Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Medicina

Publicado: Segunda, 23 de Abril de 2018, 08h37 | Última atualização em Segunda, 23 de Abril de 2018, 10h51 | Acessos: 5154

Apresentação do Curso

O curso de medicina da UFSB é constituído por ciclos, sendo o primeiro ciclo contemplado pelo Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BIS) que, propicia ao estudante não só uma visão mais ampla do campo da saúde como também o primeiro contato com áreas da saúde e pode ser cursado em um dos três campi da UFSB. No primeiro ciclo ele vive e convive com experiências pedagógicas junto a estudantes que trilharão caminhos distintos, mas compartilham o mesmo pendor pela saúde. Disso resulta em indivíduos com visão mais horizontalizada das diversas partes do sistema de saúde. No primeiro ciclo o estudante tem a oportunidade de cursar componentes curriculares (CCs), que podem lhe fornecer a visão necessária para uma decisão mais abalizada sobre o caminho que seguirá na sua vida profissional. Aqueles estudantes que desejam e cumpram os requisitos necessários, podem migar para o curso de medicina, onde os CCs são de cunho mais específicos estão alocados. Dessa forma, o curso de medicina da UFSB é constituído de 03 anos do BIS e 04 anos do curso específico de medicina, totalizando 7 anos de dedicação a graduação.

Título do profissional:

Médico

Área do conhecimento:

Ciências da Saúde

Perfil do egresso:

O curso de medicina da UFSB deverá promover uma formação médica geral, humanística, reflexiva e ética, isto é, de um verdadeiro promotor da saúde integral do ser humano, com capacidade para atuar em múltiplos cenários dentro de um conceito

ampliado de saúde, desenvolvendo ações de prevenção primária, secundária e terciária nos âmbitos individual e coletivo e nos diferentes níveis de atenção e gestão em saúde, com responsabilidade social e compromisso com a defesa da cidadania e da dignidade humana.

Área de atuação:

O egresso do curso de medicina deve ter como área de atuação as diversas áreas da saúde humana, seja na prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação dos agravos de saúde, nos diversos níveis de atenção a saúde, sendo também um replicador e promotor de conhecimento sobre o campo da saúde.

Modalidade:

A modalidade do curso é presencial

Duração:

Para integralizar o curso de medicina o estudante deve por lei, cursar 7200 horas. Na UFSB o curso conta com cerca de 8100, pois além do curso propriamente dito, ele cursará a formação geral que totaliza 900 horas. Essa carga horaria está distribuída em 7 anos de curso.

Turno:

O curso de medicina da UFSB ocorrerá na sua maioria nos turnos matutino e vespertino, porém em determinados períodos o estudante terá Componentes Curriculares (CCs) e atividades práticas, tais como práticas em emergência, no turno noturno.

Infraestrutura:

O curso conta com salas de aula e laboratórios básicos implantados e outros em fase de implantação/construção. Através de convênio foi adquirido a plataforma Homem Virtual que é utilizado para estudos de morfofisiologia. A UFSB foi a primeira instituição de ensino superior (IES) a assinar o COAPES (Contrato Organizativo de Ação Publica Ensino-Saúde), o que propicia todo a rede de atendimento dos municípios de Teixeira de Freitas e Porto Seguro como campo de prática.

Formas de ingresso (1º, 2º )

1º Ciclo – A entrada no primeiro ciclo é via SiSu/Enem, onde são disponibilizadas 30 vagas para cada campus no BIS. Além disso há 40 vagas para Área Básica de Ingresso (ABI), cujos estudantes não definiram qual área desejam cursar e ao final do primeiro ano, que corresponde a Formação geral, optam por um curso de Bacharelado Interdisciplinar (BI) ou Licenciatura Interdisciplinar (LI). Há ainda a possibilidade de ingresso através de convênios que podem ser firmados entre a UFSB e outras instituições de ensino superior (IES).

2º Ciclo – Para ingressar no 2º Ciclo, basicamente o estudante deve ter aproveitamento nos CCs do primeiro ciclo da área de saúde e que serão contabilizados e transformados em Coeficiente de Rendimento (CR). O ranking do CR é utilizado para determinar os estudantes que estão habilitados a migrarem para o curso de medicina. A resolução 01/2017, que detalha o CR é acessível no link:

http://www.ufsb.edu.br/wp-content/uploads/2015/05/CCF05072017_0001.pdf

Há ainda a possibilidade de ingresso através de convênios firmados entre a UFSB e outras instituições de ensino superior (IES).

Número de vagas:

O que foi autorizado pelo MEC para ofertar 80 vagas anuais, podendo ser ofertada até 5 vagas supranumerárias.

registrado em:
Fim do conteúdo da página