Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Sobre o CFCAm
Início do conteúdo da página

Sobre o CFCAm

Publicado: Segunda, 02 de Abril de 2018, 10h16 | Última atualização em Segunda, 19 de Junho de 2023, 11h47 | Acessos: 14136

Os centros de formação profissionais, ou CFs, são, dentro da estrutura organizacional da UFSB, unidades acadêmicas responsáveis pela formação profissional especifica dos estudantes egressos dos cursos graduação de primeiro ciclo (Bacharelados Interdisciplinares-BIs) e cursos de graduação de segundo ciclo, assim como pelo aprofundamento dos estudos nos cursos de pós-graduação.

O Centro de Formação em Ciências Ambientais (CFCAm), criado junto com a fundação da universidade, atende à crescente demanda por profissionais que promovam soluções inovadoras nas áreas das ciências ambientais. Com um compromisso inegociável com a sustentabilidade e a preservação socioambiental, o CFCAm oferece uma infraestrutura de destaque, com vários laboratórios e uma biblioteca moderna com um amplo acervo de ciências ambientais, ciências biológicas e ciências da Terra.

Por meio de um ensino contemporâneo, o CFCAm busca impulsionar o desenvolvimento territorial de excelência educacional, da pesquisa e da extensão, fornecendo suporte técnico às demandas da comunidade e contribuindo de forma inovadora para a solução de problemas e a busca pela sustentabilidade no âmbito local, regional e nacional.

Convidamos você a assistir ao vídeo no link fornecido e explorar o canal para obter mais informações do CFCAm. (https://www.youtube.com/watch?v=F3le_h50o1E&t=6745s)

Visite Também o canal e acompanhar as ações do CFCAm: https://www.youtube.com/channel/UCCoDH_uI4v8czi_Wwv6NQNQ

 

 

Histórico

O Centro de Formação em Ciências Ambientais (CFCAm) é uma Unidade Universitária no âmbito da UFSB. Segundo o Art. 2o da Resolução 17/2016, a gestão acadêmica da Unidade Universitária é exercida pelos seguintes órgãos:

1) Congregação.
2) Decanato.
3) Colegiados de Cursos.

Parágrafo único. As demandas de apoio administrativo e à gestão acadêmica desses órgãos serão atendidas pelas secretarias acadêmicas e administrativas das Unidades Universitárias.

O Decanato é o órgão executivo da gestão acadêmica da Unidade Universitária. Abaixo, os gestores e os períodos de suas gestões à frente do decanato do CFCAm

Gestão 2013 – 2015
Decano
pro tempore do CFCAm: Dr. Asher Kiperstok First
Vice decano pro tempore (julho a dezembro/2015): Dr. Jorge Antonio Silva Costa

Gestão 2016­ - 2017
Decano
pro tempore do CFCAm: Dr. Jorge Antonio Silva Costa

Vice decano pro tempore: Dr. Carlos Werner Harckradt

Gestão 2017

Decano pro tempore: Dr. Carlos Werner Harckradt

Gestão 2017 – 2020

Decano: Dr. Carlos Werner Harckradt

Vice decano: Dr. Fabrício Berton Zanchi

Gestão 2020 – 2022

Decano: Dr. Fabrício Berton Zanchi

Vice decana: Dra. Juliana Pereira de Quadros

Gestão 2022 – 2025

Decano: Dr. Fabrício Berton Zanchi

Vice decana: Dra. Juliana Pereira de Quadros

 

MEMBROS DA CONGREGAÇÃO DO CFCAm

Segundo Resolução UFSB 17/2016, que dispõe sobre os Órgãos de Gestão Acadêmica das Unidades Universitárias

Centro de Formação em Ciências Ambientais

Prof. Dr. Fabrício Berton Zanchi (Decano)

Profa. Dra. Juliana Pereira de Quadros (Vice-Decana)

Bacharelado Interdisciplinar em Ciências (Primeiro ciclo)

Prof. Dr. Silvio Tarou Sasaki (Coordenador)

Prof. Dr. Rodrigo Antonio Ceschini Sussmann (Vice-coordenador)

Bacharelado em Ciências Biológicas (Segundo ciclo)

Prof. Dr. Felipe Micali Nuvoloni (Coordenador)

Prof. Dr. Thiago Mafra Batista  (Vice-coordenador)

Bacharelado em Oceanologia (Segundo ciclo)

Prof. Dr. Igor Emiliano Gomes Pinheiro (Coordenador)

Prof. Dr. Angelo Teixeira Lemos (Vice-coordenador)

Bacharelado em Engenharia Sanitária e Ambiental (Segundo ciclo)

Prof. Dr. Elfany Reis do Nascimento Lopes (Coordenador)

Profa. MsC. Maiana Vasconcelos (Vice-coordenadora)

PPGCTA (Terceiro ciclo)

Prof. Dr. Jailson Novais (Coordenador)

Prof. Dr. Mário Marques da Silva Júnior (Vice-coordenador)

PPGCSAT (Terceiro ciclo)

Prof. Dr. Luiz Weber

Especialização (Lato Sensu) Programa de Residência em Extensão Rural (Terceiro ciclo)

Profa. Dra. Gabriela Narezi (Coordenadora)

Profa. Dra. Florisvalda Souza (Vice-Coordenadora)

Representantes discentes

Elias Gallina (Titular, Pós graduação)

Ryu Okada (Suplente, Pós graduação)

Milena Costa Lopes (Titular, graduação)

Ariany Santos Almeida (Suplente, graduação)

Representantes docentes

Prof. Dra. Cristina Costa (Titular)

Representante Técnico-­Admnistrativo:

Thaíse Alves dos Santos  (Titular);

Rafael Lima Santos  (Suplente)


Representante do Conselho Estratégico Social da UFSB:

Virginia Londe Camargos (Titular)/ Raoni Brás Pataxó (Suplente).

Missão e propósito

O CFCAm tem a responsabilidade de subsidiar as discussões e ações em Sustentabilidade. Nesse sentido, o CFCAm articula­se com a Pró Reitoria de Sustentabilidade e Integração Social (PROSIS), com os Colégios Universitários (CUNIs), os Institutos de Humanidades, Artes e Ciências (IHACs) e com os demais Centros de Formação (CFs) a fim de se estabelecer um constante diálogo e avaliação das ações sobre a temática da Sustentabilidade.

 

O que são as Ciências Ambientais?

A Área de Ciências Ambientais foi reconhecida no Brasil a partir de 2013 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), deixando a categoria de Área Interdisciplinar para ocupar um status equivalente.

O Centro de Formação em Ciências Ambientais da UFSB atende às demandas socioambientais e às perspectivas de desenvolvimento sustentável, elementos inerentes a essa área do conhecimento. Essa área abrange a abordagem de processos sociais e naturais, o desenvolvimento de novas tecnologias e a implementação de processos de gestão socioambiental, além de formulação e análise de políticas públicas abrangendo a gestão ambiental de forma ampla e inclusiva.

As Ciências Ambientais não se limitam à soma de diferentes áreas científicas, mas envolvem a construção de conhecimento que compreende a complexidade das relações entre os meios ecológicos e sociais, bem como os produtos resultantes dessa interação. A partir dessa premissa, busca-se apresentar soluções integradas e sustentáveis para os problemas ambientais.

Nessa perspectiva, o CFCAm tem o compromisso de desenvolver o pensamento crítico de seus alunos, docentes e da comunidade em geral, ampliando essa abordagem como prática. As pesquisas científicas realizadas no CFCAm são contextualizadas e atuam na fronteira entre as ciências da terra, biológicas, agrárias, engenharias, saúde, sociais aplicadas e humanas. A interdisciplinaridade é valorizada como atitude e método na produção de conhecimento. A partir desse conhecimento integrado, das diversas especialidades dos docentes e das atividades de ensino, pesquisa e extensão, aborda-se a avaliação ambiental integrada e seus desdobramentos nas diversas problemáticas regionais. Nossos docentes estão empenhados em desenvolver habilidades e competências ao longo da formação dos alunos.

 

Fim do conteúdo da página