Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > IHAC CSC > Grupos Acadêmicos
Início do conteúdo da página

Grupos de Pesquisa

Publicado: Sexta, 27 de Abril de 2018, 14h41 | Última atualização em Quinta, 09 de Dezembro de 2021, 19h58 | Acessos: 6164

BIRIBA – OBSERVATÓRIO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS

 

O Biriba é um grupo de pesquisa na área de ensino de ciências, certificado no Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (DGP/CNPq). O grupo está vinculado à Licenciatura Interdisciplinar em Ciências da Natureza e suas Tecnologias, do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Sosígenes Costa da UFSB. As áreas de interesse da equipe de pesquisadoras e pesquisadores do Biriba contemplam três linhas de pesquisa que abrangem múltiplas interfaces da pesquisa sobre o ensino de ciências.

Linha de pesquisa 1 - Ensino e aprendizagem em ciências em espaços formais e não formais

Esta linha investiga processos de ensino e de aprendizagem em ciências, a partir de diferentes espaços (formais e não formais) e etapas do desenvolvimento humano. Temáticas nessa linha incluem, por exemplo: práticas e processos de ensino na aprendizagem em ciências; crenças, valores, atitudes e comportamentos no ensino de ciências; espaços formais e não formais para ensinar e aprender ciências, como jardins botânicos, museus, coleções etc.; formação docente em ciências; construção, adaptação e validação de instrumentos para o ensino de ciências; utilização de contextos e situações atuais e ambientais como laboratório vivo; aprendizagem investigativa em ensino de ciências para aprender a ler e escrever de forma significativa e vice-versa.

LINHAS DE PESQUISA

Linha de Pesquisa 2 - Arte, cultura, sociedade e divulgação científica

Esta linha congrega estudos de interface entre o ensino de ciências e os campos das artes, da cultura e da sociedade, bem como conceitos, processos e práticas de divulgação científica. Pesquisas aderentes a essa linha incluem, por exemplo: diálogo, cultura pop e identidade no ensino de ciências; histórias em quadrinhos e ensino de ciências; descolonialidades no ensino de ciências; percepção pública da ciência; divulgação científica no ensino de ciências; interfaces entre ensino de ciências e estudos pessoa-ambiente em diferentes contextos de desenvolvimento humano, com ênfase na infância; educação ambiental crítica; dentre outras.

3 - Objetos didáticos, tecnologias e o lúdico no ensino de ciências

Esta linha reúne pesquisas sobre produção e análise crítica de objetos didáticos, tecnologias e o lúdico no ensino de ciências. Investigações nessa linha incluem, por exemplo:  objetos didáticos focados em acessibilidade e inclusão; jogos e ensino de ciências; sequências didáticas investigativas, com foco no desenvolvimento profissional docente e na aprendizagem discente, de base sociocientífica e socioambiental sustentável.

DOCENTES

Andresa Oliva, Florisvalda da Silva Santos, Francisco de Assis Nascimento Junior, Jaílson Santos de Novais, Lenir Silva Abreu, Mario Marques da Silva Junior, Olívia Maria Pereira Duarte, Silvio Tarou Sasaki

Estudantes de graduação e pós-graduação

Bruno Santos Inacio, Christiane Ferreira de Souza Macena, Fabrício Silva dos Santos, Guilherme Piloto Santos, Isaide Lima Almeida, Larissa Batista Pinheiro, Marcela Silva Santos, Sheila Katrini Ferrari Visconde, Valtiângeli Rodrigues da Silva Moitinho

DGP/CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2871794365603153#identificacao

registrado em:
Fim do conteúdo da página