Portal do Governo Brasileiro
PPGES (1)
PPGES

          

          

selecao

 

O Programa de Pós-Graduação em Estado e Sociedade-PPGES integra o Centro de Formação em Ciências Humanas e Sociais-CFCHS da Universidade Federal do Sul da Bahia-UFSB, uma das mais novas Instituições de Ensino Superior do país. O Programa no âmbito das Ciências Humanas e Sociais (Mestrado e Doutorado), resulta do esforço da Instituição de implantar um novo modelo de educação em ciclos, a partir de uma perspectiva interdisciplinar. Responde ao desafio de formar profissionais alinhados com as novas demandas do mundo contemporâneo, bem como com as especificidades culturais, sociais, artísticas e econômicas da Região Sul do Estado da Bahia, sem negligenciar o desenvolvimento nacional e global. Essa perspectiva é consistente com o perfil do profissional proposto no Documento da Área Interdisciplinar da CAPES, que define entre as prioridades da pós-graduação interdisciplinar e de seus egressos esteja as de promover “[…] o avanço das fronteiras da ciência e tecnologia, transfira métodos de uma área para outra, gerando novos conhecimentos ou disciplinas e faça surgir um novo profissional com um perfil distinto dos existentes, com formação básica sólida e integradora”. (2012, p. 12).

A proposta do PPGES é de desenvolver um modelo inovador de articulação entre pesquisa, ensino, extensão por meio de ações engajadas e dialógicas, com a finalidade de produzir e compartilhar conhecimento original acerca da realidade sociocultural, na medida em que forma pesquisadores, docentes e profissionais de diversos campos do saber e promove intenso diálogo entre as ciências humanas e ciências do social e da cultura com outros campos de conhecimentos e saberes. O PPGES se caracteriza por uma concepção aberta e plural de multidisciplinaridades e de suas práticas, se propõe a promover o exercício permanente de abordagens compartilhadas, multisituadas e dialógicas, por meio de métodos das ciências que tem como seu objeto de estudo as sociedades e as culturas, de métodos etnográficos, históricos e comparativos. A diversidade de áreas de atuação do Programa e de seus docentes, apresenta significativo potencial para que se verifique o intenso dinamismo de grupos de pesquisa, projetos e laboratórios, que são planejados para atividades coletivas e compartilhadas, característica que deverá colocar o Programa em situação singular entre seus similares no Brasil.

O Programa busca, assim, promover o conhecimento interdisciplinar priorizando novos enfoques e relações entre as ciências sociais, história, direito, administração, economia, gestão pública e social, educação, filosofia, linguagens, letras e outros campos em ciências relacionados. Suas áreas de concentração se articulam em torno de dois principais eixos de investigação abordam: i) análises sobre o Estado e ii) análise das mediações entre Estado e Sociedade (políticas públicas, políticas sociais, participação social, cartografias sociais, movimentos sociais, processos de subjetivação, processos de emergência étnica, marcadores identitários etc.).

O PPGES se encontra instalado e desenvolverá suas atividades didáticas no Campus Sosígenes Costa, localizado em Porto Seguro. A Universidade vem aceleradamente compondo seus acervos bibliográfico e documental, tanto por meio de bibliotecas físicas e integradas em seus três campi, quanto de bases bibliográficas virtuais próprias. No mesmo ritmo, vem buscando e obtendo acesso a outras bases acadêmicas no Brasil e no exterior, tanto de acesso controlado, quanto abertas ao domínio público. Para atender às demandas de informática e comunicação, a Universidade dispõe de acesso à internet de alta velocidade e de um sistema de rede física e sem fio solidamente desenvolvido ao longo dos últimos anos.


UFSB Copyright 2015. UFSB - Universidade Federal do Sul da Bahia - Todos os direitos reservados. Google+