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Projetos de Extensão

Publicado: Sexta, 28 de Fevereiro de 2020, 15h32 | Última atualização em Domingo, 11 de Agosto de 2024, 14h13 | Acessos: 4385

 

PROJETOS E AÇOES DE EXTENSÃO COORDENADAS POR DOCENTES LOTADAS/OS NO CFPopTecs em 2024

Ação

Coordenação

Público-alvo

Workshop de Economia Criativa "Traçando com as Mãos"

Profa. Luzilea Brito de Oliveira

Comunidade Acadêmica, Pessoas Pretas, Povos Originários, Comunidades Tradicionais, Público em Geral.

Resumo: Este projeto propõe a realização do "Workshop de Economia Criativa: Traçando com as Mãos", focado na capacitação de participantes em técnicas manuais e artesanais. O objetivo é promover o desenvolvimento de habilidades práticas e a integração da criatividade no contexto econômico. O evento oferecerá um ambiente interativo para a exploração de métodos inovadores e a valorização do artesanato como uma forma de expressão cultural e de negócio. Além de incentivar a inovação e o empreendedorismo, o workshop busca fomentar a criação de novas oportunidades dentro da economia criativa, destacando a importância das técnicas manuais na produção de produtos únicos e de alto valor agregado. A iniciativa pretende contribuir para a sustentabilidade econômica e a promoção de negócios locais, incentivando a preservação de identidades culturais e a diversidade no mercado.

Ação

Coordenação

Público-alvo

A ARTE COMO MECANISMO DE PRODUÇÃO DA EMANCIPAÇÃO: produção executiva do Festival de Dança de Itacaré (edição 2024)

Profa. Silvia Kimo Costa, prof. Rafael Rebouças e profa. Varusya Correia (participante externa - Festival de Dança de Itacaré)

Estudantes do Bacharelado em Produção Cultural e do Festival de Dança de Itacaré

Resumo: O Festival de Dança Itacaré 2024 foi fomentado pelo PROGRAMA FUNARTE DE APOIO A AÇÕES CONTINUADAS 2023” com produção da Casa Ver Arte. O processo de feitura dessa edição está envolvido na elaboração sobre o ato de dançar, o ato da criação, na produção de subjetividades, de imagens. É sobre conhecer uma outra parte da história, é aproveitar as ocasiões, imprimir rastros, é estar onde ninguém espera. É posicionamento, é ancorar-se, denominados de Danças Ancoradas que tem na sua formulação compositivas, faíscas, emancipações aos modelos hegemônicos. Neste contexto é parte essencial dos objetivos da extensão a Parceria com a Comunidade Extra Universitária e a troca horizontal de saberes, criando reais possibilidades de diálogo, interlocução e ação para os alunos da Graduação em Produção Cultural. Através deste Projeto de Produção conjunta e dialogada da Coordenadora da UFSB, a produção executiva do projeto e a Supervisora de campo, os alunos terão a oportunidade de participar do planejamento, execução, orientados pelos mais qualificados Profissionais da região. As atividades da produção executiva ocorrerão através de: assessoria na divulgação do festival nas mídias sociais; acompanhamento nas oficinas espetáculos, espetáculos, performances, palestras e exibição de vídeo - colaborando nas necessidades de produção; assessoria no setor de fotografia e registro de vídeo; assim como na criação de um memorial crítico das suas experiências e análise do trabalho no relatório final de suas ações.

Ação

Coordenação

Público-alvo

PROJETO NUTRIR: PLANTANDO AÇÕES PARA COLHER AFETOS (PJ014-2024)

Profa. Sandra Adriana Neves Nunes

Crianças e/ou adolescentes acolhidos no Abrigo Institucional Lar Sagrada Família/pessoas que queiram fazer o apadrinhamento

Resumo: No município de Teixeira de Freitas existem crianças e adolescentes maiores de 08 anos de idade que se encontram em situação de acolhimento e com chances remotas de reinserção familiar ou de adoção. Em razão disso, é de suma importância a implantação de um programa de apadrinhamento afetivo, que oportuniza a construção de laços afetivos e apoio material, com pessoas da sociedade civil que se dispõem emocionalmente e/ou financeiramente para se tornar padrinho e/ou madrinha no município de Teixeira de Freitas, BA. O presente projeto visa proporcionar às crianças e aos adolescentes institucionalizados no Abrigo Institucional Lar Sagrada Família de Teixeira de Freitas, BA, que possuem poucas chances reintegração familiar ou de inserção em famílias substitutas, a possibilidade de vivenciar vínculos afetivos individualizados e duradouros e de ampliar experiências sociais, culturais e de convivência familiar e comunitária, com o apoio de um ambiente familiar acolhedor e seguro. Acredita-se que os reflexos deste projeto venham proporcionar às crianças/adolescentes acolhidas pelo Abrigo Institucional Lar Sagrada Família, desenvolvimento saudável, autoestima positiva, promoção de suas habilidades sociais e a construção de uma base sólida segura para manifestar suas emoções e anseios. Assim, espera-se que esse projeto promova o desenvolvimento de relacionamentos sociais e afetivos que se tornem referenciais concretos de afeto para a vida dos adolescentes após completarem seus 18 anos e/ou saída da Instituição de Acolhimento. Que se tornem sujeitos mais conscientes de sua cidadania, exercendo como uma postura crítica e amorosa seu direito de tomar decisões em sua vida, consonantes com o bem-comum. Espera-se também que amplie o nível de consciência dos adultos, no sentido de valorizar a importância da troca afetiva com seus afilhados.

Ação

Coordenação

Público-alvo

Feminismo e pós-colonialismo: diálogo, dissonância e tributo à mulher negra (EV009-2024)

Prof. Hamilton Richard Alexandrino

Docentes da rede municipal de educação

Resumo: Conferência da Profa. Dra. Fernada Benedito da Universidade Agostinho neto de Angola. Oportunidade de acessarmos o debate sobre as mulheres negras no continente africano e interagirmos com a pensadora que está em visita a Universidade Federal do Sul da Bahia, por ocasião da inauguração da Especialização em Racismo no Ensino de línguas. Uma atividade do Grupo de Pesquisa Pensamento negro Contemporâneo, do programa de Extensão Jornada do Novembro Negro e do Grupo de Estudo e Pesquisa: Estudos Raciais e Estudos Raciais na Linguística.

Ação

Coordenação

Público-alvo

Passo a Passo para Formalização como MEI: Descomplicando o Caminho do Empreendedorismo

Profa. Luzilea Brito de Oliveira

Sociedade Civil

Resumo: A oficina "Passo a Passo para Formalização como MEI: Descomplicando o Caminho do Empreendedorismo" tem como objetivo principal capacitar indivíduos interessados em se formalizar como Microempreendedores Individuais (MEI). Durante a oficina, os participantes receberão orientações práticas e detalhadas sobre todo o processo de formalização, desde os requisitos iniciais até os benefícios e obrigações associados ao MEI.

Ação

Coordenação

Público-alvo

Mulheres que Empreendem: conectando sonhos e sucessos - Redes Sociais para ELAS

Profa. Luzilea Brito de Oliveira

Sociedade Civil

Resumo: No Sul da Bahia, onde o sol banha a rica cultura e a exuberante Mata Atlântica, com praias belíssimas, nasce o projeto Teias Sustentáveis, edição “Mulher Cidadã”. Inspirado na força ancestral este projeto tece uma rede de apoio, nos mais diversos temas, e, nesta edição, traz a proposta do desenvolvimento para mulheres, construindo um futuro entrelaçado com igualdade e sustentabilidade.

Ação

Coordenação

Público-alvo

Humanidades e Educação Ambiental: Caminhos para Comunidades Sustentáveis (PJ023-2024)

Profa. Luzilea Brito de Oliveira

Sociedade Civil

Resumo: O projeto "Humanidades e Educação Ambiental: Caminhos para Comunidades Sustentáveis" visa explorar a interseção entre as ciências humanas e a educação ambiental, com o objetivo de promover práticas sustentáveis em comunidades locais. Reconhecendo a importância da consciência ecológica e da responsabilidade social, o projeto propõe atividades educativas e culturais que incentivem o engajamento comunitário e a reflexão crítica sobre a relação entre sociedade e meio ambiente. Através de oficinas, palestras e projetos de ação comunitária, busca-se capacitar indivíduos e grupos para adotarem práticas sustentáveis no cotidiano, fortalecendo o vínculo entre a educação ambiental e o desenvolvimento humano. O projeto espera fomentar uma cultura de sustentabilidade, baseada em valores éticos e no respeito ao meio ambiente, contribuindo para a construção de comunidades mais resilientes e responsáveis.

Ação

Coordenação

Público-alvo

Curso de Extensão em Núcleos de Defesa Civil Comunitários

Profa. Vivian Maria Corneti de Lima

Moradores das comunidades em situação de risco no município de Ilhéus

Resumo: A proposta da construção participativa dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil visa criar um ambiente onde a comunidade se torna protagonista de seu próprio desenvolvimento, promovendo a sustentabilidade, a inclusão social e o bem-estar coletivo através de uma abordagem colaborativa e integrada. O curso de Extensão em Núcleos de Defesa Civil Comunitários tem como foco estimular a disseminação de uma cultura de prevenção e multiplicação da percepção de riscos por moradores de áreas diretamente afetadas por desastres ambientais, a partir da definição de posturas e estratégias que utilizem linguagens adequadas na construção de uma comunicação popular e comunitária, efetivamente cidadã. A cidade de Ilhéus foi escolhida para sediar o curso em virtude de sua propensão a diversos tipos de desastres, como deslizamentos de terra, desabamentos, escorregamentos e inundações. Dentre as áreas mais afetadas, estão aquelas localizadas em encostas e a ocupação irregular do solo exacerba a vulnerabilidade das comunidades. No cenário municipal, questões ambientais conflitam com questões sociais, tornando-se temas com discussões difusas e que ofuscam a percepção do risco socioambiental em favor do crescimento socioeconômico. Ou seja, o processo de urbanização, é frequentemente tratado sem a participação social na discussão das questões ambientais, sendo estas partes de um único sistema que precisa ser discutido junto com questões de segregação socioespacial, pobreza e qualidade de vida. A proteção das comunidades contra esses eventos é fundamental para garantir a segurança dos moradores e minimizar suas perdas e é fundamental a sua relação com os órgãos públicos municipais responsáveis por lidar com a gestão de riscos.

Ação

Coordenação

Público-alvo

1º Simpósio do Pesquisador VIII Aniversário do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Saúde - NEPS/UFSB

Profa. Grasiely Faccin Borges

Interessados em Pesquisa e Qualificação

Resumo: O evento 1º Simpósio do Pesquisador ocorre em comemoração ao VIII aniversário do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Saúde (NEPS) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). É um evento acadêmico que reúne pesquisadores de diversas áreas do conhecimento para discutir e promover a adoção de princípios éticos, metodológicos e de conduta responsável na realização de pesquisas científicas, qualidade e a integridade da pesquisa, oferecendo um espaço para troca de conhecimentos, discussões sobre desafios e avanços, e disseminação de diretrizes atualizadas sobre boas práticas de pesquisa. O público-alvo são estudantes, pesquisadores, residentes e demais profissionais da saúde que desejam o aperfeiçoamento e acesso a informações atualizadas sobre as melhores práticas de pesquisa. A realização do evento é justificado pelo entendimento que a pesquisa científica é um pilar fundamental para o avanço do conhecimento em todas as áreas, e a adoção de boas práticas é essencial para garantir a qualidade e a confiabilidade dos resultados obtidos; de que, com o crescente volume de informações científicas disponíveis, sendo crucial que os pesquisadores tenham conhecimento atualizado sobre os princípios éticos e metodológicos mais recentes para garantir a integridade de suas pesquisas; de que a discussão e a disseminação de boas práticas de pesquisa contribuem para o fortalecimento da comunidade científica, estimulando a colaboração e a troca de conhecimentos entre pesquisadores de diferentes áreas; e que a transparência e a replicabilidade são aspectos essenciais da pesquisa de qualidade, e um simpósio em boas práticas de pesquisa pode incentivar a adoção desses princípios, ajudando a combater problemas como a falta de reprodutibilidade de estudos; e que a divulgação de diretrizes e recomendações atualizadas sobre boas práticas de pesquisa fornece aos pesquisadores ferramentas práticas para melhorar sua conduta e abordagem científica, resultando em estudos mais robustos e confiáveis. Por meio das oficinas e palestras que serão oferecidas, destacamos como objetivo do evento fornecer um fórum para a discussão e disseminação de informações atualizadas sobre boas práticas de pesquisa, incluindo aspectos éticos, metodológicos e de conduta responsável.

Ação

Coordenação

Público-alvo

OFICINAS DA PRAÇA 2ª EDIÇÃO - Execução financeira e controle fiscal de projetos culturais

Prof. Rafael de Souza Filho

Público em geral

Resumo: O projeto Oficinas da Praça é uma iniciativa da Praça Produções Culturais, um coletivo que dialoga principalmente com as culturas urbanas, e tem como principal missão contribuir ativamente com a movimentação cultural e o fortalecimento da economia da cultura nos municípios do território de identidade Litoral Sul da Bahia. Como uma das nossas estratégias de ação, lançamos este projeto contínuo, no formato de oficinas, através do qual compartilhamos conhecimentos que contribuam com a profissionalização dos artistas, produtores e coletivos independentes da região. Por isso mesmo, as Oficinas da Praça não tem uma quantidade nem temas pré estabelecidos, mas funciona por edições, que serão montadas e lançadas conforme demanda, necessidade ou oportunidade.

 

PROJETOS E AÇOES DE EXTENSÃO COORDENADAS POR DOCENTES LOTADAS/OS NO CFPopTecs em 2023

Ação

Coordenação

Público-alvo

DELFOS

Prof. Felipe De Paula Souza

Estudantes do Bacharelado em Produção Cultural

Resumo: O grupo de teatro Delfos surgiu com o propósito de difundir atividades extracurriculares na Universidade Federal do Sul da Bahia, no Campus Jorge Amado, e de promover a arte cênica como elemento fundamental para melhorar a qualidade de vida dos estudantes e da comunidade. O nome escolhido para representar o grupo de teatro da UFSB-CJA é uma homenagem à cidade da Grécia antiga, Delfos, que ficou historicamente conhecida pelo seu sítio arqueológico, declarado como patrimônio mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Seu território paleontológico é famoso pelo Oráculo do Deus Apolo da mitologia grega e pelo grandioso anfiteatro que teve um papel importante no surgimento das artes cênicas. O Teatro de Delfos foi construído como local de apresentações dos Jogos Píticos, que eram um conjunto de performances artísticas em homenagem ao Deus Apolo. Para o mundo grego, a cidade de Delfos era o centro do mundo, assim como um palco é o centro das atenções para a plateia. Para alcançar nossos objetivos, o grupo de teatro Delfos busca oferecer uma variedade de atividades para a comunidade acadêmica e para a população local. Nossas ações incluem montagens teatrais de peças clássicas e contemporâneas, oficinas de interpretação e expressão corporal, debates sobre temas relevantes abordados nas apresentações, e parcerias com escolas e instituições culturais para levar o teatro a diferentes públicos. Além disso, acreditamos que a arte cênica desempenha um papel fundamental na formação integral dos estudantes, proporcionando-lhes habilidades como trabalho em equipe, comunicação efetiva e empatia. Por essa razão, nossas atividades buscam engajar os participantes de forma ativa e inclusiva, promovendo um ambiente acolhedor e de aprendizado mútuo. Nossa visão vai além do entretenimento; buscamos despertar reflexões sobre questões sociais, culturais e humanas por meio da linguagem teatral. Queremos que o público se identifique com as histórias encenadas e que, ao mesmo tempo, seja instigado a enxergar o mundo sob novas perspectivas. Com o intuito de fortalecer ainda mais a cultura teatral em nossa região, o grupo Delfos procura estabelecer parcerias com outros coletivos artísticos, realizando intercâmbios e compartilhando conhecimentos. Dessa forma, esperamos contribuir para a expansão e a valorização das artes cênicas na comunidade local. Em suma, o grupo de teatro Delfos se empenha em ser uma ponte entre a universidade e a sociedade, levando a magia do teatro para além dos limites acadêmicos e impactando positivamente a vida das pessoas. Com dedicação e entusiasmo, continuaremos a fortalecer nossa missão de promover o crescimento pessoal e cultural por meio das artes, inspirando e sendo inspirados pelo poder transformador do palco, como foi o legado deixado pela cidade de Delfos na Grécia antiga.

Ação

Coordenação

Público-alvo

MECENAS

Prof. Felipe De Paula Souza

Estudantes do Bacharelado em Produção Cultural

Resumo: O Projeto Mecenas deseja promover e incentivar expressões artísticas na Universidade, realizadas por membros de sua comunidade acadêmica em todas as áreas de ensino. A ideia é promover a união dessas práticas através da promoção de eventos culturais organizados e produzidos pelos estudantes do curso de Produção Cultural do Centro de Formação em Políticas Públicas e Tecnologias Sociais. Os Mecenas - membros integrantes do Projeto - serão responsáveis por compor a equipe executora dos eventos - realizados periodicamente - planejados na perspectiva de unir saberes acadêmicos com vivências das comunidades, proporcionando integração, interdisciplinaridade e formação cidadã. Com o tema "Universidade, Território e Arte", o Projeto Mecenas se encarregará de ações relacionadas ao Teatro, música, dança, exposições, recitais e rodas de conversa.

Ação

Coordenação

Público-alvo

SAÚDE EM EVIDÊNCIA: Divulgação e Popularização da Ciência

Profa. Grasiely Faccin Borges

População em Geral com Acesso a Rede Social (Instagram)

Resumo: Na atualidade, os aplicativos de comunicação e as redes sociais ganharam espaço como meios de divulgação das informações sobre o contexto pós-pandemia em seus diversos âmbitos. Entretanto, por meio dessas ferramentas, também cresceram a divulgação de notícias falsas, denominadas fake news, que estimulam a população a adotar medidas sem embasamento, como uso indiscriminado de medicamentos, resistência à vacinação, uso de EPI 's de forma incorreta, dentre outros. Tais fatores geram confusão e limitam a tomada de decisão baseada em evidências. Dessa forma, o projeto tem como objetivo divulgar evidências científicas com foco na popularização de informações sobre sequelas Pós-Covid, Covid Longa, Saúde Mental Pós-Pandemia, Doenças Negligenciadas e Vacinação, de forma clara e interativa para a comunidade acadêmica e externa da UFSB, como meio de estimular o acesso às informações seguras e comportamentos preventivos baseados em evidências e informações seguras. O projeto acontecerá em diferentes etapas: a) Serão utilizadas contas virtuais com o nome do projeto para estabelecer canais de comunicação direta com a população (redes sociais); b) Serão oferecidas informações sobre saúde no período pós-pandêmico confiáveis e de qualidade ao público; c) Será produzido e divulgado conteúdo interativo sobre saúde no período de pós-pandemia com os temas referidos acima.; d) Pretende-se pesquisar e divulgar cursos de curta duração, na área da saúde, que desenvolvam ações de educação em saúde, prevenção e promoção; e) Sensibilizar a população para tomada de decisões informadas sobre o período atual de Pós-Pandemia e suas repercussões. O material do projeto será divulgado e será atualizado semanalmente. O projeto terá colaboração de estudantes de diferentes campi da UFSB, que participarão de reuniões semanais com a orientadora e colaboradores, para realizarem pesquisas sobre temas e assuntos para o desenvolvimento de atividades e modelos para a produção e divulgação científica. As ações do projeto serão avaliadas pelas interações registradas nas plataformas. Através das contas (redes sociais) de divulgação do conteúdo produzido, serão realizadas análises das interações da página e de cada conteúdo compartilhado, entre elas o número de visualizações, comentários e curtidas. Também serão verificadas as respostas das enquetes propostas nas redes sociais.

 

PROJETOS E AÇOES DE EXTENSÃO COORDENADAS POR DOCENTES LOTADAS/OS NO CFPopTecs em 2022

Ação

Coordenação

Público-alvo

I WORKSHOP MULTIDISCIPLINAR DO DIRETÓRIO CIENTÍFICO DO CENTRO DE FORMAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE

Profa. Grasiely Faccin Borges

Estudantes de Outras Instituições de Nível Superior

Resumo: O evento Workshop Multidisciplinar, do Diretório Científico do Centro de Formação em Ciências (DCCS) da Saúde ocorre em detrimento aos objetivos do Diretório Científico do Centro de Formação em Ciências da Saúde da UFSB, de promoção multidisciplinar de ações em saúde. Nesse sentido, pontua-se a realização de atividades em comum com os cursos que participam atualmente do projeto: Medicina, Psicologia e Biomedicina. Foram elencadas 06 oficinas: Biossegurança, Técnicas do uso de microscópio e coloração de lâmina com esfregaço sanguíneo, punção intravenosa, sinais vitais, auriculoterapia, bases teóricas introdutórias para interpretação do exame Eletrocardiograma e comunicação não violenta, compactuando-as como disciplinas chave desses cursos e de importante importância no quesito divulgação social. Para tanto, foram realizadas parcerias entre ligas acadêmicas LASEM e LACLIM e discentes e docentes dos cursos do CFCS. O Workshop multidisciplinar objetiva desenvolver habilidades na área da saúde nos seguintes eixos temáticos supracitados para propor maior difusão e aprimoramento do conhecimento dentro do próprio curso aos discentes, bem como informatividade e capacitação ao público externo aos cursos de saúde da UFSB. O evento irá ocorrer de forma presencial, na UFSB, no campus Paulo Freire, nos dias 23 e 25, totalizando a carga horária de 03 horas por oficina no evento. As inscrições acontecerão do dia 16 de novembro até dia 25 de novembro de 2022, via plataforma Even3. A realização do Workshop Multidisciplinar justifica-se pela necessidade em tornar amplo o conhecimento sobre as temáticas a serem abordadas como forma de qualificação profissional, bem como fomentar oportunidade de capacitação e experiências multidisciplinares, assim como firmar parcerias entre as entidades universitárias, sendo esses pilares do DCCS.

Ação

Coordenação

Público-alvo

A ARTE COMO MECANISMO DE PRODUÇÃO DA EMANCIPAÇÃO: produção executiva do Festival de Dança de Itacaré

Profa. Sheila Ferreira Miranda/ profa. Silvia Kimo Costa

Participantes do Festival de Dança de Itacaré

Resumo: O décimo Festival de Dança de Itacaré é promovido pela Associação Comunidade Tia Marita, com apoio institucional da Casa Ver Arte e apoio financeiro do Governo da Bahia, por meio do Fundo de Cultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda. O evento deste ano em sua X edição, tem como tema: Experiências dançantes, trazendo a perspectiva da dança do presente como ato de enunciação, uma situação concreta, que contempla incertezas, conflitos, além de visão não dicotômica do mundo. Neste contexto é parte essencial dos objetivos da extensão a Parceria com a Comunidade Extra Universitária e a troca horizontal de saberes, criando reais possibilidades de diálogo, interlocução e ação para os alunos da Graduação em Produção Cultural. Através deste Projeto de Produção conjunta e dialogada da Coordenadora da UFSB, a produção executiva do projeto e a Supervisora de campo, os alunos terão a oportunidade de participar do planejamento, execução, orientados pelos mais qualificados Profissionais da região. Durante os dias 05 a 11 novembro de 2022, será realizada a décima Edição do Festival de Dança de Itacaré - o evento contará com Oficinas – Espetáculos, Espetáculos, Palestras, Performances e Exibição de Vídeos. Entretanto, desde a segunda semana de outubro os alunos, participam ativamente da produção do festival e organização do evento, ficando disponíveis para as atividades da produção executiva através de: assessoria na divulgação do festival nas mídias sociais; acompanhamento nas oficinas espetáculos, espetáculos, performances, palestras e exibição de vídeo – colaborando nas necessidades de produção; assessoria no setor de fotografia e registro de vídeo; assim como na criação de um memorial crítico das suas experiências e análise do trabalho no relatório final de suas ações.

Projeto de Extensão do BMiT

Coordenação

Público-alvo

CONEXÃO PEDAGÓGICA: MÍDIA E TECNOLOGIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Prof. Fábio Rodrigues Corniani

Professores de Escolas Públicas de Itabuna, BA (Ensino fundamental e Médio)

Resumo: O projeto foca no desenvolvimento e aprimoramento das habilidades comunicacionais de professores do ensino fundamental e ensino médio da rede municipal e estadual na cidade de Itabuna. As habilidades abordadas perpassam desde a comunicação interpessoal até a interação com mídias digitais, melhorando assim o processo de comunicação entre professor e aluno, bem como entre o próprio corpo docente. Das práticas desenvolvidas têm-se, por consequência, maior possibilidade de comunicação didática, gerando melhores níveis de aprendizado na comunidade estudantil. Como método para este projeto usaremos cursos de capacitação para professores da rede municipal e estadual, separando em grupos com no máximo 30 professores e com segmentações distintas por níveis do ensino fundamental e médio. Usaremos mídias digitais para pensarmos em possíveis interações entre professores e alunos, com objetivo de aprendizagem usando mediações tecnológicas. Serão desenvolvidas oficinas para os professores com a participação efetiva dos alunos do curso de bacharelado de Mídia e Tecnologia, visando a capacitação para o uso de ferramentas digitais que podem ser aplicadas para melhorar a interação entre os professores e tais ferramentas. Será necessário o uso de salas de aulas comuns para conteúdos teóricos e laboratórios para oficinas, caso haja necessidade.

Ação

Coordenação

Público-alvo

LABORATÓRIO MORFOFUNCIONAL (LABMORFO) 2022

Profa. Grasiely Faccin Borges

Estudantes do Ensino Médio e Professores do Ensino Médio

Resumo: O objetivo do projeto “Laboratório Morfofuncional (LABMORFO) é divulgar e popularizar as ciências morfofisiológicas para os estudantes do ensino médio de Itabuna e Teixeira de Freitas e também estudantes da Universidade Federal do Sul da Bahia. O projeto foi implantado em abril de 2016, mais de 40 estudantes já contribuíram com propostas e ações. A relevância social do projeto está em contribuir com a democratização ao acesso à informação tanto para os acadêmicos da UFSB quanto para a comunidade virtual externa, possibilitando mesmo a distância, ter acesso ao conteúdo e dessa forma viabilizar seu estudo, esse fato amplia o número de pessoas a usufruir das ferramentas criadas. O projeto contempla um trabalho educativo, por meio da criação de instrumentos pedagógicos como conteúdo, interação e atividades, aspectos técnicos como tempo de resposta e qualidade da “interface” que serão utilizados para interação com o participante. Atualmente o projeto conta com um site interativo com mapas conceituais e vídeos, aula show para o ensino médio. A ação será realizada em 4 etapas: 1) Planejamento, onde serão realizadas reuniões semanais com os alunos participantes da ação de extensão, que trabalharão com a coordenadora no planejamento e preparação das ações do projeto. 2) Desenvolvimento, nessa fase os discentes trabalharão no piloto e teste antes da execução. 3)Execução-Acompanhamento, nessa etapa ocorrerá a divulgação e a implantação das ferramentas virtuais de aprendizagem, será também verificada a interação e a utilização do ambiente, 4) Avaliação, ocorrerá ao fim do projeto com uma reunião da equipe e redação do documento final, de modo a publicar e divulgar a ação desenvolvida.

 

PROJETOS E AÇOES DE EXTENSÃO COORDENADAS POR DOCENTES LOTADAS/OS NO CFPopTecs em 2021

Ação

Coordenação

Público-alvo

FORMAÇÃO CONEXÃO LABMORFO PARA PROFESSORES DA ESCOLA PÚBLICA

Profa. Grasiely Faccin Borges (CFPPTS CJA)

Professores de Escolas Públicas (Ensino Médio)

Resumo: O projeto Formação Conexão Labmorfo para Professores da Escola Pública aproxima-se dos princípios do Marco de Referência da Educação Popular para as Políticas Públicas, pois busca transformar a realidade por meio de um processo educativo e formativo, com a participação da comunidade, possui foco para tornar disponível ferramentas e meios para incentivar e possibilitar uma educação de qualidade. A proposta fará parte do catálogo de Atividades Curriculares Complementares da rede estadual de ensino da Bahia. Os sujeitos envolvidos serão protagonistas e contribuirão com essa transformação. A sistematização das experiências e do conhecimento serão realizadas por meio de criação participativa dos estudantes da UFSB juntamente com a comunidade, com o uso de conhecimentos teóricos-práticos, para uma ação de transformação com base na vivência. O “Formação Conexão Labmorfo para Professores da Escola Pública” parte de uma realidade concreta e de necessidades observadas por meio do projeto de extensão Labmorfo virtual (desde 2016). A experiência em formação por meio do uso de tecnologias digitais acontecerá por meio de práticas sociais e experiências educativas. A construção desse conhecimento possibilitará a implementação de forma articulada a pesquisa junto com a extensão com a produção do saber baseado no conhecimento científico e também oriundo do cotidiano. Objetivo Geral: Capacitar professores da escola pública para o uso de tecnologias digitais em ciências morfofisiológicas com ênfase no corpo humano. Metodologia: O “Formação Conexão Labmorfo para Professores da Escola Pública” será integrado a atividades já existentes no Labmorfo de forma virtual. O Formação Conexão Labmorfo para Professores da Escola Pública será divulgado através das contas que o projeto de extensão possui nos meios de comunicação (Instagram e Facebook), além da criação de uma aba específica no site do Labmorfo para divulgação e acesso aos conteúdos digitais futuramente preparados. Ademais, será incorporado ao planejamento já existente, que são desenvolvidos através de etapas principais: 1) Planejamento; 2) Busca e Mapeamento das tecnologias digitais que podem ser usadas no ensino-aprendizagem; 3) Estudo e avaliação da ferramenta; 4) Produção de um curso/oficina e divulgação e forma de uso das ferramentas; e 5) Avaliação das ferramentas pelo público e também do nosso trabalho de divulgação. Resultados Esperados: O projeto Formação Conexão Labmorfo para Professores da Escola Pública espera contribuir com a capacitação científico-tecnológica dos professores de instituições públicas. Como principal resultado, espera-se contribuir para a capacitação docente da rede pública de ensino, inclusão social e estimular os jovens, para carreiras científicas e tecnológicas, favorecendo o acesso à formação em ciência e tecnologia de jovens. Ampliar a utilização de ferramentas de interação por meio de tecnologias digitais, para professores do ensino médio. Com relação às tecnologias digitais, espera-se encontrar e divulgar uma quantidade significativa de itens a partir de um mapeamento em diferentes plataformas e sites. O projeto prevê a produção de materiais que possibilitaram o acesso dessas tecnologias.

Ação

Coordenação

Público-alvo

CURSO DE INTRODUÇÃO À REVISÃO SISTEMÁTICA EM SAÚDE

Profa. Grasiely Faccin Borges (CFPPTS CJA)

Estudantes e profissionais dos grupos de pesquisa da UFSB

Resumo: A Revisão Sistemática é uma pesquisa secundária que se baseia na literatura. Aplica métodos sistemáticos, transparentes e reproduzíveis. Constitui-se a base para a elaboração dos protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas do Sistema Único de Saúde (SUS), que norteiam o cuidado de seus usuários. Portanto, torna-se imprescindível o conhecimento, a discussão e a disseminação desse método científico no campo da saúde. Objetivo: Instruir discentes na compreensão, discussão e elaboração de revisões sistemáticas no campo da saúde baseada em evidências. Métodos: O curso será ofertado de forma remota e síncrona (via plataforma Meet da Google). Com inscrição via SIGEventos para 70 participantes. Terá duração de 40 horas (dias síncronos: 03 e 10 de setembro; 01 e 8 de outubro de 2021).  Todos os inscritos receberão o link de acesso antes do curso. A frequência será computada pelo acesso no horário do curso e no acompanhamento das produções em tempo assíncrono. A parte teórica de cada tópico da programação, será realizada de forma expositiva, em seguida será permitida uma parte dialogada onde os participantes poderão realizar questionamentos e comentários com o uso do chat ou do microfone. As atividades práticas serão realizadas em pequenos grupos. Resultados esperados: Espera-se conscientizar os estudantes da relevância da Revisão Sistemática para pesquisas na área da saúde e sua importância acadêmica científica e também profissional. Instrumentalizar cerca de 70 discentes para elaboração de Revisões Sistemáticas, utilização de programa estatístico e estatística descritiva em saúde. Aperfeiçoar o processo de pesquisa em saúde através de interpretações e confecções de pesquisas baseadas em dados secundários.

Ação

Coordenação

Público-alvo

TECNOLOGIA ASSISTENCIAL & TECNOLOGIA CUIDATIVO-EDUCACIONAL: PROMOÇÃO DA SAÚDE E BEM-ESTAR NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Profa. Paula Messias (CFPPTS CJA)

Comunidades atendidas por unidades de Atenção Primária em Saúde do SUS

Resumo: TECNOLOGIA ASSISTENCIAL & TECNOLOGIA CUIDATIVO-EDUCACIONAL: PROMOÇÃO DA SAÚDE E BEM ESTAR NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA RESUMO: Introdução: Trata-se de um Projeto de Extensão Universitária desenvolvido no contexto do Laboratório Ateliê de Educação Popular em Saúde (LAEPS) para fazer frente ao Edital de Bolsas de Extensão 02/2021 da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEX) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), na linha temáticas saúde, que dialoga com o objetivo 3, saúde e bem estar, de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030, proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU). Objetivo: Promover a gestão do cuidado e a educação em saúde para o autocuidado a partir do desenvolvimento de uma Tecnologia Assistencial (TA) e Tecnologias Cuidativo-Educacionais (TCE) para a atenção primária em saúde. Metodologia: Trata-se de um projeto de extensão cujo público-alvo é a população acompanhada pelas equipes de atenção primária do município de Teixeira de Freitas, Extremo Sul da Bahia. A população teixeirense será beneficiada pelo projeto que aliado ao Apoio Institucional do Sistema Único de Saúde na atenção primária no município, desenvolverá tecnologias assistenciais e cuidativo-educacionais respectivamente para a gestão do cuidado e promoção do autocuidado pela população. A Tecnologia Assistencial (TA) que será desenvolvida com vistas à gestão do cuidado e diz respeito ao Manual de apoio ao Projeto Terapêutico Singular (PTS). As Tecnologias Cuidativo-Educacionais (TCE) que serão desenvolvidas com vistas à promoção do autocuidado contemplarão o formato virtual e serão elaboradas a partir de temáticas elencadas no diagnóstico situacional do território, de modo que a produção considerará os desafios impostos pelo período pandêmico. As reuniões e toda a comunicação entre os membros do projeto, bem como a interação entre eles, os profissionais do serviço e a comunidade serão realizadas mediante Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como o Whatsapp, a plataforma Google Meet, e-mail, entre outros. Resultados esperados: Acredita-se que o projeto de extensão contribuirá para a gestão do cuidado, educação em saúde e promoção do autocuidado no contexto da atenção primária em saúde.

Ação

Coordenação

Público-alvo

PODCAST LOGOTONIA

Prof. Dr. Marcio Augusto Vicente de Carvalho (CFPPTS CJA)

comunidades escolares, universitárias, e seus familiares, sujeitas aos impactos decorrentes da suspensão dos calendários acadêmicos

Resumo: Este projeto consiste na produção de um podcast como primeira atividade do Laboratório de Imagem e Som (LIS), a ser criado nas dependências da UFSB-CJA. O laboratório deve constituir-se como espaço para o desenvolvimento de pesquisa e prática audiovisual (edição de imagem e som) a partir do uso dos recursos tecnológicos disponíveis. Destina-se, portanto, a produções em áudio e vídeo, integradas como devem ser às atividades acadêmicas da instituição. O LIS é um espaço de extensão universitária, dada a sua própria natureza de divulgação.

Ação

Coordenação

Público-alvo

1ª OLIMPÍADA DE ANATOMIA HUMANA DO LABMORFO

Profa. Dra. Grasiely Faccin Borges (CFPPTS CJA)

Estudantes de Outras Instituições de Nível Superior

Resumo: A anatomia humana faz parte da grade curricular de diversos cursos da área da saúde, seu conteúdo é importante para o entendimento do funcionamento do corpo humano. O Laboratório Morfofuncional (Labmorfo) empenha-se em divulgar e fomentar eventos que propiciem a aprendizagem de conteúdos morfofuncionais. Objetivo: Realizar uma olimpíada sobre anatomia humana para os estudantes universitários, da área da saúde, do estado da Bahia. Métodos: A competição será dividida em 3 (três) etapas: Inscrição, provas e resultados. A Comissão Organizadora disponibilizará um formulário online através da plataforma online entre os dias 09 a 20 de novembro de 2020 para a inscrição dos participantes. Para realizar a inscrição, o participante deverá respeitar os seguintes critérios: ser discente devidamente matriculado em curso da área da saúde de uma instituição de ensino superior do estado da Bahia; ter preenchido completamente o formulário de inscrição com informações válidas; seguir o Instagram @labmorfo, curtir, marcar três pessoas e compartilhar a foto oficial no story, com a hashtag “#LABMORFOUFSB”. As provas serão divididas em duas fases. Os primeiros 200 primeiros participantes, passarão para a segunda fase. No dia 15 de dezembro de 2020, a comissão organizadora divulgará os três ganhadores através do Instagram @labmorfo e no site https://labmorfoufsb.wixsite.com/labmorfo. Resultados Esperados: Divulgar, no ambiente virtual, o Laboratório Morfofuncional e a Universidade Federal do Sul da Bahia. Contribuir com o estímulo do estudo e aprendizagem dos conteúdos anatômicos para os cursos da área da saúde do estado da Bahia. Espera-se que a Olimpíada conte com a participação de 1000 estudantes universitários matriculados em instituições de ensino superior no estado da Bahia.

Ação

Coordenação

Público-alvo

INTRODUÇÃO À ESTATÍSTICA APLICADA À PESQUISA EM SAÚDE

Profa. Dra. Grasiely Faccin Borges (CFPPTS CJA)

Estudantes de Outras Instituições de Nível Superior

Resumo: A estatística aplicada na pesquisa na área da saúde é essencial para análise e apresentação de dados e resultados dos estudos com qualidade, torna-se ferramenta essencial no percurso acadêmico de docentes, discentes e pesquisadores. Muitos estudantes apresentam dificuldade no entendimento básico da estatística, o que motivou a oferta do curso. Objetivo: Capacitar estudantes para tabular dados e realizar estatística descritiva com dados da área das Ciências da Saúde. Métodos: O curso será ofertado de forma remota e síncrona (via plataforma Meet da google). Com inscrição via SIGEventos para 30 participantes. Terá duração de 8 horas (4h no dia 28/05/20 e 4h no dia 09/05/20).  Todos os inscritos receberão o link de acesso antes do curso. A frequência será computada pelo acesso no horário do curso. A parte teórica de cada tópico da programação, será realizada de forma expositiva, em seguida será permitida uma parte dialogada onde os participantes poderão realizar questionamentos e comentários com o uso do chat ou do microfone (para isso além do ministrante será recorrido a um moderador). No segundo dia será realizada uma parte prática. Resultados esperados: Espera-se conscientizar os estudantes da relevância da estatística para pesquisas na área da saúde e sua importância acadêmico científica e também profissional. Instrumentalizar cerca de 30 estudantes para tabulação de dados, utilização de programa estatístico e estatística descritiva em saúde. Sanar dúvidas que possam reduzir apresentação de resultados de pesquisas de formas inadequadas.

Ação

Coordenação

Público-alvo

JORNADA DE SAÚDE BASEADA EM EVIDÊNCIAS

Profa. Dra. Grasiely Faccin Borges (CFPPTS CJA)

Estudantes de Outras Instituições de Nível Superior

Resumo: A Jornada de Saúde Baseada em Evidências ocorre em comemoração ao V aniversário do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Saúde (NEPS) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB. A prática da Saúde Baseada em Evidências (SBE) consiste em utilizar os melhores conhecimentos científicos disponíveis para nortear decisões clínicas em situações reais do dia a dia. A Medicina Baseada em Evidência (MBE) é um bom exemplo da associação entre a boa pesquisa científica e a prática clínica como tentativa de ampliar o conhecimento médico e diminuir incertezas no processo clínico mediante a permanente consulta às informações produzidas em pesquisas de epidemiologia clínica. Utiliza provas científicas existentes e disponíveis no momento, com boa validade interna e externa, para a aplicação de seus resultados na prática clínica. O NEPS, desenvolve diversas atividades de pesquisa junto à comunidade acadêmica da UFSB e algumas junto à comunidade externa. Dessa forma produzir e veicular o conhecimento científico em saúde é a sua principal apresentação. Assim, em conformidade com as atividades elaboradas pelo grupo e ante a visível demanda quanto a difusão dos conhecimentos da Saúde Baseada em Evidências com foco no subeixo Medicina Baseada em Evidências propõe-se o evento científico em questão.  A Jornada em comemoração ao Aniversário do NEPS é direcionada para estudantes, pesquisadores, residentes e demais profissionais da saúde. Diante disso, o presente evento tem por objetivo capacitar os participantes sobre a importância da saúde fundamentada em conhecimentos científicos atualizados e metodologicamente adequados. Em decorrência da atual realidade de saúde em que vivemos e da necessidade da manutenção das medidas de distanciamento social para prevenção contra o novo coronavírus o evento será realizado na modalidade on-line por meio da plataforma google meet (https://meet.google.com/) nos dias 03 e 04 de junho de 2021 com carga horária total de 12 horas. A realização desse evento justifica-se pela necessidade em tornar ampla a discussão sobre a importância da saúde e medicina baseadas em evidências como forma de aliar uma boa prática clínica à resultados satisfatórios na condução terapêutica de pacientes nas diferentes esferas de cuidado.

Ação

Coordenação

Público-alvo

SAÚDE EM EVIDÊNCIA: INFORMAÇÃO PARA O ENFRENTAMENTO DA COVID-19

Profa. Dra. Grasiely Faccin Borges (CFPPTS CJA)

Estudantes de Outras Instituições de Nível Superior

Resumo: Diante do atual cenário, os aplicativos de comunicação e as redes sociais ganharam espaço como meios de divulgação das informações sobre a pandemia, sobre o novo coronavírus. Entretanto, por meio dessas ferramentas também cresceram a divulgação de notícias falsas, denominadas fake news, que estimulam a população a adotar medidas e atitudes ineficazes como terapias medicamentosas, vacinas que ainda não existem, produção e uso de EPI’s de forma incorreta, dentre outros. Tudo isso confunde a população e prejudica uma tomada de decisão baseada em evidências. O projeto tem como objetivo divulgar evidências científicas produzidas sobre a COVID-19, de forma clara e interativa para a comunidade acadêmica e externa da UFSB, como meio de estimular comportamentos preventivos baseados em informações seguras. O projeto acontecerá em diferentes etapas: a) Serão utilizadas contas virtuais com o nome do projeto para estabelecer canais de comunicação direta com a população (redes sociais); b) Serão oferecidas informações sobre saúde e a COVID-19 confiáveis e de qualidade ao público; c) Será produzido e divulgado conteúdo interativo sobre saúde e COVID-19; d) Pretende-se pesquisar e divulgar cursos de curta duração, na área da saúde, que desenvolvam ações de enfrentamento a COVID-19; e) Sensibilizar a população para tomada de decisões informadas sobre a COVID-19. O material do projeto será divulgado e será atualizado semanalmente. O projeto terá colaboração de estudantes de diferentes campi da UFSB, que participarão de reuniões semanais com a orientadora e colaboradores, para realizarem pesquisas sobre temas e assuntos para o desenvolvimento de atividades e modelos para a produção e divulgação científica. As ações do projeto serão avaliadas pelas interações registradas nas plataformas. Através das contas (redes sociais) de divulgação do conteúdo produzido, serão realizadas análises das interações da página e de cada conteúdo compartilhado, entre elas o número de visualizações, comentários e curtidas. Também serão verificadas as respostas das enquetes propostas nas redes sociais.

 

PROJETOS E AÇOES DE EXTENSÃO COORDENADAS POR DOCENTES LOTADAS/OS NO CFPopTecs em 2020

Ação

Coordenação

Público-alvo

SEMINÁRIOS INTERDISCIPLINARES SOBRE COVID-19

Profa. Dra. Camila Calhau Andrade Reis (CFPPTS CJA)

Profissionais da saúde e demais interessados nas temáticas abordadas

Resumo: Trata-se de curso de extensão, com carga horária de 30h, voltado para a comunidade interna e externa da UFSB. Os encontros serão online, mediante link fixo de acesso a sala virtual da plataforma Google Meet. O planejamento dos seminários considerou a vigência do quadrimestre 2020.2. Ocorrerão, portanto, todas às sextas-feiras, das 10 às 12h.

Ação

Coordenação

Público-alvo

1ª OLIMPÍADA DE ANATOMIA HUMANA DO LABMORFO

Profa. Dra. Grasiely Faccin Borges (CFPPTS CJA)

Estudantes Universitários da área da saúde do estado da Bahia

Resumo: A anatomia humana faz parte da grade curricular de diversos cursos da área da saúde, seu conteúdo é importante para o entendimento do funcionamento do corpo humano. O Laboratório Morfofuncional (Labmorfo) empenha-se em divulgar e fomentar eventos que propiciem a aprendizagem de conteúdos morfofuncionais. Objetivo: Realizar uma olimpíada sobre anatomia humana para os estudantes universitários, da área da saúde, do estado da Bahia. Métodos: A competição será dividida em 3 (três) etapas: Inscrição, provas e resultados. A Comissão Organizadora disponibilizará um formulário online através da plataforma online entre os dias 09 a 20 de novembro de 2020 para a inscrição dos participantes. Para realizar a inscrição, o participante deverá respeitar os seguintes critérios: ser discente devidamente matriculado em curso da área da saúde de uma instituição de ensino superior do estado da Bahia; ter preenchido completamente o formulário de inscrição com informações válidas; seguir o Instagram @labmorfo, curtir, marcar três pessoas e compartilhar a foto oficial no story, com a hashtag “#LABMORFOUFSB”. As provas serão divididas em duas fases. Os primeiros 200 primeiros participantes, passarão para a segunda fase. No dia 15 de dezembro de 2020, a comissão organizadora divulgará os três ganhadores através do Instagram @labmorfo e no site https://labmorfoufsb.wixsite.com/labmorfo. Resultados Esperados: Divulgar, no ambiente virtual, o Laboratório Morfofuncional e a Universidade Federal do Sul da Bahia. Contribuir com o estímulo do estudo e aprendizagem dos conteúdos anatômicos para os cursos da área da saúde do estado da Bahia. Espera-se que a Olimpíada conte com a participação de 1000 estudantes universitários matriculados em instituições de ensino superior no estado da Bahia.

Ação

Coordenação

Público-alvo

RODA DE CONVERSA "A LUTA DOS POVOS INDÍGENAS NA BAHIA" E LANÇAMENTO DO LIVRO "PARENTES", DE ROGÉRIO FERRARI

Profa. Dra. Lilian Reichert Coelho (CFPPTS CJA)

Comunidade indígena tupinambá

Resumo: Realização de roda de conversa sobre "A luta dos povos indígenas no sul da Bahia", com presença de Rogério Ferrari (fotógrafo e antropólogo), Laís Eduarda Tupinambá (estudante do BIH/CJA - UFSB), Katu Tupinambá (diretor da escola indígena da Aldeia Abaeté e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais da UFSB) e Thainã Andrade Tupinambá (artivista). Lançamento do livro "Parentes", de Rogério Ferrari.

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