Portal do Governo Brasileiro
Notícias

A importância de participar da Coleta Seletiva Solidária da UFSB- CJA

A Coleta Seletiva Solidária está sendo implantada no Campus Jorge Amado. A iniciativa, coordenada pelo ECOTIME, é uma forma de exercer práticas sustentáveis defendidas pela Universidade.

Pratique a Coleta Seletiva Solidária na UFSB depositando seu material reciclável nas lixeiras específicas para PAPEL, PLÁSTICOS e OUTROS e suas bitucas nas lixeiras PAPA-BITUCAS. As lixeiras estão sendo depositadas nos setores da Sede, Pavilhão e pontos estratégicos da área externa. “OUTROS” inclui materiais orgânicos e todos os materiais “sujos” por orgânicos, assim como copos e pratos descartáveis, guardanapos, embalagens molhadas ou que contêm restos de alimentos etc.

Essa primeira etapa de implantação da Coleta Seletiva Solidária ainda é de alcance limitado, pois, até o momento, o ECOTIME conta com apenas uma parceria formalizada com a COOPOTREC, que recebe doações exclusivamente de papéis (papelão e semelhantes) e plásticos, secos e limpos, para reciclagem.

Mesmo assim, desde outubro de 2015, já foram retirados 4 caminhões (aproximadamente 1 tonelada) desses materiais do CJA pela COOPOTREC. A doação dos materiais ajuda na manutenção da cooperativa que conta com 7 catadores cooperados e uma rede de 42 catadores livres que trabalham em parceria com a cooperativa.

Os outros campi têm incentivado Cooperativas locais para que possam, em breve, implantar o mesmo sistema.

Podemos ser a mudança que queremos no Mundo!

Descrição da Imagem ‪#‎PraCegoVer‬: Imagem de duas lixeiras. Uma escrita “Papel” e outra “Plástico” com o símbolo da reciclagem.

 

 

ECOTIME confecciona lixeiras para Coleta Seletiva

Os jovens do ECOTIME estão confeccionando as lixeiras da Coleta Seletiva Solidária, reaproveitando materiais que foram descartados. As lixeiras serão disponibilizadas em todos os espaços do CJA e, para confeccioná-las, a equipe solicita a doação dos seguintes materiais:

  • Galões de água
  • Latas de tinta e de leite em bom estado
  • Caixas de papelão (muito fortes)
  • Tampinhas de garrafa (todo tipo e tamanho)
  • Garrafas Pets
  • Papéis coloridos, revistas, jornais..
  • Retalhos de panos, TNT, EVA, celofane etc.
  • Caixotes de madeira ou plástico em bom estado.

 

Local de entrega: Valerie, na PROSIS

 

Alunos confeccionando as lixeiras

 

UFSB assina Termo de Compromisso com a COOPOTREC e inicia Coleta Seletiva

A UFSB recebeu, na manhã deste dia (28) , a Cooperativa Popular dos Trabalhadores de Reciclagem (COOPOTREC) para assinar o Termo de Compromisso para ser iniciada a Coleta Seletiva Solidária na Instituição.

Essa é uma importante medida estabelecida pelo Decreto 5.940/2006, que institui a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta, na fonte geradora, e a sua destinação às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis. A medida visa auxiliar Cooperativas ou Associações e contribuir com a sustentabilidade.

Apesar de o Termo só ter sido assinado hoje, a UFSB, contando com sua equipe de manutenção, já vinha separando o material reciclado para doação. Até o momento, a Universidade conseguiu separar quase 1 tonelada de materiais, como papelão e plástico.

Além da doação feita por parceiros, a Cooperativa também aceita a doação de outras pessoas, que pode ser realizada na Rua dos Trovadores, nº233, Monte Líbano. A intenção é, em breve, começar o projeto “Ciclo-Reciclagem”, onde a Cooperativa pretende utilizar bicicletas para coletar materiais em pontos fixos no centro do Município da Itabuna.

A COOPOTREC foi a única Cooperação/Associação a se habilitar graças à parceria com a Prefeitura Municipal de Itabuna e com outras Instituições, como a UESC, que contribuem com a manutenção da Cooperativa.

Buscando concretizar o projeto, a UFSB poderá reabrir, a qualquer momento, o edital para que as cidades em que está instalada (Porto Seguro e Teixeira de Freitas) consigam também ter Cooperativas/Associações inscritas.

O edital que tornou público o procedimento de habilitação das associações e/ou cooperativas de catadores de materiais recicláveis e seus anexos podem ser visualizados no site da Universidade: www.ufsb.edu.br/editais-2015

 

UFSB participa do II Encontro Latino Americano de Universidades Sustentáveis

Nos dias 29 e 30 de outubro, aconteceu o II ELAUS – Encontro Latino Americano de Universidades Sustentáveis, na Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em Porto Alegre. Além da UFRGS, o evento foi organizado também pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Universidade de Passo Fundo (UPF) e Hamburg University of Applied Sciences (HAW Hamburg).

O ELAUS tem como objetivo reforçar o compromisso do ensino superior com o desenvolvimento sustentável do planeta. Além de reforçar as discussões entre as instituições de ensino superior da América Latina, bem como a formação de redes.

Representando a UFSB, estavam presentes o professor Asher Kiperstok, que apresentou sobre o tema: “O Uso Racional de Água e Energia nas Universidades”, e Valerie Nicollier, com o tema: “A sustentabilidade na UFSB: princípios inovadores para as dimensões de gestão, ensino, pesquisa e a relação com a sociedade em busca de uma nova cultura institucional”.

Puderam participar do evento, universidades localizadas no Brasil, Argentina, México, Uruguai, Colômbia, Chile, Peru, Equador, Bolivia, Espanha, Portugal e demais países Ibero-americanos. Professores, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, gestores universitários e comunidade em geral interessada em aprimorar seus conhecimentos e práticas em sustentabilidade.

Foto enviada por participante do evento.

II Encontro das Águas

Na última terça-feira, 02 de setembro, aconteceu o II Encontro do Fórum das Águas, coordenado pelo Centro das Águas. O evento teve como objetivo envolver os segmentos organizados da sociedade no processo de uso e gestão das águas/recursos hídricos para o desenvolvimento sustentável do Rio Cachoeira. O Fórum conta com a participação de 22 instituições e a UFSB foi representada pela sua Coordenadora de Ensino & Pesquisa em Sustentabilidade – PROSIS. O Prof. Genebaldo Freire Dias abrilhantou o encontro com uma palestra que sensibilizou toda a platéia pela necessidade urgente de reverter o quadro de degradação do nosso Rio Cachoeira.

 

Palestra sobre Coleta Seletiva é realizada para funcionários da UFSB

No sábado, 29 de agosto, Patrick e Eric, representantes da COOPOTREC, fizeram uma palestra para a nossa equipe da limpeza, para orientar na implantação da Coleta Seletiva Solidária.

 

Foto: Valerie Nicollier

Coleta Seletiva na UFSB

A UFSB está se preparando para implantar a Coleta Seletiva Solidária em todos os campi. Nos três municípios-sede da nossa universidade, já foram identificadas e contatadas as cooperativas, associações, catadores, artesãos ou outros profissionais que trabalham com materiais recicláveis e, no decorrer do mês de setembro, estamos prosseguindo com a formalização das parcerias. A Coleta Seletiva Solidária será implantada nos três campi no início do quadrimestre 2015.3. 


UFSB Copyright 2015. UFSB - Universidade Federal do Sul da Bahia - Todos os direitos reservados. Google+