Mestrado Profissional em Saúde da Família

NOTA DE PESAR
Perdemos ontem Luiz Antonio de Castro Santos, um dos mais profícuos construtores do campo das Ciências Sociais em Saúde no Brasil. Graduado em Ciências Políticas e Sociais na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e pós-graduado na Harvard School of Public Health (mestrado em 1974 e doutorado em 1987), Luiz Antonio foi um pensador original, com enorme contribuição à pesquisa histórica e sociológica em Saúde no Brasil. Embora tenha se dedicado mais a grandes temas como História da Saúde; Pensamento Social no Brasil; Sociologia das Profissões; e Ética de Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais em Saúde, era intelectualmente inquieto, o que o motivou a trabalhar com temas e em áreas diversos. Essa inquietude nos favoreceu pois, após se aposentar em fevereiro de 2015 como Professor Associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), instituição onde trabalhou desde 1987, no Instituto de Medicina Social (IMS), Luiz veio para a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) a convite do Professor Naomar de Almeida Filho, então Reitor Pro-Tempore, como Professor Visitante Sênior, entre maio 2015 e 2017, e depois Docente Permanente do Mestrado Profissional em Saúde da Família (Profsaúde). Foi realmente uma riqueza termos tido a oportunidade de sermos colegas de Luiz, gozado de sua companhia e aprendido tantas coisas bacanas com ele! No plano da produção intelectual, Luiz defendeu e valorizou muito o produto "resenhas" como atividade fundamental da vida acadêmica, de efetiva troca interpares, porque era um “resenhista” na vida e da vida! Desde 2018, Luiz veio lutando bravamente, mas com muita dignidade e apoio da família, contra um câncer na laringe que, por fim, o obrigou a sair de cena. Como membro ativo da polis, a que tanto se dedicou, Luiz permaneceu lutando por boas causas até o fim: a recuperação da Escola Pública e do Ensino Básico em tempo integral em todo o Brasil; a recuperação dos salários pagos aos professores das redes públicas de educação; a luta de todos nós por uma saúde pública acessível e de qualidade a todo/as etc. Perdemos todos/as nós, seus amigos, colegas, alunos/as e familiares, especialmente Lina e os filhos que tanto amou! Perdemos um GUERREIRO com causas justas, um parceiro de LUTA na Saúde Coletiva; um colega do Profsaúde e da UFSB!
Ilhéus-Itabuna (BA), 6 de julho de 2025.
Antonio José Costa Cardoso
Jane Mary de Medeiros Guimarães
Coordenação institucional do Profsaúde/UFSB
Apresentação
PROFSAUDE (https://profsaude-abrasco.fiocruz.br/) é um programa de pós-graduação stricto sensu em Saúde da Família, apresentado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e aprovado em 2016. O mestrado é oferecido por uma rede nacional constituída de 47 instituições públicas de ensino superior lideradas pela Fiocruz. O programa conta com a retaguarda do Sistema Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS). O Ministério da Saúde e o Ministério da Educação são instituições demandantes e financiadoras deste projeto.
Público Alvo
Profissionais de saúde, em especial aqueles ligados à Atenção Primária e Saúde da Família, com atuação e/ou interesse em docência/preceptoria.
Modalidade
O PROFSAUDE é oferecido na modalidade semipresencial, abrangendo encontros presenciais e atividades desenvolvidas à distância no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
Objetivos
1. Formar profissionais de saúde para exercerem atividades de atenção à saúde, docência e preceptoria, produção de conhecimento e gestão em Saúde da Família;
2. Fortalecer as atividades educacionais de atenção à saúde, produção do conhecimento e de gestão em Saúde da Famíliá nas diversas regiões do país;
3. Articular elementos da educação, atenção, gestão e investigação no aprimoramento da Estratégia de Saúde da Família;
4. Estabelecer uma relação integradora entre o serviço, os trabalhadores, os estudantes da área de saúde e os usuários.
Linhas de pesquisa
ATENÇÃO À SAÚDE, ACESSO E QUALIDADE NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE
Esta linha tem como objetivo desenvolver estudos sobre o processo saúde-doença-cuidado e os modelos tecnoassistenciais em saúde, a visão crítica sobre a biomedicina e a medicina centrada na pessoa, onde a singularidade dos sujeitos, a clínica ampliada e compartilhada são temas de interesse. Considerando que o primeiro contato do indivíduo no sistema de saúde (acesso), a integralidade, o vínculo longitudinal e a coordenação do cuidado são atributos essenciais da APS, estudos que aprofundem estes temas serão fomentados de forma a qualificar as práticas de cuidado pela saúde da família.
ATENÇÃO INTEGRAL AOS CICLOS DE VIDA E GRUPOS VULNERÁVEIS
Esta linha tem como objetivo desenvolver pesquisas que considerem o conceito de risco, vulnerabilidade e determinantes sociais em saúde e suas aplicações para a atenção à saúde. Pretende-se estudar o cuidado às famílias, seus ciclos de vida e os respectivos instrumentos para abordagem familiar.
EDUCAÇÃO E SAÚDE: TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS DA EDUCAÇÃO, COMPETÊNCIAS E ESTRATÉGIAS
Esta linha tem como objetivo desenvolver pesquisas que permitam estudar e experimentar concepções teórico-metodológicas mais adequadas para orientar a formação de profissionais de saúde a desenvolverem projetos e práticas de educação em saúde, em nível da atenção básica, visando o empoderamento das pessoas, famílias e comunidades em prol de mudanças para uma vida mais saudável, de qualidade.
GESTÃO E AVALIAÇÃO DE SERVIÇOS NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA/ATENÇÃO BÁSICA
Esta linha tem por objetivo desenvolver pesquisas que produzam evidências organizacionais, com base em modelos de gestão e assistenciais relacionados à saúde da família/AB. Desenvolver estudos avaliativos que investiguem processos, resultados e/ou impacto de ações e programas relativos à saúde individual, familiar e comunitária e metodologias de avaliação, com foco na melhoria da efetividade e qualidade, formulando critérios e indicadores mais adequados ao campo de práticas do SF/AB.
Esta linha tem por objetivo desenvolver pesquisas que analisem as características e entraves à melhoria da qualidade das informações em saúde. O gerenciamento da informação e tomada de decisões na atenção primária: importância e dificuldades da produção de dados em nível local. Análise crítica de indicadores. Principais sistemas de informação em saúde relacionados a atenção básica em saúde: cenário atual e perspectivas (e-SUS). Segurança e confiabilidade da informação nos registros eletrônicos.
PESQUISA CLÍNICA: INTERESSE DA ATENÇÃO BÁSICA
Esta linha tem por objetivo desenvolver estudos sobre bases operacionais da Gestão da Clínica, a produção de evidências clínicas, linhas de cuidado, protocolos clínicos e assistenciais e sua utilização na Saúde da Família à luz da integralidade do cuidado (prevenção, diagnóstico, terapêutica e reabilitação). Relação Médico Paciente e o método clínico centrado na pessoa. Avaliação da incorporação de tecnologias em saúde; estudos que considerem a eficácia, efetividade e eficiência de intervenções, programas, novos medicamentos e tecnologias em saúde.
Esta linha tem como objetivo, desenvolver pesquisas acerca Bases da Vigilância em Saúde e sua integração com o Saúde da Família/atenção básica. Contextualizar as vigilâncias: epidemiológica (VE), sanitária (VISA), ambiental (VA) e do trabalhador (VST), como componentes operacionais que materializam e subsidiam a promoção e a proteção da saúde da população.
Colegiado
Coordenador Institucional do Profsaúde/MPSF: Prof. Dr. Antônio José Costa Cardoso
Vice-Coordenadora Institucional do ProfSaúde/MPSF: Profa. Dra. Jane Mary de Medeiros Guimarães
Colegiado PROFSAUDE/MPSF/UFSB:
Antônio José Costa Cardoso – http://lattes.cnpq.br/1233244962732194
Jane Mary de Medeiros Guimarães - http://lattes.cnpq.br/4336422711827897
Lina Rodrigues de Faria – http://lattes.cnpq.br/3627559799699510
Márcio Florentino Pereira – http://lattes.cnpq.br/5343496494699726
Rocío Elizabeth Chávez Alvarez – http://lattes.cnpq.br/1056721789563215
Leandro Nascimento Bertoldi (Representante discente - titular)
Taline Ferreira Santos (Suplente)
Perfil do Programa
Currículo e Regime Pedagógico
Concepção Pedagógica
O PROFSAUDE é centrado no aluno como sujeito de aprendizagem, respeitando sua autonomia e acolhendo a importante bagagem de conhecimentos e experiências que traz de sua vivência profissional. A organização curricular baseia-se nos referenciais da educação por competências. Seu desenho curricular contempla três eixos pedagógicos: Atenção, Educação e Gestão
Disciplinas
ATENÇÃO E GESTÃO DO CUIDADO
Conhecimento dos determinantes sociais de saúde no território e no brasil. O processo saúde-doença-cuidado e os modelos tecnoassistenciais em saúde. Bases da Vigilância em Saúde e sua integração com a APS. O processo de trabalho na dimensão do cuidado em saúde. Evidências clínicas e Linhas de Cuidado e sua utilização na Saúde da Família. Ferramentas de acesso: acolhimento, agenda livre. Rastreamento, abordagem e tratamento. Classificação de risco e estratificação de risco. Registros Médicos Orientados ao problema: folha de rosto, SOAP e uso do ICPC-2.
ATENÇÃO INTEGRAL NA SAÚDE DA FAMÍLIA
Saúde Pública, direitos e cidadania. Estado e políticas sociais. Determinantes econômicos, sociais e políticos para a formulação de políticas sociais e de saúde. A formação do SUS e a reforma sanitária no Brasil. O SUS na atualidade ou Desafios atuais do SUS. As correntes e os princípios da Atenção Primária à Saúde. As diferentes experiências internacionais de Atenção Primária. A Política Nacional de Atenção Básica. O conceito de integralidade na atenção à saúde. As linhas de cuidado segundo os ciclos de vida. A constituição das Redes de Atenção à Saúde.
EDUCAÇÃO NA SAÚDE
As concepções teóricas e metodológicas de ensino-aprendizagem. Metodologia ativas de aprendizagem: possibilidades de aplicação na graduação e no processo de mobilização de adultos. Referenciais da educação na saúde e suas implicações no nível individual e coletivo. Análise crítica-compreensiva das políticas de educação em saúde. Práticas educativas transformadoras e sala contribuição na consolidação do Sistema Único de Saúde. Utilização de tecnologias de informação e comunicação em saúde. Educação popular em saúde como estratégia de promoção de saúde.
PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO NA SAÚDE DA FAMÍLIA
Princípios do planejamento e da avaliação em saúde. Vertentes do planejamento em saúde: normativo e estratégico situacional Princípios e diretrizes do pacto pela saúde e consequências para Estratégia de Saúde da Família. Contrato de gestão na atenção básica. Instrumentos de planejamento e gestão no âmbito do SUS Planejamento, avaliação e monitoramento e melhoria continua da qualidade nas ações da ESF em consonância com a Política Nacional da Atenção Básica. Avaliação e desenvolvimento do planejamento em nível local.
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM SERVIÇOES DE SAÚDE
Produção e aplicação de conhecimento na atenção básica. Bioestatística e Epidemiologia aplicada aos serviços de saúde. Características e limitações de estudos quantitativos e qualitativos. Aplicação de métodos quantitativos e qualitativos para pesquisa e ações dos serviços de saúde. Utilização de recursos de análise estatística e pesquisa social. Introdução às práticas em saúde baseadas em evidências. Uso da informação científicas sistemáticas para apoiar decisões. Desenvolvimento e validade de instrumentos para coleta de dados em nível local.
PROMOÇÃO DA SAÚDE
Marcos históricos e conceituais da promoção da saúde e implicações na reorientação dos serviços. Importância dos determinantes sociais para as ações de promoção da saúde. Conhecendo a Política Nacional de Promoção da saúde. Promoção da saúde na produção do cuidado na perspectiva da integralidade e intersetorialidade. Gestão participativa, participação popular e a autonomia do sujeito. O Território para a Saúde da Família. Redes sociais. Orientação Comunitária e Competência Cultural. Experiências na promoção da saúde.
SEMINÁRIO DE ACOMPANHAMENTO
Busca de referências nas principais bases bibliográficas eletrônicas. Sistematização e apresentação de referências bibliográficas com apoio de softwares. Etapas de projetos de pesquisa. Desenvolvimento de projetos: sumário, objetivos, métodos e técnicas de coleta e análise de dados. Apresentação dos trabalhos em desenvolvimento pelos alunos e problematização das decisões metodológicas. Acompanhamento das atividades acadêmicas dos alunos.
SISTEMA DE INFORMAÇÃO NO CUIDADO E NA GESTÃO
Análise crítica de indicadores e pactuação de metas. Principais sistemas de informação em saúde: cenário atual e perspectivas. Utilizando indicadores para análise da situação de Saúde: Transição epidemiológica e demográfica. Gerenciamento da informação e tomada de decisões na atenção básica: importância e dificuldades da produção de dados em nível local. Segurança e confiabilidade da informação nos registros eletrônicos. E-Sus. Ferramentas de utilização de informação para programação local. Instrumentos de divulgação da informação em nível local.
TÓPICOS ESPECIAIS EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Reflexão de temas baseados nas necessidades e demandas de saúde em nível regional e estadual para fortalecimento da atenção básica, desenvolvimento da docência e preceptoria identificadas na conformação das turmas no território nacional.
Ingresso, Duração e Permanência
Equipe
Docentes Permanentes
Antônio José Costa Cardoso – http://lattes.cnpq.br/1233244962732194
Jane Mary de Medeiros Guimarães - http://lattes.cnpq.br/4336422711827897
Lina Rodrigues de Faria – http://lattes.cnpq.br/3627559799699510
Márcio Florentino - http://lattes.cnpq.br/5343496494699726
Rocío Elizabeth Chávez Alvarez – http://lattes.cnpq.br/1056721789563215
Coordenações institucionais do Mestrado Profissional em Saúde da Família/Profsaúde
2017 a 2019
Coordenação: Rocío Elizabeth Chávez Alvarez
Vice-Coordenação: Lina Rodrigues de Faria
2019 a 2024
Coordenação: Lina Rodrigues de Faria
Vice-Coordenação: Jane Mary de Medeiros Guimarães
2024
Coordenação: Antonio José Costa Cardoso
Vice-Coordenação: Jane Mary de Medeiros Guimarães
Grupos de Pesquisa CNPq
Grupo de Pesquisa CNPq - Educação Digital Interativa
Grupo de Pesquisa CNPq - Educação, Saúde e Desigualdades Sociais
Documentos
Termo de Adesão
Termo de Adesão à Rede Profsaúde Nacional
Turma 2023
Novo Edital para a Turma 5 - https://abrasco.org.br/mestrado-profissional-em-saude-da-familia-abre-chamada-de-selecao-publica-para-2023/
Turma 2021
Turma 2019
Turma 2017
- MANUAL DE CRITÉRIOS E NORMAS PARA TCM - TURMA DE INGRESSANTES 2017
- RESOLUÇÃO NACIONAL PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA - PROFSAÚDE
- EDITAL PROFSAUDE N. 02/2018 - Aproveitamento de créditos para Atividades Complementares
- Cronograma ProfSaúde – Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) – 2017/2
Portarias
PORTARIA 014/2023 - Reconduzir a Coordenação e a Vice-Coordenação do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família- ProfSaúde, da Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB - https://ufsb.edu.br/cfsaude/images/portarias/2023/PORTARIA_014_2023_Reconduzir_Coordenacao_ProfSaude.pdf.
PORTARIA Nº 430/2016 – Constituição a Banca Examinadora
PORTARIA Nº 429/2016 – Constituição do Colegiado do PROFSAUDE/MPSF
Regimentos
Notícias
- Ultimos dias para inscrição Edital Profsaúde
- Em breve Edital de Credenciamento de Docentes Colaboradores do PROFSAÚDE
- Edital de Credenciamento de Docentes Colaboradores 2024-2026
- Divulgação da lista de inscrições deferidas e indeferidas
- ERRATA N° 7 Referente a impetração do recurso
B) I Simpósio de Saúde Coletiva do Sul da Bahia;
C) II Simpósio de Saúde Coletiva do Sul da Bahia;
D) III Simpósio de Saúde Coletiva do Sul da Bahia;
E) IV Simpósio de Saúde Coletiva do Sul da Bahia.
Publicações Profsaúde/UFSB
C) FARIA, Lina; Guimarães, J. M. M.; Alvarez, Rocio; Cardoso, Antonio José Costa; Florentino, Márcio; SANTOS, Luiz A de Castro. Educação em saúde e qualidade-equidade: sobre o cuidado realizado nas redes de atenção no contexto da covid-19. Salvador: EdUFBA, 2022, v.1. p.236. https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36127/1/Educac%CC%A7a%CC%83o%20em%20sau%CC%81de%20e%20qualidade-repositorio.pdf
Componentes Curriculares
Manual de Inscrição em Componentes Curriculares
Todos os Componentes Curriculares do 1º ano podem ser visualizados no site do ProfSaúde.
Contatos
Equipe de Coordenação 2024 - 2026
Coordenador Institucional do ProfSaúde/MPSF: Prof. Dr. Antonio José Costa Cardoso – E-mail: antoniojccardoso@gmail.com
Vice-Coordenadora Institucional do ProfSaúde/MPSF: Profa. Dra. Jane Mary de Medeiros Guimarães- janemg@ufsb.edu.br
Equipe de Coordenação 2020 - 2023
Coordenadora Institucional do ProfSaúde/MPSF: Profa. Dra. Lina Rodrigues de Faria – E-mail: lina@ufsb.edu.br/ linafaria1964@gmail.com
Vice-Coordenadora Institucional do ProfSaúde/MPSF: Profa. Dra. Jane Mary de Medeiros Guimarães- janemg@ufsb.edu.br
Coordenação Nacional
https://profsaude-abrasco.fiocruz.br/coordenacao
Redes Sociais