Portal do Governo Brasileiro
INFORMATIVO UFSB
Informativo 4 – (18/06/2015)

1-CESSÃO DE TERRENO É FORMALIZADA

2-FINALIZADA A TUTORIA UFBA-UFSB

3-OBRAS ENTREGAM NOVAS SALAS DE AULA

4-COLEGIADOS E NDE’s SÃO INSTALADOS

5-AGENDA

 

1-CESSÃO DE TERRENO É FORMALIZADA

Professor Naomar Filho (Reitor da UFSB), Juvenal Maynart (Superintendente da CEPLAC), Claudia de Salles (Superintendente do Patrimônio da União da Bahia) e Manoel Gomes Neto (Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, representando o Governador Rui Costa), exibem o documento de cessão do terreno

A UFSB recebeu o primeiro terreno para suas instalações definitivas. A área foi cedida pela CEPLAC, e tem 37 hectares. A cerimônia que oficializou a cessão aconteceu no dia 09 de Junho, no auditório do Centro de Pesquisas do Cacau, que ficou completamente lotado. Na ocasião, foi apresentado o estudo arquitetônico preliminar do campus Jorge Amado e os projetos do Centro de Formação em Ciências e Tecnologias Agroflorestais e do Parque Científico Tecnológico do Sul da Bahia. As licitações para o início das obras devem acontecer nos próximos meses.

 

2-FINALIZADA A TUTORIA UFBA-UFSB

No dia 30 de Junho se encerra o período de tutoria da entre UFSB e UFBA. A tutoria é o processo pelo qual uma instituição garante os instrumentos administrativos e legais para uma outra em fase de implantação. Durante esse período foi constituída a estrutura necessária para iniciar o funcionamento da UFSB, desde a organização dos espaços físicos até a contratação de professores e técnicos, permitindo o acolhimento de 1.610 estudantes. O encerramento da tutoria tem grande significado histórico para a UFSB, já que a nova universidade encerra este ciclo de implantação e atinge sua total autonomia administrativa e acadêmica.

 

3-OBRAS ENTREGAM NOVAS SALAS DE AULA

As reformas e obras estão concluindo 18 salas de aula em Porto Seguro, 5 salas no CUNI de Itabuna (Colégio Amélia Amado) além de salas também em Teixeira de Freitas. As obras fazem parte das ações para adequação e ampliação dos espaços necessários às atividades acadêmicas. Outras intervenções tem sido realizadas ainda nos setores administrativos.

 

4-COLEGIADOS E NDE’s SÃO INSTALADOS

No mês de Junho estão sendo instalados os Colegiados de Curso e Núcleos Docentes Estruturantes. Cada curso de graduação deverá ter um colegiado, composto por professores e representantes dos estudantes. Estre as diversas atribuições dos colegiados, estão a implementação do Projeto Pedagógico de Curso, planejamento dos Componentes Curriculares e a gestão de questões como oferta de vagas.

O Núcleo Docente Estruturante (NDE), por sua vez, é um órgão de caráter consultivo e propositivo, que deverá atuar em articulação com os Colegiados na elaboração de propostas e acompanhamento do Projeto Pedagógico de Curso e assessoramento de diversos aspectos tais como formação docente, permanência, Componentes Curriculares, pesquisa, extensão, criação e inovação.

 

5-AGENDA

27/06 – 15:00
Cine Deglutição – 1º Ciclo de Cinema e Humanidades
Exibição do filme “Memórias do subdesenvolvimento”, de Tomás Gutierez Alea (Cuba)
Local: CUNI de Ilhéus (Colégio Modelo)

01/07
Café Interdisciplinar
“Quantos Céus Existem”
Convidado: Professor Leandro Kleber-UESC

 

O Informativo UFSB é produzido pela ACS-Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal do Sul da Bahia, com informações sobre o que acontece na Instituição, serviços e oportunidades.

 


UFSB Copyright 2015. UFSB - Universidade Federal do Sul da Bahia - Todos os direitos reservados. Google+