Sobre o CFCAm
Contexto
Os centros de formação profissionais, ou CFs, são, dentro da estrutura organizacional da UFSB, unidades acadêmicas responsáveis pela formação profissional especifica dos estudantes egressos dos cursos de primeiro ciclo (Bacharelados Interdisciplinares-BIs) e também as Licenciaturas Interdisciplinares-LIs, assim como pelo aprofundamento dos estudos nos cursos de pós-graduação.
Criado junto com a fundação da Universidade Federal do Sul da Bahia, o Centro de Formação em Ciências Ambientais foi pensado para atender à crescente demanda por profissionais que promovam soluções inovadoras nas áreas relacionadas com às ciências ambientais.
O Centro de Formação em Ciências Ambientais (CFCAm) tem o compromisso inegociável e irrestrito com a sustentabilidade e a forte preocupação com a preservação da diversidade socioambiental utilizando tecnologias para a ampliação do conhecimento sobre o território, bem como sobre os conflitos socioambientais neles existentes. O CFCAm possui uma infraestrutura de 17 Laboratórios com equipamentos que dão suporte ao ensino, à pesquisa e à extensão; uma biblioteca de 300 m2 com instalações modernas, com 550 títulos e 2656 exemplares em ciências ambientais e áreas fins como ciências biológicas e ciências da Terra.
O CFCAm fomenta o desenvolvimento territorial com uma educação de excelência e emancipadora na área de Ciências Ambientais. Através um ensino contemporâneo, visa contemplar a extensão e a pesquisa nessa região, bem como prover suporte técnico às demandas da comunidade e, assim, contribuir de forma inovadora para a solução de problemas, buscando a sustentabilidade do desenvolvimento local, regional e nacional.
Convidamos a todos e todas a assistirem ao vídeo postado neste link. Neste material propomos uma explicação da proposta de ensino inovador que o CFCAm tem apresentado para a região. Troxemos os fluxos de formação e como ingressar nos cursos, bem como a melhor forma do ingressante percorrer seu caminho acadêmico: O ANTES, O AGORA E O DEPOIS DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS NA COSTA DO DESCOBRIMENTO: A EDUCAÇÃO COMO DESENVOLVIMENTO. Link: https://www.youtube.com/watch?v=F3le_h50o1E&t=6745s
Para mais vídeos e ações do CFCAm, visite o canal: https://www.youtube.com/channel/UCCoDH_uI4v8czi_Wwv6NQNQ
Histórico
O Centro de Formação em Ciências Ambientais (CFCAm) é uma Unidade Universitária no âmbito da UFSB. Segundo o Art. 2o da Resolução 17/2016, a gestão acadêmica da Unidade Universitária é exercida pelos seguintes órgãos:
1) Congregação.
2) Decanato.
3) Colegiados de Cursos.
Parágrafo único. As demandas de apoio administrativo e à gestão acadêmica desses órgãos serão atendidas pelas secretarias acadêmicas e administrativas das Unidades Universitárias.
O Decanato é o órgão executivo da gestão acadêmica da Unidade Universitária. Abaixo, os gestores e os períodos de suas gestões à frente do decanato do CFCAm
Gestão 2013 – 2015
Decano pro tempore do CFCAm: Dr. Asher Kiperstok First
Vice decano pro tempore (julho a dezembro/2015): Dr. Jorge Antonio Silva Costa
Gestão 2016 - 2017
Decano pro tempore do CFCAm: Dr. Jorge Antonio Silva Costa
Vice decano pro tempore: Dr. Carlos Werner Harckradt
Gestão 2017
Decano pro tempore: Dr. Carlos Werner Harckradt
Gestão 2017 – 2020
Decano: Dr. Carlos Werner Harckradt
Vice decano: Dr. Fabrício Berton Zanchi
Gestão 2020 – 2022
Decano: Dr. Fabrício Berton Zanchi
Vice decana: Dra. Juliana Pereira de Quadros
Gestão 2022 – 2025
Decano: Dr. Fabrício Berton Zanchi
Vice decana: Dra. Juliana Pereira de Quadros
MEMBROS DA CONGREGAÇÃO DO CFCAm
Segundo Resolução UFSB 17/2016, que dispõe sobre os Órgãos de Gestão Acadêmica das Unidades Universitárias
Centro de Formação em Ciências Ambientais
Prof. Dr. Fabrício Berton Zanchi (Decano)
Profa. Dra. Juliana Pereira de Quadros (Vice-Decana)
Bacharelado Interdisciplinar em Ciências (Primeiro ciclo)
Prof. Dr. Rodrigo Antonio Ceschini Sussmann (Coordenador)
Prof. Dr. Silvio Tarou Sasaki (Vice-coordenador)
Bacharelado em Ciências Biológicas (Segundo ciclo)
Prof. Dr. Felipe Micali Nuvoloni (Coordenador)
Prof. Dr. Thiago Mafra Batista (Vice-coordenador)
Bacharelado em Oceanologia (Segundo ciclo)
Prof. Dr. Igor Emiliano Gomes Pinheiro (Coordenador)
Prof. Dr. Angelo Teixeira Lemos (Vice-coordenador)
Bacharelado em Engenharia Sanitária e Ambiental (Segundo ciclo)
Prof. Dr. Elfany Reis do Nascimento Lopes (Coordenador)
Profa. Dra. Andresa Oliva (Vice-coordenadora)
PPGCTA (Terceiro ciclo)
Prof. Dr. Jailson Novais (Coordenador)
Prof. Dr. Mário Marques da Silva Júnior (Vice-coordenador)
PPGCSAT (Terceiro ciclo)
PPG novo, Coordenadores à definir
Especialização (Lato Sensu) Programa de Residência em Extensão Rural (Terceiro ciclo)
Profa. Dra. Gabriela Narezi (Coordenadora)
Profa. Dra. Florisvalda Souza (Vice-Coordenadora)
Representantes discentes
Elias Gallina (Titular, Pós graduação)
Ryu Okada (Suplente, Pós graduação)
Milena Costa Lopes (Titular, graduação)
Ariany Santos Almeida (Suplente, graduação)
Representantes docentes
Prof. Dr. Caio Vinicius Gabrig Turbay Rangel (Titular)
Profa. Dra. Andresa Oliva (Suplente)
Representante Técnico-Admnistrativo:
Thaíse Alves dos Santos (Titular);
Rafael Lima Santos (Suplente)
Representante do Conselho Estratégico Social da UFSB:
Virginia Londe Camargos (Titular)/ Raoni Brás Pataxó (Suplente).
Missão e propósito
O CFCAm tem a responsabilidade de subsidiar as discussões e ações em Sustentabilidade. Nesse sentido, o CFCAm articulase com a Pró Reitoria de Sustentabilidade e Integração Social (PROSIS), com os Colégios Universitários (CUNIs), os Institutos de Humanidades, Artes e Ciências (IHACs) e com os demais Centros de Formação (CFs) a fim de se estabelecer um constante diálogo e avaliação das ações sobre a temática da Sustentabilidade.
As Ciências Ambientais
A Área de Ciências Ambientais passou a ser reconhecida no Brasil a partir do ano de 2013 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), saindo da Área Interdisciplinar para ocupar um status equivalente a essa.
O Centro de Formação em Ciências Ambientais da UFSB se coloca diante das demandas socioambientais e das perspectivas do desenvolvimento sustentável, elementos inerentes a essa área do conhecimento. Esta área, compete abordar processos sociais e naturais, desenvolver novas tecnologias e estabelecer processos de gestão socioambientais, bem como formular e analisar políticas públicas voltadas à gestão ambiental em sentido amplo, considerando uma maior inclusão social.
As Ciências Ambientais não são apenas o somatório de diferentes áreas científicas, trata-se da construção de conhecimento que ao abordar uma problemática ambiental, compreende a complexidade as relações dos meios ecológicos e sociais e os produtos gerados dessa interação, para, a partir dessa premissa, apresentar soluções integradas e sustentáveis ao meio ambiente.
Nessa perspectiva, o CFCAm traz para a região Sul da Bahia o compromisso de desenvolver o pensamento crítico de seus alunos, docentes e da comunidade em geral, no sentido de ampliar esta abordagem como práxis. As pesquisas científicas devem ser contextualizadas pois atuam na fronteira com as ciências da terra, biológicas, agrárias, engenharias, saúde, sociais aplicadas e humanas. No CFCAm, a interdisciplinaridade emerge naturalmente e passa a ser identificada como atitude e como método na produção de conhecimento. A partir desse conhecimento integrado, das diversas especialidades dos docentes, das atividades de ensino, pesquisa e extensão abordamos o panorama da avaliação ambiental integrada e seus desdobramentos nas diversas problemáticas regionais. Nossos docentes não têm medido esforços para desenvolver tais habilidades e competências ao longo da formação dos nossos alunos.
Redes Sociais