CFTCI - Assinatura banner
Projetos – Centro de Formação em Tecno-Ciências e Inovação (CFTCI)

página inicial

TECNO-CIÊNCIAS E INOAÇÃO -

GESTÃO CFCTI

cursos de 2 ciclo - botão

cursos de 3º ciclo - botão

grupo de pesquisa - botão

documentos - botão

relatório - botão

parcerias

projetos

Portarias e declaraçoes - botao

atas e memoriais

ECOFUTURA Incubadora Acadêmica de Engenharia da Sustentabilidade

• SOBRE O PROJETO
  • ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA
  • INSCRIÇÕES
  • CONTATOS

A Incubadora faz parte de um Projeto de Ensino que tem como objetivo geral implantar uma Incubadora Acadêmica de Empreendimentos de Engenharia da Sustentabilidade, denominada “EcoFutura Incubadora de Engenharia da Sustentabilidade”, para o atendimento aos desafios do Ensino de Empreendedorismo na Engenharia. É vinculada ao Programa Integrado de Pesquisa, Extensão, Criação e Inovação (PIPECI) em Meio Ambiente e Saneamento da UFSB, do Centro de Tecno-Ciências e Inovação (CFTCI) do Campus Jorge Amado.

As incubadoras de empresa têm por objetivo oferecer suporte a empreendedores para que eles possam desenvolver ideias inovadoras e transformá-las em empreendimentos de sucesso. Para isso, oferece infraestrutura, capacitação e suporte gerencial, orientando os empreendedores sobre aspectos administrativos, comerciais, financeiros e jurídicos, entre outras questões essenciais ao desenvolvimento de uma empresa. Portanto, por definição e pela própria “razão de ser”, as incubadoras de empresas são ambientes de aprendizado de empreendedorismo.

O projeto é direcionado à incubação de empresas de estudantes do Curso de Engenharia da Sustentabilidade da UFSB.

Na estratégia pedagógica proposta, o processo de ensino-aprendizagem de empreendedorismo é orientado à inserção dos conceitos de empreendedorismo e à construção das habilidades e atitudes necessárias ao desenvolvimento da “competência empreendedora” dos estudantes.

Para isso, o próprio percurso de desenvolvimento da empresa incubada (desde a concepção da ideia original até sua implantação) será utilizado como referência (ou situação) ao processo de ensino-aprendizagem em empreendedorismo, onde, o estudante desenvolverá seu aprendizado a partir da busca do conhecimento necessário à realização das diversas etapas do desenvolvimento.

Nesse processo, ficam claramente definidos os papéis do estudante e do docente: o estudante terá autonomia na definição dos conteúdos a serem abordados e dos percursos formativos a serem realizados em seu aprendizado, em função de seu conhecimento anterior e das demandas surgidas ao longo do desenvolvimento da empresa; e o docente se configura como um facilitador/articulador nas atividades a serem realizadas para o desenvolvimento da empresa, sendo responsável por acompanhamento e avaliação da construção da competência empreendedora.

A competência empreendedora desenvolvida permitirá que os estudantes sejam empreendedores em qualquer atividade que exerçam (não necessariamente ao desenvolvimento de empresas), tais como em instituições públicas e privadas, pequenas e grandes empresas, como docentes, pesquisadores, artistas, entre outras.

Para o estabelecimento desses elementos no processo de ensino-aprendizagem, a estratégia pedagógica:

i) é inspirada e baseada na articulação entre pedagogias e ideias filosofias de diversos autores relacionados com o Marco Pedagógico Conceitual da UFSB, tais como John Dewey, Anísio Teixeira, Paulo Freire e Pierre Lévy;

ii) consiste em concepção de uma estrutura curricular composta por “Projetos de Desenvolvimento de Empresas” e “Espaços de Convivência Pedagógica”; e

iii) realização pela articulação entre instrumentos pedagógicos vinculados ao marco pedagógico conceitual, tais como Equipes de Aprendizagem Ativas, Estratégias de Aprendizado Compartilhado, Aprendizagem Baseada em Problemas Concretos e Competências Socialmente Referenciadas.

Vale destacar que ao longo do processo de ensino-aprendizagem serão criados mecanismos para avaliação dos conhecimentos inseridos e das habilidades e atitudes em desenvolvimento, sendo que, o próprio processo de desenvolvimento das empresas será utilizado como mecanismo de avaliação da competência empreendedora desenvolvida pelos estudantes.

Interessados em participar do projeto deverão preencher o formulário eletrônico abaixo e ficar atentos ao período de inscrições. Terão prioridade propostas de ideias de empresas de Engenharia da Sustentabilidade que permitam o desenvolvimento de produtos, processos e prestação de serviços técnicos relacionados à Gestão Sustentável em diferentes escalas de atuação, residencial, empresarial, industrial, institucional (públicas e privadas) e municipal, ou seja, com foco no Desenvolvimento Sustentável – aquele que integra o retorno econômico à proteção do meio ambiente e à responsabilidade social.

Inscrições Abertas até 12/10

Coordenador do Projeto – Prof. Marcelo Soares Teles Santos

UFSB Copyright 2015. UFSB - Universidade Federal do Sul da Bahia - Todos os direitos reservados. Google+