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Estrutura Curricular

Publicado: Segunda, 09 de Abril de 2018, 23h51 | Última atualização em Segunda, 03 de Dezembro de 2018, 22h45 | Acessos: 7923

Os/as mestrandos/as do PPGER cumprirão um total de 40 créditos  ao longo de vinte e quatro meses. Destes créditos, 8  serão cumpridos nas disciplinas obrigatórias  e 8 em disciplinas eletivas.  Optou-se por duas disciplinas fundamentais para a construção epistemológica e metodológica, sem divisão por Linhas de Pesquisa: Fundamentos dos processos de ensino- aprendizagem nas relações étnico-raciais e Políticas públicas e educação nas diferenças. As disciplinas estão pensadas ainda na perspectiva da docência compartilhada entre dois professores e se vinculam aos projetos de pesquisa desenvolvidos no Programa.

Além destes créditos, o/a mestrando/a desenvolverá uma Investigação em Residência nos espaços de aprendizagem. Esta  atividade obrigatória equivalerá a 4 créditos. Trata-se de um estudo participante nos espaços de formação educacional institucionalizados ou não.

Ao final do estágio inicial, realizado no primeiro quadrimestre do curso, serão oferecidos Seminários Processuais que visam o acompanhamento do processo de pesquisa-ação do mestrando. Ao invés de um momento estanque de qualificação o PPGER propõe seminários ao longo dos segundo e terceiro quadrimestres, com convidados parceiros externos. Nestes seminários os discentes apresentarão os processos de investigação-ação em curso. Estas atividades são obrigatórias e valem 6 créditos. Além disso, outros 2 créditos deverão ser cumpridos em Atividades Complementares correspondentes a participações em eventos nas áreas coerentes com a pesquisa do/da estudante. O/a aluno/a deverá participar de atividades acadêmicas com a apresentação de trabalho completo. As publicações de artigos em periódicos, capítulos de livros ou livros, complementam tais créditos.

O/a discente cumprirá os créditos em disciplinas nos dois primeiros quadrimestres do curso.
 O produto final do PPGER prioriza um método, processo ou material com finalidade didática para o ensino. Ao longo dos vinte e quatro meses o/a aluno/a aplicará este processo, material ou método em uma situação real, nos espaços educacionais formais ou não-formais. Este produto será submetido a uma banca de avaliação e defesa. O processo de realização, considerando as orientações específicas e/ou em grupo, bem como a escrita do memorial de defesa do produto, constituirá 12 créditos. O orientador  acompanhará o processo de pesquisa-ação.

O PPGER tem como sede administrativa o Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Jorge Amado, localizado na cidade de Itabuna, Sul da Bahia. Entretanto, o processo seletivo assim como as aulas acontecerão nas unidades Sosígenes Costa, Paulo Freire e Jorge Amado.

Matriz Curricular

  1. Políticas Públicas e relações raciais (obrigatória);
  2. Fundamentos dos processos de ensino-aprendizagem nas relações étnico raciais (obrigatória);
  3. Imperialismos e descolonizações;
  4. História da população negra no Sul da Bahia;
  5. História dos povos indígenas na Bahia
  6. Historiografia africana e ensino de história da África;
  7. Gênero, sexualidades, negritudes e pobreza: um debate interseccional;
  8. Filosofia africana;
  9. Ensino e arte na diáspora;
  10. Educação, diferença e alteridade: contribuições da herança intelectual negra;
  11. Educação e religiosidades africanas;
  12. Educação e estudos culturais: implicações para as práticas do ensino.
  13. Filosofia da ancestralidade e educação
  14. Currículo, cultura e diferença
  15. Etnologia e etnicidades
  16. Metodologia da pesquisa
  17. Estágio/Residência
  18. O livro e suas potências: linguagem, materialidades e dispositivo pedagógico
  19. História, ciência e questões étnico raciais 
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