Portal do Governo Brasileiro
informativo
Informativo 3 – (28/05/2015)

1-SOLENIDADE DE CESSÃO DE TERRENO

2-NOME SOCIAL

3-NOVO PORTAL

4-SEMANA DE ACOLHIMENTO

5-PESQUISA E CURSOS DO 3º CICLO

6-CCX

 

1-SOLENIDADE DE CESSÃO DE TERRENO

A solenidade de assinatura de cessão do terreno pela CEPLAC acontecerá no dia 9 de Junho. Será uma data história para a UFSB, que poderá iniciar a construção dos prédios e instalações definitivas do campus de Itabuna. O terreno objeto da cessão tem 37 hectares, na rodovia Itabuna-Ilhéus. Haverá a apresentação do estudo arquitetônico e do projeto estrutural do Campus Jorge Amado. Foram convidadas diversas autoridades e prefeitos da região.

 

2-NOME SOCIAL

O Conselho Universitário-CONSUNI aprovou a proposta para inclusão do “nome social” dos estudantes e servidores nos registros acadêmicos da UFSB. O “nome social” é o nome pelo qual as pessoas preferem ser tratadas, em contraste ao nome oficial registrado em cartório. O uso do “nome social” atende especialmente aos cidadãos transgêneros, que o utilizam para expressar a identidade de gênero que constituem, adequando à sua vivência em grupo. A proposta segue para discussões em todos os campi.

 

3-NOVO PORTAL

Já está no ar o novo portal da UFSB. Completamente remodelado, o novo portal oferece melhor visualização para serviços e informações, melhor navegabilidade, além de adequação à identidade visual da universidade.

O portal apresenta, de forma integrada, todos as  áreas da universidade, como notícias, documentos e conteúdos acadêmicos. A apresentação do site destaca eixos principais como “cursos”, “campus”, “unidades acadêmicas”, bem como fácil acesso aos documentos e editais.

O portal segue em construção, sendo atualizado permanentemente em sua organização e conteúdo, de acordo com o progresso da implantação dos setores e pro-reitorias da universidade.

Confira: www.ufsb.edu.br

 

4-SEMANA DE ACOLHIMENTO

Os novos 830 alunos da universidade foram recebidos em uma semana de acolhimento com diversas atividades acadêmicas e culturais. A Recepção Calourosa, como foi chamada a semana de eventos, teve atividades nos três campi e também nos Colégios Universitários. Com as novas turmas, a universidade passa a ter mais de 1500 alunos e está presente em 8 cidades: Coaraci, Ilhéus, Itabuna, Ibicaraí, Itamaraju, Teixeira de Freitas, Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália. O ponto alto da semana foi a aula-show com Jorge Portugal, poeta, compositor e Secretário de Cultura da Bahia, que alegrou a plateia ao falar sobre linguagem, diversidade e cultura.

 

5-PESQUISA E CURSOS DO 3º CICLO

A universidade prossegue com as discussões sobre os Programas Integrados de Pesquisa, Ensino, Criação e Inovação (PIPECI) e Cursos de 3º Ciclo. No dia 30 de maio, haverá mais uma reunião sobre o tema, com participação de docentes, técnicos e estudantes.

A reunião será no campus Jorge Amado, em Itabuna e via web na sala  webconf2.rnp.br/pro_reitorias_ufsb.

 

6-CCX

O Conselho Universitário-CONSUNI, a partir da proposta da representação estudantil, deliberou sobre a oferta do CCX-Componente Curricular de Exame.

O CCX é o correspondente de avaliação para o CCC (Componente Curricular de Conhecimento) obrigatório. O par CCC-CCX permite mais flexibilidade e  otimização de recursos, já que o estudante pode optar por fazer em série ou em paralelo os CCC-CCX, ou ainda refazer apenas o CCC ou o CCX em outro quadrimestre. O componente que refere-se ao primeiro quadrimestre será novamente oferecido ao alunos que não o fizeram. Os demais alunos, caso queiram, poderão repetir o CCX.

A PROGEAC definirá as datas e inscrições para o processo, e fará nova rodada de discussões com os estudantes de todos os campi a respeito do CCX.

 

O Informativo UFSB é produzido pela ACS-Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal do Sul da Bahia, com informações sobre o que acontece na Instituição, serviços e oportunidades.

 

 


UFSB Copyright 2015. UFSB - Universidade Federal do Sul da Bahia - Todos os direitos reservados. Google+