Portal do Governo Brasileiro
PPGES (1)
Ingresso, Duração e Permanência

 

  • Critérios para ingresso

Os candidatos aos cursos de mestrado e doutorado do PPGES são selecionados por meio de processo de seleção que inclui: 1) preenchimento de formulário disponibilizado no site do PPGES e encaminhamento de cópia de documentos pessoais (RG, CPF, diploma ou declaração de conclusão de curso de graduação ou pós-graduação); 2) prova escrita sobre tema divulgado por meio de edital público; 3) plano de trabalho ou projeto de pesquisa versando sobre tema de interesse; 4) prova oral/entrevista com banca examinadora e iv) provas de domínio de língua estrangeira (uma para ME e duas para DO).

Os editais de seleção de novos alunos serão publicados com pelo menos 60 (sessenta) dias de antecedência das provas, sendo 30 dias corridos para inscrições. As provas serão realizadas pelo menos 30 dias corridos após a publicação do edital. As aulas se iniciarão sempre no quadrimestre imediatamente posterior ao processo de seleção.

 

  • Duração

O tempo para integralização dos créditos, realização de pesquisa, redação e defesa do trabalho de conclusão de Mestrado, em uma das formas permitidas será de 24 (vinte e quatro meses. A integralização dos créditos, finalização e defesa do trabalho de conclusão do Doutorado terá prazo de 48 (quarenta e oito) meses.

 

  • Ação Afirmativa

O PPGES adotará uma política de “Ação afirmativa” para o ingresso de alunos indígenas e negros, observando o disposto na Portaria Normativa nº 13, de 11 de maio de 2016 do MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, recomendando reserva de 20% (vinte por cento) de suas vagas para ingresso em cursos de Mestrado e 20% das vagas para ingresso em cursos de Doutorado para indígenas, negros e pardos. Reservará, ainda, uma vaga em cada um daqueles níveis para pessoas portadoras de necessidades especiais (PNE). Os editais de seleção de Mestrado e Doutorado trarão informações mais detalhadas sobre os procedimentos necessários para candidatos interessados.

 

  • Candidatos Estrangeiros

O processo de Seleção do PPGES é aberto a candidatos estrangeiros de quaisquer nacionalidades. A destinação das vagas observará o critério supranumerário de até 20% (vinte por cento) do total das vagas dos respectivos editais. Candidatos estrangeiros provenientes dos países signatários do Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG), implementado pelo Ministério das Relações Exteriores junto à CAPES e ao CNPq, também poderão se candidatar para seleção e para bolsas de mestrado e doutorado por meio dos programas CAPES PEC-PG e CNPq PEC-PG.

 

  • Turno de oferta das disciplinas

Segunda a Sexta-Feira no Turno Matutino, de acordo com programação quadrimestral

 


UFSB Copyright 2015. UFSB - Universidade Federal do Sul da Bahia - Todos os direitos reservados. Google+