Especialização em Pedagogias das Artes

Apresentação
No cenário da Educação Nacional, o estado da Bahia apresenta a maior concentração de docentes atuantes na rede de Educação Básica sem formação em licenciatura ou complementação pedagógica, ou mesmo sem Ensino Médio. Ao implantar-se em área extensa, de 40.384 km, na costa meridional do Estado da Bahia, compreendendo 48 municípios e abrigando uma população de 1.520.037 (segundo o Censo de 2010), os desafios de atender ao compromisso com a ampliação do acesso à educação se tornam ainda maiores.
Dados do Observatório do Plano Nacional da Educação (2016) demonstram um alto índice de defasagem entre o número de professores e professoras com formação específica adequada à sua área de atuação, e isso, quando possuem diploma de ensino superior. O acesso à formação adequada, seja inicial ou continuada, representa um desafio a ser superado em parceria com as instituições de ensino superior. Referente especificamente ao ensino de Artes, a situação é ainda mais grave, sobretudo no estado da Bahia que conta com um pequeno número de professores atuantes nessa área. Como agravante, há entre os professores e professoras atuantes no componente curricular Artes um grande número de profissionais oriundos de outras áreas do conhecimento, como forma de complementação de carga horária, sem acesso a uma formação específica, fato que prejudica o acesso à metodologias adequadas ao campo.
Ademais, no campo da educação não-formal é importante reconhecer o papel de organizações da sociedade civil que desenvolvem notáveis trabalhos de sensibilização para as Artes. Porém, com frequência os profissionais que ali atuam não contam com uma formação docente em Artes capaz de qualificar plenamente as suas possibilidades de atuação.
Assim, a proposta de nosso curso tem seus princípios político-pedagógicos sustentados na noção freireana de ação cultural em perspectiva dialógica, na qual a arte do encontro de sujeitos interessados em ensino e práticas em Artes e Educação constrói possibilidades de mobilização social a partir de suas atuações nos contextos locais. Para fins da proposta aqui encaminhada, o pensamento estético e político se fundem como modos de organização do sensível, como sugere o filósofo francês Jacques Rancière. Espera-se, desse modo, inspirar a constituição de novas formas de subjetividades políticas e estéticas, tendo os professores, professoras, artistas, educadores não-formais, mediadores culturais e demais agentes como parceiros fundamentais que, por seu turno, ecoarão os resultados dessa empreitada entre os/as seus/suas estudantes. Desse modo, espera-se promover a sensibilização estética e política capaz de fazer germinar as sementes da transformação social baseada em valores como a indignação e a transgressão frutíferas, elementos dos quais as experiências das Artes estão prenhes figurando, portanto, como campo privilegiado de estudo e atuação.
Dentro de sua proposta institucional de colaborar com a educação na sua região de abrangência, a Universidade Federal do Sul da Bahia tem procurado responder aos desafios de formação e de qualificação do profissional docente com a proposição de Licenciaturas Interdisciplinares e cursos lato e stricto sensu. Nesta perspectiva, a presente proposta pedagógica objetiva ofertar um curso de especialização em Pedagogia das Artes para portadores de diploma de nível superior: professores e professoras da educação básica, educadores não-formais, egressos de cursos de bacharelado e de licenciatura, mediadores e agentes culturais, interessados/as em adquirir ou em aperfeiçoar a sua atuação docente para o ensino de Artes. Desta forma, a presente proposta de curso de especialização se inscreve nas políticas institucionais da UFSB de promoção e qualificação da educação básica e da educação não-formal.
Conheça mais sobre o curso aqui.
Perfil do curso
O Curso de Especialização em Pedagogias das Artes: linguagens artísticas e ação cultural (EPArtes) objetiva ofertar um curso de especialização em ensino de Artes, em 360h, partindo de uma matriz curricular que articule conhecimentos específicos do campo das Artes e da educação, práticas metodológicas, práticas artísticas, curriculares e experienciais, para favorecer o desenvolvimento qualificado da educação básica no sul da Bahia e fortalecer a articulação integrada da Universidade Federal do Sul da Bahia com a educação básica do Estado da Bahia. Dessa forma, vislumbra-se contribuir para a formação de professores, professoras, ativistas culturais, egressos das licenciaturas e bacharelados da UFSB, licenciados ou bacharéis de modos geral, educadores de espaços não-formais de educação, mediadores, produtores culturais e demais interessados nas relações entre ensino de Artes e ação cultural.
Currículo e Regime Pedagógico

DESCRIÇÃO SINTÉTICA DO ESQUEMA DE OFERTA DO CURSO:
1º quadrimestre: 2 Ateliês de 30h, 1 Componente Curricular 30h Obrigatório;
2º quadrimestre: 2 Ateliês de 30h, 1 Componente Curricular 30h Optativo;
3º quadrimestre: 1 Ateliê de 30h, 1 Componente Curricular 30h Obrigatório, 1 Componente Curricular 30h Optativo, Trabalho de Conclusão de Curso 90h
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Ensino de Artes
CARGA HORÁRIA/CREDITAÇÃO PREVISTAS:
Ateliês: 150h
Componentes Curriculares Obrigatórios: 60h
Componentes Curriculares Optativos: 60h
Trabalho de Conclusão de Curso: 90h
Carga horária total: 360h
Ingresso, Duração e Permanência
PERIODICIDADE DA SELEÇÃO: Ingresso anual, por meio de processo seletivo estabelecido em edital específico.
VAGAS: 30 vagas por campus de oferta
TURNO: Matutino ou Vespertino ou Noturno
REGIME LETIVO: Quadrimestral
PERÍODO MÍNIMO PARA A INTEGRALIZAÇÃO DO CURSO: 3 quadrimestres
PERÍODO MÁXIMO PARA A INTEGRALIZAÇÃO DO CURSO: 5 quadrimestres
Documentos
Documentos Gerais
PPC do curso
Documentos para o TCC
Resolução de TCC
ANEXO II - Modelo de autorização de publicação TCC
ANEXO I - Declaração de Orientação de TCC
Formulário para defesa de TCC
Redes Sociais