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Licenciatura Interdisciplinar em Matemática e Computação e suas Tecnologias

 

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SOBRE A LI EM MATEMÁTICA E COMPUTAÇÃO E SUAS TECNOLOGIAS

A Licenciatura Interdisciplinar em Matemática e Computação e suas Tecnologias é um curso de Licenciatura Plena, com carga horária de 3210h, que tem como objetivo formar educadores para a Educação Básica que compreendam, investiguem e desenvolvam interfaces entre matemática e computação de modo crítico, reflexivo e criativo, fazendo de sua prática docente fonte continuada de pesquisa, voltada ao seu desenvolvimento cidadão e profissional, e ao desenvolvimento regional, nacional e planetário.
 
O egresso do curso acumulará um repertório de habilidades e competências advindas da pluralidade de conhecimentos teóricos, saberes e práticas vivenciados em seu itinerário formativo, tornando-se um docente, destacadamente: 
 
– Sensível às realidades socioculturais e educacionais vividas por cada um dos estudantes com quem dialogará em seu exercício, tomando para si uma postura investigativa, integrativa e propositiva; 
 
– Comprometido/a com a ressignificação da educação matemática e a introdução do pensamento computacional e algorítmico na Educação Básica, reconhecendo a importância da matemática e da computação na vida cotidiana e reconhecendo outros espaços e modos de produção de conhecimento, valorizando os diversos saberes; 
 
– Reconhecedor(a) dos estudantes como corresponsáveis pelo processo de ensino-aprendizagem, dando-lhes autonomia criativa e inovativa.
 
– O acesso ao curso se dá através da Área Básica de Ingresso para as Licenciaturas Interdisciplinares (ABI-LI), em um dos campi sede ou na Rede Anísio Teixeira de Colégios Universitários, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU/MEC) ou por meio de processo seletivo próprio, que se dão com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
 
Durante o primeiro ano de curso, o estudante cursa a etapa de Formação Geral, comum a todos os cursos de primeiro ciclo da Universidade, com carga horária prevista de 900 horas, distribuídas em 3 quadrimestres. Concluída esta etapa, o estudante faz a opção pelo curso, e passa à formação específica do curso, composta por:
 
– CCs da formação de professores: 330h; 
– Estágio supervisionado: 400h; 
– Oficinas pedagógicas: 360h; 
– Laboratório de Ideias: 120h; 
– CCs obrigatórios específicos das áreas de Matemática e Computação: 390h; 
– CCs optativos: 300h; 
– CCs optativos à livre escolha: 210h; e
– Atividades teórico-práticas de aprofundamento: 200h.
 
A seguinte figura apresenta um dentre os possíveis percursos formativos a se trilhar no curso:

 

MatrizCurricular2016_v1 (1)

 

 

 




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