Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Ensino > Graduação
Início do conteúdo da página

Graduação

Escrito por Priscila Souza Cavalcante dos Santos | Publicado: Segunda, 20 de Agosto de 2018, 10h25 | Última atualização em Terça, 28 de Agosto de 2018, 11h13 | Acessos: 6519

Na UFSB, a/o estudante pode realizar sua graduação em dois ciclos. Ao concluir um curso de primeiro ciclo, a/o estudante poderá optar, de acordo com o seu percurso e o cumprimento das exigências para ingresso, por realizar um curso de segundo ciclo ofertado nos Centros de Formação (CF). Cada curso concluído nos ciclos conferem um diploma de Bacharelado ou Licenciatura na área cursada. O modelo pedagógico da UFSB está pautado na pluralidade pedagógica articulada a modelos formativos e avaliativos modulares e progressivos, com o intenso uso de tecnologias digitais de ensino-aprendizagem e o regime letivo quadrimestral multiturno.

Primeiro Ciclo

No primeiro ciclo, são ofertados cursos interdisciplinares, os Bacharelados (BI), que darão uma formação generalista, polivalente para atuar em uma grande área de formação, e as Licenciaturas (LI), que formam docentes para atuar no ensino básico em grandes áreas ou blocos de conhecimento. A/O estudante poderá ingressar através do Enem/Sisu ou através da Área Básica de Ingresso (ABI), que possibilita acesso aos cursos por meio da conclusão de um rol de componentes pré-estabelecido. As Licenciaturas terão suas vagas prioritariamente preenchidas por estudantes que ingressarem por meio da Área Básica de Ingresso. Os BIs têm duração mínima de 3 anos (9 quadrimestres) e as LIs de 3 anos e 4 meses (10 quadrimestres). Os cursos interdisciplinares ofertados são:

Segundo Ciclo

No segundo ciclo de formação, a/o estudante que ingressar poderá prosseguir com seus estudos para obtenção de uma graduação profissional. Neste ciclo, a formação é voltada para atuação em campos ou áreas de formação mais específicos e destinada à habilitação de trabalhadores e intelectuais em carreiras profissionais, atividades ocupacionais, culturais ou artísticas de nível superior. O ingresso ocorrerá através de processos seletivos que terão seus critérios definidos por editais de progressão e pelos PPCs de cada curso. A duração dos cursos deste ciclo é definida em seus projetos pedagógicos. Os cursos ofertados neste ciclo são:

Campus Jorge Amado - CJA (Itabuna)

CF Ciências Agroflorestais

Engenharia Florestal

Engenharia Agrícola e Ambiental

CF Tecnociências e Inovação

Engenharia Ambiental e da Sustentabilidade

Campus Sosígenes Costa - CSC (Porto Seguro)

CF Artes

Artes do Corpo em Cena

Som, Imagem e Movimento 

CF Ciências Ambientais

Biologia

Oceanologia

CF Ciências Humanas e Sociais

Antropologia

Direito

História

Campus Paulo Freire - CPF (Teixeira de Freitas)

CF Saúde

Psicologia

Saúde Coletiva

Medicina

No guia do estudante e no plano orientador desta universidade, assim como nas páginas de cada curso e em seus PPCs, é possível encontrar mais informações sobre esta etapa da formação do nível superior de ensino na UFSB.

Venha estudar conosco!

Fim do conteúdo da página