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Apresentação

Publicado: Quarta, 23 de Maio de 2018, 11h28 | Última atualização em Terça, 18 de Setembro de 2018, 15h33 | Acessos: 1261

A proposta de uma Licenciatura de 2º ciclo em História na UFSB se configura como um curso que possa ampliar os horizontes avistados por estudantes do mundo contemporâneo, com suas tecnologias, competências e habilidades variadas, durante os cursos interdisciplinares de 1º ciclo. Não se trata de um curso disciplinar, tão somente, mas de uma imersão no universo dos estudos históricos, eles mesmos já interdisciplinares, aliados a um olhar também interdisciplinar da formação anterior, olhar que será imprescindível para as características do/a historiador/a e professor/a de história que se pretende formar na UFSB. Um/a profissional capaz de entender as inter-relações entre as mais diversas áreas e a relação específica do olhar histórico. Um/a profissional capaz de entender as construções e desconstruções da História, capaz de transitar entre diferentes culturas históricas, entre distintas categorias de tempo, de memória, de patrimônio, de ensino.

 

Título do profissional

Licenciado em História

 

Área do conhecimento

História e Educação

 

Perfil do egresso

O/a egresso/a do curso 2º ciclo em História (Licenciatura) deverá estar capacitado, em primeiro plano, ao exercício da profissão de historiador em suas diversas dimensões, tendo pleno domínio das dimensões teóricas e práticas que dizem respeito a esse campo do conhecimento. Alia-se a isso a capacidade de atuar de forma ética e política, utilizando os conhecimentos adquiridos e produzidos sob a égide de uma pedagogia emancipatória, com o intuito de colaborar na construção de uma sociedade política, social, econômica, cultural e ambientalmente mais justa. Ao longo da sua trajetória acadêmica, o/a estudante deve reunir habilidades e competências que permitam atuar de forma qualificada na seara educativa (com destaque especial para a educação básica), contribuindo para a emancipação do sujeito e da sociedade, para a construção da cidadania e para a crítica e superação dos problemas atuais, utilizando-se da racionalidade histórica pautada na visão sincrônica e diacrônica. A formação em História deverá se orientar pelo seguinte conjunto de habilidades e competências:

  • Domínio das principais teorias, metodologias e métodos do campo da História, assim como dos principais pontos de diálogo entre a História, outros campos do saber e outras racionalidades;
  • Capacidade de produzir o conhecimento histórico de forma crítica, utilizando os recursos da ciência e integrando ações de ensino, pesquisa e extensão, inscritas em um mesmo conjunto formativo;
  • Percepção do campo de atuação social, política, ética, acadêmica, científica e cidadã da História, aliada à capacidade de refletir e construir novas possibilidades para o exercício do referido campo do saber;
  • Fluência na problematização das múltiplas experiências históricas dos sujeitos e grupos sociais inseridos numa diversidade temporal e espacial e numa variedade de concepções de História;
  • Domínio das informações básicas sobre os processos, fatos, dinâmicas e fenômenos históricos das diferentes sociedades, grupos sociais e indivíduos em diferentes épocas, assim como da articulação entre tais elementos;
  • Consciência e atuação crítica sobre o uso das fontes históricas em sua diversidade e sobre o manejo de diferentes recursos e tecnologias no exercício da História, em especial as da informação e comunicação;
  • Capacidade de operar transposições didáticas no campo da História, inserindo na atuação docente o ethos e a abrangência desta área do saber, o que significa transpor também a dimensão da pesquisa científica;
  • Domínio das diferentes formas de atuação na educação, reunindo fluidez na docência, no planejamento, na execução e na gestão dos processos a ela condizentes;
  • Fluência na leitura dos vários problemas, desafios, desequilíbrios, injustiças e preconceitos sociais, a partir de uma gramática histórica, contribuindo para a formulação de alternativas com vistas a tornar viável a equidade, justiça, diversidade e sustentabilidade social e ambiental;
  • Domínio das dimensões teóricas e práticas do campo da História e da área de atuação do profissional da educação em História, estando apto a manejar as diversas formas de conjugá-las e integrá-las em um único processo de construção do conhecimento;
  • Aptidão para utilizar a História como um mecanismo de emancipação e de autonomia crítica do pensar e do agir, seja na vertente estritamente científica, seja no campo de atuação em educação.

 

Área de atuação

O egresso pode atuar no ensino e na pesquisa histórica estabelecendo relações interdisciplinares, traduzindo as novas tecnologias ao campo da História e produzindo novas linguagens e novas leituras históricas. Em síntese, um/a profissional capaz de aprender, ensinar e produzir novas histórias em seu tempo presente; capaz de responder, pela leitura do passado e as demandas de seu tempo.

 

Modalidade

Presencial.

 

Turno

Noturno.

 

Infraestrutura

Laboratório de Práticas Educacionais do Ensino de História.

 

Formas de ingresso

BI-Humanidades ou qualquer outro BI e da LI-Ciências Humanas e Sociais ou qualquer outra LI: seleção direta

Obs: para egressos de outros BI e LI, haverá indicação de cumprimento de créditos no BI-Humanidades e na LI-Ciências Humanas e Sociais.

 

Número de vagas

30 vagas

 

Docentes

André de Almeida Rego - CV: http://lattes.cnpq.br/9968427878549062

Cristiane Muniz Tiago – CV: http://lattes.cnpq.br/8507177121307227

Francisco Antonio Nunes Neto – CV: http://lattes.cnpq.br/8641511804856429

Francismary Alves da Silva – CV: http://lattes.cnpq.br/1454456137271310

Gilson Brandão de Oliveira Júnior – CV: http://lattes.cnpq.br/4923251336499512

Guilherme Fóscolo de Moura Gomes – CV: http://lattes.cnpq.br/6709460800945936

Ivana Maria Schnitman – CV: http://lattes.cnpq.br/8082726519822963

Janaina Zito Losada – CV: http://lattes.cnpq.br/0102348842313795

Luiz Antônio Silva Araújo – CV: http://lattes.cnpq.br/7638311364593838

Rodrigo Oliveira Fonseca – CV: http://lattes.cnpq.br/7481007651183175

Sérgio Eduardo Martins Pereira – CV: http://lattes.cnpq.br/8153689979073368

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