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Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A 12ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) ocorrerá de 19 a 24 de outubro de 2015, concomitantemente nos três Campi da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Itabuna, Teixeira de Freitas e Porto Seguro. O Foco da SNCT deste ano de 2015 é a ciência óptica e em suas aplicações; soluções para os desafios mundiais nas áreas de energia, educação, agricultura, comunicação e saúde.

Cronograma

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT 2015
ATIVIDADES Inscrições
Inscrição na SNCT 01/09/2015 a 09/10/2015* Prorrogação do prazo final  até o dia 09 de outubro de 2015.
Submissão de trabalhos 01/09/2015 a 09/10/2015* Prorrogação do prazo final  até o dia 09 de outubro de 2015.
Liberação da programação 15/09/2015
Inscrição em Minicursos/Oficinas 15/09/2015 a 09/10/2015** Prorrogação do prazo final até o dia 09 de outubro de 2015.
Período de submissão de propostas para os concursos estudantis 15/09/15 e 09/10/15* Prorrogação do prazo final  até o dia 09 de outubro de 2015.
Liberação da Lista de Trabalhos aprovados 14/10/2015 * Prorrogação do prazo final  até o dia  14 de outubro de 2015.

 * Depois do prazo, caso haja vagas, as inscrições serão realizadas no local do evento.

Trabalhos aprovados

Instruções para Autores para elaboração de Resumos

 

Normas para submissão do resumo

O prazo para submissão dos resumos será de 01 a 30 de Setembro de 2015 via formulário eletrônico que encontra-se no link para inscrição na SNCT em cada campi da UFSB.

 

O resumo somente será aceito se, pelo menos, um dos autores estiver inscrito na SNCT e se for enviado dentro do prazo estipulado. Não serão feitas correções após o envio. Portanto, solicitamos o máximo cuidado e atenção na elaboração do texto, pois mesmo pequenas falhas poderão inviabilizar a aceitação do trabalho.

O resumo poderá ser digitado em editor Word no formulário específico (modelo) que deve ser “baixado” pelo link: ModeloResumoSNCT2015.doc. Ao passar texto do resumo para o formulário eletrônico, verifique se a configuração do texto foi mantida.

Recomenda-se que os resumos tenham até 06 (seis) autores por resumo.

Os pontos principais de um trabalho/obra científicas devem ser apresentados de forma avaliativa e crítica, sintetizando, mas ao mesmo tempo destacando os conteúdos relevantes para o entendimento do leitor.

  1. Instruções gerais:

1.1 . Escopo – Serão aceitos resumos nas seguintes áreas: artes, ciências e humanidades.

1.2. Originalidade – Resumos já publicados em outros meios de comunicação, quer sejam simples ou não, não deverão ser encaminhados. Portanto, não serão aceitos resumos já apresentados e/ou publicados.

1.3. Idioma – O idioma oficial da II Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é o português.

1.4. Convenções, unidades, símbolos, abreviaturas e siglas – Padronizar os resumos com códigos de nomenclatura aceitos internacionalmente. Palavras estrangeiras, sem equivalentes em português, deverão vir em itálico, assim como nomes científicos.

1.4.1. Convenções, unidades, símbolos, abreviaturas e siglas – Padronizar os resumos com códigos de nomenclatura aceitos internacionalmente. Palavras estrangeiras, sem equivalentes em português, deverão vir em itálico, assim como nomes científicos.

1.4.2. Evitar o uso de pontos em siglas (EUA e não E.U.A.).

1.4.3. Deve-se evitar o uso de abreviações não consagradas e de acrônimos, como por exemplo: “o T3 foi maior que o T4, que não diferiu do T5 e do T6”. Este tipo de redação é muito cômodo para o autor, mas é de difícil compreensão para o leitor.

Usar 36% e não 36 % (sem espaço entre o no e %);

Usar 88 kg e não 88Kg (com espaço entre o no e kg, que deve vir em minúsculo);

Usar 136,22 e não 136.22 (usar vírgula, e não ponto);

Usar 42 mL e não 42 ml (litro deve vir em L maiúsculo, conforme padronização internacional);

Usar (P<0,05) e não (P < 0,05) (sem espaço antes e depois do <);

  1. Estrutura do resumo simples:

2.1. Título – Devem ser precisos e informativos. Devem conter, no máximo, 250 caracteres (incluindo espaços). Digitá-los em negrito e centralizado. Os títulos não devem conter ponto final. 2.2. Autores – Recomenda-se listar até seis autores. A primeira letra de cada nome/sobrenome deve ser maiúscula. Devem ser listados com o nome completo (Ex.: Fulano Beltrano da Silva). Os nomes dos autores deverão ser separados por vírgula, centralizado e em negrito, com chamadas de rodapé numeradas e em sobrescrito. Informar o endereço eletrônico somente do responsável pelo artigo. Incluir as afiliações, mediante chamadas numeradas sequencialmente, em algarismos arábicos, após o último sobrenome de cada autor.

2.3. Afiliações – Devem ser escritas na fonte Times New Roman, tamanho 10. Serão incluídas, logo após os autores, e deverão obedecer a mesma sequência das chamadas feitas nos nomes dos autores. Poderá conter o respectivo cargo e endereço de cada um dos autores. Incluir uma afiliação por linha, sendo aceitas, no máximo, nove.

2.4. Resumo: Devem conter, no máximo, 300 palavras ou 1.800 caracteres (incluindo espaços). Redigir o resumo de forma direta e, preferencialmente, no pretérito perfeito. Devem ser informativos, com cerca de 1/3 do texto referindo-se a introdução, material e métodos e os 2/3 restantes a resultados e conclusões, sem equações, citação bibliográfica, abreviação não definida. É importante apresentar os resultados principais, nomear toda técnica nova, incluir conceitos novos, conclusões e/ou recomendações práticas, caso pertinente. O texto deve ser justificado e digitado em parágrafo único e espaço simples começando por Resumo:, seguido de dois pontos, iniciado junto à margem esquerda.

  • 5. Palavras-chave– Registrar de duas a seis palavras-chave. Devem ser apresentadas em ordem alfabética, separadas por vírgulas, após o Resumo. Digitá-las em letras minúsculas, com alinhamento justificado. Não devem conter ponto final. Os termos devem permitir a recuperação do trabalho num banco de dados da área pertinente. Não utilizar termos citados no título, pois estes serão automaticamente indexados. Portanto, deve-se inserir de 2 a 6 palavras-chave que identifiquem a importância do trabalho.

 OBSERVAÇÃO FINAL

  • Recomenda-se que os autores submetam os seus resumos à revisão gramatical antes de serem enviados para inscrição, uma vez que, por decisão da Comissão Científica, os trabalhos não serão devolvidos aos autores para correção. Os pareceres da Comissão Científica serão proferidos, inapelavelmente, contemplando-se as seguintes condições: 1. Aprovado e 2. Reprovado.

Normas para Apresentação em Pôsteres

Para apresentação em pôsteres, devem ser observadas as seguintes recomendações:

  1. O autor apresentador do trabalho deverá, caso este seja recomendado pelos consultores e pela Comissão Científica, permanecer no local de apresentação durante todo o período previsto para exposição.
  2. A data, horários e local para fixação dos pôsteres serão determinados e divulgados com antecedência pela Comissão Científica no site da UFSB (www.ufsb.edu.br).
  3. Os pôsteres deverão ser colocados 15 minutos antes do horário previsto de apresentação e retirados logo após o final da mesma.
  4. A área útil máxima do painel para apresentação dos pôsteres será de 0,9 m de largura x 1,20 m de altura.
  5. Todo material necessário para fixação dos pôsteres será de responsabilidade do autor apresentador. Sugerimos trazer material colante, como fita adesiva, fita dupla face, tesoura etc.
  6. A fonte recomendada para digitação do texto do pôster é Arial, em tamanho que permita a leitura a pelo menos 2 m de distância (sugerimos um tamanho mínimo de 28) de modo a facilitar a leitura pelos participantes.
  7. Os elementos essenciais são: título, autores, instituições de vinculação, endereço para correspondência e e-mail, introdução, material e métodos, resultados e discussão (recomenda-se a utilização de fotografias, gráficos, tabelas e figuras que facilitem a ilustração), conclusões e bibliografia.

 

– Modelo de Resumo

 

Contatos

Campus Jorge Amado (Itabuna): ufsb.cja.snct2015@gmail.com
Campus Paulo Freire (Teixeira de Freitas): ufsb.cpf.snct2015@gmail.com
Campus Sosígenes Costa (Porto Seguro): ufsb.csc.snct2015@gmail.com

Inscrições

Campus Jorge Amado (Itabuna): http://goo.gl/forms/L7RMG0dGbe
Campus Paulo Freire (Teixeira de Freitas):  http://goo.gl/forms/dmfHJA1nPE
                                       Minicursos/Oficinas:  http://goo.gl/forms/h6kcQH0DgV
Campus Sosígenes Costa (Porto Seguro): http://goo.gl/forms/3h0AdwWgDS

Concursos Estudantis

Para estimular ainda mais a participação estudantil no evento serão realizados concursos de produções artísticas e intelectuais com a temática Luz, Ciência e Vida. Modalidades de trabalhos: fotografia, desenho, vídeo e redação.  O período para submissão de propostas aos concursos estudantis: 15/09/15 e 05/10/15.

E-mail para contato sobre os concursos estudantis: ufsb.cja.snct2015@gmail.com

Concurso de Desenho

Concurso de Fotografia

Concurso de Redação

Concurso de Videominuto

FUCA – Festival Universitário de Canção Autoral – 2015 (Campus Paulo Freire)

Programação

 

Campus Jorge Amado – Itabuna


 


 

Campus Paulo Freire – Teixeira de Freitas

 

Campus Sosígenes Costa – Porto Seguro 


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