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O Centro de Formação

 

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O Centro de Formação em Ciências Ambientais (CFCAm) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) tem a responsabilidade de subsidiar as discussões e ações em Sustentabilidade. Nesse sentido, o CFCAm articula-se com a Pró Reitoria de Sustentabilidade e Integração Social (PROSIS), com os Colégios Universitários (CUNIs), os Institutos de Humanidades, Artes e Ciências (IHACs) e com os demais Centros de Formação (CFs) a fim de se estabelecer um constante diálogo e avaliação das ações sobre a temática da Sustentabilidade.

A estrutura acadêmica do CFCAm foi pensada para atender às demandas de três esferas dos aspectos socioambientais que se relacionam às ações para a Sustentabilidade e correspondem a três linhas de atuação (ou componentes filosóficos e ambientais) a partir da compreensão da grave crise ambiental pela qual passa o Planeta. A pressão crescente sobre os ecossistemas naturais levou as Nações a discutirem e proporem medidas de controle e gestão racional dos recursos naturais e diante desse panorama, o CFCAm norteia as suas atividades nas seguintes linhas/componentes Filosóficos e Ambientais:

 

Linha 1: Produção Limpa e Consumo Sustentável

Segue a lógica de que o principal problema da crise ambiental atual decorre de padrões de produção e consumo insustentáveis (Fig. 1). O Ensino, a Pesquisa, a Extensão, a Gestão Administrativa e todas as outras formas de atuação proporcionarão ações de produção limpa e de consumo consciente (Fig. 2). O CFCAm abrigará cursos e modelos de formação que se relacionam com todas as áreas do conhecimento.

 

Linha 2: Gestão de Sistemas Naturais e Controle Ambiental

Aborda as temáticas relacionadas aos mecanismos de gestão e controle, elaborados para a garantia da manutenção do equilíbrio socioambiental do Planeta (Fig. 2).

 

Linha 3: Ecossistemas Naturais

Aborda a apropriação do conhecimento (básico e aplicado) sobre os ecossistemas naturais, visando subsidiar de maneira realista, as boas práticas em sustentabilidade (Fig. 2).

 

figura 1

Figura 1. Representação simplificada das ações humanas sobre os ecossistemas naturais. A Zona de Transição representa os limites locais de pressão dessas ações sobre os ecossistemas.

figura 2

Figura 2. Linhas de atuação ou Componentes Filosóficos e Ambientais do CFCAm e suas relações.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As ações e cursos promovidos e ofertados pelo CFCAm devem manter sempre a perspectiva de se basear nas premissas estabelecidas no modelo acima, permeados pelos três componentes/linhas com a finalidade de formar profissionais capazes de buscar soluções com base universal a partir da perspectiva interdisciplinar das Ciências Ambientais. Nesse sentido, um curso de Ciências Biológicas ministrado no CFCAm deve prezar pela excelência da formação de sua vocação primariamente ligada aos Sistemas Naturais, mas não podem eximir-se de formar pessoas capazes de dialogar e executar suas ações em sinergia com os Sistemas de Gestão e Controle Ambiental, a Produção Limpa e a busca pelo uso racional do patrimônio ambiental visando uma mudança de atitude do ser humano através de uma forma de produzir e consumir mais sustentável para o Planeta. Da mesma forma, um curso de Engenharia Ambiental desenvolvido neste Centro de Formação não pode deixar de formar seus egressos com um bom conhecimento que traga para o seu dia-a-dia profissional a reflexão das Ciências Sociais e conteúdos sólidos das Ciências Biológicas, especialmente nos ramos da Ecologia e do Contexto Evolutivo.

 




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