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Apresentação

Publicado: Sexta, 06 de Abril de 2018, 15h52 | Última atualização em Quinta, 09 de Agosto de 2018, 12h52 | Acessos: 2068

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Apresentação do Curso

O curso de Bacharelado em Artes do Corpo em Cena, de caráter profissionalizante, oferece uma formação a partir de dois eixos de conhecimento interligados, a saber: teatro e dança, priorizando epistemologias e referenciais estéticos não-eurocêntricos, sustentado por quatro esferas de aprendizado: a teoria, a técnica, a criação e a vivência. Buscando superar e integrar percursos formativos consolidados, como a formação do ator e do dançarino, o curso aposta em um perfil híbrido que pode oferecer respostas às mudanças da cultura contemporânea.

Título do profissional

Bacharel em Artes do Corpo em Cena

Área do conhecimento

Artes

Perfil do egresso

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Profissionais com domínio técnico e teórico, Intérpretes/performers e criadores da cena teatral e coreográfica, artistas-pesquisadores e outros partícipes das artes cênicas com potencial para desenvolver/propor suas práticas artísticas em espaços e com funções diversas (coletivos artísticos, espaços comunitários, educacionais e de trabalho). Serão artistas com habilidade para lidar com diferentes contextos da cena, em diálogo com as configurações da arte contemporânea, e enriquecidos com referenciais simbólicos e estéticos do legado cultural de formas e práticas expressivas das tradições populares, em suas dinâmicas e reinvenções internas.

Área de atuação

Diversos contextos da cena teatral e coreográfica, em espaços e com funções diversas - coletivos artísticos, espaços comunitários, educacionais e de trabalho.

Modalidade

Presencial.

Duração

Mínimo 6 quadrimestres e máximo 10 quadrimestres.

Turno

Noturno.

Infraestrutura

Laboratório de Práticas Corporais; Laboratório de Práticas Cênicas e Multimídia.

Formas de ingresso

Egressos de BI ou LI em Artes da UFSB e egressos de outros BI ou LIs da UFSB: seleção direta

Obs: para egressos de outros BI e LI, haverá indicação de cumprimento de créditos no BI Artes.

Número de vagas

20 vagas 

Estrutura Curricular

A seguir, apresentamos as habilidades e competências a serem alcançadas em cada Laboratório e de que forma cada laboratório organiza sua carga horária.


LABORATÓRIO DE CORPO, JOGOS E EXPRESSÃO

Componentes integrados no módulo:

Habilidades, competências e conteúdos mínimos

OFICINA DE TÉCNICAS VOCAIS (30H)

Uso expressivo do corpo e da voz para comunicar estados, sentimentos, desejos e pensamentos.

ESTUDO DO CORPO E DO MOVIMENTO EXPRESSIVO - CARACTERÍSTICAS ANATÔMICAS, FISIOLÓGICAS E CINESIOLÓGICAS - (60H)

Conhecer o movimento corporal a partir dos determinantes anatômicos, fisiológicos e cinesiológicos; explorar o potencial dos movimentos de forma consciente e segura.

PRODUÇÃO NAS ARTES DO CORPO EM CENA I (30H)

Usar as noções de tempo, pulso, acento e ritmo aplicadas ao movimento e à ação.

PROJETO DE CRIAÇÃO DO LABORATÓRIO DE CORPO, JOGOS E EXPRESSÃO (60H)

Organizar o movimento e a ação em diferentes espaços-tempos

Capacidade para selecionar movimentos e ações para contar uma história respeitando diferentes convenções de tempo e espaço

Experimentação e criação de tipos, de estilos e de formas variadas de movimentos, gestos e expressões.

Exploração do próprio corpo e de suas possibilidades expressivas

Conhecimento e prática de técnicas de alongamento e relaxação

Capacidade de observação e descrição.

Concentração.

Leitura em voz alta

Uso da improvisação para explorar situações e possibilidades cênicas.

Prática do jogo como princípio estruturante do trabalho do intérprete.


O Laboratório de Corpo, jogos e expressão é o primeiro dos laboratórios do curso. É um laboratório que introduz as habilidades, técnicas e competências básicas do jogo cênico através de práticas variadas. Algumas das práticas possíveis são: capoeira, jogos dramáticos, clown, poesia, cantos e brincadeiras populares, danças, etc. A equipe docente determinará em cada quadrimestre, juntamente com os estudantes, os temas e as práticas que serão colocados em foco no Laboratório.


LABORATÓRIO DE METÁFORAS, CORPORALIDADES E DRAMATURGIAS DO CORPO

Componentes integrados no módulo:

Habilidades, competências e conteúdos mínimos

PROCESSOS INVESTIGATIVOS DO CORPO CÊNICO (60H)

Uso expressivo do corpo e da voz para corporificar animais e personagens

OFICINA DE LEITURA EXPRESSIVA E NARRAÇÃO ORAL (30H)

Uso expressivo do corpo e da voz para a construção de poéticas complexas

PRODUÇÃO NAS ARTES DO CORPO EM CENA II (30H)

Introdução às dramaturgias do corpo - O movimento corporal como gerador de metáforas e estados corporais, no trabalho do intérprete

PROJETO DE CRIAÇÃO DO LABORATÓRIO DE METÁFORAS, CORPORALIDADES E DRAMATURGIAS DO CORPO (60H)

Uso da improvisação para explorar situações e possibilidades cênicas

Conhecimento e experimentação de noções de ação e de conflito relevantes para as Artes do corpo em cena.

Conhecimento e experimentação de diferentes noções de tempo e espaço relevantes para o jogo cênico

Exploração do próprio corpo e de suas possibilidades expressivas

Experimentação de linguagem do corpo - criação de conexões entre nexos e sentidos pela via do movimento corporal

Conhecimento e prática de técnicas de alongamento e relaxação

Capacidade de observação, descrição e recriação daquilo que foi observado

Concentração

Composição de personagens

Interpretação de cenas curtas

Narração oral

Presença

Limpeza dos movimentos


O Laboratório de metáforas, corporalidades e dramaturgias do corpo aprofunda e desenvolve as habilidades e competências apresentadas no primeiro Laboratório e introduz três questões específicas: textualidades, formas de composição e dramaturgias.  Por textualidade entendemos os discursos criados pelo jogo expressivo da voz e/ou do movimento, pela articulação dos elementos cênicos e, também, pela interpretação cênica de textos escritos ou de tradição oral.  Sob o quesito de formas de composição se abordam diferentes procedimentos e técnicas tanto para criar ou recriar metáforas e corporalidades como para interpretar formas, sentimentos, pensamentos e/ou personagens. Finalmente, se aborda a noção de dramaturgias do corpo, ou seja, os processos de geração de sentido a partir das corporalidades em cena, num sentido  que compreende tanto o uso que se origina na tradição teatral como suas apropriações pela dança, a performance, as artes audiovisuais etc.

LABORATÓRIO DE PERFORMANCE

Componentes integrados no módulo:

Habilidades, competências e conteúdos mínimos

SOM, IMAGEM E MOVIMENTO NAS ARTES CONTEMPORÂNEAS (30H)

Experimentar formas de construção cênica com base em estados corporais e estados de presença;

OFICINA DE POÉTICAS DA VOZ* (30H)

Aprofundar o experimento da construção cênica tendo o corpo como motor de investigação

ESTUDOS SOBRE CORPO NA PERSPECTIVA DA FILOSOFIA I (30H)

Traçar programas de ação e executá-los

NÚCLEO DE PRODUÇÃO (20H)

Criar em contextos de territórios híbridos: de linguagens, de temas, de linhas de ação.

Explorar possibilidades performativas da escrita

Pensar as implicações entre corpo e política


O Laboratório de Performance é um espaço para apreciar e conceber poéticas no contexto de territórios híbridos da criação como ambientes cênicos multimídias, instalativos, site specific bem como na integração performática de som, imagem, movimento e grafias. O Laboratório convida a pensar e experimentar as implicações entre corpo e política e as interfaces possíveis entre performance e dramaturgias populares.

LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO EM ARTES DO CORPO E MULTIMÍDIA

Componentes integrados no módulo:

Habilidades, competências e conteúdos mínimos

ESTUDO DO CORPO NA PERSPECTIVA DA FILOSOFIA II (30H)

Conhecer os estatutos do corpo nas principais correntes filosóficas; corpo e cognição.

TECNOLOGIAS DO SOM E DA IMAGEM APLICADAS À CENOGRAFIA, INSTALAÇÕES, AMBIENTAÇÕES (60H)

Utilizar recursos das mídias digitais para a criação cênica

NÚCLEO DE PRODUÇÃO (20H)

Conhecer e experimentar os hibridismos com as mídias digitais

PROJETO DE CRIAÇÃO DO LABORATÓRIO DE ARTES DO CORPO E MULTIMÍDIA (70H)

Conceituar e discutir a noção de corpo ampliado pelas mídias digitais

Produzir trabalhos cênicos utilizando recursos multimídias

Aprimoramento de técnicas de movimento expressivo


O Laboratório de Criação em Artes do Corpo e Multimídia é um espaço de pesquisa, experimentação e criação dedicado as interfaces entre o corpo e as tecnologias da imagem, do som, das comunicações e dos sensores que ampliam a percepção e as possibilidades de interação/criação homem-máquina. Esse Laboratório é ministrado em parceria com o curso Som, Imagem, Movimento (SIM) e busca desenvolver trabalhos de pesquisa e criação que integrem as equipes docentes e os/as estudantes do SIM e do ACC.


LABORATÓRIO DE MONTAGEM CÊNICA

Componentes integrados no módulo:

Habilidades, competências e conteúdos mínimos

ESTUDOS SOBRE CENOGRAFIA E FIGURINO (60H)

Introdução e experimentação dos elementos da encenação: cenografia, figurino, iluminação, sonoplastia, maquiagem teatral e arquitetura teatral.

NÚCLEO DE PRODUÇÃO (20H)

Interpretação de textos escritos e de espetáculos

PROJETO DE MONTAGEM CÊNICA (100H)

Processos de pesquisa e criação em artes do corpo em cena: seguindo as propostas temáticas e poéticas do laboratório.

Composição e caracterização de personagens

Aprimoramento de técnicas de movimento expressivo

Desenvolver habilidades associadas à produção de um projeto cultural (pesquisa, planejamento, organização, definir estratégias de divulgação e planejamento, realizar e executar um orçamento, etc.)


O Laboratório de montagem cênica busca desenvolver uma experiência completa e integradora de realização de um projeto de montagem que pode ser a encenação de um texto dramático, a realização de uma obra de teatro-dança ou de dança contemporânea, um espetáculo de clown, de teatro de rua, ou ainda um projeto de videodança, entre outros. O projeto deve ser pactuado pela equipe docente e os estudantes inscritos no Laboratório e será dirigido pelo docente responsável pela coordenação geral do Laboratório.


LABORATÓRIO DE MONTAGEM FINAL (TCC) [ MÓDULO]

Habilidades, competências e conteúdos mínimos

Experimentação e aprofundamento dos elementos da encenação: cenografia, figurino, iluminação, sonoplastia, maquiagem teatral e arquitetura teatral.


Interpretação de textos escritos e/ou coreográficos e de espetáculos


Processos de pesquisa e criação em artes do corpo em cena: seguindo as propostas temáticas e poéticas do laboratório.


Desenvolvimento de um processo de criação colaborativa

Sistematização e domínio conceitual do projeto cênico


Elaboração, execução e prestação de contas do projeto


Observe-se que o último Laboratório se desenvolve de forma diferente dos demais. Finalizados os 5 quadrimestres do curso, os/as estudantes disporão de um Laboratório de montagem destinado a desenvolver um projeto da turma de formandos. Cada turma podendo escolher fazer um trabalho final coletivo ou vários trabalhos em grupo. Esse/s projeto/s autônomo/s e autogestionado/s pelos estudantes, na forma de um TCC (Trabalho de Conclusão do Curso), contando com a orientação de um ou mais professores do curso, mas é fundamentalmente uma iniciativa deles para se inserir, fora da Universidade, no campo da produção das artes do corpo em cena. Depois de ter passado pelas experiências de cinco laboratórios que implicaram no mínimo cinco formas diferentes de organizar e orientar um processo criativo nas artes do corpo, espera-se que os estudantes definam de forma autônoma o modo de organização, de criação e de produção de seu trabalho final.

Docentes

Professores do Artes do Corpo em Cena / CFA no campus Sosígenes Costa:

Profa. Ms. Aline Nunes
Profa. Dra. Cinara Araujo
Profa. Dra. Clarissa Santos Silva
Profa. Dra. Eloisa Domenici
Profa. Dra. Lara Machado
Prof. Dr. Leonardo Souza
Prof. Dr. Martin Domecq

Professores do Artes do Corpo em Cena / CFA em outros campi:

Profa. Dra. Evani Tavares (CJA)
Prof. Dr. Fabio Nieto (CJA)
Prof. Dr. Celso Gayoso (CPF)

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