Portal do Governo Brasileiro
LI em Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Os componentes curriculares obrigatórios específicos da LI em Ciências da Natureza e suas Tecnologias estão divididos em dois grupos: CCs de Práticas Pedagógicas e CCs do Fio Condutor. O Fio Condutor é composto por seis módulos que compreendem de um a três CCs relacionados a duas perguntas motivadoras: “De onde viemos?” e “Para onde vamos?”.

Módulos do Fio Condutor:
1. “Origem e evolução do Universo”
2. “Origem da vida: a Terra antes e depois da vida”
3. “A diversificação da vida”
4. “As grandes linhagens e o contexto do homem”
5. “Contexto contemporâneo da vida”
6. “Contexto contemporâneo de superação das ameaças à vida e a sociedade tecnológica”

Os temas tradicionalmente abordados em cursos de Biologia, Física e Química, geralmente de forma isolada, serão trabalhados no contexto histórico da origem e evolução do universo, da terra e da vida visando responder as perguntas motivadoras. Dessa forma, o/a portador/a do diploma de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências da Natureza e suas Tecnologias pela UFSB terá condições de contextualizar as contribuições das diversas áreas das ciências naturais e atuar de forma interdisciplinar em atividades de ensino, pesquisa, extensão, gestão e técnicas compatíveis com a sua formação.

Tendo contato constante com a linguagem utilizada nas diversas áreas das ciências naturais, o/a estudante estará apto/a a aprofundar os seus conhecimentos em um recorte mais específico das ciências naturais, caso assim o deseje, e buscar relações com outras áreas do conhecimento, por meio dos componentes curriculares optativos e livres, respectivamente.

Em 2015/3, além dos CCs obrigatórios do NCFE em LI – Educação Ambiental e Sustentabilidade (30h), Educação e Direitos Humanos (30h), Políticas Públicas Educacionais e Gestão Escolar (60h) e Práticas Educacionais Compartilhadas (30h) -, o estudante que escolheu a LI em Ciências da Natureza e suas Tecnologias está convidado a completar o seu percurso nesse próximo quadrimestre-letivo a partir da seguinte matriz de oferta sugerida:

CCs obrigatórios:
1. CC de Prática – Prática pedagógicas em Ciências da Natureza e suas Tecnologias (30h);
2. CC do Fio Condutor – Origem e evolução do universo (60h): quinta-feira à noite em Ferradas;

CCs Optativos:
3. Química Geral (75h); ou
4.Movimentos e Interações: Forças e Campos (75h)

Quanto aos demais CCs da Grande Área das Ciências, serão também oferecidos:
1. Cálculo Univariado Aplicado à Ciência, Tecnologia e Inovação (60h);
2. Entendendo a biosfera (30h);
3. Campo das Ciências: Saberes e Práticas (60h);
4. Ecologia de Ecossistemas e Biodiversidade (60h);
5. Bioética e Ética na Pesquisa (30h);
6. Pensamento Evolutivo (30h);
7. Biologia Geral (60h);
8.Diversidade Vegetal (75h)- caracterização, sistemática e evolução

Desses CCs do eixo de formação específica das Ciências que serão oferecidos, além dos dois obrigatórios – o CC Prática pedagógicas em Ciências da Natureza e suas Tecnologias (30h) e Origem e evolução do universo (60h) -, são CCs fortemente recomendados como Optativos:
• Movimentos e Interações: Forças e Campos (75h), da área de Física;
• Química Geral (75h), da área de Química;

Os CCs Cálculo Multivariado Aplicado à Ciência, Tecnologia e Inovação (60h), Biologia Geral (60h), Ecologia de Ecossistemas e Biodiversidade (60h) e Diversidade Vegetal: caracterização, sistemática e evolução (75h) podem ser cursados como Optativos.

Os Entendendo a biosfera (30h); Bioética e Ética na Pesquisa (30h) e Pensamento Evolutivo (30h) podem ser cursados como CCs Livres.

Por fim, quanto à gestão acadêmica da LI em Ciências da Natureza e suas Tecnologias, em caso de alguma dúvida ou queixa, os estudantes devem acionar seu Colegiado de Curso, órgão que tem por finalidade planejar, coordenar e supervisionar as atividades de ensino-aprendizagem de acordo com o Projeto Pedagógico do Curso (PPC).

 

 


UFSB Copyright 2015. UFSB - Universidade Federal do Sul da Bahia - Todos os direitos reservados. Google+