Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Graduação > Gestão Pública Social
Início do conteúdo da página

Gestão Pública Social

Publicado: Segunda, 16 de Novembro de 2020, 17h12 | Última atualização em Quarta, 08 de Dezembro de 2021, 16h34 | Acessos: 3154

HOMENAGEM

WhatsApp Image 2021 12 08 at 11.33.09

É com profundo pesar que as coordenações do Bacharelado em Gestão Pública e Social e do projeto de extensão de Formação Conjunta Câmara Municipal e UFSB recebem a notícia do falecimento do querido Bruno Bauer Gomes e Souza.
Bruno era oceanólogo, educador ambiental no projeto Coral Vivo, atuava ativamente em diversos Conselhos Setoriais, estava se dedicando a uma segunda graduação na UFSB em Porto Seguro e participando do projeto de extensão acima mencionado. Em nome da comunidade acadêmica e de toda a equipe de projeto, queremos lembrar e honrar a pessoa especial que conhecemos e nos espelhar em seu senso de responsabilidade, ética e compromisso social. Ele deixa um grande vazio, mas também uma urgência de seguir lutando, como ele fez constantemente, por dias melhores em um mundo melhor, habitado por pessoas melhores.

Porto Seguro, 08 de dezembro de 2021
Coordenações do Bacharelado em Gestão Pública e Social e do projeto de extensão de Formação Conjunta Câmara Municipal e UFSB

 

NOTÍCIAS

WhatsApp Image 2021 11 30 at 11.44.22

 

Câmara Municipal de Porto Seguro e UFSB realizam atividades de formação conjunta no território

A Câmara Municipal de Porto Seguro (BA) e a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) firmaram parceria para realizar formações conjuntas em fundamentos constitucionais, legislativo e políticas públicas participativas no território. Os encontros, resultantes de um projeto de extensão vinculado ao Curso de Bacharelado em Gestão Pública e Social sediado no Campus Sosígenes Costa (Porto Seguro), têm acontecido desde o dia 06 de outubro. O primeiro ciclo de formação se encerra em 1º de dezembro de 2021. A expectativa é realizar novas atividades no ano de 2022 e, com isso, construir coletivamente as bases para uma futura Escola do Legislativo no município. 

 

Imagem 1: Encontro inaugural do dia 06/10, realizado via Google Meet. Fonte: Formação conjunta Câmara e UFSB.

 

A formação conjunta tem como público prioritário líderes comunitários do município de Porto Seguro, servidores públicos da Câmara Municipal e integrantes dos Conselhos Municipais. O projeto pioneiro no Município tem como objetivo principal contribuir para uma atuação pública de qualidade, inclusiva, constitucionalmente referenciada e socialmente contextualizada. 

A proposta é discutir problemáticas e experiências do próprio território à luz dos fundamentos constitucionais. Os encontros virtuais priorizam a realização de oficinas de cunho interdisciplinar, voltadas para uma interação dialógica com os participantes atuantes no Município. O incentivo é uma efetiva ação extensionista que promova a interação dialógica acerca das demandas locais e com servidores públicos, lideranças comunitárias e conselheiros municipais.

No dia primeiro de dezembro (quarta-feira) haverá o último encontro deste primeiro ciclo formativo. No decorrer das últimas semanas foram realizados 8 encontros virtuais, nos quais foram discutidos temas como os princípios constitucionais e o papel do Município na administração pública; a importância da participação e do controle social para a democracia; formas de trabalhar a gestão de conflitos com a escuta da comunidade local; as políticas públicas sociais; legislativo e decolonialidade, entre  outros.

Imagem 2: Encontro do dia 03/11, realizado via Google Meet. Fonte: Formação conjunta Câmara e UFSB.

 

Os encontros, sempre às 15h, nas quartas-feiras, com duas horas de duração, via Google Meet (em razão do distanciamento imposto pela pandemia do Coronavírus), ocorreram com prévia inscrição das pessoas interessadas.

 

A atividade extensionista conta com o apoio e a parceria da presidência da Câmara Municipal de Porto Seguro e com financiamento interno da UFSB de uma bolsa atribuída à discente Emily Moraes, pelo edital de extensão (01/2021), com duração de um ano. O projeto de extensão é coordenado pela docente Carolina Bessa, ao lado das professoras Valéria Giannella e Patrícia Del Nero (UFSB) e da funcionária da Câmara Municipal de Porto Seguro e doutora pela UFSB Danielle Medeiro, contando com a participação de discentes de graduação e de pós-graduação da UFSB, assim como de outros funcionários da Câmara.

Instagram da ação: https://instagram.com/extensao.camaraeaufsb

_______

 

Lembrando que hoje teremos a continuidade do curso de Gestão Pública e Social promovido em parceria com a Camara Municipal de Porto Seguro.

WhatsApp Image 2021 11 10 at 11.16.56

___

Acontece na próxima segunda-feira, dia 18/10, às 16h, a mesa Crise Sanitária e crise na educação: retorno gradual das atividades presenciais na UFSB. A atividade faz parte de uma série de diálogos que estão sendo promovidos pelos sindicatos dos servidores (SindUFSB e Assufba) e pelas representações docente e técnico-administrativa no Consuni, de forma unificada, e que tem como principal objetivo aprofundar a reflexão sobre Universidade e Democracia.

Na oportunidade, contaremos com membros do Comitê Emergencial de Crise e das Coordenações de Apoio Administrativo dos três campi da UFSB para uma conversa em torno da crise sanitária que vivemos e o plano de retomada gradual das atividades presenciais em nossa instituição, para que toda a comunidade possa acompanhar o processo e saber mais sobre a situação de cada campus.

▶️ A transmissão será feita pelo canal no youtube do Sindicato de Docentes da UFSB: https://www.youtube.com/watch?v=zTHXDXUNMQE

A fim de subsidiar nosso debate, convidamos a toda a comunidade a visitarem o documento publicado no site da universidade que trata deste plano de retomada gradual, disponível neste link: https://ufsb.edu.br/ultimas-noticias/3201-ufsb-divulga-plano-de-retomada-gradual-de-atividades-administrativas-presenciais

📢 Pedimos a ampla divulgação entre docentes, TAEs e estudantes e aguardamos a presença de todos/as!

WhatsApp Image 2021 10 15 at 11.04.26

INFORME

Foi publicado o edital para auxílio estudantil nas atividades institucionais do Bacharelado em Gestão Pública e Social, mas especificamente, na implementação do Programa Permanente de Extensão do Curso de Gestão Pública e Social e apoiar a organização dos fluxos e ofertas de estágio no âmbito do mesmo curso. O edital prevê a seleção de um estudante, que será beneficiado durante oito meses pelo auxílio.

As inscrições encontram-se abertas e podem ser realizadas até o dia 21 de outubro, exclusivamente online, por meio do formulário: https://forms.gle/Qx8hvUoFbt9L5eNs5 

Consultem o edital, disponível no link: https://ufsb.edu.br/cfchs/images/centro_de_formacao/cfchs/Edital_CFCHS_BGPS_para_auxilio.pdf 

Para informações e dúvidas adicionais as mensagens deverão ser encaminhadas exclusivamente para o e-mail: gestaopublicaesocial@ufsb.edu.br 

 

Fim do conteúdo da página