Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Apresentação

Publicado: Sexta, 06 de Abril de 2018, 16h02 | Última atualização em Quinta, 27 de Setembro de 2018, 20h50 | Acessos: 3055

capa_imagens.png

Apresentação do Curso

O bacharelado SIM — Som, Imagem e Movimento, com habilitações em Arte e Produção Sonora, Artes Visuais e Audiovisual, oferece ao/à estudante uma formação a partir do encontro das práticas artísticas no campo do som, da imagem e da imagem em movimento, tendo as mídias e mídias eletrônicas como referência nos processos de criação.

Tradicionalmente, os cursos de formação superior em Artes no Brasil têm tratado as práticas artísticas da imagem, do som e da imagem em movimento como esferas separadas, sendo as práticas do vídeo, da imagem, do desenho, etc. abarcadas pelas Artes Visuais, e as práticas sonoras, pela Música. Se Som e Imagem são às vezes campos pensados de forma conjugada, como acontece no caso dos cursos de Audiovisual, o Som não possui aí o mesmo status que a Imagem enquanto campo de criação.

O que dizer, portanto, das muitas tendências contemporâneas da arte e comunicação que pensam e exercem a prática artística e comunicacional nesse encontro, nessa intercalação, nessa complementação entre som, imagem e o movimento? O curso de bacharelado SIM — Som, Imagem e Movimento da UFSB ofertado em três habilitações — Arte e Produção Sonora, Artes Visuais e Audiovisual — se formula no âmbito desse universo de criações, técnicas, procedimentos, pensamento sensível e crítico que vão implicar o som, a imagem e o movimento num horizonte de práticas artísticas e comunicacionais reconhecíveis e expressivas no cenário das linguagens contemporâneas.

Deste modo, o SIM oferece ao/à estudante a possibilidade de uma formação aberta, na qual pode escolher seu percurso livremente dentro da extensa rede de CCs ou seguir uma habilitação em um campo de práticas mais (re)conhecido. Tem-se assim três opções de formação em 3 habilitações:

Arte e Produção Sonora
Artes Visuais
Audiovisual

Ao ser pensado em sintonia com o curso de Artes do Corpo em Cena, o SIM coloca em evidência a palavra movimento, que pode se referir não somente ao movimento da imagem ou das máquinas, mas também do corpo em cena e sua conjugação com as artes da imagem, do vídeo e do som. Nesse sentido, uma significativa parte da carga horária do SIM (420 horas) pode ser cursada junto do currículo do curso Artes do Corpo em Cena, em dias da semana especialmente pensados em ambos os cursos para essa troca.


Título do profissional

Bacharel em Som, Imagem e Movimento
— Habilitação Arte e Produção Sonora
— Habilitação Artes Visuais
— Habilitação Audiovisual


Área do conhecimento

Artes


Perfil do egresso

IMG 0736

O bacharel em Som, Imagem e Movimento da UFSB, com suas habilitações em Arte e Produção Sonora, Artes Visuais e Audiovisual, deverá apresentar um perfil que reflete e amplia, no âmbito de uma atuação profissional mais específica, o perfil do primeiro ciclo de sua formação, na Licenciatura ou no Bacharelado Interdisciplinares em Artes.

Trata-se não somente de contiguidade, mas também de complementaridade em relação às práticas interdisciplinares, interepistêmicas e interculturais anteriormente desenvolvidas, agora com a adição de uma ampla gama de recursos estéticos, técnicos e conceituais específicos do trabalho com as artes do som, da imagem e da imagem em movimento.


Descrição das habilitações

Arte e produção sonora

Na Habilitação em Arte e Produção Sonora do curso de bacharelado Som, Imagem e Movimento o/a estudante terá a oportunidade de sistematizar e desenvolver saberes e práticas no campo da arte sonora, produção sonora e produção musical. São abordadas técnicas de produção de som, que vão desde a captura sonora, microfonação, edição em DAW, acústica, mixagem, masterização, até processos de criação, composição, direção artística de material sonoro. O/a estudante, iniciado/a ou não na performance ou na composição musical, será capacitado/a a desenvolver projetos no campo da música e da arte sonora e em contextos de produção que envolvam conhecimentos avançados de reprodução e captura de áudio, como estúdios, teatros, projetos musicais, projetos culturais, sets de cinema, sets de TV, rádios, etc.

Artes Visuais

Na Habilitação em Artes Visuais do curso de bacharelado Som, Imagem e Movimento o estudante terá a oportunidade de sistematizar e desenvolver as práticas no campo da arte visual, desenho, animação, criação editorial, técnicas em artes gráficas, fotografia, vídeo-arte, tipografia, ilustração, etc. Conteúdos curriculares direção artística, arte final em artes gráficas, legislação e publicação oferecem ao/à estudante o conhecimento necessário para a divulgação e inserção profissional dos saberes visuais e gráficos desenvolvidos. Além disso, em parceria com o curso Artes do Corpo em Cena, 4 CCs ofertados trazem o universo das artes corporais para junto da criação visual e criação multimídia: Vídeo-dança e vídeo-performance, Estudos sobre cenografia e figurino, Tecnologias de som/imagem aplicadas à cenografia, ambientações e instalações e Artes do corpo e multimídia.

Audiovisual

A Habilitação em Audiovisual do curso de bacharelado em Som, Imagem e Movimento engloba os campos da produção em vídeo e cinema, sem perder de vista uma forte sensibilização do/da estudante para o campo do som. CCs como Técnicas de animação, Arte final em vídeo, Roteiro e narrativas, Imagem fotográfica, Gravação captura e edição digital de vídeo, Montagem e edição, são ofertados em conjunção com outros conteúdos como Trilha sonora e desenho de som, Vídeo-musical, Criação e composição sonora. O/a estudante da Habilitação Audiovisual do SIM será plenamente capacitado para o trabalho com a imagem fotográfica, imagem em movimento (cinema e vídeo), captura de vídeo e som, criação de projetos fílmicos e de roteiros e narrativas em diferentes suportes.


Área de atuação 

O egresso pode atuar em diferentes setores (comunidades, mercados, instituições governamentais e não-governamentais, coletivos artísticos, espaços de cultura) e campos que se relacionam à produção sonora, visual e audiovisual, tais como criação de filmes de ficção ou documentário, animação, fotografia, desenho de som, fonografia, editoração em mídias eletrônicas, instalações ambientais, criação artística autoral, criação artística para diferentes mídias e meios de comunicação, etc.


Modalidade

Presencial.


Duração

Mínimo de 5 quadrimestres e máximo de 10 quadrimestres.


Turno

Noturno.


Infraestrutura

Laboratório de Audiovisual.
Laboratório de Artes gráficas.
Infraestrutura a ser completado com a entrega dos equipamentos e espaços necessários ao curso e definidos em seu PPC.


Formas de ingresso

> Formados em BI e LI em Artes ou outras graduações da UFSB estão elegíveis a progredir para o bacharelado em Som, Imagem e Movimento do Centro de Formação em Artes.
> Terão preferência os candidatos que obtiverem a maior nota numa escala de 0 a 100, tendo em vista os seguintes critérios de pontuação:
> Formação em artes: 60 pontos
> CCs cursados do conjunto de CCs que o estudante do SIM deve cursar no 1 ciclo: 10 pontos
> Verificação de trajetória e análise de portfólio em Artes e áreas afins: 15 pontos
> Plano de trabalho: 15 pontos


Número de vagas

30 vagas anuais


Planejamento Geral de Ofertas e Percursos do Centro de Formação em Artes

Baixe o PDF aqui.


Quadro Bianual de Horários do SIM (planejamento apenas: pode sofrer mudanças na oferta quadrimestral.) (baixe o PDF aqui)

Grades Bianuais BI LI Artes CFA SIM Geral 2 3


Estrutura Curricular

O SIM está dividido em 7 eixos de componentes curriculares:

Percurso no primeiro ciclo
          > Obrigatórios primeiro ciclo
          > Obrigatórios de escolha restrita primeiro ciclo

Núcleo comum do SIM (incluindo Estágio supervisionado)

Habilitação em Arte e Produção Sonora

Habilitação em Artes Visuais

Habilitação em Audiovisual

Laboratórios de projeto

Optativos do SIM

EIXO PERCURSO NO PRIMEIRO CICLO

O eixo Percurso no Primeiro Ciclo define os CCs que o/a estudante precisa cursar do primeiro ciclo do Bacharelado e Licenciatura em Artes da UFSB. Este eixo divide-se em dois:

Obrigatórios do Primeiro Ciclo

Engloba os seguintes CCs do primeiro ciclo BI e LI Artes, totalizando 300 horas:

Arte e tecnologia

60

Produção cultural e arte-curadoria

60

Alteridade e cinema nas Américas

60

Cinema, criação e educação audiovisual 

30

Modos de escuta e criação sonora

60

Arte, história e historicidades nas Américas

30

Artes e comunicação nas sociedades contemporâneas

30

TOTAL DE HORAS OFERTADAS PELOS BI E LI

330

CH A SER CUMPRIDA

330

Obrigatórios de Escolha Restrita do Primeiro Ciclo

Grupo de CCs do Bacharelado e Licenciatura Interdisciplinares em Artes da UFSB do qual o/a estudante deve escolher 360 horas para cursar, de um total de 540 horas. Esse grupo engloba os seguintes CCs do BI e LI Artes:

Poéticas negrodescendentes

60

Teorias e práticas de tradução

60

Arte, comunidades e espacialidades

60

Artes da grafia, escrevivências, inscrições de si e do outro

60

Fruições estéticas para além dos “centros”

60

Estéticas ocidentais nas Américas

60

Estéticas negrodescendentes

60

Estética dos povos originários das Américas

60

Poéticas ameríndias no Brasil: literatura, cinema e grafismo

60

TOTAL DE HORAS OFERTADAS PELOS BI E LI

540

CH A SER CUMPRIDA

360

NÚCLEO COMUM DO SIM

O eixo NÚCLEO COMUM DO SIM é composto por 810 horas de CCs obrigatórios para a formação em todas as habilitações/formações do SIM.

NÚCLEO COMUM

CH

Teorias do som

60

Teorias da imagem 

60

Teorias da imagem em movimento

60

Som, imagem e movimento nas artes contemporâneas

30

Autoria, direitos autorais e legislação

30

Curadoria, memória e arquivamento

30

Estágio supervisionado 1

60

Estágio supervisionado 2

60

Estágio supervisionado 3

60

Laboratório de projetos: territórios

60

Laboratório de projetos: tecnopolíticas

60

Laboratório de projetos: corporalidades 

60

Laboratório de projetos: narrativas

60

TCC

60

TCC

60

TOTAL DE HORAS OFERTADAS PELO SIM

810

CH A SER CUMPRIDA

810

HABILITAÇÕES

Para as áreas específicas de cada habilitação, o SIM oferece um número de horas das quais o/a estudante deve cursar uma parte: 720 horas para as habilitações em Arte e Produção Sonora e Artes Visuais, e 900 horas para a habilitação em Audiovisual.

HABILITAÇÃO EM ARTE E PRODUÇÃO SONORA

CH

ESCOLHER 720 HS MÍN.: horas excedentes podem contar como optativos

OFICINA: práticas em criação sonora

30

Arte, documento e processos de criação

60

Acústica

30

Projeto e produção

60

Arqueologia do som

60

Trilha sonora e desenho de som (LAB)

60

Direção e criação (LAB)

60

Arte final em som (LAB)

30

Captação e edição digital de áudio (LAB)

60

Gravação, captura e edição digital de vídeo (LAB)

60

Criação e composição sonora (LAB)

60

Mixagem e masterização (LAB)

60

Roteiro e narrativas em imagem, som e hipermídia (LAB)

60

Áudio-vídeo, interfaces físicas e instalação (LAB)

60

Publicação e distribuição (LAB)

30

Vídeo musical: a imagem para o som (LAB)

60

Sons e materialidades (LAB)

30

Arte e acessibilidade: audiodescrição, audiobooks e dublagem

30

Oficina de técnica e expressão vocal

30

A linguagem da luz nas artes do corpo*

60

Oficina de canto para a cena*

30

Oficina de poéticas da oralidade*

30

Tecnologias de som/imagem aplicadas à cenografia, ambientações e instalações*

60

Projeto de criação do Laboratório em Artes do corpo e multimídia*

60

TOTAL DE HORAS OFERTADAS PELO SIM

1170

CH A SER CUMPRIDA

720

*Ofertadas em parceria com o curso Artes do Corpo em Cena (CFA)

HABILITAÇÃO EM ARTES VISUAIS

CH

 ESCOLHER 720 HS MÍN.: horas excedentes podem contar como optativos

OFICINA: práticas em artes gráficas

30

OFICINA: práticas em fotografia e vídeo

30

Arte, documento e processos de criação

60

Arqueologia da imagem e da imagem em movimento

60

Projeto e produção

60

Luz e espaço 

30

Cor, forma, imagem (LAB)

60

Criação editorial (LAB)

60

Direção e criação (LAB)

60

Arte final em artes gráficas (LAB)

30

Tipografia (LAB)

30

Imagem fotográfica (LAB)

60

Técnicas de animação (LAB)

60

Artes gráficas: materiais, suportes e recursos técnicos (LAB)

60

Práticas do desenho (LAB)

60

Arte final em vídeo (LAB)

30

Gravação, captura e edição digital de vídeo (LAB)

60

Ilustração (LAB)

30

Roteiro e narrativas em imagem, som e hipermídia (LAB)

60

Áudio-vídeo, interfaces físicas e instalação (LAB)

60

Vídeo musical: a imagem para o som (LAB)

60

Montagem e edição (LAB)

60

Publicação e distribuição (LAB)

30

Arte e acessibilidade: audiodescrição, audiobooks e dublagem

30

Vídeo-dança e vídeo-performance*

60

Estudos sobre cenografia e figurino*

60

Tecnologias de som/imagem aplicadas à cenografia, ambientações e instalações*

60

Projeto de criação do Laboratório em Artes do corpo e multimídia*

60

TOTAL DE HORAS OFERTADAS PELO SIM

1410

CH A SER CUMPRIDA

720

*Ofertadas em parceria com o curso Artes do Corpo em Cena (CFA)

HABILITAÇÃO EM AUDIOVISUAL

CH

 ESCOLHER 900 HS MÍN.: horas excedentes podem contar como optativos

OFICINA: práticas em fotografia e vídeo

30

OFICINA: práticas em criação sonora

30

Arte, documento e processos de criação

60

Arqueologia do som

60

Arqueologia da imagem e da imagem em movimento

60

Acústica

30

Projeto e produção

60

Luz e espaço

30

Trilha sonora e desenho de som (LAB)

60

Direção e criação (LAB)

60

Cor, forma, imagem (LAB)

60

Técnicas de animação (LAB)

60

Arte final em som (LAB)

30

Arte final em vídeo (LAB)

30

Imagem fotográfica (LAB)

60

Captação e edição digital de áudio (LAB)

60

Criação e composição sonora (LAB)

60

Mixagem e masterização (LAB)

60

Gravação, captura e edição digital de vídeo (LAB)

60

Roteiro e narrativas em imagem, som e hipermídia (LAB)

60

Áudio-vídeo, interfaces físicas e instalação (LAB)

60

Montagem e edição (LAB)

60

Publicação, exibição e distribuição (LAB)

60

Vídeo musical: a imagem para o som (LAB)

60

Literatura e cinema: estudos de tradução intersemiótica e roteirização

30

Arte e acessibilidade: audiodescrição, audiolivros e dublagem

30

Oficina de leitura expressiva e narração oral*

30

A linguagem da luz nas artes do corpo*

60

Vídeo-dança e vídeo-performance*

60

Estudos sobre cenografia e figurino*

60

Tecnologias de som/imagem aplicadas à cenografia, ambientações e instalações*

60

Projeto de criação do Laboratório em Artes do corpo e multimídia*

60

TOTAL DE HORAS OFERTADAS PELO SIM

1650

CH A SER CUMPRIDA

900

 *Ofertadas em parceria com o curso Artes do Corpo em Cena (CFA)

OPTATIVOS DO SIM

CH

Os/as estudantes devem escolher 180 horas de CCs do SIM não previstos em suas habilitações

* COMPONENTE DO SIM [completar o nome]

* COMPONENTE DO SIM [completar o nome]

* COMPONENTE DO SIM [completar o nome]

* COMPONENTE DO SIM [completar o nome]

CH A SER CUMPRIDA

180

 

PARA O BACHARELADO EM SOM, IMAGEM E MOVIMENTO (SEM HABILITAÇÕES)

 

O/a estudante que deseja graduar-se apenas em Som, Imagem e Movimento (bacharelado) precisará cumprir 900 horas entre CCs das 3 habilitações, não havendo necessidade de cumprir a carga de Optativos do SIM.

 

 


Docentes

Professores do Som, Imagem e Movimento / CFA no campus Sosígenes Costa (sede)

Prof. Dr. Alemar Rena
Profa. Ms. Ariane Stolfi
Prof. Dr. Augustin de Tugny
Prof. Dr. Bernard Belisário
Profa. Dra. Clarissa Santos Silva
Profa. Dra. Cristiane Lima
Prof. Dr. Hamilton Richard Santos
Profa. Dra. Juliana Coelho
Prof. Dr. Leonardo Souza
Prof. Dr. Sérgio Cerqueda
Prof. Dr. Spensy Pimentel

Professores do Som, Imagem e Movimento / CFA em outros campi:

Prof. Dr. André Domingues (CPF)
Prof. Dr. Daniel Puig (CJA)

Professores colaboradores no CSC:

Profa. Dra. Anne Macedo
Prof. Ms. Felipe de Paula
Prof. Dr. Rodrigo Barreto
Profa. Dra. Silvia La Regina

registrado em:
Fim do conteúdo da página