Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Graduação > Oceanologia
Início do conteúdo da página

Oceanologia

Publicado: Sexta, 09 de Março de 2018, 16h45 | Última atualização em Segunda, 12 de Novembro de 2018, 20h28 | Acessos: 4957

“A Oceanologia é a ciência que se dedica ao estudo dos oceanos e zonas costeiras sob todos os aspectos, desde sua descrição física até a interpretação dos fenômenos que neles se verificam e de sua interação com os continentes e com a atmosfera, bem como também no que diz respeito aos processos que atuam nestes ambientes. É uma ciência multi, inter e transdisciplinar, requerendo conhecimento geral e integrado de matérias aparentemente distintas, como biologia, física, geologia, matemática e química.” (AOCEANO – Associação Brasileira de Oceanologia).

Oceanólogo / oceanógrafo

Ciências exatas e da Terra

O profissional egresso do curso terá condições de assumir um papel de agente transformador do mercado, sendo capaz de provocar mudanças através da incorporação de novas tecnologias na área de Oceanografia e através da solução dos problemas relacionados a esta. Também estará apto a atuar de forma multidisciplinar nas atividades de uso e exploração racional de recursos marinhos e costeiros renováveis e não renováveis. O perfil buscado na formação do oceanólogo deverá ser o de profissional de visão crítica e criativa para a identificação e resolução de problemas, com atuação empreendedora e abrangente no atendimento às demandas da sociedade.

A oceanologia é subdividida nas vertentes biológica, química, física e geológica, que se inter-relacionam para promover o conhecimento, desenvolvimento, proteção, gestão e exploração de recursos marinhos e oceanos. Os oceanólogos têm atuado como profissionais em órgãos públicos ligados ao meio ambiente; universidades e institutos de pesquisa; empresas privadas que produzem, exploram e administram recursos naturais renováveis ou não; no terceiro setor (Fundações, ONG’s, OSCIP’s, etc.) e como profissional liberal. Além disso, muitos profissionais têm ingressado em várias carreiras por concurso público, como técnico de nível superior das IFES (Instituições federais de ensino superior), analista ambiental (IBAMA, ICMBio), Petrobrás, DNIT, institutos estaduais de meio ambiente e recursos hídricos, dentre outros.

O Bacharelado em Oceanologia da UFSB, seguindo as diretrizes do seu plano orientador institucional, oferece três opções metodológicas aos estudantes no momento da matrícula, segundo o componente curricular: modalidade presencial (aulas, seminários, oficinas etc.), modalidade meta-presencial e aprendizagem auto-programada (Método Keller).

O curso se estabelecerá em 6 quadrimestres ou 2 anos letivos, podendo se estender até 12 quadrimestres ou 4 anos. A matriz curricular proposta para o curso de segundo ciclo de Oceanologia prevê uma carga horária total de 3960 horas, sendo 1845h em créditos aproveitados do BI em Ciências e 2115 horas em créditos a serem cumpridos no 2o ciclo, o que resulta em um total de superior a carga horária mínima exigida pelo MEC é de 3000 horas (CNE/MEC, 2012). Da carga horária correspondente aos créditos (3600h), 44% são conteúdos de formação básica, 20% de formação geral e 36% de formação profissional.

Integral (matutino, vespertino, noturno, sábados pela manhã)

40 vagas anuais

Mobilidade Interna - a partir da conclusão de cursos de 1° ciclo da UFSB (Bacharelado Interdisciplinas, BI, ou Licenciatura Interdisciplinar, LI), sendo que o BI-Ciências, com Área de Concentração em Estudos Ambientais ou Tecnociências, reúnem as condições necessárias à conclusão dos referidos cursos de 2° ciclo no tempo mínimo de 5 anos.

Mobilidade Externa - transferência de estudantes de Bacharelados Interdisciplinares ou similares de outras instituições de ensino superior, de acordo com normatização da UFSB.


Independente da modalidade, o candidato com intenção de ingressar no Bacharelado em Oceanologia deverá estar atento ao edital disponibilizado anualmente pela universidade (http://www.ufsb.edu.br/2017/11/edital-362017-orienta-o-processo-seletivo-para-cursos-de-2o-ciclo/).

- Biblioteca com obras básicas em oceanologia e ciências afins;

- Acesso virtual ao Portal de Periódico CAPES;

- Laboratórios Interdisciplinares: atendendo aos bacharelados de 20 e 10 ciclos, estes laboratórios abrangem duas áreas satélites de 50 m2 e 3 áreas conjugadas de 17 m2, onde estão instaladas bancadas com energia e gás, em material não poroso e resistente a reagentes corrosivos, pias com torneira para destinação de reagentes e capelas, além de freezers, estufas, autoclave, espectrofotômetro, pHmetro, refrigeradores verticais, estufas, termocicladores, microscópios, lupas, centrífugas, sonda multiparâmetro, estação meteorológica etc.

- Laboratório de Educação Matemática e Modelagem Computacional: com área de 97m2, contém mesas estrelas com tomadas e cadeiras específicas, uma arena central de experimentação de robótica, bancadas móveis para experimentação, armários para guarda de equipamentos, quadro branco, TV, equipamentos multimídia e computadores.

- Laboratório Multiusuário Multimídia: implantado em uma área de15m2, está equipado com diversos equipamentos multimídia. Adicionalmente, os alunos podem ter acesso a notebooks, através do sistema de empréstimo, desenvolvido pela Pró-Reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (PROTIC-UFSB).

- Sala de triagem: sala para recepção de material coletado em campo, contando com bancadas, pias e freezers para armazenamento de material perecível.

- Laboratório de química ambiental e oceanografia química – parcialmente instalados, contam hoje com parte da estrutura existente nos laboratórios interdisciplinares.

- Laboratório de modelagem ambiental – Possui equipamentos para aquisição de dados em campo, como sondas multiparâmetro, ecobatímetro, estação meteorológica, correntómetros, entre outros. Contará com estações e trabalho e softwares para aplicação em oceanografia física, entre outras áreas.

- Laboratório multiusuário de sedimentologia, solos e micropaleontologia: Jogos de peneiras e mesa vibratrória para separação granulométrica, sistema de capela para separação mineral por líquidos densos; quarteadores, balanças analíticas, vidraria e reagentes para separação de microfósseis, entre outros.

- Laboratório de geologia: Estará equipado com lupa binocular com sistema de captura de imagens, microscópio petrográfico de luz transmitida com sistema de captura de imagens e estações de trabalho para tratamento e interpretação de imagens geofísicas. Além disso, este laboratório contará com equipamento de coleta e aquisição de dados em campo, como amostradores de sedimentos (dragas Van Veen e testemunhador por gravidade), além de perfilador de subfundo de dupla freqüência.

 

Além dos laboratórios supracitados, farão parte da estrutura do CFCAm até 2010:

- Laboratório de preparação de amostras biológicas

- Genética e biologia molecular

- Laboratório de zoologia

- Museu de História Natural

 Docente Area de Atuação @ Lattes
 Anders J. Schmidt  Oceanografia Biológica - Ecologia bentônica  andersmangue@gmail.com

 

 Andresa Oliva  Geologia - Geofísica  aoliva@ufsb.edu.br  Resultado de imagem para lattes
 Caio V. G. T. Rangel  Oceanografia Geológica  cturbay@gmail.com  Resultado de imagem para lattes

Carlos W. Hackradt

Ecologia Marinha - Ecologia de ambientes recifais

hackradtcw@ufsb.edu.br

 Resultado de imagem para lattes
 Catarina da R. Marcolin  Oceanografia Biológica - Ecologia do Planctôn  catmarcolin@gmail.com  Resultado de imagem para lattes
 Fabiana C. Félix Hackradt Ecologia Marinha -  Ecologia de peixes  fabianacfh@csc.ufsb.edu.br  Resultado de imagem para lattes
 Fabrício B. Zanchi  Meteorologia  faberzanchi@gmail.com

 

 Florisvalda da S. Santos  Ficologia  flvsantos@ufsb.edu.br

 

Frederico M. Neves

Ecologia de Praias Arenosas

fmonteironeves@yahoo.com.br

 

Jorge A. Silva Costa

Botânica

jcosta.bio@gmail.com

Resultado de imagem para lattes

Leonardo E. Moraes

Oceanografia Biológica - Ecologia estuarina/Ictiologia

leomoraes.ufsb@gmail.com

 

Marcos E. C. Bernardes

Oceanografia Física

marcos.bernardes@ufsb.edu.br

Resultado de imagem para lattes

Silvio Tarou Sasaki

Oceanografia Química

sasaki@ufsb.edu.br

Resultado de imagem para lattes

Coordenador: Prof. Caio Vinicius Turbay Rangel (caio.turbay@ufsb.edu.br)

Vice coordenadora: Profa. Juliana Quadros (jquadros@ufsb.edu.br)

Introdução à Oceanografia: Prof. Marcos Eduardo Cordeiro Bernardes
Padrões e Processos: Profa. Catarina da Rocha Marcolin
Sistemas: Profa. Juliana Quadros
Instrumentalizações: Prof. Fabrício Berton Zanchi
Uso Sustentável: Prof. Leonardo Evangelista Moraes
TCC/Embarque: Prof. Caio Vinicius Turbay Rangel
Projetos Integradores: Profa. Fabiana Cézar Félix Hackradt

Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB Campus Sosígenes Costa – Centro de Formação em Ciências Ambientais, BR 367, Km 10 - Rod. Porto Seguro-Eunápolis Caixa Postal 108, Porto Seguro, BA - CEP: 45810-000

registrado em:
Fim do conteúdo da página