Informativo 22 – (29/07/2016)
     

  • Protic informa status atual dos links dos campi

  • UFSB prepara aquisição de material bibliográfico

  • Gabinete da Reitoria conta com novos assessores

  • Agenda

  • Documentos Oficiais Recentes

 

 


Protic informa status atual dos links dos campi

A realização da 68ª Reunião Anual da SBPC no Campus Sosígenes Costa trouxe um novo desafio para a rede digital da UFSB: conectar a UFSB na escala de Gbps (gigabit por segundo). Como parte dos preparativos para o evento, a Pró-Reitoria de Tecnologia da Informação e da Comunicação (Protic) obteve um link de 1 Gbps junto à Rede Nacional de Pesquisa (RNP) e à Embratel. Para tanto, toda rede digital da UFSB foi redesenhada.

 

Em informe prévio ao início do evento, o pró-reitor Raimundo Macêdo comunicou o êxito dos testes do novo link, indicando a novidade como uma superação dos limites estruturais das redes de conexão à Internet no interior da Bahia.

 

A negociação direta com a RNP foi favorecida pela realização da SBPC, o maior evento científico do país. A exigência de velocidade e qualidade das conexões para download e upload, tanto por parte da organização, da imprensa e do público do evento se mostrou um argumento importante. Ao longo da SBPC 2016, informou Macêdo, o campus contou com o link de 1 Gbps da RNP/UFSB/Embratel (fibra ótica), o link de 100M UFSB/Embratel (fibra ótica) e o link de radiofrequência da empresa Webfoco, então temporariamente aumentado de 40Mbps para 70Mbps, todos atuando em redundância.

 

O novo link de fibra ótica ficará permanentemente no campus da UFSB em Porto Seguro, uma melhoria para a comunidade acadêmica local.

 

 

 

 

Com isso, o link de 100 Mbps em fibra ótica da Embratel, até então a conexão principal do Campus Sosígenes Costa, deve ser remanejado em até três meses para reforçar a no Campus Jorge Amado, em Itabuna. Isso vai igualar o link de fibra ótica do campus em Itabuna com o Campus Paulo Freire, em Teixeira de Freitas, que possuía a rede mais rápida antes da SBPC.

 

Assim, os campi da UFSB contam hoje com os seguintes recursos de conexão com a Internet: 

  • Campus Jorge Amado – link de 100 Mbps em fibra ótica (Embratel) – previsão de mais 100 Mbps via fibra ótica em até 3 meses; link backup de 30 Mbps via rádio frequência; Colégios Universitários (CUNIs) com links de radiofrequência de 12 Mbps (Ilhéus, Coaraci e Ibicaraí) e de fibra ótica de 25 Mbps (Itabuna).
  • Campus Paulo Freire – link de 200 Mbps em fibra ótica (Embratel); link backup de 40 Mbps via radiofrequência; CUNI em Itamaraju com link de radiofrequência de 20 Mbps. O CUNI em Teixeira de Freitas está com o link de 20 Mbps em fase de implantação no novo endereço.
  • Campus Sosígenes Costa – 1 Gbps em fibra ótica (RNP); link de 100 Mbps em fibra ótica (Embratel) [a ser transferido para CJA]; link backup de 30 Mbps via radiofrequência; CUNIs com links de 20 Mbps.

 

O professor Macêdo comenta que a melhoria das condições de conexão de forma ampla na região depende da qualificação da infraestrutura de banda larga no interior da Bahia. Os grandes provedores não têm interesse em atender a demanda de pequenos municípios nessa região, como é o caso das cidades onde estão instalados os CUNIs – nesse caso, atendida pela rede digital alternativa da UFSB que inclui consórcios de pequenos provedores. Algumas soluções estão sendo pensadas pelo governo estadual em conjunto com a RNP, afirma o pró-reitor, mas ainda sem prazos concretos.

 

Ainda assim, explica Macêdo, a rede digital da UFSB é uma das mais rápidas da Bahia e a mais rápida e ampla do sul da Bahia. A Protic está trabalhando para ampliar a banda e a capilaridade dessa rede, dependendo de apoio para o financiamento dessas ações.


UFSB prepara aquisição de material bibliográfico

A UFSB assinou contrato para compra de livros e obras gerais de referência junto à empresa Pontual Distribuidora. Com isso, a instituição poderá adquirir diversos títulos para consulta por servidores e alunos, reforçando os acervos da rede de bibliotecas institucionais.
 
O reitor, professor Naomar Monteiro de Almeida Filho, destaca que com a assinatura e os recursos disponíveis, a UFSB já está em condições de compra desses materiais, o que deve ocorrer de acordo com as listas de obras indicadas nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC).


 
O Contrato nº 07/2016 estipula o valor de R$ 1.175.160,00 para compra de material bibliográfico nacional e estrangeiro das áreas de Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências da Saúde, Ciências Biológicas, Ciências Agrárias, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes, bem como dicionários, enciclopédias, mapas, anuários estatísticos e outros materiais de consulta geral.
 
O contrato se origina de adesão à ata do Pregão SRP nº 03/2015, realizado pelo Instituto Federal Farroupilha (RS), e é vigente durante o exercício 2016. Isso permitirá o atendimento das demandas de bibliografias, dentro dos valores previstos no contrato e conforme os PPCs. 
 
Conforme o setor de Gestão de Contratos, há detalhes de fiscalização e funcionamento do contrato que devem ser ajustadas nos próximos dias entre a Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (Propa) e a Pró-Reitoria de Gestão Acadêmica (Progeac), a fim de viabilizar a operacionalização dos recursos bibliográficos.

 

Gabinete da Reitoria conta com novos assessores


 
O Gabinete da Reitoria da UFSB passa a contar com novos assessores para apoiar o trabalho de construção institucional. As frentes de trabalho envolvem a criação e gestão de setores e serviços necessários para a continuidade da implantação e da inserção da universidade na região.
 
A servidora Maria das Graças Miranda Ribeiro, bibliotecária cedida pela Universidade Federal da Bahia, será a assessora para Implantação do Sistema de Difusão do Conhecimento, atuando na organização da rede de bibliotecas. 
 
Também cedido pela UFBA, o professor Osvaldo Barreto Filho exercerá a função de assessor especial do reitor para projetos estratégicos de Desenvolvimento Institucional. 
 
O professor Álamo Pimentel exerce a função de assessor do reitor para a estruturação dos Complexos Integrados de Educação, em implantação junto a escolas da rede estadual de ensino integrantes da Rede Anísio Teixeira de Colégios Universitários.
 
 

AGENDA

 
 
 

 
Debate “POLÍTICA E EDUCAÇÃO: ESCOLA SEM PARTIDO UMA FICÇÃO ACINTOSA” 
Quando: 29/07/2016, sexta-feira, das 18h30 às 22h20
Onde: Auditório  Monte Pascoal 3, do Campus Sosígenes Costa (UFSB)
 
 
 

 
Segunda Oficina do Projeto de Intervenção “Reativação da rádio comunitária no Quilombo de Helvécia/BA para a promoção da Cultura e da Saúde” – Tema: A cultura quilombola e a qualidade de vida.
Quando: 30/07/2016 sábado, das 8h às 16h.
Onde: Museu de Helvécia, Nova Viçosa/BA.
 

DOCUMENTOS OFICIAIS RECENTES

 

Editais


PROSIS