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Informativo 14 – 30/03/2016

 

  • Confira panorama de obras e reformas na UFSB

  • Comunicado da Reitoria – reunião com SERES e SESU/MEC

  • Comunicado da Reitoria – atenção perante a conjuntura política nacional

  • Resultado do edital PROEXT 2016 sai no dia 13 de abril

  • Edital de apoio financeiro para educação formal de TAEs tem resultado preliminar divulgado

  • Divulgado resultado da seleção para auxílio creche

  • Assessoria de Relações Internacionais conta com site

  • Agenda

  • Documentos Oficiais Recentes


 

Confira panorama de obras e reformas na UFSB

 

As atividades acadêmicas não param na Universidade. E o trabalho para a adequação e ampliação dos espaços de estudo e trabalho na UFSB é incessante. Reformas, construções e melhorias ocorrem nos três campi da instituição. Confira o giro pelas atividades gerenciadas pela Diretoria de Infraestrutura da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (DINFRA/PROPA).

Campus Jorge Amado (Itabuna)

No espaço provisório, as salas para docentes e salas de aula no pavilhão estão em uso. A sala do Núcleo de Idiomas (NUCLI), com equipamentos de gravação e edição de áudio e vídeo, está pronta, já servida de acesso à internet, e deve ser inaugurada em breve.

Já no espaço definitivo do Campus Jorge Amado, na área doada pela CEPLAC, a obra de construção do núcleo pedagógico iniciou em janeiro e está correndo dentro do cronograma.

A reforma do prédio da Reitoria no espaço provisório, em Ferradas, está em andamento.

Quanto à área de 9,9 hectares doada pela prefeitura de Itabuna à UFSB, uma empresa contratada está realizando o levantamento planialtimétrico, para que se possa conhecer a topografia do terreno.

Locação da obra para início da fundação do Núcleo Pedagógico (crédito: Cláudio Souza)

Locação da obra para início da fundação do Núcleo Pedagógico (crédito: Cláudio Souza)

 

 

Espaço permitirá gravação em áudio e vídeo com qualidade (crédito: João Victor Reis)

Espaço permitirá gravação em áudio e vídeo com qualidade (crédito: João Victor Reis)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Campus Paulo Freire (Teixeira de Freitas)

Um anexo com salas de aula e o bloco administrativo do Campus estão em fase de conclusão. Quando esses espaços forem entregues para uso, o Campus Paulo Freire contará com 19 salas de aula.

Uma das novas salas de aula do Campus Paulo Freire (crédito: Eduarda Lopes)

Uma das novas salas de aula do Campus Paulo Freire (crédito: Eduarda Lopes)

 

Bloco administrativo faz parte das melhorias recentes no Campus (crédito: Eduarda Lopes)

Bloco administrativo faz parte das melhorias recentes no Campus (crédito: Eduarda Lopes)

 

Campus Sosígenes Costa (Porto Seguro)

Em Porto Seguro, estão em andamento a reforma do bloco administrativo, com salas para docentes, a manutenção da subestação que o campus já possui, e outros reparos na estrutura física.

Uma das salas de aula no Campus Sosígenes Costa (crédito: Victor Porto)

Uma das salas de aula no Campus Sosígenes Costa (crédito: Victor Porto)

 

 

 

 

 

 

 

Uma das salas para uso pela comunidade acadêmica (crédito: Victor Porto)

Uma das salas para uso pela comunidade acadêmica (crédito: Victor Porto)

 

Melhorias na qualidade da energia elétrica

A PROPA está analisando as documentações das empresas participantes da licitação para instalação de subestações de energia elétrica. Após esta fase, caso a documentação esteja correta, a empresa vencedora será contratada para o início dos serviços. Cada uma das seguintes unidades receberá uma subestação:

  •          Campus Paulo Freire (Teixeira de Freitas)
  •          Pavilhões do Campus Jorge Amado (Itabuna)
  •          Prédio da Reitoria (Itabuna)

Segundo a diretora da DINFRA, engenheira civil Lívia Berti Sanjuan Farias, o Campus Sosígenes Costa já conta com uma subestação suficiente para a sua operação, motivo pelo qual não receberá outra instalação do tipo. A atenção que o campus da UFSB em Porto Seguro recebe nesse assunto é de manutenção da sua subestação, bem como reparos e melhorias na extensa infraestrutura já existente. A manutenção é necessária devido ao tempo decorrido entre a inauguração do centro de convenções e o início das atividades da UFSB.


 

Comunicado da Reitoria – reunião com SERES e SESU/MEC

COMUNICADO 02/2016

No último dia 10/03, foi realizada na sede do MEC, em Brasília-DF, uma reunião técnica entre a Universidade Federal do Sul da Bahia/UFSB, a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES e a Secretaria de Educação Superior – SESU, do Ministério da Educação.

Presentes, representando a UFSB, o Reitor Naomar Almeida Filho, a Vice-Reitora Joana Guimarães e a Profa. Jeane Almeida, Diretora de Avaliação e Seleção da Progeac. Por parte da SERES, presentes a Diretora de Regulação da Educação Superior/DIREG – Luana Maria Guimarães Castelo Branco Medeiros e a Coordenadora Geral de Diretrizes para as Ações de Regulação e Supervisão da Educação Superior – Sylmara Garcia. Por parte da SESU, o Coordenador Geral de Expansão e Gestão das Instituições Federais de Ensino, Antonio Simões. Assessores e membros do corpo técnico do MEC também se fizeram presentes.

A agenda da Reunião Técnica em pauta compreendeu os seguintes assuntos:

1)    Estatuto da UFSB;

2)    Registro de cursos no sistema e-MEC;

3)    Processos de avaliação para reconhecimento de cursos

Na discussão do item 1, a equipe da UFSB informou que o processo de homologação do Estatuto foi aberto em março de 2014 (há exatos dois anos, portanto) e que até o momento não foi apreciado pelo CNE, pois ainda se encontra na SERES para Parecer Técnico. Registrou-se que, a cada mudança de Secretário/a da SERES, a Reitoria da UFSB vem renovando seu pleito para a conclusão deste processo. Foi reiterado que a não-aprovação do Estatuto traz sérios problemas à constituição do marco legal da instituição, a exemplo do estabelecimento do Regimento Geral, origem de regulamentos e normas internas, que depende em grande parte da aprovação do Estatuto. A equipe da SERES anotou a demanda e se comprometeu a agilizar o processo. Na oportunidade, foi entregue à Diretora de Regulação da Educação Superior um dossiê com algumas das nossas regulamentações que tratam de questões estruturais acadêmicas e de gestão institucional, com o objetivo de mostrar que, na falta de aprovação do Estatuto pelo CNE, temos sido forçados a funcionar com base em resoluções aprovadas pelo Consuni.

No item 2, a equipe técnica da DIREG/Seres apresentou um relatório recente evidenciando a ausência de pendências da UFSB no sistema do e-MEC. Não obstante, anotaram o registro no cadastro de 27 cursos ofertados pela UFSB, sendo 12 cursos de BI e 15 cursos ABI-LI cadastrados segundo endereço de oferta, e um curso de Medicina. A Diretora Luana Medeiros solicitou esclarecimentos sobre a redundância de oferta de uma mesma denominação de curso em distintas localidades, com repetição do cadastro. A equipe da UFSB novamente expôs o modelo de ciclos e CUNIs da UFSB, esclarecendo que em vez de 27 são 9 cursos (4 BI e 5 LI), oferecidos em cada um dos três campi. Os registros se multiplicaram porque o formulário do E-MEC só aceita um endereço para cada entrada; como o sistema gera um código para cada curso a partir do endereço, aparecem tantos registros. A equipe da SERES entendeu e aceitou que temos efetivamente 9 cursos com oferta múltipla, e se comprometeu a avaliar como alterar o sistema para acolher o modelo de integração territorial da UFSB. Enquanto este processo se realiza, a UFSB poderá cancelar os registros em triplicata, definindo apenas um endereço de origem para cada curso.

A discussão do item 3 apontou para um problema correlato que é a possibilidade de se realizar uma única avaliação para cada curso da UFSB, mesmo ofertado em três campi e para toda a rede CUNI. A equipe da UFSB presente indicou que isso é essencial para o modelo de ciclos com cursos intercampi, onde a isonomia curricular e pedagógica é requisito para a passagem entre ciclos, uma vez que não faz sentido um mesmo curso ser avaliado três vezes. A DIREG/Seres propôs tomar o modelo da UFSB como um piloto junto ao INEP para uma possível nova modalidade de oferta de cursos no Sistema Federal de Ensino Superior, uma vez que seu modelo pedagógico se baseia em uso intensivo de tecnologias com metapresencialidade, o que diferencia esta universidade do modelo tradicional de oferta de cursos em modalidade presencial ou à distância.

Por sugestão da DIREG/Seres, ficou acertado realizarmos uma próxima reunião de acompanhamento na Reitoria em Itabuna, com a presença de representantes do INEP e da Seres para tratar dessa questão. Tal reunião deve ser agendada o mais breve possível, uma vez que a partir do segundo semestre de 2016 poderão ser iniciados os processos de avaliação, com vistas ao reconhecimento dos cursos, prevendo-se agendamento de visitas de avaliadores durante o 1º semestre de 2017.

A reunião foi bastante proveitosa, com os seguintes resultados: a Seres/MEC confirma que nossa Universidade não tem pendências perante o sistema de regulação; assume ter pleno conhecimento de como estamos funcionando; compreende as soluções que estamos encontrando para resolver problemas novos que os sistemas de registro de dados do MEC não previam; no momento devido, dará encaminhamento aos processos de reconhecimento de nossos cursos no sistema INEP de avaliação.

Itabuna-Bahia, 29 de março de 2016

Reitoria da UFSB

 


 

Comunicado da Reitoria – atenção perante a conjuntura política nacional

COMUNICADO 03/2016
 
 

À Comunidade Acadêmica da UFSB:

Os membros dirigentes da Reitoria e os Decanos das Unidades Universitárias, reunidos em Porto Seguro, em 28/3/2016, em função da gravidade do cenário político nacional, vêm comunicar aos docentes, estudantes e técnicos administrativos:

1.      A equipe dirigente da Universidade se encontra em Estado Permanente de Alerta, atenta aos desdobramentos do cenário nacional que potencialmente ameaçam as políticas públicas de educação superior, e manifesta-se firmemente em defesa do modelo e projeto político-pedagógico da UFSB.

2.      A Reitoria e os Decanos estão empenhados em dar encaminhamento urgente às demandas de ordem acadêmica, administrativa, profissional e de interesses legítimos da comunidade acadêmica, e, para isto, priorizarão a solução imediata de problemas que dificultam o funcionamento harmônico da Instituição.

3.      A fim de garantir sua autonomia frente aos órgãos públicos federais, avançar nos processos de institucionalização da Universidade e assim protegê-la das ameaças políticas à sua consolidação, a equipe dirigente da UFSB pretende de imediato propor ao CONSUNI a regulamentação do processo de escolha de dirigentes (decanos, reitor e vice-reitor) pelos atores que a compõe como instituição pública, mediante uma agenda organizada de consultas à comunidade a fim de completar esse processo no menor prazo possível.

Neste momento complexo e delicado por que passa o país, convocamos todos os membros da comunidade acadêmica a permanecermos unidos em defesa da UFSB e do seu projeto, abraçando uma agenda política que de fato represente o interesse de todos/as que compõem a instituição e da sociedade do território que nos abriga.

 
Itabuna-Bahia, 29 de março de 2016
Reitoria da UFSB

 


 

Resultado do edital PROEXT 2016 sai no dia 13 de abril

Estudantes que participam do Edital de Bolsas de Extensão PROEXT 2016 devem ficar atentos aos prazos e etapas do processo seletivo, que terá seu resultado definitivo publicado no dia 13 de abril. O edital foi retificado pela Pró-Reitoria de Sustentabilidade e Integração Social (PROSIS). 

Nesta semana, após a homologação das inscrições (veja as inscrições homologadas e as inscrições não-homologadas) os participantes terão até o dia 31 de março para interpor recursos à comissão organizadora. A convocação para as entrevistas sairá no dia seguinte. O contato dos participantes com as coordenações do projeto e do programa contemplados com bolsas serão feitas durante a primeira semana de abril.

Confira o cronograma:

  •          Apresentação de recursos à homologação das inscrições: até 31 de março de 2016.
  •          Convocação para entrevista: 01 de abril de 2016.
  •          Entrevistas nos campi da UFSB: 04 a 07 de abril de 2016.
  •          Divulgação do resultado parcial: 08 de abril de 2016.
  •          Apresentação de recursos: até 12 de abril de 2016.
  •          Divulgação do resultado definitivo: 13 de abril de 2016.
  •          Assinatura do Termo de Outorga e Compromisso: até 15 de abril de 2016

 

 


 

Edital de apoio financeiro para educação formal de TAEs tem resultado preliminar divulgado

Está no portal da UFSB o resultado preliminar do Edital de Apoio Financeiro à Educação Formal dos servidores Técnicos Administrativos em Educação da UFSB. O processo seletivo foi lançado pela Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPA), através da Diretoria de Gestão de Pessoas, e deve contemplar servidores com repasse de valores para o período de janeiro a dezembro deste ano.

O apoio financeiro corresponde a até 90% do valor da mensalidade paga pelo servidor para participar de curso de graduação ou pós-graduação, limitado ao valor máximo de R$ 500,00 mensais por servidor.

 


 

Divulgado resultado da seleção para auxílio creche

A Pró-Reitoria de Sustentabilidade e Integração Social (PROSIS) divulgou o resultado do Edital de Concessão de Auxílio Creche (edital 02/2016). 

A seleção é feita no regime de fluxo contínuo, e os solicitantes devem realizar a entrega de documentação conforme o cronograma:

  •     Entrega do requerimento e da documentação para o Auxílio Creche até o dia 10 de cada mês para que seja possível a autorização do pagamento do Auxílio referente a este mês;
  •     Homologação das inscrições até o dia 15 de cada mês;
  •     Realização da entrevista social até o dia 25 de cada mês;
  •     Assinatura do Termo de Outorga e Aceitação do Benefício até o dia 30 do mês vigente.

O edital pode ser consultado na seção Editais do portal da UFSB.

 


 

Assessoria de Relações Internacionais conta com site

A divulgação de oportunidades e normas para participação em editais de mobilidade e intercâmbio já conta com espaço digital próprio. A Assessoria de Relações Internacionais está alimentando o seu site, abrigado no portal da UFSB, com editais e informações.

 

No momento, seis editais já estão publicados, sendo cinco externos e um interno, de seleção de monitores para lecionar língua inglesa, no âmbito do programa Idiomas sem Fronteiras e junto ao Núcleo de Idiomas (NUCLI) da universidade, gerido pela ARI. O site ainda está recebendo conteúdo, mas já apresenta informações essenciais para que a comunidade acadêmica se prepare para as oportunidades junto a instituições de ensino superior estrangeiras, como a mobilidade acadêmica e o intercâmbio de estudantes e pesquisadores.

Além das seções de Bolsas e Editais, em constante atualização, o site conta com páginas de Dúvidas Frequentes (FAQ) e de Acordos Internacionais, por exemplo. O processo de criação contou com o trabalho de servidores da Assessoria de Comunicação Social (ACS) e da Pró-Reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (PROTIC), em apoio à equipe da ARI, responsável pela demanda e orientação de conteúdo.


Agenda

Lembretes do Calendário Acadêmico

  • 21/04 – Feriado Nacional – Tiradentes
  • 22/04 e 23/04 – Atividade acadêmica programada: feriado municipal em Porto Seguro: Descobrimento do Brasil

 


 

Documentos Oficiais recentes

Portaria 176/2016 – Declara luto oficial de três dias pelo falecimento do professor Renato Glauco Souza Rodrigues.

 


 

O Informativo UFSB é produzido pela Assessoria de Comunicação Social (ACSda Universidade Federal do Sul da Bahia, com informações sobre o que acontece na Instituição, serviços e oportunidades.

Caso não queira receber o informativo, ou queira entrar em contato com a ACS, envie e-mail para acs@ufsb.edu.br ou helenonazario@ufsb.edu.br.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA

Campus Jorge Amado, Rua Itabuna, s/n, Rod. Ilhéus-Vitória da Conquista, km 39, BR 415,

Ferradas, Itabuna, Bahia. Fones: 73 3616-3180 / 3380


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