Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > DACE > CQV > Setor de Promoção à Saúde Estudantil > Saúde Mental > VISIVELMENTE > Projeto “Visível-Mente" Dicas para lidar com a Ansiedade!!
Início do conteúdo da página

Projeto “Visível-Mente" Dicas para lidar com a Ansiedade!!

Publicado: Sexta, 23 de Julho de 2021, 13h49 | Última atualização em Terça, 15 de Março de 2022, 13h50 | Acessos: 2599

Confira a publicação do projeto “Visível-mente”, desenvolvido pela Seção de Produção de Saúde e Cuidado /SPSE/CQV/PROAF. Nesse mês, em resposta à solicitação de temas enviada pelos estudantes, abordamos o tema: “Dicas para lidar com a ansiedade”, escrito pela Psicóloga Johana Mascarenhas.
Lembramos que o projeto tem o objetivo de estabelecer um canal de escuta contínua com os estudantes da UFSB e abordar temas de interesse na área de saúde mental.
Caso queira participar do projeto, você pode enviar perguntas, dúvidas e sugestões de temas de interesse sobre saúde mental, através do preenchimento de formulário, via google forms, sem necessidade de identificação do participante (Link do formulário: https://forms.gle/gF2H28onjG4BWfGX9). Na medida que as perguntas, dúvidas e sugestões forem recebidas, entraremos em contatos com profissionais da área da psicologia, da UFSB ou externos, para responderem os questionamentos feitos pelos discentes.
Vem conferir!

WhatsApp Image 2021 07 22 at 09.43.31

 

WhatsApp Image 2021 07 22 at 09.43.32

 

Dica 1:

Agrupar-se pode ajudar a lidarmos com ela, pois não viemos sós, então reforçar as nossas redes de apoio e criar vínculos é essencial nessa lida.

 

WhatsApp Image 2021 07 22 at 09.43.32 1


Dica 2

A respiração é uma grande aliada no processo de dialogar com a ansiedade, respirações como a diafragmática, com contagem de tempo onde a exalação é maior que a inspiração, estas são estratégias simples, mas uma das mais potentes para auxiliar.

 

WhatsApp Image 2021 07 22 at 09.43.33


 
Dica 3

A prática de exercício físico é essencial para ajuda no manejo da ansiedade e estresse, pois ela coloca o corpo em contato com sensações semelhantes à de um momento de estresse e tensão, porém não estamos ansiosos e estamos em uma situação onde há controle dos estímulos. É muito importante a escolha de uma atividade física prazerosa, o mais importante é a frequência e a motivação aplicada.

 

WhatsApp Image 2021 07 22 at 09.43.33 1


 
Dica 4

Separar um momento de auto cuidado, ou seja, tirar um tempo para si, fazendo alguma atividade considerada prazerosa e que conecte consigo mesmo.

 

WhatsApp Image 2021 07 22 at 09.43.33 2
 

Dica 5

O uso de meditação também pode ajudar, pois ela é uma junção do processo de respiração consciente com a necessidade de tirar tempo para si e a prática da atenção plena no aqui e no agora. Existem diversos aplicativos gratuitos com ótimas meditações guiadas para iniciar nessa pratica.

 

WhatsApp Image 2021 07 22 at 09.43.34

 
Dica 6

A procura de um profissional da psicologia também é uma estratégia, pois não é preciso passar por essa situação de maneira solitária.

 

WhatsApp Image 2021 07 22 at 09.43.34 1

 




LEMBRE-SE:

Todas as orientações e sugestões acima irão mudar a efetividade em cada sujeito, por isso, é muito importante experimentar e identificar de que forma funcionará para cada pessoa.

A ansiedade está presente em nossas vidas, então a forma que lidaremos com ela é que vai definir o seu impacto diário.

 O desenvolvimento do autoconhecimento sempre será uma ferramenta potente para lidar com as dificuldades que possam surgir no dia a dia. 

 

Fim do conteúdo da página