Portal do Governo Brasileiro
Informativo 15

  • DGP/PROPA orienta sobre agendamento de férias pelo SIGRH
  • PROSIS divulga levantamento do Programa de Permanência Estudantil
  • Confira datas importantes do edital PIBIPCI 2016
  • Comunicado da Reitoria 04/2016 – Recursos para SBPC 2016
  • Edital abre cadastro reserva de remoção a pedido para servidores
  • DPCI/PROGEAC divulga edital da FINEP para Centros Multiusuários
  • Agenda
  • Documentos oficiais recentes

 


DGP orienta sobre agendamento de férias pelo SIGRH

Os processos de agendamento, alteração e exclusão de férias de servidores tiveram modificações em relação ao modo de realização e aos prazos requeridos. As informações são da Diretoria de Gestão de Pessoas da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (DGP/PROPA).

O agendamento, a alteração e a exclusão de férias serão feitas pelo Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos. Apenas para a interrupção de férias em casos excepcionais se poderá usar um formulário online.

Os prazos mínimos para agendamento, alteração e exclusão de férias pelo servidor passam a ser de até 60 dias antes do início do período de férias. A homologação do pedido pela chefia imediata do servidor também deve ser feita a qualquer tempo em até 60 dias antes do início das férias.

Para a exclusão do pedido, será observado se o mesmo atende as condições do prazo mínimo de 60 dias antes do início das férias, da não-homologação pela chefia e do não-pagamento do terço de férias.

O tutorial publicado no portal, na página “Férias” explica o acesso e o passo-a-passo de cada procedimento.


PROSIS divulga levantamento do Programa de Permanência Estudantil

Com a conclusão dos editais PROSIS nº 01/2016 (Edital de Concessão de Auxílios Alimentação, Moradia ou Transporte) e 02/2016 (Auxílio Creche), a Pró-Reitoria de Sustentabilidade e Integração Social divulga o levantamento dos auxílios concedidos aos estudantes.

Os dados da Diretoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (DACE/PROSIS) indicam a concessão de 180 auxílios alimentação, 31 auxílios creche, 47 auxílios moradia e 163 auxílios transporte para os estudantes da UFSB.

A distribuição pode ser conferida no infográfico online (neste link).

Os resultados dos editais PROSIS 01 e 02 podem ser consultados na página “Editais –PROSIS – Bolsas e Auxílios”


Confira datas importantes do edital PIBIPCI 2016

Conforme anunciado em março, a Diretoria de Pesquisa, Criação e Inovação da Pró-Reitoria de Gestão Acadêmica (DPCI/PROGEAC) lançou o edital 06/2016, que estabelece seleção de propostas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Pesquisa, Criação e Inovação (PIBIPCI -2016). As inscrições foram encerradas na segunda (11) e, conforme o diretor de Pesquisa, Criação e Inovação, professor Vanner Boere Souza, 134 planos de trabalho foram inscritos.

Serão 18 bolsas com recursos da UFSB e 18 bolsas com recursos da FAPESB, todas no valor mensal de R$ 400,00, destinadas a estudantes matriculados na UFSB. Os requisitos exigidos dos bolsistas constam do item 6 do edital.

As próximas datas importantes do PIBIPCI são as seguintes:

  • Julgamento pelo Comitê Avaliador – de 13/04/2016 a 24/04/2016
  • Divulgação preliminar dos resultados 25/04/2016
  • Recebimento de recursos – de 26/04/2016 a 27/04/2016
  • Análise de recursos – de 28/04/2016 a 04/05/2016
  • Divulgação final dos resultados – A partir de 10/05/2016
  • Entrega dos documentos dos Bolsistas – de 18/05/2016 a 20/05/2016
  • Vigência da Bolsa – de 1/08/2016 a 31/07/2017

O edital 06/2016 pode ser consultado neste link, e novidades relacionadas a essa seleção serão publicadas na seção de Editais do Portal UFSB.


Comunicado da Reitoria nº 04/2016 – Recursos para SBPC 2016

Temos a satisfação de comunicar à comunidade da Universidade Federal do Sul da Bahia a aprovação, em montante pleno, dos recursos financeiros solicitados para viabilizar a realização da 68ª Reunião Anual da SBPC– Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência, no período de 03 a 09 de julho de 2016, em Porto Seguro.

Na data de ontem, 5/4/2016, a Presidenta da SBPC, Helena Nader, e o Reitor da UFSB, Naomar Almeida Filho, participaram de reuniões com o Ministro da Educação Aloísio Mercadante, com o Secretário Executivo do MEC, Luiz Cláudio Costa, e com o Secretário de Ensino Superior, Jesualdo Pereira Farias. Em seguida, foi cumprida audiência com o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera, resultando numa reunião técnica com todos os Secretários do MCTI, coordenada pela Secretária Executiva Emília Ribeiro Curi. 

O Reitor da UFSB reafirmou a disposição e entusiasmo desta Universidade em aceitar o desafio de sediar a Reunião Anual da SBPC neste delicado momento político, a fim de contribuir para uma agenda positiva no contexto científico e tecnológico. Nesse sentido, apresentou o modelo da UFSB como orgânico ao desenvolvimento da pesquisa nacional, convergente com a programação da SBPC, cujo tema central (por nós proposto) é SUSTENTABILIDADE E TECNOLOGIAS PARA A INTEGRAÇÃO SOCIAL. Também foi apresentada a estrutura do Centro Cultural e de Eventos do Descobrimento, localizado no Campus Sosígenes Costa em Porto Seguro, e a programação dos eventos correlatos sob responsabilidade de nossa comunidade acadêmica – SBPC Jovem, SBPC Indígena, SBPC Artes, SBPC Educação.

O MEC aprovou a liberação integral de 7,9 milhões de reais, nas rubricas de serviços e custeio, além de posicionar a autorização para realização de concursos na principal prioridade das negociações junto ao MPOG. Os recursos serão destinados a reformas de salas de uso específico, requalificação de instalações, implantação de sistemas de iluminação, climatização, tratamento de esgoto, eficiência energética, locação de bens, pagamento de serviços com segurança, limpeza, manutenção, aluguel de toldos, equipamentos para projeção, dentre outras necessidades. Além disso, aprovou-se a liberação de 800 mil reais destinados à construção de uma Oca para a SBPC Indígena, construída com madeira certificada e usando tecnologias tradicionais, que será incorporada ao complexo do Campus Sosígenes Costa. O MCTI aprovou apoiar diretamente a SBPC na realização da ExpoTec, além de custear a instalação de equipamentos de conectividade e rede digital de alta velocidade (10 Gigabits) durante o evento.

A organização da Reunião da SBPC em Porto Seguro será conduzida por um consórcio de universidades públicas da Bahia. Para a UFSB, a realização deste evento em seu campus traduz mais uma estratégia de captação de recursos e apoio à consolidação de suas atividades, a despeito do cenário nacional restritivo, cumprindo papel de certa forma equivalente à adesão ao Programa Mais Médicos no exercício de 2015. A confirmação dos apoios solicitados praticamente duplica nossa dotação orçamentária anual de custeio e viabilizará a conclusão de obras de reforma e requalificação de instalações, além da aquisição de equipamentos que serão incorporados ao patrimônio de nossa Universidade. Sobretudo, permitirá a plena participação de docentes, servidores, pesquisadores e estudantes engajados nas equipes docentes que lograrem integrar seus respectivos planos de ensino-aprendizagem às atividades do principal evento científico do Hemisfério Sul, tão relevante para a história recente da democracia brasileira.

Itabuna, 7 de abril de 2016

Reitoria da UFSB


Edital abre cadastro reserva de remoção a pedido para servidores

O edital nº 08/2016, aprovado no Consuni, define o processo para os servidores da UFSB se inscreverem no cadastro reserva para remoção a pedido. O período de inscrições via e-mail para remocao@ufsb.edu.br foi aberto na segunda (11), e se encerrará no dia 22 de abril.

Podem participar do processo servidores docentes e técnicos administrativos que não tenham sofrido as penalidades de advertência nos últimos 180 dias e de suspensão nos últimos dois anos. O edital 08/2016 tem validade de dois anos a partir da data de homologação da classificação final e pode ser prorrogado por igual período, no interesse da Administração.

O cronograma contém as seguintes datas importantes:

  • Inscrições – de 11 a 22/04/2016
  • Divulgação de lista de inscritos – 24/04/2016
  • Prazo para recursos – até 29/04/2016
  • Homologação final de inscrições – 3/05/2016
  • Lista de classificação provisória – 10/05/2016
  • Prazo para recurso – 13/05/2016
  • Homologação da classificação final – 18/05/2016

O edital 08/2016 pode ser consultado neste link, e demais informações relativas ao Cadastro Reserva para Remoção a Pedido serão postadas na seção de Editais do Portal UFSB.


DPCI/PROGEAC divulga edital da FINEP para Centros Multiusuários

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio da Financiadora de Estudos e Projetos lançou o edital MCTI/FINEP/FNDCT 02/2016, que estabelece a Chamada Pública para apoio a Centros Nacionais de Infraestrutura Científica e Tecnológica de Caráter Multiusuário.

A seleção vai avaliar propostas institucionais para a consolidação de Centros ou laboratórios multiusuários já existentes ou a criação de novas estruturas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. No caso da UFSB, a seleção é importante por focalizar a criação de Centros Multiusuários Emergentes.

O cronograma do edital é o que segue: 

Primeira etapa – apresentação da manifestação de interesse

  • Disponibilização do formulário de manifestação de interesse – 15/04/2016
  • Data final para envio eletrônico do formulário (até 18h horário de Brasília) – 10/05/2016
  • Divulgação do resultado preliminar da primeira etapa – 06/06/2016
  • Divulgação do resultado final da primeira etapa – 27/06/2016

Segunda etapa – apresentação de projeto

  • Disponibilização do formulário de apresentação de projetos – 27/06/2016
  • Data final para envio do formulário eletrônico (até 18h horário de Brasília) – 27/07/2016
  • Data final para entrega na FINEP/postagem da cópia impressa – 28/07/2016
  • Resultado preliminar – 28/09/2016
  • Resultado final – 31/10/2016

Detalhes da construção da proposta podem ser consultadas no edital (neste link) e junto à Diretoria de Pesquisa, Criação e Inovação da Pró-Reitoria de Gestão Acadêmica (DPCI/PROGEAC), pelo e-mail dpci@ufsb.edu.br


Agenda

Lembretes do Calendário Acadêmico

  • 21/04 – Feriado Nacional – Tiradentes
  • 22/04 e 23/04 – Atividade acadêmica programada: feriado municipal em Porto Seguro: Descobrimento do Brasil

Documentos Oficiais recentes

Boletins de Serviço

Editais

O Informativo UFSB é produzido pela Assessoria de Comunicação Social (ACS) da Universidade Federal do Sul da Bahia, com informações sobre o que acontece na Instituição, serviços e oportunidades.

 

Caso não queira receber o informativo, ou queira entrar em contato com a ACS, envie e-mail para acs@ufsb.edu.br ou helenonazario@ufsb.edu.br.


UFSB Copyright 2015. UFSB - Universidade Federal do Sul da Bahia - Todos os direitos reservados. Google+