Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Inscrições abertas Colóquio Dramaturgias da Cena Negra no Brasil e na AL

  • Publicado: Segunda, 12 de Agosto de 2019, 11h39
  • Última atualização em Segunda, 12 de Agosto de 2019, 11h50
  • Acessos: 183
imagem sem descrição.

A dança, o teatro e os processos dramatúrgicos de escrita para a cena são os temas do Colóquio “Dramaturgias da Cena Negra no Brasil e na América Latina”, que, nessa primeira edição, traz a matriz afrobrasileira na cena contemporânea como protagonista do evento que acontece nos próximos dias 22 e 23 de agosto. O colóquio será um espaço de encontro que reunirá artistas, pesquisadores(as), estudantes, mediadores(as) e multiplicadores(as) culturais no Centro de Formação em Artes, Campus Sosígenes Costa, da Universidade Federal do Sul da Bahia. 

O curso Artes do Corpo em Cena, “voltado para a formação do intérprete da dança e do teatro a partir de uma base não eurocêntrica tem um peso substancial na proposição do colóquio, já que alinha as pesquisas de docentes e discentes nessa perspectiva decolonial de formação e prática artística”, indicador confirmado pela prof. Dra. Eloisa Domenici e peloo prof. Éder Rodrigues, ambos atualmente na coordenação do curso de segundo ciclo.     

O convidado especial para o Colóquio é o professor Dr. Marcos Antônio Alexandre (UFMG), uma das referências nacionais sobre o tema da cultura afrodescendente em cena. Com Pós-Doutorado pela Facultad de Artes Escénicas do Instituto Superior de Arte, em Havana/Cuba, o professor é também artista lançará pela primeira vez na Bahia o livro O Teatro Negro em perspectiva: dramaturgia e cena negra no Brasil e em Cuba, publicado pela Editora Malê. 

O Colóquio será realizado por meio da Diretoria de Pesquisa, Criação e Inovação da PROPPG/UFSB, fortalecendo a plataforma das pesquisas acadêmicas em Artes, com ênfase no corpo enquanto espaço de experiência e conhecimento. Haverá uma Sessão de Apresentação de Comunicações com inscrições abertas até o dia 20 de agosto (Leia as Normas de Submissão do Resumo em anexo). O evento conta também com Pocket-Show do cantor Marcelo Maroon, a presença de Miriam Silva (Instituto Sociocultural Brasil Chama África), Leitura Dramática da peça “Sortilégio” de Abdias do Nascimento, Oficina de Abayomi com a artista Dira Fernandes e apresentação do solo de dança “Escurecer” com Natália Fróes. 

Todas as atividades da programação são gratuitas e abertas à comunidade acadêmica e à comunidade de Porto Seguro e região. Faça agora mesmo a sua inscrição no evento e também para a sessão de comunicações com os(as) pesquisadores(as).

 

VEJA AQUI AS NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS E COMUNICAÇÕES PARA O COLÓQUIO

 

Programação Oficial

Dia 22/08/2019 

Local: Auditório Monte Pascoal 

19:00 - Abertura Oficial do Evento [Pocket-Show com o cantor e performer Marcelo Maroon]

19:30 - Mesa de Abertura: 

Miriam Silva (Instituto Sociocultural Brasil Chama África) 
Profa. Eloisa Domenici (Curso Artes do Corpo em Cena)
Prof. Leonardo Souza (BI-Artes/UFSB)
Prof. Alemar Rena (Centro de Formação em Artes)

19:30 a 21:00 - Palestra “Dramaturgias da cena negra no Brasil e na América Latina” 

Com o prof. Dr. Marcos Antônio Alexandre [UFMG] 

21:00 a 22:00 - Lançamento na Bahia do livro "O teatro negro em perspectiva: dramaturgia e cena negra no Brasil e em Cuba" (Sessão de bate-papo com o autor)

Dia 23/08/2019  

14:00– Sessão de Apresentação de Comunicações no Formato “fórum”14:00– Sessão de Apresentação de Comunicações no Formato “fórum”
Mediação: Prof. Dr. Éder Rodrigues [UFSB] e Prof. Dr. Marcos Antônio Alexandre [UFMG]

16:00 – Leitura Dramática da peça Sortilégio, de Abdias do Nascimento

17:00 – Oficina de Abayomi, com a artista Dira Fernandes 

18:30 – Espetáculo: Farrapo O Palhaciclista – Com Marcos Farrapo Fernandes 

19:00 – Apresentação do Solo Escurecer, de Natália Fróes 

21:00 -  Encerramento do Colóquio

Inscrição/Submissão do Resumo para Sessão de Comunicações  pelo email: coloquiodramaturgiaufsb@gmail.com

Inscrições para todo o evento:https://sig.ufsb.edu.br/eventos/public/evento/CDCNBAL

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página