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Publicado: Quinta, 09 de Agosto de 2018, 09h13 | Última atualização em Quinta, 30 de Abril de 2020, 04h27 | Acessos: 2406

PROJETOS DE PESQUISA E/OU EXTENSÃO CADASTRADOS NO CFA

 

Nome do Projeto: Análise de contextos formativos de professores/as de Artes da Educação Básica no município de Teixeira de Freitas - Bahia

Situação do projeto: em andamento

Período de realização: 2018 - 2021

Linha de Pesquisa: Experiências e práticas do sensível: constituindo subjetividades mediadas por recursos multimídias

Descrição: As ações do projeto analisam a conjuntura da formação de professores/as de Artes atuantes nas redes municipal e estadual da educação básica pública em Teixeira de Freitas-BA. Dados do sítio do Observatório do Plano Nacional de Educação (2016) apontam que no Ensino fundamental 40,3% dos educadores/as não compatibilizam sua formação com a área de ensino (dado nacional), sendo que na Bahia este número chega a 61,4%. No Ensino médio, a incongruência é de 31,2% (nacional) e de 50,9% (na Bahia). A questão torna-se ainda mais grave no campo das Artes ao qual está associado o desconhecimento acerca dos seus fundamentos e modos de operação. Assim, são muitas as faces dos desafios conceituais na formação de educadores/as em Artes: as diferentes concepções do papel da arte na educação, a relação teoria/prática, processo/produto, a arte e educação inclusivas etc. Ademais, a presente proposta coaduna-se com a meta número 15 do Plano Nacional de Educação (PNE): a criação de políticas que assegurem “que todos os professores e as professoras da Educação Básica possuam formação específica de nível superior, obtida em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam”, até 2024 (BRASIL, PNE em Movimento). 

Docente e equipe: Gessé Almeida Araújo (docente coordenador); Tássio Ferreira Santana (docente membro); Clarissa Santos (docente membro); Marcelo Pereira (discente bolsista BAP por dois anos consecutivos); Antonio Vital (discente bolsista BAP); Alice Almeida (discente bolsista PIPCI); Miqueias Queiroz (discente bolsista PIPCI).

Projeto Interinstitucional: Não

Instituição de origem do projeto: UFSB

Valor do Financiamento: R$ 24.000 (5 cotas de bolsas)


 

Nome do Projeto: Cartografias Emergentes da Cultura

Situação do projeto: em andamento

Período de realização: 2017 - 2020

Linha de Pesquisa

Descrição: O projeto Cartografias Emergentes da Cultura consiste em investigar e divulgar as manifestações artísticas/culturais em curso na região de Porto Seguro a partir da produção de cartografias críticas colaborativas e de processos participativos de construção de mapas impressos e digitais. Mais especificamente, esse projeto busca lançar mão do método de pesquisa cartográfico que deverá implicar docente e bolsistas do corpo discente da UFSB, juntamente de segmentos socioculturais (coletivos de arte, comunidades indígenas, núcleos e projetos culturais, escolas, agentes culturais e artistas à margem da cultura hegemônica em geral) na utilização de procedimentos cartográficos e expressivos (artes gráficas, manipulação de imagens, infográficos, preenchimento de mapas digitais abertos) para traçar um mapeamento compreensivo das manifestações artísticas/culturais em curso na região de Porto Seguro. Os resultados desta pesquisa colaborativa estarão disponíveis em um site em construção durante a realização do projeto (http://www.cartografiasdacultura.fluxos.org), além de servir como conteúdo para a alimentação de mapas virtuais com a plataforma aberta Crowdmap: https://crowdmap.com/. Serão desenvolvidos ainda posters/cartilhas, isto é, materiais impressos em cores e em papel A3 e A2, com frente e verso, sendo que a frente destas publicações trará informações gráficas e visuais sobre diferentes tipos de mapas, e o verso dados específicos e orientadores sobre os mapas visuais da frente.

Docente e equipe: Alemar Rena (docente/coordenador); Adonai Adoum Lemos Gomes; Pedro Henrique Andrade

Projeto Interinstitucional: Não

Instituição de origem do projeto: UFSB

Valor do Financiamento: Duas bolsas de pesquisa UFSB/FAPESB por um ano no valor de R$ 400,00 cada. Valor total:  R$ 9.600,00

 


 

Nome do Projeto: ILUMILUTAS: grupo de estudos de iluminação cênica e processos sociais

Situação do projeto: em andamento

Período de realização: 2018 - 2020

Linha de Pesquisa: Dramaturgias do Corpo e da Cena

Descrição: O projeto de pesquisa e extensão ILUMILUTAS consiste em promover um espaço permanente de experimentação artística e reflexão crítica sobre processos estéticos, procedimentos e equipamentos de iluminação cênica. Almeja-se um espaço dialógico e de troca de saberes e práticas nas quais se investigará interfaces da luz cênica com lutas sociais contra a opressão. A princípio, o grupo de estudos criará a oportunidade de implicação da docente e discentes da UFSB interessados/as na linguagem cênica da luz na troca de referências e criação artística tendo a iluminação como foco e o campo social como matriz poética de investigação. 

Docente e equipe: Profa. Dodi Tavares Borges Leal (docente coordenadora), Profa. Aline Nunes de Oliveira, Caiene Henrique Reis de Oliveira, Caz Ångela Apolinário Rodrigues, Khalil de Santana Piloto, Jean Isaac Lemos Costa, Vinicius Santos Souza.

Projeto Interinstitucional: Não

Instituição de origem do projeto: UFSB

Valor do Financiamento: Uma bolsa de pesquisa Iniciação Científica e uma bolsa BAP/Prosis por um ano no valor de R$ 400,00 cada. Valor total: R$ 9.600,00


 

Nome do Projeto: GOTA TRAVA: montagem cênica de Teatra da Oprimida com pessoas transgêneras

Situação do projeto: em andamento

Período de realização: 2019 - 2020

Linha de Pesquisa: Dramaturgias do Corpo e da Cena

Descrição: GOTA TRAVA é um projeto de extensão dedicado à montagem cênica que pretende articular a população transgênera de Porto Seguro em torno de seus próprios saberes, seus próprios afetos e protagonismo. A partir de uma invenção metodológica do olhar transgênero que propõe uma revisão para a obra de Augusto Boal (o Teatro do Oprimido), o projeto terá como suporte a Teatra da Oprimida como perspectiva de trabalho considerando os jogos, as técnicas e exercícios teatrais tendo em vista a luta transfeminista. O ponto de partida do processo serão os estudos em equipe do texto Medeia de Eurípedes e a versão Gota d'Água de Chico Buarque, para a qual desenvolveremos a adaptação dramatúrgica perspectivando a produção a partir do protagonismo de pessoas trans: GOTA TRAVA. O projeto de montagem está articulado com projeto de pesquisa e de extensão regulares em iluminação cênica e desobediências de gênero e será desenvolvido na Abayomí Casa de Cultura, espaço localizado no bairro do Cambolo, periferia de Porto Seguro. Pretendemos com o projeto reunir as pessoas trans da cidade de Porto Seguro e promover um diálogo local, a partir da linguagem teatral, com moradores/as do Cambolo. Como subprodutos do projeto teremos: 1) a produção sonora autoral e inédita pelo estudante bolsista; 2) veiculação da obra teatral e diálogo direto com o público do 'Sarará Trans: um sarau do protagonismo da negritude trans', realizado na Abayomí Casa de Cultura; 3) realização de roda de conversa sobre a produção artística de pessoas trans, considerando a linguagem teatral e o trabalho de adaptação da tragédia para os saberes do corpo trans: 'Da tragédia para a transgédia'; 4) produção da primeira etapa do projeto 'Memorial Trans do Sul da Bahia: visualidade e arte de uma luta invisível', cujo estágio é o levantamento de dados preliminares que culminará em uma publicação futura; e 5) lançamento do livro 'Teatra da Oprimida: últimas fronteiras cênicas da pré-transição de gênero', organizado pela coordenadora do grupo e que dispõe aprofundadamente sobre a fundamentação teórica e a metodologia do projeto.

Docente e equipe: Profa. Dodi Tavares Borges Leal (docente coordenadora), Caz Ångela Apolinário Rodrigues, Jean Isaac Lemos Costa, Vinicius Santos Souza.

Projeto Interinstitucional: Não

Instituição de origem do projeto: UFSB

Valor do Financiamento: Uma bolsa de extensão Prosis por um ano no valor de R$ 400,00 cada. Valor total: R$ 4.800,00


 

Nome do Projeto: Programa Proext: Arte, história e língua maxakali-pataxó: educação pública intercultural e integral na região Sul da Bahia - PROEXT/MEC/UFSB

Situação do projeto:

Período de realização: Agosto 2016 a agosto 2018

Linha de Pesquisa

Descrição

Docente e equipe: Rosângela de Tugny

Projeto Interinstitucional: 

Instituição de origem do projeto: UFSB

Valor do Financiamento: R$ 299.720,00 (dos quais 20 bolsas de extensão)

 


 

Nome do Projeto: Fapesb – Edital Universal: Projeto: Vozes sobreviventes nas cosmopistas Maxakali Pataxó

Situação do projeto: finalizado

Período de realização: Fevereiro 2016 a fevereiro 2018

Linha de Pesquisa

Descrição

Docente e equipe: Rosângela de Tugny

Projeto Interinstitucional: Sim ou Não

Instituição de origem do projeto: UFSB

Valor do Financiamento: (Auxílio financeiro + bolsa)


 

Nome do Projeto: Exercícios de Espaço

Situação do projeto: finalizado

Período de realização: 2018 - 2018

Linha de Pesquisa

Descrição: Exercícios de espaço: corpos, objetos, sonoridades é um projeto de extensão que propõe trabalhar, com o acompanhamento de uma equipe curatorial constituída de professores, estudantes e curadores convidados, o processo de espacialização de obras visuais, sonoras e do corpo. Serão selecionados, por meio de convocatórias abertas a estudantes de todas as áreas, projetos de ocupação para salas e áreas externas do Campus Sosígenes Costa (Porto Seguro) da Universidade Federal do Sul da Bahia. Durante uma residência artística intensiva de três dias, a equipe curatorial irá acompanhar os processos de instalação de obras e execução de ações no campus, incentivando os estudantes a pensar as poéticas dos espaços, as temporalidades dadas e propostas, os fluxos de pessoas e seus modos de ocupação, as determinações das estruturas arquitetônicas, as relações com o entorno e as dinâmicas do corpo no espaço-tempo. Especificidades relativas à expografia, como técnicas de iluminação e montagem, também serão abordadas. O processo de ocupação irá finalizar com uma mostra e roda de conversas presenciais e meta-presenciais.

Docente e equipe: Juliana Gontijo, Augustin de Tugny, Aline Nunes, Raphael do Sacramento Fonseca, Victor Andre Martins De Miranda, Siomara Claudia Rodrigues Santos, Adonai Adoum Lemos Gomes, Caz Ångela Apolinario Arruda Rodrigues, Danilo Rocha Silva, Erlane Rosa Dos Santos, Giulia Caroline Viana Fonseca, Kalin Sá Nascimento, Marilucia Moreira Santos, Marclêdes Rodrigues da Cruz, Paulo Henrique Dos Santos Tarle, Pedro Henrique Pereira Santos, Raquel Barreto Vilas Boas, Tamires Silva Freitas, Vitor Santana Moreira, Vinicius Santos Souza.

Projeto Interinstitucional: Não

Instituição de origem do projeto: UFSB

Valor do Financiamento: (Auxílio financeiro + bolsa)

 



Nome do Projeto: Artista Visita

Situação do projeto: finalizado

Período de realização: 2018 - 2018

Linha de Pesquisa

Descrição: Artista Visita é um projeto de docência e extensão que tem por objetivo favorecer o contato da Universidade Federal do Sul da Bahia com a produção artística atual em âmbito nacional e criar uma ponte entre a vida acadêmica e as artes em geral. O projeto irá convidar um artista, alternando entre diferentes áreas – artes plásticas e visuais, artes gráficas, dança, música, teatro, entre outras –, para ministrar uma oficina intensiva na UFSB-Campus Sosígenes Costa direcionada aos estudantes de artes do 1º e 2º ciclo e vinculada preferencialmente a um Componente Curricular. A oficina poderá finalizar com uma intervenção ou ação pública no campus ou na cidade de Porto Seguro e uma palestra do artista convidado dirigida à comunidade.

Docente e equipe: Juliana Gontijo, Augustin de Tugny, Marilucia Moreira Santos, Nicolle Oliveira Nascimento Dela Cruz.

Projeto Interinstitucional: Não

Instituição de origem do projeto: UFSB

Valor do Financiamento: R$ 2250,00 / FINANCIAMENTO INTERNO (PROSIS - Edital 14/2018 apoio financeiro a projetos, eventos, cursos e produtos - Extensão e recursos do CFA)

 


 

Nome do Projeto: Filo & Arte

Situação do projeto: em andamento

Período de realização: 2019 - 2020

Linha de Pesquisa:  Filosofia e arte na contemporaneidade

Descrição: Filo & Arte é um projeto do Centro de Formação em Artes da UFSB que busca promover a leitura e a discussão de textos filosóficos em diálogo com a apreciação de obras artísticas. O projeto propõe um espaço permanente de encontro, de leitura de obras filosóficas e de apreciação de obras artísticas. Está pautado em valores intimamente ligados a diversas tradições filosóficas como a amizade, a eudaimonia, a curiosidade, a crítica, a reflexão sobre a existência, o cuidado, o engajamento e o diálogo entre as artes e a filosofia. O projeto Filo & Arte (https://projetofiloearte.blogspot.com/) realiza dois seminários por ano. Cada seminário está dedicado a um pensador e a um ou vários artistas cujas obras serão colocadas em diálogo com as leituras de filosofia. Deste modo, para cada filósofo será realizada uma seleção de textos a serem estudados e um repertório de obras artísticas proposto para provocar um diálogo com os conceitos e teorias analisados. 

Alguns dos objetivos específicos do projeto são: Promover seminários, encontros, oficinas, debates, exposições em torno a leituras filosóficas e/ou literárias; Promover seminários, encontros, oficinas, debates, exposições em torno em a autores,conceitos ou questões filosóficas que discutam problemas de estética; e fortalecer as práticas de leitura e escrita a partir de práticas processuais, compartilhadas e colaborativas. Em 2019 foi realizado o primeiro seminário sobre Byung-Chul Han. Em 2020 será lançado o segundo seminário sobre esse filósofo.. 

Docente e equipe: Martin Domecq

Bolsa BAP: Filipe de Souza Couto

Participaram do primeiro seminário: Iza Soares, Filipe de Souza, Marcelo Marron, Patricia Grinberg e Vitor Moreira.

Projeto Interinstitucional: Não

Instituição de origem do projeto: UFSB

Valor do Financiamento: 1 bolsa BAP


 

Nome do Projeto: Abrimento

Situação do projeto: finalizado

Período de realização: 20XX - 20XX

Linha de Pesquisa

Descrição: Abrimento é um projeto de extensão que propõe realizar exposições dos trabalhos artísticos produzidos pelos estudantes da Universidade Federal do Sul da Bahia. Com acompanhamento de uma equipe de curadoria constituída por professores e estudantes bolsistas e voluntários, serão selecionados, por meio de convocatória aberta a estudantes de todas as áreas do Campus Sosígenes Costa, obras de arte para exposições individuais a serem realizadas na Casa da Lenha, espaço gestionado pela Superintendência de Cultura de Porto Seguro localizado na área portuária da cidade. Especificidades relativas à expografia, como técnicas de iluminação e montagem, também serão abordadas. O projeto inclui ainda rodas de conversas com os estudantes envolvidos.

Docente e equipe: Juliana Gontijo, Augustin de Tugny, Marcos Antônio Dos Santos Fernandes, Pedro Henrique Andrade Silva, Simone Melo Barddal.

Projeto Interinstitucional: Não

Instituição de origem do projeto: UFSB

Valor do Financiamento: R$ 2000,00 (Financiamento interno CFA: 5 bolsas de produção para estudantes)


 

Nome do Projeto: Narrativas Vivas: Representações Imaginadas por Crianças em tratamento oncológico

Situação do projeto: (2019/2020) (em andamento)

Período de realização: 2019/2020

Linha de Pesquisa: Etnografia com crianças a partir de dispositivos artísticos

Descrição: Este projeto de pesquisa qualitativa de cariz antropológico, tem como corpus de investigação os estudos das narrativas de crianças em tratamento oncológico. Essas narrativas são coletadas nos tempos  livres do tratamento das  crianças no   espaço da Acacci- Associação Capixaba de Câncer Infantil. Neste tempos, executamos a ação de pesquisa por uma proposição metodológica de oficinas estéticas e atividades criadoras no campo das artes. As oficinas  são realizadas a cada encontro com diferentes dispositivos:  leituras de imagens de histórias narradas, composição e ilustração de histórias  por elas contadas, criação de desenho/recorte/colagens por  representação das suas casas(moradias), desenhos elaborados a partir da fruição musical das canções infantis de  Rubinho do Vale,  elaboração de pinturas em telas, produção de bijuterias na  referência  literária  infantil, produção de maquiagens de personagens  de  um determinado universo infantil com pinturas livres nos rostos das pesquisadoras. A pesquisa objetiva fomentar processos  atos criativos de infâncias tendo a expressão lúdica implicada a elementos didáticos do Ensino da  Arte, sendo  analisados a fruição imaginativa no processo de produção(a obra em si)   a partir da abordagem triangular de Ana Mae Barbosa, compondo "narrativas vivas". A população estudada são crianças e adolescentes que se deslocam do Sul da Bahia para fazerem seus tratamentos na Acacci - Vitória-ES. A pesquisa é participante associado a produção etnográfica, com notas de campo das pesquisadoras que se revezam entre escritas de campo e aplicação das oficinas, somamos os enredos narrativos nas relações de sociabilidades entre pares (crianças)  ao longo da interação no tempo em que executamos as oficinas.

Docente e equipe: Marina Rodrigues Miranda/ Fernanda Monteiro Barreto Camargo (colaboradora)

Projeto Interinstitucional:  Não

Instituição de origem do projeto: UFSB

Valor do Financiamento: R$ 4.800,00 (ano) FAPESB ( 12 cotas de bolsas  400,00 (mês) Beneficiária: Estudante: Natália de Oliveira

 


 

Nome do Projeto: D.E.L.I.R.A.: Ações em Arte Pública

Situação do projeto: em andamento

Período de realização: 2019 - 2020

Linha de Pesquisa: Poéticas Artísticas e Comunidades 

DescriçãoO projeto de pesquisa visa abordar o campo da arte como um espaço inter e transdisciplinar entre diferentes frentes de ações e linguagens artísticas específicas, mas que possuem, como eixo comum, abordagens dialógicas do fazer da arte em contato e contaminação com agentes de fora deste campo, através de ações diretas no cotidiano e atravessadas por outras epistemes. São investigadas metodologias de ensino de arte contemporânea fundamentada na troca, contaminação e diferença, voltado para a formação da emancipação e autonomia dos envolvidos, unindo as dimensões estética e política. 

A abreviação de D.E.L.I.R.A. define as principais linhas de atuação: D: Design / Desenho; E: Espaço / Escuta / Escultura; L: Ludicidade; I: Inventividade; R: Ruidologia / Radiofonia; A: Artes. O projeto D.E.L.I.R.A. pretende atuar nos campos das Artes Visuais e Artes Sonoras, aproximando as linguagens bidimensionais (desenho, design gráfico, gravura, serigrafia) e tridimensionais (escultura, cerâmica, instalações, obras site specific) das linguagens temporais da sonoridade (música, produção sonora, sonoridades expandidas, rádio-arte). A ludicidade se apresenta como área de investigação metodológica, mas também um campo em si, reverberando em práticas pedagógicas enquanto a inventividade é condição primordial para que o trabalho coletivo em arte aconteça .

Docente e equipe: Prof. Marcelo Wasem, Prof. Daniel Puig, Profa. Mariana Novaes (colaboradora), Breno dos Santos Franca (bolsista PIPCI), Tamires Silva Freitas, Paloma Lorrancy Santos de Souza, Dhonata Melo da Silva, Eduardo Rebelo da Silva, Heictor Miranda Cruz.

Projeto Interinstitucional: Não

Instituição de origem do projeto: UFSB

Valor do Financiamento: Uma bolsa de pesquisa Iniciação Científica por um ano no valor de R$ 400,00. Valor total: R$ 4.800,00

 


 

Nome do Projeto: Projeto de Rádio da UFSB

Situação do projeto: Suspenso

Período de realização: 2019 -

Linha de Pesquisa: Comunicação - SIM - Jornalismo

Descrição: Projeto de criação da Rádio UFSB em parceria com o Instituto de Radiodifusão do Estado da Bahia, IRDEB.

Docente e equipe: Richard Santos; Bernard Belisário;Marcelo Simon Wasem; Cristiane da Silveira Lima; André Domingues; Raquel Siqueira; Anne Macedo; Ariane Stolfi. 

Projeto Interinstitucional: Sim.

Instituição de origem do projeto: CFA

Valor do Financiamento: R$ 150.000,00 (Emenda parlamentar).

 



Nome do Projeto: Projeto de Pesquisa Dramaturgia Expandida: teorias e práticas 

Situação do projeto: (em andamento)

Período de realização: 2019 - 2020

Linha de Pesquisa: Artes da Cena/Dramaturgia

Descrição: Projeto de pesquisa envolvendo o termo expandido de dramaturgia, a partir de suas teorias e práticas, com foco na análise, prática e pesquisa sobre a estruturação performáticas de textos contemporâneos, bem como seus processos e poéticas.

Docente e equipe: Coord. Prof. Éder Rodrigues da Silva

Projeto Interinstitucional: Não

Instituição de origem do projeto: UFSB

Valor do Financiamento:

Financiamento 1: FAPESB (Iniciação Científica) Valor: R$ 4.800,00

Financiamento 2: Diretoria de Pesquisa, Criação e Inovação da PROPPG/UFSB Valor: R$ 5.000,00 Realização dos Eventos Acadêmicos: 1) Colóquio de Dramaturgias da Cena Negra no Brasil e na América Latina”;  2) Seminário de Escrita “"A escrita como espaço de experiência: modo expandido de práticas e vivências"


 

Nome do Projeto: Projeto Observatório de dramaturgias práticas e vivências

Situação do projeto: (em andamento)

Período de realização: 2019 - 2020

Linha de Pesquisa: Artes da Cena/Dramaturgia

Descrição: O projeto de extensão Observatório de dramaturgia, práticas e vivências consiste em promover um espaço permanente de experimentação, reflexão, pesquisa e produção artística na área da dramaturgia. O projeto prevê ações extensionistas conjuntas voltadas para a prática da escrita, com ênfase nos processos envolvendo a gênese colaborativa, o termo expandido da escritura voltado para a cena e as interfaces com a escrita  literária. 

Docente e equipe: Coord. Éder Rodrigues da Silva 

Projeto Interinstitucional: Não

Instituição de origem do projeto: UFSB

Valor do Financiamento: BAP Bolsa de Auxílio à Permanência (2 bolsas)


 

Nome do Projeto: I Festival de Escrevivências da UFSB

Situação do projeto: (em andamento)

Período de realização: 2019 - 2020

Linha de Pesquisa: Dramaturgia/Escrita

Descrição: O projeto de extensão I FESTIVAL DE ESCREVIVÊNCIAS DA UFSB consiste em promover um espaço voltado para a experimentação, a leitura e a prática da escrita em seus variados gêneros. O projeto está vinculado ao Centro de Formação em Artes e pretende oferecer subsídios técnicos e artísticos para o desenvolvimento e aprofundamento da trajetória acadêmica do corpo discente junto ao estímulo da escrita, diagnosticada como um desafio no percurso acadêmico e capaz de se articular enquanto instância geradora de fontes, poéticas e processos.

Docente e equipe: Coord. Éder Rodrigues da Silva 

Projeto Interinstitucional: Não

Instituição de origem do projeto: UFSB

Valor do Financiamento: PROSIS/UFSB e foi contemplado pela Pró-Reitoria de Sustentabilidade e Integração Social por meio do Edital n° 14/2019. Valor: 1 Bolsa para discente.


 

Nome do Projeto: Projeto de extensão: Corporalidades negrodescendentes em práticas pedagógicas para a escola

Situação do projeto: concluído

Período de realização: 2018 - 2019

Docente e equipe: Coordenadora: Professora Eloisa Domenici

Projeto Interinstitucional: Não

Instituição de origem do projeto: UFSB

Valor do Financiamento: BAP (2 bolsas) - PIBIC (1 bolsa)


 

Nome do Projeto: Projeto de pesquisa e extensão Coletivo AFRO(en)CENA

Situação do projeto: em andamento

Período de realização: 2018 

Descrição: O Projeto se configura como laboratório de pesquisa teórico-prática aberto à comunidade acadêmica, interessado nos percursos de uma formação cênica negrorreferenciada. A partir disto, os/as participantes experimentam uma formação geral interepistêmica, considerando diferentes ensinagens e cosmovisões de expressões tradicionais (Capoeira, Maculelê, Dança-afro, Dança-afro contemporânea, Contação de História, dentre outros). Seguidamente, esta pesquisa intenciona exercitar a criação de uma cena afrodiaspórica, multirreferencial, considerando o Candomblé Congo-Angola e a Cultura Bantu como inspiração afropoética. A formação geral e as ensinagens tradicionais se transpassam fornecendo lastro conceitual organizando a Pedagogia da Circularidade, como cerne da encruza conceitual e aprofundamento desta pesquisa.

Docente e equipe: Tássio Ferreira - coordenador

Projeto Interinstitucional: Não

Instituição de origem do projeto: UFSB

Valor do Financiamento: 1 bolsa bap R$ 400 - 4.800,00

 


 

Nome do Projeto: X Ubiquitous Music Workshop -  Ubimus

Situação do projeto: em andamento

Período de realização: 2020

Descrição: O X Workshop em Música Ubíqua (UbiMus 2020) será realizado em Porto Seguro, BA no campus da Universidade Federal do Sul da Bahia. As atividades abrangerão sessões de trabalho a serem realizadas entre o 5 e 7 de agosto de 2020, incluindo a apresentação de resultados artísticos. O Workshop em Música Ubíqua fomenta as discussões artísticas, técnicas e teóricas, visando novas colaborações entre os grupos de pesquisa brasileiros e europeus. Também serão realizadas demonstrações e propostas de pesquisa visando explorações conceituais, tecnológicas ou artísticas de cenários ubimus atuais ou futuros. Um dos principais objetivos é elaborar uma agenda conjunta de pesquisa centrada em tópicos como sustentabilidade, aceitabilidade social e acesso ampliado às práticas criativas musicais representados nos grupos de pesquisa ubimus. 

Docente e equipe: Prof. Dra. Ariane de Souza Stolfi, Prof. Dr. Daniel Puig, Prof. Dr. Leonardo Souza (UFSB), Prof. Dr. Damián Keller (UFAC), Prof. Dr. Leandro L. Costalonga (UFES)

Projeto Interinstitucional: Sim

Instituição de origem do projeto: Universidade Federal do Acre (UFAC)

Valor do Financiamento: R$ 10.000,00 (CnpQ) + R$1.900,00 (CFA - UFSB) para custeio do evento.

 


 

Nome do Projeto: Mostra Olhares das Mulheres Indígenas

Situação do projeto: Finalizado

Período de realização: Maio a agosto de 2018

Descrição: A  Mostra “Olhares das Mulheres Indígenas” ocorreu entre os dias 30 de julho e 04 de agosto de 2018 nos municípios de Caravelas, Teixeira de Freitas e Porto Seguro. O evento foi uma mostra audiovisual intercampi na Universidade Federal do Sul da Bahia, com foco na produção de mulheres indígenas brasileiras. A mostra contou com a exibição de filmes realizados por estas mulheres e com debates presenciais com a participação das cineastas, da comunidade acadêmica da UFSB e do público externo. Durante seis dias, foram exibidos filmes e promovidos debates sobre temas relacionados à vivência artística e biográfica das artistas, tais como: trajetórias coletivas e individuais na produção audiovisual, representação de sujeitos indígenas no cinema indígena/não-indígena, gênero, arte e populações indígenas, cinema e garantia de direitos indígenas. As atividades ocorreram nos campi da UFSB – Campus Paulo Freire e Campus Sosígenes Costa, em espaços parceiros - Centro de Cultura de Porto Seguro, Aldeia Indígena Jaqueira (Porto Seguro), Colégio Polivalente em Caravelas (BA) e sede do grupo ArteManha em Caravelas (BA). O evento foi realizado em parceria com o Projeto Imagina! Circuito Permanente de Audiovisual.

Docente e equipe: Coordenadores - Docentes Joana Brandão Tavares e Bernard Rego Belisário

Colaboradores: docentes Laura Castro De Araujo, Cristiane Da Silveira Lima, Rosangela Pereira De Tugny, Augustin Maurice Marie Gondallier De Tugny, Andre De Almeida Rego, Juliana Coelho Gontijo. Discentes: Jocieli Santana Brito, Nicolle Oliveira Nascimento Dela Cruz. Colaboradores Externos: Graciela Pereira De Sousa , Olinda Muniz Wanderley.

Projeto Interinstitucional: Não

Instituição de origem do projeto: UFSB

Valor do Financiamento: (com instituição financiadora) Não recebeu financiamento. Projeto feito com recursos próprios.


 

Nome do Projeto: Laboratório Comunitários de Experimentação em Arte (Labmulticênico)

Situação do projeto: Finalizado

Período de realização: maio de 2018 a  junho 2019.

Descrição: Com foco na realização de atividades de pesquisa para a discussão do tema da experimentação em laboratórios comunitários, as atividades deste projeto serão direcionadas à organização do laboratório em torno das pesquisas que têm sido feitas sobre os Labs de experimentação em arte, tendo como forte referência as publicações de Jussi Parikka em The Future of de Lab (2009) e Imaginary Lab (2017) acerca do exercício artístico e trabalho coletivo nos laboratórios públicos de experimentação. Não se trata, portanto, de um evento de lançamento de uma estrutura física, mas do lançamento do Laboratório Cênico e Multimídia à atuação comunitária com uma tradução, ao final do projeto, de texto de referência para a área. 

Docente e equipe: Leonardo Souza (coordenador), Clarissa Santos, Thawan Dias, Caio Henrique Reis Oliveira

Projeto Interinstitucional: Não

Instituição de origem do projeto:UFSB

Valor do Financiamento: 1 bolsas BAP ao longo de 10 meses e 1 bolsa BAP por 3 meses.


 

Nome do Projeto: ÌTÀN: Contando Histórias de Orixás com Cinema de Animação

Situação do projeto: Em andamento

Período de realização: Nov/2019 - jul/2020

Descrição: Através da linguagem do cinema de animação contamos histórias de orixás como forma de valorizar a religiosidade dos povos tradicionais de terreiro e também como forma de combate ao racismo religioso. O projeto conta com três etapas de trabalho: (1) Formação em cinema de Animação aberto à comunidade, realizado na Abayomi Casa de Cultura, no Cambolo, um bairro da periferia de Porto Seguro; (2) Desenvolvimento de um curta de animação que conte histórias de um dos Orixás da tradição afro-brasileira com os participantes da Formação em Animação, também na Abayomi Casa de Cultura; (3) Exibições do curta-metragem seguidas de rodas de conversas em espaços culturais de motrizes africanas, em escolas públicas de Porto Seguro, no Campus Sosígenes Costa da UFSB e em espaços de povos tradicionais da região. 

Docente e equipe: Pâmela Peregrino da Cruz - (Coordenadora); Annaline Curado Piccolo - (Professora); Richard Santos (Convidado); Alzení de Freitas Tomaz (Iyakekerê Òdòmiróòsódún - Participante comunidade externa); Valdíria Santos de Souza Fernandes (Participante comunidade externa); Domênica Rodrigues  (Participante comunidade externa); Yuri Kevin de Jesus de Souza (Bolsista); Erlane Rosa dos Santos (Estudante); João Victor Mendes da Silva (Estudante);  Natália Froes Santos (Estudante); Marcelo Neves Santos (Estudante); Tais Ercilia Salerno (Estudante); Liz Miranda Varjão (Estudante); 

Projeto Interinstitucional: Sim

Instituição de origem do projeto: Universidade Federal do Sul da Bahia

Valor do Financiamento: (1 Bolsa - PROSIS)


 

Nome do Projeto: Programa de extensão Imagina! Circuito Permanente de Audiovisual

Situação do projeto: em andamento

Período de realização: 26/03/2019 a 26/03/2021

Descrição: Em atividade desde abril de 2018, inicialmente como projeto e mais tarde como programa de extensão, o Imagina! Circuito Permanente de Audiovisual foi concebido com o objetivo promover os circuitos de exibição audiovisual e contribuir para a formação de público na região do Extremo Sul da Bahia, particularmente na cidade de Porto Seguro. O ponto de partida foi a realização de sessões periódicas de cinema, com entrada franca e aberta à comunidade, em espaços diversificados da cidade . Tendo em vista o processo de implementação da UFSB, o então recém-formado curso de graduação de segundo ciclo Som, Imagem e Movimento, ofertado pelo Centro de Formação em Artes, e, ao mesmo tempo, a presença rarefeita de espaços exibidores na região, apostamos que o projeto poderia contribuir de forma efetiva não apenas para o formação dos estudantes, mas também para fomentar uma renovação e dinamização da vida cultural e artística na cidade, tomando o audiovisual como fio condutor. O programa abriga os quatro seguintes projetos: 1. Imagina! Apresenta: voltado à realização de sessões de cinema ou mostras temáticas, sempre com bate-papo após as exibições, num formato mais próximo à atividade cineclubista. 2. Imagina! Reverbera: voltado às experimentações de formatos de exibição e fruição das obras, buscando reverberações entre o audiovisual e outras artes, particularmente as artes sonoras. 3. Imagina! Oficinas: voltado à oferta de workshops e minicursos de capacitação ou atualização, com foco na dimensão prática da realização audiovisual. Espera-se com esse projeto também realizarmos oficinas voltadas especificamente para profissionais da educação formal e não formal, interessados em incluir o audiovisual em sua prática. 4. F.EST.A - Festival Estudantil de Audiovisual: realização de um festival anual voltado à produção audiovisual estudantil, aberto a inscrições de todo o estado da Bahia, em formato itinerante, realizado, a cada ano, em uma escola pública de ensino médio. O projeto prevê não apenas a realização do festival, mas diversas atividades formativas ao longo do ano, além de mostras itinerantes com os filmes selecionados nas edições do festival.

Docente e equipe

Coordenação geral: Cristiane da Silveira Lima (CSC - SIAPE 1690428)

Professores/as colaboradores/as:

Ariane de Souza Stolfi (CSC - SIAPE 3050140)

Bernard Pêgo Belisário (CSC - SIAPE 3029042)

Clarissa Santos Silva (CSC - SIAPE 3028963)

Sérgio Barbosa de Cerqueda (CSC - SIAPE 1467704)

Professores/as colaboradores intercampi

Francisco Gabriel de Almeida Rêgo (CPF - SIAPE 3067051)

Joana Brandão Tavares - Siape (CPF - SIAPE 3037069)

Alunos/as envolvidos/as no projeto:

Ana Lúcia Camargo (Especialização - EPArtes/ Colégio Estadual Elba Ramalho)

Breno César Rodrigues e Silva Terra (BI Artes, Matrícula 2018018519)

Nicolle Oliveira Nascimento Dela Cruz (LIAT, Matrícula 2017005900)

Diego Márcio Ferreira Casemiro (BI Humanidades, Matrícula 2018006750)

Projeto Interinstitucional: Não

Instituição de origem do projeto: UFSB

Valor do Financiamento: 1 bolsa de extensão pelo período de set/2019 a abri/2020 (PROSIS) 

 


 

Nome do Projeto: Projeto de Extensão - F.EST.A - Festival Estudantil de Audiovisual

Situação do projeto: Em andamento

Período de realização: 30/03/2020 a 30/03/2021

Descrição: Em atividade desde julho de 2018, o F.EST.A é um subprojeto do Programa de Extensão Imagina! Circuito Permanente de Audiovisual, que tem como objetivo incentivar a produção audiovisual de jovens realizadores, fomentando espaços de circulação de produções de caráter estudantil oriundas de todo o estado da Bahia e do país. O projeto procura estabelecer forte diálogo com a educação básica, promovendo um festival por ano, a cada vez em uma escola de ensino médio diferente. Para além da organização do evento em si, com suas várias etapas (abertura de chamada, seleção dos trabalhos, organização de sessões, etc.), o projeto prevê a realização de diversas atividades ao longo do ano como forma de construir uma parceria mais estreita com cada escola, realizando atividades de formação docente, incentivo à realização audiovisual e mostras itinerantes com a filmografia selecionada.

Docente e equipe: Cristiane da Silveira Lima (Coordenação Geral), Clarissa Santos Silva (Coordenação adjunta), Bernard Pêgo Belisário, Sérgio Barbosa de Cerqueda, Francisco Gabriel de Almeida Rêgo, Joana Brandão Tavares, Ana Lúcia Camargo (EPArtes/ Colégio Estadual Elba Ramalho),  Breno César Rodrigues e Silva Terra (BI Artes), Diego Márcio Ferreira Casemiro (BI Humanidades), Nicolle Oliveira Nascimento Dela Cruz (LIAT). 

Projeto Interinstitucional: Não

Instituição de origem do projeto: Universidade Federal do Sul da Bahia 

Valor do Financiamento: -


 

Nome do Projeto: Projeto de extensão - Imagina! Oficinas

Situação do projeto: em andamento

Período de realização: 29/03/2020 a 28/03/2021

Descrição: O Imagina! Oficinas é um projeto de extensão vinculado ao programa de extensão Imagina! Circuito Permanente de Audiovisual. Ele se destina à oferta de oficinas, ateliês, workshops e/ou minicursos de capacitação ou atualização, com foco na dimensão prática da realização audiovisual - seja para os membros do programa de extensão, qualificando a equipe, seja para outros/as interessados/as. O projeto promove, ainda, oficinas voltadas especificamente para profissionais da educação formal e não formal, interessados em incluir o audiovisual em suas práticas pedagógicas, ampliando a interlocução da universidade com a educação básica na região.

Docente e equipe

Coordenação geral: Cristiane da Silveira Lima (SIAPE 1690428), Coordenação adjunta: Sérgio Barbosa de Cerqueda (CSC - SIAPE 1467704); Membros da equipe: Professores/as colaboradores/as: Clarissa Santos Silva (CSC - SIAPE 3028963); Professores/as colaboradores/as intercampi: Francisco Gabriel de Almeida Rêgo (CPF - SIAPE 3067051), Joana Brandão Tavares - Siape (CPF - SIAPE 3037069); Alunos/as envolvidos/as no projeto: Breno César Rodrigues e Silva Terra (BI Artes, Matrícula 2018018519), Diego Márcio Ferreira Casemiro (BI Humanidades, Matrícula 2018006750); Nicolle Oliveira Nascimento Dela Cruz (LIAT, Matrícula 2017005900).

Projeto Interinstitucional: Não

Instituição de origem do projeto: UFSB

Valor do Financiamento: -


 

Nome do Projeto: Imagina! Apresenta

Situação do projeto: em andamento

Período de realização: 17/03/2020 a 17/03/2021

Descrição: Em atividade desde abril de 2018, o Imagina! Apresenta é um subprojeto do Programa de Extensão Imagina! Circuito Permanente de Audiovisual, que tem por objetivo promover os circuitos alternativos de exibição audiovisual e contribuir para a formação de público na região do Extremo Sul da Bahia, particularmente na cidade de Porto Seguro. O projeto consiste na realização de sessões de filmes e mostras temáticas, sempre acompanhadas de debates após a exibição, em um formato similar à atividade cineclubista. Com entrada franca e aberta à comunidade, podendo circular por espaços diversificados da cidade (centros culturais, ongs, escolas, praças, aldeias, etc.), essas sessões promovem o acesso democrático ao cinema e o audiovisual, proporcionando encontros e redes de colaboração, fomentando a Arte e a Cultura e expandindo a área de abrangência da UFSB para a comunidade externa.

Docente e equipe

Coordenação geral: Cristiane da Silveira Lima (CSC - SIAPE 1690428); Professores/as colaboradores/as: Ariane de Souza Stolfi (CSC - SIAPE 3050140); Bernard Pêgo Belisário (CSC - SIAPE 3029042); Clarissa Santos Silva (CSC - SIAPE 3028963); Sérgio Barbosa de Cerqueda (CSC - SIAPE 1467704); Professores/as colaboradores intercampi: Francisco Gabriel de Almeida Rêgo (CPF - SIAPE 3067051); Joana Brandão Tavares - Siape (CPF - SIAPE 3037069); Alunos/as envolvidos/as no projeto: Ana Lúcia Camargo (Especialização - EPArtes/ Colégio Estadual Elba Ramalho); Breno César Rodrigues e Silva Terra (BI Artes, Matrícula 2018018519); Nicolle Oliveira Nascimento Dela Cruz (LIAT, Matrícula 2017005900); Diego Márcio Ferreira Casemiro (BI Humanidades, Matrícula 2018006750)

Projeto Interinstitucional: Sim

Instituição de origem do projeto: UFSB

Valor do Financiamento: (com instituição financiadora)


 

Nome do Projeto: Imagina! Reverbera

Situação do projeto: em andamento

Período de realização: 23/03/2020 a 22/03/2021

Descrição: O Projeto Imagina! Reverbera! é um subprojeto do Programa de Extensão Imagina! Circuito Permanente de Audiovisual, que tem por objetivo realizar apresentações audiovisuais com sonorização de filmes mudos em tempo real, utilizando técnicas de improvisação musical livre. O projeto articula-se a componentes curriculares do curso de Som, Imagem e Movimento (CFArtes/UFSB), particularmente aqueles vinculados à habilitação de Produção Sonora. Além de criar espaço para o estímulo à experimentação, envolvendo estudantes-artistas e docentes, o projeto contribui ampliando as possibilidades da fruição da imagem cinematográfica em formato diferente da sessão de cinema tradicional. 

Docente e equipe:

Coordenação geral: Cristiane da Silveira Lima (CSC - SIAPE 1690428); Coordenação adjunta: Ariane de Souza Stolfi (CSC - SIAPE 3050140); Membros da equipe: Gislana Cunha Araujo (BI Humanidades, Matrícula: 2017004822); Heictor Miranda Cruz (Som e Imagem Em Movimento, Matrícula: 201400253); Italo Novaes Rocha Rodrigues (Interdisciplinar em Artes, Matrícula: 2017007109); Marilucia Moreira Santos (EPArtes/ Som e Imagem Em Movimento,  Matrícula: 2018008737)

Projeto Interinstitucional: Não

Instituição de origem do projeto: UFSB

Valor do Financiamento: - 


 

Nome do Projeto: Projeto de Pesquisa “Na boca da mata: um estudo sobre cantos, cinema e cosmovisão indígena”

Situação do projeto: em andamento

Período de realização: Abril/2020 a Abril/2022

Descrição: Neste trabalho propomos um estudo acerca da presença do canto e da música no cinema indígena brasileiro, a partir da análise de um conjunto de filmes documentários recentes produzidos por cineastas de quatro diferentes etnias (guajajara, yanomami, kuikuro e maxakali). Os filmes que compõem o corpus principal de análise possuem o canto e a música como questões centrais, que estruturam em grande medida a sua mise-en-scène e o modo como são experimentados pelos espectadores. Espera-se com este estudo aprofundarmos a reflexão em torno das relações entre canto, cinema e cosmovisão indígena, contribuindo para a difusão da cultura ameríndia, ainda tão pouco reconhecida e valorizada no Brasil e na academia. Palavras-chave: Canto; música; cinema brasileiro contemporâneo; culturas indígenas; mise-en-scène documentária.

Docente e equipe

Projeto Interinstitucional: Não

Instituição de origem do projeto: UFSB

Valor do Financiamento: - 

OUTROS

Projeto de pesquisa: Ecologia dos saberes no audiovisual do professor Richard Santos. Aprovado pela Congregação em 19 de abril de 2018.

Projeto de pesquisa: “Poemas experiência Comunidade: a biografia como método” e “Modos de literatura incomparável” da professora Cinara Araújo. Renovados pela Congregação em 17 de maio.

Projeto de pesquisa: Epistemologia, pensamento abdutivo, pensamento diagramático e algoritmos para processamento de fluxos de dados da performance do professor Daniel Puig. Aprovado na Congregação em 17 de maio.

Projeto de pesquisa e extensão: Performações das professoras Aline Nunes e Clarissa Santos Silva. Aprovado na Congregação em 17 de maio.

Projeto de pesquisa: O mapa da cena: artes do corpo na cena do sul da Bahia dos professores Eloisa Domenici, Aline Nunes e Martin Domecq. Aprovado na Congregação em 17 de maio.

Projeto de pesquisa: Desmanchar o cinema com Divino Tserewahú do professor Bernard Belisário. Aprovado na Congregação em 22 de junho.

Projeto de pesquisa e extensão: Riso e saúde: o riso nos cuidados e os cuidados no riso do professor Fábio Nieto. Aprovado na Congregação em 22 de junho.

Projeto de pesquisa e extensão: Observatório de dramaturgia do professor Éder Rodrigues. Aprovado na Congregação no dia 13 de dezembro de 2018.

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