Portal do Governo Brasileiro
Informativo 13 – (15/03/2016)

1- Programa de apoio financeiro para educação formal de TAEs abriu inscrições no dia 14/03 

2- Apoio à participação discente em eventos já pode ser solicitado

3- Comunicado da Reitoria e Moção de Reconhecimento e Apoio do Consuni

4- UFSB coorganiza congresso internacional nas áreas de Palinologia e Paleobotânica

5- UFSB sediará o XXII Encontro Brasileiro de Ictiologia em 2017

6- Oportunidades: CEPEC/CEPLAC oferece bolsas de iniciação científica

7- Oportunidades: DPCI/PROGEAC anuncia edital de iniciação à Pesquisa, Criação e Inovação para março

8- Agenda

9- Documentos Oficiais Recentes

___________________________________________________________________________________________________________________________________

Programa de apoio financeiro para educação formal de TAEs abriu inscrições no dia 14/03

A Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPA), através da Diretoria de Gestão de Pessoas, divulga o Edital de Apoio Financeiro à Educação Formal dos servidores Técnicos Administrativos em Educação da UFSB, para o período de janeiro a dezembro deste ano.

Trata-se da concessão de até 90% do valor da mensalidade paga pelo servidor para participar de curso de graduação ou pós-graduação, no qual esteja devidamente matriculado. O período de inscrição está aberto de 14 a 18 de março. Interessados podem se inscrever pelo e-mail apoioeducacaoformal@ufsb.edu.br, observadas as condições do edital.

Cronograma resumido

  • Período de Inscrição – 14 a 18/03/2016
  • Divulgação do Resultado Preliminar – 24/03
  • Período para interposição de Recursos – Até 29/03/2016
  • Divulgação do Resultado Final no Portal UFSB – 01/04/2016

Consulte o edital neste link.

___________________________________________________________________________________________________________________________________

Apoio à participação discente em eventos já pode ser solicitado

Estudantes da instituição já podem encaminhar pedidos de apoio financeiro no âmbito do Auxílio Eventos, parte integrante do Programa de Apoio à Permanência regulado pela Resolução 01/2016 do Conselho Universitário. O edital PROSIS 03/2016 tem vigência para este ano letivo e foi publicado no dia 16 de fevereiro.

Cada discente pode receber o apoio até duas vezes por ano. O Auxílio Eventos tem valor máximo de R$ 800,00 para a participação em eventos nacional e pode ser acumulado com a Bolsa de Apoio à Permanência e outras modalidades de auxílios da UFSB.

Para encaminhar a solicitação, é preciso enviar e-mail para o endereço auxilioeventos@ufsb.edu.br, incluindo na mensagem o Projeto de Participação em Eventos (o anexo I do edital) e a documentação listada no anexo II e descrita abaixo:

  • Ofício de um docente da UFSB endereçado à PROSIS recomendando a participação no evento.
  • Convite, folder ou propaganda impressa do evento, com a programação, data, local, descrição e indicação de sítio eletrônico do evento.
  • Comprovação de inscrição no evento (caso a/o estudante não possua esta documentação na entrega do projeto, a mesma deverá ser encaminhada juntamente com a prestação de contas)
  • 03 (três) cotações recentes de hospedagem, passagens aéreas ou passagens terrestres, devendo priorizar sempre o transporte de menor valor;
  • Termo de Outorga e Aceitação do benefício (ANEXO III).
  • Em se tratando de estudantes menores de 18 anos, o mesmo deve apresentar uma declaração dos pais ou responsáveis autorizando a participação no evento.
  • Dados bancários da conta corrente do/s solicitante/s (ANEXO V).
  • Comprovante de matrícula atualizado com componentes curriculares em curso.

Confira o edital 03/2016 PROSIS e seus anexos neste link.

___________________________________________________________________________________________________________________________________

Comunicado da Reitoria e Moção de Apoio e Reconhecimento

Em reunião com reitores/as das Universidades Federais, realizada no dia 11/3/2016, a Presidenta Dilma Rousseff recebeu documento encaminhado pela ANDIFES que considera o intenso e significativo processo de expansão iniciado no governo do ex-presidente Lula como divisor de águas na política para a educação superior do país. Em 13 anos, foram criadas 18 novas universidades, mais de 173 campi, ultrapassando 3 milhões de m² de área construída, avançando de 500 mil para um milhão de matrículas, com aumento considerável do número de docentes. Entre outras propostas, a pauta ANDIFES inclui um programa nacional de formação de professores para a Educação Básica, Planos de Desenvolvimento das Universidades orientados pelas metas do PNE, intensificação da internacionalização, fortalecimento da infraestrutura de comunicação nas universidades, com projetos de teleducação, e envio ao Congresso Nacional da Lei de Autonomia das Universidades. Nessa agenda, destaca-se um plano especial de apoio às novas universidades e consolidação de novos campi.

Em resposta a esse conjunto de demandas, o Ministro Aloizio Mercadante comunicou que as universidades federais não estarão incluídas em novos cortes orçamentários nem nos contingenciamentos previstos neste exercício. Confirmou ainda que a consolidação dos cursos em novos campi e em novas universidades terá prioridade, mediante apoio financeiro específico e autorização para concursos de docentes e servidores. Propôs a formação de um Grupo de Trabalho paritário MEC/ANDIFES para, num prazo de 20 dias, oferecer encaminhamentos para cada um dos outros pontos da pauta apresentada.

Em seu pronunciamento, a Presidenta Dilma Rousseff reafirmou o compromisso do Governo Federal com as metas do Plano Nacional de Educação. Em relação à educação superior, acolheu a pauta proposta pela ANDIFES e determinou ao MEC urgência nos encaminhamentos acordados. Conforme parcialmente noticiado pela imprensa, a Presidenta compartilhou com os presentes (reitores/as de 58 das 63 universidades federais) uma análise do atual cenário político, apresentou um minucioso relato sobre os episódios relativos à aquisição da Refinaria da Petrobrás em Pasadena, argumentou em relação à invalidade do pedido de impeachment e reafirmou sua determinação de não renunciar ao cargo de Presidente da República. Completou seu discurso com uma referência à conclusão do documento da ANDIFES, de que o futuro se fará com educação e democracia, afirmando que a garantia de construção deste futuro está nas mãos dos/as dirigentes das IFES, conclamando-os a compartilhar com suas respectivas comunidades acadêmicas a necessária continuidade e a defesa militante das políticas educacionais em curso.

A íntegra do documento lido pela reitora Maria Lúcia Neder, Presidenta da Andifes, e entregue à Presidenta Dilma Rousseff, encontra-se publicada neste link.

O Conselho Universitário da UFSB apreciou e aprovou uma Moção de Reconhecimento e Apoio, no qual confirma a adesão à agenda apresentada pela ANDIFES e reconhece a atuação do Governo Dilma Rousseff em prol da qualificação humana e integração social. Acesse o documento neste link.

___________________________________________________________________________________________________________________________________

UFSB coorganiza congresso internacional nas áreas de Palinologia e Paleobotânica

A UFSB é uma das instituições coorganizadoras de dois eventos internacionais que ocorrerão entre os dias 23 e 28 de outubro em Salvador:  o XIV International Palynological Congress (IPC) e a X International Organisation of Palaeobotany Conference (IOPC). Será a primeira vez que esses dois congressos acontecem conjuntamente na América Latina. A cidade de Salvador receberá participantes vindos de diversos países, interessados em Palinologia – estudo dos grãos de pólen e esporos – e em Paleobotânica – estudo dos vegetais fósseis.

Inscrições e submissão de trabalhos podem ser efetuadas no website oficial dos eventos (www.ipciopcbrazil.com). A programação inclui sessões e simpósios que abordam temas como extinções em massa, evolução da biodiversidade, migrações humanas, mudanças climáticas, paleoclimatologia, paleoecologia, paleofloras, palinoestratigrafia, palinologia forense, dentre outros.

A UFSB já conta com pesquisas iniciais na área de Palinologia, por meio de um projeto financiado pela FAPESB e coordenado pelo professor Jaílson Novais, lotado no Campus Sosígenes Costa.

___________________________________________________________________________________________________________________________________

 UFSB sediará o XXII Encontro Brasileiro de Ictiologia em 2017

A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) sediará o XXII Encontro Brasileiro de Ictiologia (EBI) que acontecerá entre os dias 29 de janeiro a 03 de fevereiro de 2017, no Campus Sosígenes Costa, em Porto Seguro.

O Encontro se propõe a ser um espaço de debate e reflexões sobre temas atuais da Ictiologia e que estão na ordem do dia de diversos segmentos sociais, enfatizando o diálogo entre conservação, demandas sociais e desenvolvimento econômico.

As inscrições já estão abertas e, até o dia 15 de junho, todos os interessados terão desconto no ato da inscrição que pode ser feito no site do evento: http://www.ebi2017.com.br

Para saber de todas as novidades, acesse: https://www.facebook.com/xxiiebi2017

___________________________________________________________________________________________________________________________________

OPORTUNIDADES

  • CEPEC/CEPLAC oferta bolsas de iniciação científica em parceria com FAPESB e CNPq

A Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), por meio de seu Centro de Pesquisas do Cacau (CEPEC), divulgou o edital 08/2016, que oferece 27 bolsas de iniciação científica para alunos de graduação das instituições de ensino superior da área de abrangência da Superintendência da Bahia. O prazo de inscrições está aberto até o dia 8 de abril.

São 12 bolsas financiadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) e 15 pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), estas últimas dependendo de liberação de cotas institucionais.

As bolsas têm valor individual de R$ 400,00 mensais, com vigência de 1º de agosto de 2016 a 31 de julho de 2017.

  • Cronograma de atividades
  • Período de submissão e encaminhamento de Proposta(s) – 08 de março a 08 de abril 2016
  • Análise das solicitações – 11 a 14 de abril de 2016
  • Divulgação do resultado – 15 de abril de 2016
  • Pedido de Reconsideração do Resultado – 18 e 19 de abril de 2016 (das 13:30 às 17:00hs).
  • Entrega de documentação à FAPESB – Até 30 de abril de 2016
  • Contratação – 01 de agosto de 2016

Confira mais detalhes na página da CEPLAC.

  • DPCI/PROGEAC anuncia edital de iniciação à Pesquisa, Criação e Inovação para março

A Diretoria de Pesquisa, Criação e Inovação da Universidade Federal do Sul da Bahia informa à comunidade acadêmica que lançará o edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Pesquisa, Criação e Inovação (PIBIPCI), com objetivo de estimular e fomentar a pesquisa, criação e inovação na Instituição.

Serão oferecidas bolsas no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais) com vigência de um ano para estudantes indicados ou selecionados por pesquisadores da UFSB.

Os proponentes interessados (docentes e servidores técnico-administrativos com doutorado) deverão ficar atentos aos seus e-mails institucionais e ao site da universidade onde serão detalhados em breve o processo de seleção de propostas.

O edital será publicado ainda em março de 2016. Em função do prazo entre a publicação do edital e o período de inscrição, a DPCI sugere que os interessados comecem o quanto antes a elaboração de proposta de projeto (título, introdução/justificativa, objetivos, metodologia, referências, cronograma e membros dos projeto) e plano de atividades do bolsista (título, introdução/justificativa, objetivos, metodologia, referências e cronograma).

___________________________________________________________________________________________________________________________________

Agenda

Sarau UFSB Mulher na Cena

O quê? promovido pela PROSIS, trata-se de um espaço de expressão artística para marcar a finalização do mês de março, mês de luta das mulheres. Diversas mulheres artistas no palco utilizando as variadas linguagens – música, dança, poesia, desenhos, performances corporais, teatro – para valorizar o gênero feminino, defender os direitos das mulheres e denunciar a estrutura patriarcal que violenta os corpos, as mentes e o destino das mulheres.

Quando? dia 22 de março, às 17h.

Onde? no Campus Jorge Amado (Itabuna), com previsão de transmissão por webconferência para os campi Sosígenes Costa (Porto Seguro) e Paulo Freire (Teixeira de Freitas)

Como participar? Quem quiser se apresentar no palco pode se inscrever por meio deste formulário online. O evento também precisa de trabalhadores no apoio aos bastidores. Para oferecer suporte ao evento, acesse este link.

Pit Stop

O quê? Ação integrante da campanha institucional contra o Aedes aegypti. Servidores e alunos da UFSB vão distribuir material informativo para motoristas. 

Quando? dia 31 de março, das 8h às 10h.

Onde? Em Itabuna, nos semáforos da Rodoviária e do Shopping Jequitibá

Conselho Social Estratégico

O quê? reunião

Quando? dias 15 e 16 de abril.

Onde? Em Porto Seguro, no Campus Sosígenes Costa (UFSB).

Lembretes do Calendário Acadêmico

  • 14-16/03 – Solicitação por parte da/do estudante para recuperação de créditos condicionais (RCC) do quadrimestre anterior (2015.3)
  • 17/03 – data final para solicitação de suspensão do quadrimestre ou cancelamento de inscrição em componente curricular (2016.1)
  • 14-18/03 – planejamento acadêmico do quadrimestre 2016.2
  • 19/03 – atividade acadêmica programada: Feriado Municipal em Itabuna – Dia de São José
  • 21-14/03 – XI Seminário Pedagógico
  • 24/03 – data final para divulgação das formas de avaliação da Recuperação de Créditos Condicionais (RCC) do quadrimestre anterior (2015.3)
  • 25/03 – Feriado Nacional: Paixão de Cristo
  • 26/03 – Atividade acadêmica programada
  • 30/03 – Confirmação por parte da/do estudante da solicitação para aplicação das avaliações da Recuperação de Créditos Condicionais do quadrimestre anterior (2015.3)

___________________________________________________________________________________________________________________________________

Documentos Oficiais Recentes

Portarias

  • Portaria nº 092/2016 – Altera a Comissão para homologação das matrículas do 1º Processo Seletivo de 2016.1 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Campus Jorge Amado.
  • Portaria nº 097/2016 – Homologação de processo Seletivo Simplificado para professor substituto na matéria Propedêutica Clínica para os campi Jorge Amado (Itabuna), Sosígenes Costa (Porto Seguro) e Paulo Freire (Teixeira de Freitas).
  • Portaria nº 147/2016 – Altera a Comissão para homologação das matrículas do 1º Processo Seletivo de 2016.1 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Campus Paulo Freire.

Resoluções

  • Resolução 001/2016 – Cria nova normatização para o Programa de Apoio à Permanência do estudante de graduação da UFSB e revoga a Resolução nº 07/2015.
  • Resolução 002/2016 – Regulamenta o Estágio Supervisionado Obrigatório dos cursos de Licenciatura Interdisciplinar (LI) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)

___________________________________________________________________________________________________________________________________

O Informativo UFSB é produzido pela Assessoria de Comunicação Social (ACSda Universidade Federal do Sul da Bahia, com informações sobre o que acontece na Instituição, serviços e oportunidades.

Caso não queira receber o informativo, ou queira entrar em contato com a ACS, envie e-mail para acs@ufsb.edu.br ou helenonazario@ufsb.edu.br.


UFSB Copyright 2015. UFSB - Universidade Federal do Sul da Bahia - Todos os direitos reservados. Google+