Engenharia Sanitária e Ambiental
O Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental
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O/A Engenheiro/a Sanitarista e Ambiental formado/a pelo CFCAm será um/a profissional capacitado/a à busca de soluções viáveis para os problemas que requerem planejamento, execução de medidas corretivas, preventivas e desenvolvimento de tecnologias para o saneamento básico, recursos hídricos e meio ambiente.
No Sul da Bahia, embora tenhamos alta riqueza cultural e ecológica que sustenta diferentes modos de vida, economia e relações com os recursos naturais, este espaço territorial é carente de profissionais com formação em Engenharia Sanitária e Ambiental para resolver os diversos conflitos espaciais e ambientais. As diversas demandas ambientais, incluindo a carência de planejamento e gerenciamento dos recursos humanos, produtivos e naturais do Sul da Bahia, ratificam a criação do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental no Campus Sosígenes Costa para contribuir com a responsabilidade social que a UFSB tem no Estado da Bahia e no Brasil.
- Diplomação: Engenheiro/a Sanitarista e Ambiental.
- Regulamentação da Profissão: Lei nº 5.194, de 24 de dezembro de 1966 e Resolução nº 310, de Julho de 1986.
- Turno de oferta: Integral.
- Número de Vagas: 40 vagas.
- Código E-MEC: 1551535.
- Regime Letivo: Quadrimestral.
- Campus de oferta: Campus Sosígenes Costa, Porto Seguro, Bahia.
- Carga horária total: 5085 horas ou 339 créditos.
- Tempo mínimo para integralização: 15 quadrimestres (5 anos).
- Tempo máximo para integralização: 30 quadrimestres. (10 anos).
- Formas de Ingresso
O ingresso no Curso ocorrerá nas seguintes possibilidades, conforme calendário acadêmico da UFSB:
1. Regime de Ciclos - discentes que concluem o Bacharelado Interdisciplinar em Ciências ou Saúde, Licenciatura Interdisciplinar em Ciências da Natureza e suas Tecnologias ou Matemática e Computação e suas Tecnologias, podem concorrer a uma vaga no Curso no processo seletivo de ingresso ao segundo ciclo.
2. Entrada Direta via ENEM-SiSu - após a participação no ENEM, o candidato pode se inscrever no Curso para conconrrer a uma das vagas disponibilizadas durante o Sistema de Seleção Unificiada (SiSu).
3. Tranferência interna e externa - discentes que já se encontram matriculados em cursos de graduação na UFSB ou em outras Intituições, podem se candidatar a uma vaga ao Curso, conforme disponibilidade prevista no edital de tranferência.
4. Portador de diploma - profissionais que concluiram o ensino superior podem se candidatar a uma vaga ao Curso, conforme disponibilidade prevista no edital de portador de diploma. Essa opção também prevê o profissional formado nos Bacharelados Interdisciplinares e Licenciaturas Interdisciplinares da UFSB.
- Perfil do Profissional
O Engenheiro formado será um profissional crítico/a, reflexivo/a, criativo/a, pró-ativo/a, empreendedor/a e ético/a, nas áreas de saneamento, recursos hídricos e meio ambiente, aptos a reconhecer de forma multi e transdisciplinar as necessidades da sociedade em seus aspectos sanitários, ecológicos, sociais, políticos e econômicos e capazes de desenvolver e adaptar tecnologias na resolução de problemas de engenharia com responsabilidade social e desenvolvimento sustentável.
- Área de Atuação/Mercado de Trabalho
O profissional egresso estará apto a desenvolver suas atividades profissionais nas áreas de saneamento básico, recursos hídricos e meio ambiente, nos diversos espaços profissionais, destacando:
- Prefeituras, empresas públicas e privadas, autarquias e fundações concessionárias da administração pública ou privada: na gestão de serviços públicos de infraestrutura e equipamentos urbanos, rurais, saúde e industriais; na concepção de programas e políticas pública, como responsáveis por questões voltadas ao planejamento urbano e rural; elaboração, implementação e fiscalização de políticas públicas ambientais; atividades recreativas em educação ambiental; processos de licenciamento ambiental e avaliação de impacto ambiental; gestão e vigilância sanitária e ambiental;
- Consórcios e articulações regionais ambientais: tais como órgãos de gestão de bacias hidrográficas, unidades de conservação, zona costeira, controle de zoonoses, vetores e pragas e ações voltadas à formulação de planos e projetos estratégicos ligados às demandas de desenvolvimento econômico, planos de macrodrenagem urbana e rural, planos de recurso hídricos, planos de saneamento básico, planos de educação ambiental, plano de recuperação de áreas degradadas e planos diretores;
- Indústrias e fábricas: com o desenvolvimento e implantação de sistemas de gestão ambiental, acompanhamento de processos produtivos e mecanismos de produção sustentável, focados na análise do ciclo de vida; produção de relatórios de avaliação de impacto ambiental, processos de auditoria e certificação ambiental; implementação de recuperação de áreas degradadas e desenvolvimento de tecnologias de aproveitamento de resíduos;
- Assessorias e consultorias técnicas: como prestação de serviços em administração e gestão ambiental, com foco em saneamento básico, vigilância sanitária, agropecuária, agroindústria, celulose, geoprocessamento, turismo, agricultura familiar, movimentos sociais, ONGS e iniciativas econômicas solidárias (cooperativas, associações e redes de cooperação) para sustentabilidade e avaliação de impacto ambiental, integrando equipes interdisciplinares contratadas por licitação para a realização de planos, projetos e obras públicas.
Gestão Acadêmica
- Coordenação de Curso
Elfany Reis do Nascimento Lopes
Andresa Oliva
- Colegiado de Curso
Prof. Dra. Andresa Oliva
Prof. Dr. Elfany Reis
Prof. Dr. Ângelo Lemos
Prof. Dr. Igor Pinheiro
Prof. Dr. Fabrício Zanchi
- Núcleo Docente Estruturante (Em definição)
Documentos Institucionais
Projeto Pedagógico de Curso
Resoluções, Portarias e Normativas
- Portaria n. 01/2021 - Institui o Colegiado do Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental
- Portaria n. 826/2020 - Institui o Coordenador do Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental no CFCAm/UFSB
- Resolução n. 38/2020 - Cria o Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental no CFCAm/UFSB
- Resolução n. 26/2020 - Dispõe sobre o Aproveitamento de Estudos e Dispensa por equivalência
- Resolução n. 14/2020 - Dispõe sobre a Recuperação de Crédito Condicional (RCC)
Regimento Interno
Atas das reuniões
Atas do NDE de Curso
Matriz e Arquitetura Curricular
Arquitetura Curricular detalhada
Componentes Curriculares Obrigatórios
Componente Curricular |
C |
CH |
Pré-requisito |
Formação |
Eixo Matemática e Computação |
2 |
30 |
- |
FG |
Eixo Matemática e Computação |
2 |
30 |
- |
FG |
Eixo Artes e Humanidades na Formação Cidadã |
4 |
60 |
- |
FG |
Eixo Línguas Estrangeiras |
4 |
60 |
- |
FG |
Eixo Produções textuais |
4 |
60 |
- |
FG |
Eixo Ciências na Formação Cidadã |
4 |
60 |
- |
FG |
Eixo Matemática e Computação |
2 |
30 |
- |
FG |
Eixo Produções textuais |
2 |
30 |
- |
FG |
Eixo Artes e Humanidades na Formação Cidadã |
4 |
60 |
- |
FG |
Introdução às Engenharias |
2 |
30 |
- |
FBPE |
Algoritmo e Técnicas de Programação de computadores |
4 |
60 |
- |
FBPE |
Filosofia e Metodologia Científica |
4 |
60 |
- |
FBPE |
Empreendedorismo de Base Científica e Tecnológica |
2 |
30 |
- |
FBPE |
Funcionamento do Sistema Terrestre |
4 |
60 |
- |
FBPE |
Meteorologia e Climatologia |
4 |
60 |
- |
FBPE |
Participação Social e Políticas Públicas |
4 |
60 |
- |
FBPE |
Estatística para as Ciências |
4 |
60 |
- |
FBPE |
Administração e Gestão de Projetos |
4 |
60 |
- |
FBPE |
Pedologia |
4 |
60 |
- |
FBPE |
Hidrologia |
4 |
60 |
Meteorologia e Climatologia |
FBPE |
Economia Aplicada |
4 |
60 |
- |
FBPE |
Fundamentos de Química |
4 |
60 |
- |
FBPE |
Cálculo Univariado: Funções e Variações |
4 |
60 |
- |
FBPE |
Desenho Técnico |
4 |
60 |
- |
FPEE |
Gestão de Bacias Hidrográficas |
4 |
60 |
Meteorologia e Climatologia e Hidrologia |
FPEE |
Geometria das Transformações |
4 |
60 |
- |
FBPE |
Processos Químicos dos Compostos Orgânicos |
4 |
60 |
Fundamentos de Química |
FBPE |
Cálculo Univariado: Processos de Integração |
4 |
60 |
Cálculo Univariado: Funções e Variações |
FBPE |
Topografia |
4 |
60 |
Pedologia e Desenho Técnico |
FPEE |
Gestão de Emissões Gasosas |
4 |
60 |
Meteorologia e Climatologia |
FPEE |
Ecologia de ecossistemas |
4 |
60 |
- |
FBPE |
Introdução a Fisica |
4 |
60 |
- |
FBPE |
Cálculo Multivariado: funções e variações. |
4 |
60 |
Cálculo Univariado: Processos de Integração |
FBPE |
Geoprocessamento |
4 |
60 |
Topografia |
FPEE |
Avaliação de Impacto Ambiental |
4 |
60 |
Gestão de Bacias Hidrográficas |
FPEE |
Gestão Ambiental Urbana |
4 |
60 |
Gestão de Bacias Hidrográficas |
FPEE |
Física Experimental I |
4 |
60 |
Introdução a Fisica |
FPEE |
Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses |
4 |
60 |
- |
FPEE |
Saneamento Básico |
4 |
60 |
- |
FPEE |
Licenciamento Ambiental |
4 |
60 |
Avaliação de Impacto Ambiental |
FPEE |
Planejamento e Zoneamento Ambiental |
4 |
60 |
Gestão Ambiental Urbana |
FPEE |
Gestão de Resíduos Sólidos |
4 |
60 |
- |
FPEE |
Mecânica dos Sólidos |
4 |
60 |
Física Experimental I |
FPEE |
Equações Diferenciais Ordinárias |
4 |
60 |
Cálculo Multivariado: funções e variações. |
FPEE |
Gestão de Recursos Energéticos |
4 |
60 |
- |
FPEE |
Bioquímica |
4 |
60 |
Processos Químicos dos Compostos Orgânicos |
FPEE |
Resíduos Sólidos Urbanos |
4 |
60 |
Gestão de Resíduos Sólidos |
FPEE |
Física II |
4 |
60 |
Física Experimental I |
FPEE |
Mecânica dos Fluidos |
4 |
60 |
Equações Diferenciais e Ordinárias |
FPEE |
Álgebra linear |
4 |
60 |
Equações Diferenciais e Ordinárias |
FPEE |
Microbiologia |
4 |
60 |
Bioquímica |
FPEE |
Mecânica dos Solos |
4 |
60 |
Pedologia |
FPEE |
Física Experimental II |
4 |
60 |
Física II |
FPEE |
Fenômenos de Transporte |
4 |
60 |
Mecânica dos Fluidos |
FPEE |
Análise Vetorial |
4 |
60 |
Álgebra linear |
FPEE |
Química Analítica |
4 |
60 |
Fundamentos de Química |
FPEE |
Construção Civil I |
4 |
60 |
Mecânica dos Solos |
FPEE |
Física III |
4 |
60 |
Física Experimental II |
FPEE |
Hidráulica |
4 |
60 |
Fenômenos de Transporte |
FPEE |
Modelagem |
4 |
60 |
Análise Vetorial |
FPEE |
Tratamento de Água |
4 |
60 |
Microbiologia e Química Analítica |
FPEE |
Tratamento de Efluentes |
4 |
60 |
Microbiologia e Química Analítica |
FPEE |
Segurança do Trabalho e Análise de Risco |
2 |
30 |
- |
FPEE |
Operações Unitárias |
4 |
60 |
Hidráulica |
FPEE |
Sistemas de Tratamento e Abastecimento de Água |
4 |
60 |
Tratamento de Água |
FPEE |
Sistemas de Esgotamento Sanitário |
4 |
60 |
Tratamento de Efluentes |
FPEE |
Estatística Aplicada |
4 |
60 |
Estatística para as Ciências |
FPEE |
TCC I |
2 |
30 |
Filosofia e Metodologia Científica |
FPEE |
Sistema Hidrossanitário Predial |
4 |
60 |
Tratamento de Água e de Efluentes |
FPEE |
Empreendedorismo e Empresas de Engenharia |
3 |
45 |
Empreendedorismo de Base Científica e Tecnológica e Administração e Gestão de Projetos |
FPEE |
Engenharia de Manutenção |
4 |
60 |
- |
FPEE |
Prática Integradora em Engenharia, Empreendedorismo e Inovação |
3 |
45 |
- |
FPEE |
TCC II |
2 |
30 |
TCCI |
FPEE |
Estágio Curricular Obrigatório |
12 |
180 |
- |
FPEE |
Componentes Curriculares Optativos
Componente Curricular |
Créditos |
CH Total |
Biologia sanitária |
4 |
60 |
Vigilância sanitária e controle de determinantes |
4 |
60 |
Vigilância epidemiológica e controle de agravos |
4 |
60 |
Ecotoxicologia aquática |
4 |
60 |
Tratamento de águas residuais |
4 |
60 |
Cinética de reatores |
4 |
60 |
Manejo e drenagem de águas pluviais |
4 |
60 |
Gestão das águas nos comitês de bacias hidrográficas |
2 |
30 |
Qualidade de água |
4 |
60 |
Auditoria e certificação ambiental |
4 |
60 |
Recuperação de áreas degradadas |
4 |
60 |
Gestão ambiental e sustentabilidade: contribuições da educação ambiental |
2 |
30 |
Controle da poluição industrial |
4 |
60 |
Propriedade intelectual |
2 |
30 |
Hidráulica experimental |
4 |
60 |
Energias renováveis e novas tecnologias |
4 |
60 |
Biogeoquímica |
4 |
60 |
Mudanças climáticas |
2 |
30 |
Seminários em contaminação local e global |
2 |
30 |
Sensoriamento remoto |
4 |
60 |
Modelagem ambiental |
4 |
60 |
Logística reversa |
2 |
30 |
Análise de ciclo de vida de processos, produtos e serviços |
4 |
60 |
Elaboração de projetos sanitários e ambientais |
4 |
60 |
Avaliação e monitoramento de projetos sanitários e ambientais |
2 |
30 |
Meio Ambiente, Cultura e Direitos Humanos |
2 |
30 |
Fundamentos da psicologia organizacional e do trabalho |
2 |
30 |
Finanças e Orçamento Público |
4 |
60 |
Fundamentos da Contabilidade |
4 |
60 |
Libras |
4 |
60 |
Estrutura de Concreto Armado |
4 |
60 |
Material de Construção |
4 |
60 |
Construção Civil II |
4 |
60 |
Projetos arquitetônicos |
4 |
60 |
Tópicos Especiais em Engenharia Sanitária e Ambiental |
2 |
30 |
Tópicos Especiais em Engenharia Sanitária e Ambiental |
3 |
45 |
Tópicos Especiais em Engenharia Sanitária e Ambiental |
4 |
60 |
Tópicos Especiais em Engenharia Sanitária e Ambiental |
5 |
75 |
Tópicos Especiais em Engenharia Sanitária e Ambiental |
6 |
90 |
Equipe Docente
Nome | Titulação | Área de atuação | Regime de Dedicação | |
---|---|---|---|---|
Alessandra Buonavoglia Costa-Pinto | Doutorado | Educação Ambiental | Dedicação Exclusiva | alegubcp@gmail.com |
Andresa Oliva | Doutorado | Geofísica | Dedicação Exclusiva | aoliva@ufsb.edu.br |
Angelo Teixeira Lemos | Doutorado | Oceanografia Física | Dedicação Exclusiva | angelolemos@ufsb.edu.br |
Caio Vinícius G. Turbay Rangel | Doutorado | Geotectônica e Petrologia | Dedicação Exclusiva | cturbay@gmail.com |
Carlos Werner Hackradt | Doutorado | Ecologia | Dedicação Exclusiva | hackradtcw@ufsb.edu.br |
Catarina da Rocha Marcolin | Doutorado | Oceanografia biológica | Dedicação Exclusiva | catmarcolin@gmail.com |
Cristiana Barros Nascimento Costa | Doutorado | Botânica | Dedicação Exclusiva | cris.costa@ufsb.edu.br |
Danilo Christiano Antunes Meira | Doutorado | Mediação de Conflitos | Dedicação Exclusiva | danilomeira@ufsb.edu.br |
Elaine Santos Dias | Mestre | Matemática / Sistemas Discretos | Dedicação Exclusiva | elaine.santosd@hotmail.com |
Elfany Reis do Nascimento Lopes | Doutorado | Planejamento Ambiental / Gestão Ambiental / Geoprocessamento | Dedicação Exclusiva | elfany@ufsb.edu.br |
Elivaldo Losser Fracalossi Riberio | Mestre | Banco de dados, Lógica Fuzzy | Dedicação Exclusiva | elivaldolozer@ufsb.edu.br |
Fabiana Cézar Félix Hackradt | Doutorado | Ecologia Marinha | Dedicação Exclusiva | fabianacfh@csc.ufsb.edu.br |
Fabrício Berton Zanchi | Doutorado | Meteorologia / Recursos Hidricos | Dedicação Exclusiva | faberzanchi@gmail.com |
Felipe Micali Nuvoloni | Doutorado | Zoologia | Dedicação Exclusiva | felipe.nuvoloni@ufsb.edu.br |
Florisvalda da Silva Santos | Doutorado | Fitopatologia | Dedicação Exclusiva | flvsantos@ufsb.edu.br |
Gabriela Narezi | Doutorado | Ecologia Aplicada | Dedicação Exclusiva | gabriela.narezi@ufsb.edu.br |
Gianfrancisco Schork | Doutorado | Biologia Pesqueira | Dedicação Exclusiva | gianfrancisco.schork@ufsb.edu.br |
Gleidson Vieira Marques | Doutorado | Fitotecnia | Dedicação Exclusiva | gleidson@ufsb.edu.br |
Igor Emiliano Gomes Pinheiro | Doutorado | Ecologia / Gerenciamento Costeiro | Dedicação Exclusiva | igoregp@ufsb.edu.br |
Isabel Cristina Belasco | Doutorado | Prevenção de risco / Saúde do Trabalhador | Dedicação Exclusiva | isabel.belasco@ufsb.edu.br |
Jaílson Santos de Novais | Doutorado | Botânica | Dedicação Exclusiva | jailson.novais@ufsb.edu.br |
Jorge Antonio Silva Costa | Doutorado | Botânica / Biogeografia | Dedicação Exclusiva | jcosta@ufsb.edu.br |
Juliana Quadros | Doutorado | Oceanografia / Geológica | Dedicação Exclusiva | jquadros@ufsb.edu.br |
Leonardo Evangelista Moraes | Doutorado | Oceanografia Biológica | Dedicação Exclusiva | leomoraes.ufsb@gmail.com |
Luiz Norberto Weber | Doutorado | Herpetologia | Dedicação Exclusiva | luizweber@ufsb.edu.br |
Marcos E. C. Bernardes | Doutorado | Oceanografia Física / Recursos Hídricos | Dedicação Exclusiva | marcos.bernardes@ufsb.edu.br |
Marcos Vinicius Fernandes Calazans | Doutorado | Matemática | Dedicação Exclusiva | marcos.fernandes@ufsb.edu.br |
Mario Marques da Silva Júnior | Doutorado | Química Analítica | Dedicação Exclusiva | mario.marques@ufsb.edu.br |
Olívia Maria Pereira Duarte | Doutorado | Biologia Molecular / Biologia da conservação | Dedicação Exclusiva | olivia.duarte@ufsb.edu.br |
Orlando Ernesto Jorquera Cortés | Doutorado | Energia e Ambiente | Dedicação Exclusiva | ojorquerc@gmail.com |
Paulo Dimas Rocha de Menezes | Doutorado | Geografia / Gestão Pública | Dedicação Exclusiva | paulodimasmenezes@ufsb.edu.br |
Regina Maria da Costa Smith Maia | Doutorado | Ciência da Informação | Dedicação Exclusiva | regina.maria@ufsb.edu.br |
Roberto Muhajir Rahnemay Rabbani | Doutorado | Direito Ambiental | Dedicação Exclusiva | rabbani@ufsb.edu.br |
Rodrigo Antônio Sussmann | Doutorado | Saúde Pública | Dedicação Exclusiva | rodrigosussmann@ufsb.edu.br |
Silvio Tarou Sasaki | Doutorado | Oceanografia Química | Dedicação Exclusiva | sasaki@ufsb.edu.br |
Thiago Mafra | Doutorado | Bioinformática | Dedicação Exclusiva | thiagomafra@ufsb.edu.br |
Ensino, Pesquisa e Extensão
Ensino
O Curso contempla conteúdos e atividades que atendem as dimensões cognitivas, afetivas, psicomotoras, baseada em uma Formação Geral, com conhecimentos e atitudes relevantes para a formação científica cultural do aluno; em uma Formação Profissional, ofertando capacidades relativas às ocupações correspondentes; e na Cidadania, por meio de atitudes e valores correspondentes à ética profissional e ao compromisso com a sociedade.
Os componentes curriculares são ofertados com base em estratégias pedagógicas específicas para a promoção de uma formação científica e social, em uma dimensão crítica e produtiva, usando os recursos disponíveis e as condições da contemporaneidade, mediante processos orientados por competências, habilidades e conteúdos, em ambientes reais de ensino-aprendizagem e produção em equipe, em uma perspectiva colaborativa.
As políticas de ensino estão voltadas para os modernos instrumentos de ensino, para que a formação teórica esteja aliada às práticas definidos nos programas dos Componentes Curriculares (CCs), não eximindo a atenção permanente no processo metodológico e pedagógico.
A UFSB também oferta o Programa Institucional de Monitoria Acadêmica, o Programa de Educação Tutorial (PET), incentiva a formação de Grupos de Estudos e Ligas Acadêmicas de Estudos.
Pesquisa
As políticas de pesquisa são aplicadas para a promoção de oportunidades de aprendizagem, alinhadas ao perfil dos/das estudantes, como princípio educativo, incentivando-lhes a participarem do Programa de Iniciação à Pesquisa, Criação e Inovação (PIPCI) que oferta anualmente bolsa de iniciação científica e tecnologia por meio de editais específicos lançados pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG).
Também são motivadas as participações em projetos de pesquisa desenvolvidos pelos docentes, de modo a inserir o discente em atividades de pesquisas no âmbito da Engenharia Sanitária e Ambiental. Os docentes são incentivados a inserir os discentes vinculados aos Grupos de Pesquisas e a submeterem as propostas desenvolvidas em editais de fomento a pesquisa nas diversas agências de fomento do país.
A conexão entre graduação e pós-graduação também é encorajada, em que estudantes são estimulados à participação e vinculação nos núcleos e laboratórios de pesquisa da Instituição, visando sua inserção no ambiente da pesquisa aplicada. Neste caso, o Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias Ambientais (PPGCTA) será um importante curso para agregar os/as estudantes ainda na graduação, como bolsistas ou voluntários/as na pesquisa, criação e inovação. Essa conexão permite vivenciar a prática de estudos científicos fundamentados em temáticas, métodos e análises in loco, a inserção de estudantes na produção acadêmica e disseminação do conhecimento científico em eventos nacionais e internacionais diversos, publicação em periódicos científicos indexados, com qualificação no Qualis Capes e fator de impacto elevado, além de incentivo ao ingresso no terceiro ciclo de formação da Instituição.
Extensão
A extensão é traduzida por diversas ações e atividades, dentre as quais se busca a autonomia intelectual do aluno para contribuir com a sociedade, conectar o conhecimento científico e popular na sua formação; estímulo as ações interdisciplinares, realizando e promovendo cursos de capacitação e projetos de intervenção ativa na comunidade e uso de novas tecnologias para a melhoria de processos convencionais.
Como atividades extensionistas, além das atividades já previstas como creditação de extensão equivalente a 10% da carga horária total do curso no currículo do curso, a UFSB também oferta bolsas de extensão por meio do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX) e, anualmente, fomenta por edital específico apoio ao desenvolvimento de atividades de extensão pelos discentes na área de Artes, Humanidades, Meio Ambiente, Cultura e Esportes, ambos pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEX).
Permanência, Assistência e Acessibilidade Estudantil
As condições de permanência, assistência e acessibilidade baseiam-se na ideia de que a diversidade humana será sempre acolhida, não sendo restrita às questões físicas e arquitetônicas, mantendo o compromisso com a implantação da formação inclusiva de educação e com o atendimento dos dispositivos legais para contemplar, em diferentes perspectivas, a estrutura universitária adequada a todos/as.
Permanência
A UFSB conta com a Pró-Reitoria de Ações Afirmativas (PROAf), que tem por objetivo ampliar e democratizar as condições de permanência no ensino superior dos/das estudantes, comprovadamente, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por meio de sua Política de Permanência Estudantil. Contamos com diversos programas de permanência para auxilia-los nas trajetórias acadêmicas. São eles:
- Programa TRANSforme UFSB - reúne ações voltadas à permanência de pessoas trans na UFSB, dentre elas a adoção do uso do nome social nos documentos oficiais e a política que determina o uso dos banheiros por identidade de gênero.
- Programa Universidade Promotora de Saúde - consiste em subvenção financeira, destinado a estudantes de graduação da UFSB, em vulnerabilidade socioeconômica, que devem planejar e executar uma proposta de promoção da saúde em âmbito acadêmico.
- Programa de Apoio à Permanência - possibilita o acesso a bolsas e auxílios para o/a estudante regularmente matriculado/a com renda per capita familiar de até um salário-mínimo, embasado no Decreto Federal nº 7.234/2010, que dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Contamos com apoio nos seguintes aspectos:
- Bolsa de apoio à permanência (BAP)
- Auxílio transporte
- Auxílio alimentação
- Auxílio moradia.
- Auxílio Creche
Assistência
Contamos com diversas ações para lhe acompanhar na vida universitária, são elas:
- Atividade de Orientação Acadêmica: oferecida pelo corpo docente da UFSB, objetivando a promoção da integração harmoniosa dos/as estudantes à instituição, bem como o seu sucesso acadêmico e profissional. Direcionada para todos/as os/as estudantes, desde o seu ingresso na universidade até a conclusão da sua formação.
- Semana de Acolhimento: faz parte do calendário institucional como um momento de recepção e afiliação aos/às estudantes da UFSB, é realizada a cada entrada de novas turmas.
- Programa de Mobilidade Acadêmica Nacional e Internacional: permite ao/à estudante de graduação realizar intercâmbio cultural, estágio profissional e bolsas de estudo, pesquisa e extensão em parceria com outras instituições universitárias.
- Programa de Acompanhamento Acadêmico (PROA): tem por objetivo instruir as trajetórias acadêmicas e proporcionar aos/às discentes condições de obter maior conhecimento do modelo institucional e das possibilidades de construção de percurso formativo.
- Ouvidoria: atendimento à comunidade interna e externa através de e-mail, telefone e atendimento presencial, visando o bem-estar das pessoas envolvidas, com imparcialidade, ética e sigilo. Este setor é classificado como um Órgão Suplementar, ligado diretamente à Reitoria, porém com o repasse das demandas aos setores competentes.
Acessibilidade
São realizadas campanhas destinadas à conscientização de datas comemorativas nacionais e internacionais. Além disso, são ofertados atendimentos de saúde e sáude mental, com psicólogos e assistentes sociais no campus universitário. Dentre outras ações, a UFSB possui um programa de Monitoria Inclusiva, consolidada como uma alternativa pedagógica que possibilita um acompanhamento individualizado, valorizando e respeitando a singularidade dos/as estudantes com deficiência e/ou necessidades educacionais especiais, cujo objetivo é dar-lhes suporte/apoio na execução de atividades como a produção e adaptação de material acadêmico; auxílio no uso de tecnologias assistivas; acompanhamento nos espaços acadêmicos - salas de aula, laboratórios, bibliotecas e na realização de atividades.
Para cumprir a regulamentação das Políticas de Inclusão (Decreto nº. 5.296/2004) e da legislação relativa às questões étnico-raciais (Leis nº. 10.639/03 e nº. 11.645/08; e Resolução CNE/CP n°. 01/04), o curso insere as temáticas de forma interdisciplinar nos CCs, bem como, em suas atividades de pesquisa e integração social.
Contatos
Para mais informações, entre em contato pelos seguintes canais:
Email: engsacfcam@ufsb.edu.br
ESAZap: (73) 991452938
Rede Social: engsacfcam
Site Institucional: https://www.ufsb.edu.br/cfcam/graduacao/engenharia-sanitaria-e-ambiental
Telefone: (73) 3288-8400
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