Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > AGRADECIMENTOS _ I JORNADA DO NOVEMBRO NEGRO _ 2019
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

AGRADECIMENTOS _ I JORNADA DO NOVEMBRO NEGRO _ 2019

  • Publicado: Segunda, 25 de Novembro de 2019, 17h24
  • Última atualização em Segunda, 25 de Novembro de 2019, 18h39
  • Acessos: 2057

O Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais da UFSB/CSC parabeniza a todas as pessoas envolvidas na I Jornada do Novembro Negro na UFSB. A presença de discentes e docentes de primeiro, segundo e terceiro ciclos, bem como de representantes de movimentos sociais e de colegas de outras instituições demonstra a maturidade da UFSB para integrar as ações do território na promoção da igualdade racial e o compromisso do Programa com a promoção de uma educação antirracista.

Em sua programação variada (palestras, minicursos, oficinas, cine-debate) e descentralizada (em escolas e organizações não-governamentais), a I Jornada promoveu dias de trocas constitutivas e de confirmação do compromisso antirracista, além da afirmação do pluralismo de ideias. Esse talvez seja um dos grandes feitos dessa primeira edição das Jornadas: a oportunidade de expressão do dissenso mesmo entre sujeitos que compartilham um mesmo objetivo.

Gostaríamos, então, de agradecer àquelxs que se desdobraram para que o evento pudesse acontecer. Às/aos diversos colegas que nos felicitaram com suas palestras, apesar de ocupados com as atividades do Novembro Negro em suas instituições de origem. À comunidade da UFSB que apoiou o evento. A discentes, docentes e técnicos que também conjugaram compromissos institucionais e dedicação para participar e propor atividades. À comissão organizadora e monitoras/es que garantiram o transcorrer fluido das inúmeras atividades. À profa Pâmela Peregrino, pelo planejamento e produção da programação artística.

Um agradecimento especial vai aos idealizadores e coordenadores do evento, profa. Maria do Carmo Rebouças e prof. Richard Santos. Sabemos das crescentes dificuldades financeiras para a realização de eventos em instituições federais de ensino, conhecemos a rotina estafante de servidoras e servidores e, mais que isso, estudamos e vivenciamos os mecanismos perversos de funcionamento do racismo em nossa sociedade que duplica a cobrança sobre pessoas negras. Por isso, é motivo de satisfação e de orgulho para o Programa que a profa. Maria do Carmo Rebouças e o prof. Richard Santos tenham se apresentado para honrar nosso compromisso coletivo com uma educação antirracista.

Que essa I Jornada siga nos provocando para o reconhecimento das diferenças e nos fortalecendo na luta compartilhada contra o racismo.

 

Eliana Póvoas Pereira Estrela Brito

Coordenadora do PPGER/CSC

Porto Seguro, 25 de novembro de 2019.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página