariado: Funções e Variações |
60 |
Básico |
|
16 |
Biologia Celular |
60 |
Profis. |
|
17 |
4º |
Algoritmos e Técnicas de Programação de Computadores |
60 |
Básico |
18 |
Movimento e Geometria |
60 |
Básico |
|
19 |
Representação Gráfica para Engenharia |
60 |
Profis. |
|
20 |
Cálculo Univariado: Processos de Integração |
60 |
Básico |
|
21 |
Bioquímica |
60 |
Profis. |
|
22 |
5º |
Dinâmica Clássica e Tecnologia |
60 |
Básico |
23 |
Energia: Conceitos e Processos |
60 |
Básico |
|
24 |
Cálculo Multivariado: Funções e Variações |
60 |
Básico |
|
25 |
Álgebra Linear Aplicada à Ciência e Tecnologia |
60 |
Básico |
|
26 |
Microbiologia: noções gerais |
60 |
Profis. |
|
27 |
Fundamentos de Química |
60 |
Profis. |
|
28 |
6º |
Energia e Entropia |
60 |
Básico |
29 |
Fenômenos Elétricos |
60 |
Profis. |
|
30 |
Cálculo Multivariado: Processos de Integração |
60 |
Profis. |
|
31 |
Laboratório de Mecânica |
30 |
Profis. |
|
32 |
Laboratório de Fluidos e Termodinâmica |
30 |
Profis. |
|
33 |
Processos Químicos da Matéria Inorgânica |
60 |
Profis. |
|
34 |
Topografia |
60 |
Específico |
|
35 |
7º |
Propriedade Intelectual |
60 |
Básico |
36 |
Fenômenos Magnéticos |
60 |
Profis. |
|
37 |
Sequências e Séries para as Tecnociências |
60 |
Básico |
|
38 |
Modelagem Matemática e Computacional nas Ciências |
60 |
Básico |
|
39 |
Laboratório de Eletromagnetismo |
30 |
Profis. |
|
40 |
Processos Químicos dos Compostos Orgânicos |
60 |
Profis. |
|
41 |
Geoprocessamento |
60 |
Específico |
|
42 |
8º |
Empreendedorismo de Base Científica e Tecnológica |
30 |
Básico |
43 |
Fenômenos Ondulatórios |
60 |
Básico |
|
44 |
Equações Diferenciais Ordinárias Aplicadas à Ciência e Tecnologia |
60 |
Básico |
|
45 |
Estatística para as Ciências |
60 |
Básico |
|
46 |
Laboratório de Ondas |
30 |
Profis. |
|
47 |
Processos Físico-Químicos da Matéria |
60 |
Profis. |
|
48 |
Ciências Sociais e Meio Ambiente |
60 |
Específico |
|
49 |
9º |
Ciência e Tecnologia dos Materiais |
60 |
Profis. |
50 |
Resistência dos Materiais |
60 |
Profis. |
|
51 |
Fenômenos de Transporte |
60 |
Profis. |
|
52 |
Fundamentos de Eletroeletrônica Aplicada |
60 |
Profis. |
|
53 |
Meteorologia e Climatologia |
60 |
Específico |
|
54 |
Optativa |
60 |
Específico |
|
55 |
10º |
Hidrologia |
60 |
Específico |
56 |
Geologia de Engenharia |
60 |
Específico |
|
57 |
Gerenciamento de Resíduos Sólidos |
60 |
Específico |
|
58 |
Construção Civil aplicada ao Saneamento |
60 |
Específico |
|
59 |
Qualidade e Monitoramento Ambiental da Água |
60 |
Específico |
|
60 |
Projeto Integrador Modular de Empreendedorismo: Introdução à Engenharia |
60 |
Específico |
|
61 |
11º |
Hidráulica |
60 |
Específico |
62 |
Mecânica dos Solos |
60 |
Específico |
|
63 |
Tratamento e Disposição Final de Resíduos Sólidos |
60 |
Específico |
|
64 |
Bioindicadores e Biomonitoramento |
60 |
Específico |
|
65 |
Solos e Qualidade Ambiental |
60 |
Específico |
|
66 |
Projeto Integrador Modular de Empreendedorismo: Empresas de Engenharia |
60 |
Específico |
|
67 |
12º |
Empreendedorismo Sustentável e Sistemas de Gestão Ambiental |
60 |
Específico |
68 |
Planejamento Energético e Energias Limpas |
60 |
Específico |
|
69 |
Gestão de Recursos Hídricos e Manejo de Bacias Hidrográficas |
60 |
Específico |
|
70 |
Microbiologia Ambiental |
60 |
Específico |
|
71 |
Análise e Controle da Poluição Atmosférica |
60 |
Específico |
|
72 |
Projeto Integrador Modular de Empreendedorismo: Gestão de Projetos de Engenharia |
60 |
Específico |
|
73 |
13º |
Sistemas de Abastecimento de Água |
60 |
Específico |
74 |
Tratamento de Águas de Abastecimento |
60 |
Específico |
|
75 |
Recuperação de Áreas Degradadas |
60 |
Específico |
|
76 |
Reservatório de Água e Barragem de Terra |
60 |
Específico |
|
77 |
Sistemas de Drenagem Urbana |
60 |
Específico |
|
78 |
Projeto Integrador Modular de Prática de Engenharia: Fase 1 |
60 |
Específico |
|
79 |
14º |
Sistemas de Esgotamento Sanitário |
60 |
Específico |
80 |
Tratamento de Águas Residuárias |
60 |
Específico |
|
81 |
Licenciamento Ambiental e Avaliação de Impactos Ambientais |
60 |
Específico |
|
82 |
Poços de Captação de Água Subterrânea |
60 |
Específico |
|
83 |
Manejo de Águas Pluviais e Reúso das Águas |
60 |
Específico |
|
84 |
Projeto Integrador Modular de Prática de Engenharia: Fase 2 |
60 |
Específico |
|
85 |
15º |
Projetos de Estações de Tratamento de Água e Esgoto |
60 |
Específico |
86 |
Gestão Sanitária do Ambiente |
60 |
Específico |
|
87 |
Saneamento Ecológico |
60 |
Específico |
|
88 |
Instalações Prediais Hidrossanitárias |
60 |
Específico |
|
89 |
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)/Optativa |
60 |
Específico |
|
90 |
Projeto Integrador Modular de Prática de Engenharia: Fase 3 |
60 |
Específico |
|
CARGA HORÁRIA TOTAL |
5130 |
Formas de ingresso
O ingresso no curso de Bacharelado em Engenharia Sanitária e Ambiental será possível sob duas principais modalidades:
Progressão – a partir da conclusão de Cursos de 1° ciclo, sendo que, o BI-Ciências com Área de Concentração em Tecnociências reúne as condições necessárias à conclusão dos Cursos de Engenharia do CFTCI no tempo de cinco anos. No entanto, não é necessária a conclusão dessa Área de Concentração para ingressar no 2° Ciclo.
Mobilidade Externa – transferência de estudantes de Bacharelados Interdisciplinares ou Similares de outras Instituições de Ensino Superior, de acordo com normatização da UFSB.
Outras formas de acesso aos Cursos de 2° ciclo poderão ocorrer, tais como transferência externa, portador de diploma e/ou entrada direta (Sistema de Seleção Unificada - SiSU), desde que normalizadas pela UFSB.
Habilidades, competências e atitudes
A Resolução CNE/CES n° 02/2019 destaca que a formação em Engenharia tem por objetivo dotar a/o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais:
1 - Formular e conceber soluções desejáveis de Engenharia, analisando ecompreendendo os usuários dessas soluções e seu contexto;
2 - Analisar e compreender os fenômenos físicos e químicos por meio de modelos simbólicos, físicos e outros, verificados e validados por experimentação;
3 - Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos (bens e serviços), componentes ou processos;
4 - Implantar, supervisionar e controlar as soluções de Engenharia;
5 - Comunicar-se eficazmente nas formas escrita, oral e gráfica;
6 - Trabalhar e liderar equipes multidisciplinares;
7 - Conhecer e aplicar com ética a legislação e os atos normativos no âmbito do exercício da profissão;
8 - Aprender de forma autônoma e lidar com situações e contextos complexos, atualizando-se em relação aos avanços da ciência, da tecnologia e aos desafios da inovação.
Especificamente ao curso de Bacharelado em Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSB destacam-se as seguintes habilidades e competências:
1 - Empreender na concepção e administração de empresas de Engenharia;
2 - Inovar, com concepção e desenvolvimento de tecnologia e inovação em Engenharia;
3 - Conhecer, interagir e influenciar nos processos decisórios de agentes e instituições, na gestão de políticas setoriais;
4 - Identificar e resolver problemas de maneira crítica e criativa, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade;
5 - Compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação aos problemas tecnológicos, socioeconômicos, gerenciais e organizativos, bem como utilização racional dos recursos disponíveis, além da conservação do equilíbrio do ambiente.
Características profissionais
Em conformidade com o Art. 1 da Resolução CONFEA n° 310/1986; Art.2 da Resolução CONFEA n° 447/2000 e Art. 18 da Resolução CONFEA n° 1.010/2005, Engenheiro Sanitarista e Ambiental poderá atuar no desempenho das seguintes atividades: Supervisão, coordenação e orientação técnica; Estudo, planejamento, projeto e especificação; Estudo de viabilidade técnico-econômica; Assistência, assessoria e consultoria; Direção de obra e serviço técnico; Vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico; Desempenho de cargo e função técnica; Ensino, pesquisa, análise, experimentação, ensaio e divulgação técnica; extensão; Elaboração de orçamento; Padronização, mensuração e controle de qualidade; Execução de obra e serviço técnico; Fiscalização de obra e serviço técnico; Produção técnica e especializada; Condução de trabalho técnico; Condução de equipe de instalação, montagem, operação, reparo ou manutenção; Execução de instalação, montagem e reparo; Operação e manutenção de equipamento e instalação; e Execução de desenho técnico.
Essas atividades devem ser executadas nas seguintes áreas:
Saneamento básico: Hidráulica aplicada ao saneamento; Hidrologia aplicada ao saneamento; Sistemas, métodos e processos de abastecimento de água, com armazenamento, captação, adução, tratamento, reservação e distribuição; e Sistemas, métodos e processos de saneamento urbano e rural.
Tecnologias hidrossanitárias: Tecnologia dos materiais de construção civil utilizados em Engenharia Sanitária; Tecnologias dos produtos químicos e bioquímicos utilizados na Engenharia Sanitária; Instalações, equipamentos, dispositivos e componentes da Engenharia Sanitária.
Gestão sanitária do ambiente: Avaliação de impactos sanitários no ambiente; Controle sanitário do ambiente; Controle sanitário da poluição; Controle de vetores biológicos transmissores de doenças; e Higiene do ambiente.
Recursos naturais: Sistemas, métodos e processos aplicados a recursos naturais; Recuperação de áreas degradadas; Fontes de energias tradicionais, alternativas e renováveis; Sistemas e métodos de conversão e conservação de energia; Impactos energéticos ambientais; e Eficientização ambiental de sistemas energéticos vinculados ao campo de atuação da Engenharia Ambiental.
Gestão ambiental: Planejamento ambiental em áreas urbanas e rurais; Prevenção de desastres ambientais; Administração, gestão, ordenamento e licenciamento ambiental; Adequação ambiental de empresas; Monitoramento ambiental; Avaliação de impactos ambientais; Avaliação de ações mitigadoras; Controle de poluição ambiental; Instalações, equipamentos, dispositivos e componentes da Engenharia Ambiental.
Documentos
Projeto Pedagógico do Curso (PPC) do Bacharelado em Engenharia Sanitária e Ambiental
PPC do Bacharelado em Engenharia Sanitária e Ambiental
Resolução que dispõe sobre a criação do curso
Resoluções internas do curso
Resolução Interna n° 01/2022 - Atividades complementares
Resolução Interna n° 02/2022 - Estágios
Resolução Interna n° 03/2022 - Trabalho de conclusão de curso (TCC)
Portarias que estabelecem as representaçõe no Colegiado do curso
Portaria n° 13/2021 - Representação docente
Portaria n° 14/2021 - Representação técnico-administrativa
Portaria n° 15/2021 - Representação discente
Corpo docente
Nome |
Graduação – Pós-Graduação |
Titulação |
|
Abílio José Procópio Queiroz |
Engenharia Sanitária e Ambiental – Engenharia de Materiais |
Doutor |
abilio.queiroz@ufsb.edu.br |
Adriano de Jesus da Silva |
Física – Fisiologia e Farmacologia |
Doutor |
adjesbr@ufsb.edu.br |
Bruna Borges Soares |
Engenharia Ambiental - Ciências Ambientais |
Mestra |
|
Bruna Naiane Alexandrino Santos |
Engenharia Civil - Engenharia Civil |
Mestra |
bruna.naiane@ufsb.edu.br |
Danielle Oliveira Costa Santos |
Física – Física |
Doutora |
docsbr.ufsb@gmail.com |
Edcarllos Gonçalves dos Santos |
Ciência da Computação – Computação |
Doutor |
|
Edison Rogério Cansi |
Medicina Veterinária – Biologia Animal |
Doutor |
|
Fábio da Silva do Espírito Santo |
Engenharia Agrícola e Ambiental - Botânica |
Doutor |
fse.santo@ufsb.edu.br |
Fernando Mauro Pereira Soares |
Biologia - Microbiologia |
Doutor |
fernandosoares@ufsb.edu.br |
Joel Pereira Felipe |
Arquitetura e Urbanismo – Arquitetura e Urbanismo |
Doutor |
|
Julia Carvalho Dias de Golvea |
Arquitetura e Urbanismo – Planejamento Internacional e Desenvolvimento Sustentável |
Mestra |
|
Juliana Rocha Duarte Neves |
Engenharia Ambiental – Clima e Ambiente |
Mestra |
julianarocha@ufsb.edu.br |
Lauro Antonio Barbosa |
Física – Física |
Doutor |
|
Leila Oliveira Santos |
Engenharia Agrícola e Ambiental - Energia e Ambiente |
Doutora |
|
Lílian Mara Sales Buonicontro |
Arquiteta e Urbanista/Eng. Civil - Engenharia Civil |
Mestra |
|
Marcelo Soares Teles Santos |
Engenharia de Agrimensura – Ciência e Engenharia de Petróleo |
Doutor |
|
Marcio Roberto de Garcia Maia |
Física – Física e Astronomia |
Doutor |
|
Naiara de Lima Silva |
Engenharia Ambiental - Geotecnia |
Mestra |
naiara.silva@ufsb.edu.br |
Narcísio Cabral de Araújo |
Engenharia Sanitária e Ambiental - Engenharia Agrícola |
Doutor |
narcisioaraujo@ufsb.edu.br |
Peolla Paula Stein |
Logística e Transporte/Administração - Engenharia de Transportes |
Mestra |
|
Rafael Nardi |
Física – Física |
Doutor |
|
Raonei Alves Campos |
Física - Engenharia e Tecnologia Espaciais |
Doutor |
|
Rita de Cascia Avelino Suassuna |
Engenharia Química – Engenharia Civil (Hidráulica e Saneamento) |
Doutora |
|
Robson da Silva Magalhães |
Engenharia Mecânica – Engenharia Industrial |
Doutor |
|
Tácia Costa Veloso |
Química Industrial – Engenharia de Materiais |
Doutora |
|
Vinícius de Amorim Silva |
Geografia – Geografia (Análise Ambiental e Planejamento Territorial) |
Doutor |
Contatos
Coordenação do Colegiado do Curso (Portaria n° 1012/2021 - CFTCI):
Abílio José Procópio Queiroz (Coordenador)
Rita de Cáscia Avelino Suassuna (Vice coordenadora)
E-mails:
eng.sanitambiental@ufsb.edu.br
Fone:
+55 (73) 3214-3288
Orientação acadêmica para discentes do curso:
Bruna Naiane Alexandrino Santos
E-mail: bruna.naiane@ufsb.edu.br
Endereço:
Rodovia Ilhéus/Itabuna – km 22, Ilhéus, BA, CEP: 45600-970
Campus Jorge Amado
Centro de Formação em Tecnociências e Inovação da UFSB
Colegiado de Curso
Representantes do Colegiado do Curso de Bacharelado em Engenharia Sanitária e Ambiental
- Abílio José Procópio Queiroz - Representante docente do eixo Gestão de Resíduos Sólidos;
- Bruna Naiane Alexandrino Santos - Representante docente do eixo Recursos Naturais;
- Luciana Rosa Batista - Representante técnico-administrativa;
- Narcísio Cabral de Araújo - Representante docente do eixo Sistemas Hidráulicos de Saneamento;
- Raiane Silva da Cruz - Representante discente;
- Raonei Alves Campos - Representante docente do eixo Bases da Engenharia; e
- Rita de Cáscia Avelino Suassuna - Representante docente do eixo Tratamento de Águas Residuárias.
Atas das reuniões do Colegiado do Curso
Reunião do ano de 2019
Ata_da_1ª_Reunião_Ordinária_do_Colegiado_do_Bacharelado_em_Engenharia_Sanitária_e_Ambiental
Reuniões do ano de 2020
Ata_da_2ª_Reunião_Ordinária_do_Colegiado_do_Bacharelado_em_Engenharia_Sanitária_e_Ambiental
Ata_da_3ª_Reunião_Ordinária_do_Colegiado_do_Bacharelado_em_Engenharia_Sanitária_e_Ambiental
Ata_da_4ª_Reunião_Ordinária_do_Colegiado_do_Bacharelado_em_Engenharia_Sanitária_e_Ambiental
Ata_da_5ª_Reunião_Ordinária_do_Colegiado_do_Bacharelado_em_Engenharia_Sanitária_e_Ambiental
Ata_da_6ª_Reunião_Ordinária_do_Colegiado_do_Bacharelado_em_Engenharia_Sanitária_e_Ambiental
Ata_da_1ª_Reunião_Extraordinária_do_Colegiado_do_Bacharelado_em_Engenharia_Sanitária_e_Ambiental
Ata_da_7ª_Reunião_Ordinária_do_Colegiado_do_Bacharelado_em_Engenharia_Sanitária_e_Ambiental
Ata_da_8ª_Reunião_Ordinária_do_Colegiado_do_Bacharelado_em_Engenharia_Sanitária_e_Ambiental
Ata_da_9ª_Reunião_Ordinária_do_Colegiado_do_Bacharelado_em_Engenharia_Sanitária_e_Ambiental
Reuniões do ano de 2021
Ata_da_10ª_Reunião_Ordinária_do_Colegiado_do_Bacharelado_em_Engenharia_Sanitária_e_Ambiental
Ata_da_11ª_Reunião_Ordinária_do_Colegiado_do_Bacharelado_em_Engenharia_Sanitária_e_Ambiental
Ata_da_12ª_Reunião_Ordinária_do_Colegiado_do_Bacharelado_em_Engenharia_Sanitária_e_Ambiental
Ata_da_13ª_Reunião_Ordinária_do_Colegiado_do_Bacharelado_em_Engenharia_Sanitária_e_Ambiental
Ata_da_14ª_Reunião_Ordinária_do_Colegiado_do_Bacharelado_em_Engenharia_Sanitária_e_Ambiental
Ata_da_15ª_Reunião_Ordinária_do_Colegiado_do_Bacharelado_em_Engenharia_Sanitária_e_Ambiental
Ata_da_16ª_Reunião_Ordinária_do_Colegiado_do_Bacharelado_em_Engenharia_Sanitária_e_Ambiental
Ata_da_17ª_Reunião_Ordinária_do_Colegiado_do_Bacharelado_em_Engenharia_Sanitária_e_Ambiental
Reuniões do ano de 2022
Ata_da_18ª_Reunião_Ordinária_do_Colegiado_do_Bacharelado_em_Engenharia_Sanitária_e_Ambiental
Ata_da_19ª_Reunião_Ordinária_do_Colegiado_do_Bacharelado_em_Engenharia_Sanitária_e_Ambiental
Ata_da_20ª_Reunião_Ordinária_do_Colegiado_do_Bacharelado_em_Engenharia_Sanitária_e_Ambiental
Ata_da_21ª_Reunião_Ordinária_do_Colegiado_do_Bacharelado_em_Engenharia_Sanitária_e_Ambiental
Ata_da_22ª_Reunião_Ordinária_do_Colegiado_do_Bacharelado_em_Engenharia_Sanitária_e_Ambiental
Ata_da_23ª_Reunião_Ordinária_do_Colegiado_do_Bacharelado_em_Engenharia_Sanitária_e_Ambiental
Núcleo Docente Estruturante
Representantes do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Bacharelado em Engenharia Sanitária e Ambiental (Portaria nº. 455/2020 - CFTCI)
- Abílio José Procópio Queiroz;
- Narcísio Cabral de Araújo;
- Raonei Alves Campos;
- Rita de Cáscia Avelino Suassuna; e
- Tácia Costa Veloso.
Atas das reuniões realizadas pelo NDE do Curso
Reuniões do ano de 2020
Ata da 1ª Reunião do NDE do Bacharelado em Engenharia Sanitária e Ambiental
Ata da 2ª Reunião do NDE do Bacharelado em Engenharia Sanitária e Ambiental
Ata da 3ª Reunião do NDE do Bacharelado em Engenharia Sanitária e Ambiental
Reuniões do ano de 2021
Ata da 4ª Reunião do NDE do Bacharelado em Engenharia Sanitária e Ambiental
Ata da 5ª Reunião do NDE do Bacharelado em Engenharia Sanitária e Ambiental
Ata da 6ª Reunião do NDE do Bacharelado em Engenharia Sanitária e Ambiental
Reuniões do ano de 2022
Ata da 7ª Reunião do NDE do Bacharelado em Engenharia Sanitária e Ambiental
Ata da 8ª Reunião do NDE do Bacharelado em Engenharia Sanitária e Ambiental
Redes Sociais