Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Infraestrutura

Publicado: Segunda, 16 de Agosto de 2021, 15h35 | Última atualização em Segunda, 16 de Agosto de 2021, 15h35 | Acessos: 500

A infraestrutura de laboratórios utilizada pelo curso de Engenharia de Aquicultura e Recursos Hídricos é própria da UFSB ou de uso compartilhado com a CEPLAC (definida por meio de instrumento legal entre as instituições). Serão utilizados os seguintes laboratórios:

Laboratório de Biotecnologia: 80 m2, apto a realizar rotinas laboratoriais diversas relacionadas a estudos de diversidade genética.

Laboratório de Solo e Água: 400 m2, apto a realizar rotinas laboratoriais relacionadas com a qualidade do solo e da água. Faz-se análises de macro e micronutrientes e análises físicas do solo.

Laboratório de Fisiologia Vegetal: 320 m2, está apto a realizar rotinas laboratoriais diversas relacionadas a estudos de fisiologia e ecofisiologia vegetal.

Laboratório Central de Biodiversidade: 60 m2, apto a realizar rotinas laboratoriais diversas relacionadas a estudos de ecologia, zoologia, sistemática, morfologia, conservação e uso sustentável da biodiversidade.

Laboratório de Carcinologia e Biodiversidade Aquática: 40 m2; apto a realizar rotinas laboratoriais em ecologia, zoologia, sistemática, morfologia, comportamento, conservação e produção de crustáceos.  Neste laboratório está alocada uma coleção com cerca de 1.500 lotes de espécies de invertebrados aquáticos, em sua maioria oriundos da região de atuação da UFSB.

Núcleo de Aquicultura: 6 hectares contendo laboratório para produção de alevinos, berçário e 3,5 ha de tanques escavados com sistema completo de abastecimento de água e drenagem. O Núcleo está apto a realizar rotinas de aquicultura para produção de peixes e crustáceos de água doce. Sendo previsto neste núcleo os seguintes laboratórios:

Laboratório de Carcinicultura: 90 m2, apto a realizar rotinas laboratoriais diversas relacionadas à produção de crustáceos em escala laboratorial.

Laboratório de Piscicultura: 90 m2, apto a realizar rotinas laboratoriais diversas relacionadas à produção de peixes em escala laboratorial.

Laboratório de Produção de Plâncton: 50 m2, apto a realizar rotinas laboratoriais diversas relacionadas à produção de plâncton em escala laboratorial.

Laboratório de Produção de Moluscos: 50 m2, apto a realizar rotinas laboratoriais diversas relacionadas à produção de moluscos em escala laboratorial.

Laboratório de Análise de Água: 90 m2, apto a realizar rotinas laboratoriais diversas relacionadas à análise de variáveis físicas, químicas e biológicas de água.

Laboratório de Microbiologia: 90 m2, apto a realizar rotinas laboratoriais diversas relacionadas à análises microbiológicas.

Laboratório de Sanidade de Animais Aquáticos: 90 m2, apto a realizar rotinas laboratoriais diversas relacionadas à análises de sanidade de animais cultiváveis.

Laboratório de Fisiologia e Biofísica de Animais Aquáticos: 90 m2, apto a realizar rotinas laboratoriais diversas relacionadas à análises da fisiologia de animais cultiváveis.

Laboratório de Nutrição de Animais Aquáticos: 90 m2, apto a realizar rotinas laboratoriais diversas relacionadas à análises de nutrição de animais cultiváveis.

Laboratório de Hidráulica e Recursos Hídricos: 90 m2, apto a realizar rotinas laboratoriais diversas relacionadas à análises hidráulicas e de recursos hídricos.

Fim do conteúdo da página