Portal do Governo Brasileiro
Informativo 27 – (03/02/2017)

         

O Informativo UFSB é uma produção quinzenal da Assessoria de Comunicação Social (ACS) da Universidade Federal do Sul da Bahia, com informações sobre o que acontece na Instituição, serviços e oportunidades.

 

Sugestões, dúvidas? Entre em contato conosco! acs@ufsb.edu.br

  • PROPA divulga Calendário de Compras UFSB 2017

  • PROTIC presente no apoio ao EBI em Porto Seguro

  • Moção de apoio à UERJ

  • Curso livre sobre Modelos de Formação e Modos de Cuidado em Saúde recebe inscrições até 16/02

  • Documentos Oficiais Recentes

PROPA divulga Calendário de Compras UFSB 2017

Os processos de aquisições de equipamentos, materiais e serviços para a UFSB passam a ser regulados pelo Calendário de Compras UFSB 2017, elaborado pela Diretoria Administrativa da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPA). A expectativa é de ganho de eficiência operacional por meio do incentivo ao planejamento para a contratação de itens diversos pela instituição. O Calendário foi publicado na quinta-feira (2).

O documento foi organizado tendo em conta os prazos médios para os processos licitatórios, os subelementos de despesa já disponíveis no plano de contas aplicado ao setor público do Brasil e a listagem de bens e serviços mais comumente adquiridos pela universidade. A lógica empregada é a definição de períodos no ano para o encaminhamento de solicitações de compras conforme o grupo ao qual determinados itens estejam determinados.

Cada grupo recebeu uma classificação por uma letra (Grupo A, grupo B, etc.) e contém itens e serviços afins e semelhantes entre si. Para solicitar a compra de itens pertencentes a um grupo, há um período correspondente para o envio da documentação requerida.

De acordo com o documento, a lista de itens de cada grupo não é exaustiva. No caso de aquisição de material ou serviço que não conste de nenhum dos grupos, recomenda-se que a unidade requisitante entre em contato com a Coordenação de Compras e Patrimônio da DIRAD/PROPA para questionar a qual grupo o item deve ser atribuído.

Nos casos eventuais de serviços ou de aquisição urgente de materiais por desequilíbrio na demanda, eventos extraordinários ou outros motivos relevantes, a PROPA julgará a real necessidade do pedido a ser feito fora da data do calendário, facultando-lhe proceder com a devida urgência, ou não, de acordo com a circunstância.

O Calendário pode ser consultado neste link e está publicado na página de “Documentos Oficiais”, subpágina “Outros”, no Portal UFSB.

Responsáveis pelo Setor de Compras em cada unidade

SETORES RESPONSÁVEIS TELEFONE
PROPA/DIRAD/Coordenação de Compras e Patrimônio Aline Matos;

Vitor Matheus;

Diego Manoel.

Jevison Dos Santos

(73) 3616-2358
Campus Paulo Freire Cláudia dos Anjos (73) 3291-2089

(73) 3292-5834

Campus Sosígenes Costa Soraya Carpes Rosseto (73) 3288-8400
Campus Jorge Amado José Edson Tourinho (73) 3211 8749

Calendário de Compras 2017

GRUPO DE MATERIAIS DESCRIÇÃO SETOR RESPONSÁVEL PELA COLETA DO LEVANTAMENTO DOS MATERIAIS PRAZO DE ENVIO AO SETOR RESPONSÁVEL PELO LEVANTAMENTO PRAZO DE ENVIO AO SETOR DE COMPRAS
Material de Expediente

(Custeio)

Canetas, cartuchos, toner, papelaria em geral DIRAD Até 01/03 Até 29/03
Serviços Gráficos e Materiais para Impressão

(Custeio)

Cartazes, folders, diplomas, serviços de comunicação em geral ACS Até 01/03

 

Até 29/03
Mobiliários

(Investimento)

Móveis para escritório, móveis para laboratório, etc. DIRAD/PROGEAC/DINFRA Até 01/03 Até 29/03
Vidraria para Laboratório e Material de Segurança – EPI

(Custeio)

Vidraria para Laboratório em geral, óculos, luvas de proteção, etc. PROGEAC Até 01/04

 

Até 31/04
Equipamentos Audiovisual

(Investimento)

Amplificadores, câmeras filmadoras e fotográficas, etc. PROTIC Até 01/04

 

Até 31/04

 

Reagentes e Material de Limpeza para Laboratório

(Custeio)

Reagente, meio de cultura, etc. PROGEAC Até 01/04

 

Até 31/04

 

Material de Informática e Material de Telecomunicação

(Custeio/Investimento)

Computadores, nobreaks, pen drives, etc. PROTIC Até 01/04

 

Até 31/04

 

Aquisição de Software

(Investimento)

Softwares em geral PROTIC Até 01/04

 

Até 31/04

 

Material de Copa e Cozinha

(Custeio/Investimento)

Utensílios domésticos, água mineral, café, gás, etc. DIRAD Até 01/04

 

Até 31/04

 

Outras Contratações

(Custeio/Investimento)

Materiais e (ou) Serviços Diversos A SER ANALISADO PELO SETOR DE COMPRAS Até 01/04

 

Até 31/04

 


 

PROTIC presente no apoio ao EBI 2017

A Pró-Reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (PROTIC) prestou apoio à Comissão Organizadora do vigésimo-segundo Encontro Brasileiro de Ictiologia (XXII EBI/EBI 2017), com o envio de equipamentos e prestação de serviços. O evento nacional iniciou no dia 29 de janeiro e se encerra nesta sexta-feira (3/02).

A Diretoria de Multimídias e Conteúdos Digitais enviou equipe para instalação e acompanhamento das demandas de materiais multimídia durante todo o evento, com QG montado estrategicamente para atender tais demandas. A equipe também responde às solicitações via rádio, estando assim sempre conectados e disponíveis. Quanto aos equipamentos enviados, constam:

  • Projetores de curta distância
  • Projetores caixas de som
  • Mesas de som
  • Passadores de slide
  • Câmera filmadora
  • Cabos, microfones e conectores

 A Diretoria de Infraestrutura da PROTIC foi demandada para instalar os softwares livres (R, Rstudio, Broffice, Geneious, MEGA 7) em 70 notebooks para o evento.  Além do preparo dos notebooks, também foi demandada pela Comissão Organizadora do EBI 2017 a criação de uma pasta compartilhada nos desktops da UFSB e sincronizada com o serviço de armazenamento de nuvem Google for Education.


 

Moção de apoio à UERJ

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA

CONSELHO UNIVERSITÁRIO

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Sul da Bahia, reunido em 31 de janeiro deste ano, manifestou integral solidariedade à Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, em face da crise que a instituição ora atravessa decorrente da ausência de recursos financeiros indispensáveis à sua manutenção, ao desenvolvimento de suas atividades acadêmicas e que tem causado atrasos no pagamento de salários, de bolsas, financiamento de pesquisa e extensão universitária, a exemplo da prestação de serviços do  Hospital Universitário Pedro Ernesto e a Policlínica Piquet Carneiro.

A UERJ tem reconhecimento, por sua excelência, em níveis estadual, nacional e internacional. Possui uma comunidade composta de alguns milhares de alunos de graduação e pós-graduação, grupos de pesquisa de elevado nível científico e atuação multi campi no Estado do Rio de Janeiro. Foi uma das instituições pioneiras na implantação de inclusão social através de ações afirmativas, modificando, para melhor, a relação da Universidade com a sociedade.

Neste sentido, a Universidade Federal do Sul da Bahia presta total apoio à UERJ na busca da normalidade em suas atividades de alta qualidade no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão.  Requeremos ao governo estadual do Rio de Janeiro garantir, com a máxima urgência, as soluções necessárias ao pleno funcionamento dessa importante universidade pública brasileira.

 

Itabuna, Porto Seguro, Teixeira de Freitas, 31 de janeiro de 2017

Naomar de Almeida Filho

Reitor Pro tempore

Presidente do Conselho Universitário


Curso livre sobre Modelos de Formação e Modos de Cuidado em Saúde (UFSB/UFBA) terá inscrições para alunos de graduação

A UFSB e os programas de pós-graduação em Saúde Coletiva do ISC/UFBA e em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade do IHAC/UFBA, oferecem um curso livre sobre Modelos de Formação e Modos de Cuidado em Saúde. Nessa iniciativa conjunta, as aulas ocorrerão em Itabuna, Porto Seguro, Teixeira de Freitas e Salvador no período de 16 de fevereiro a 20 de abril de 2017. 

100 vagas serão oferecidas em turmas de 20 estudantes em cada programa e campus.  O curso apresenta uma novidade: embora destinado a alunos de pós-graduação (Mestrado e Doutorado), estará aberto a estudantes de graduação (BI-Saúde, graduação em Saúde Coletiva e outros cursos) das instituições promotoras e de outras instituições, além de também acolher participantes com inscrição especial. 

O curso tem como objetivo o estudo sistemático dos antecedentes históricos, princípios epistemológicos e pautas metodológicas de modelos de formação em Saúde e sua articulação aos modos de cuidado predominantes em distintos períodos da História do Ocidente. Em sua parte prática, pretende avaliar as estruturas curriculares e modelos pedagógicos dos programas de cursos de graduação em saúde no Brasil.

As atividades serão conduzidas em formato de seminário, seguindo regime semi-intensivo, presencial e metapresencial. O curso adota a metodologia de “aula invertida” e se baseia em Equipes de Aprendizagem Ativa (EAA), formadas por 3 a 5 estudantes. Será feito uso de ambiente virtual de ensino-aprendizagem para oferta do material didático, facilitação da comunicação e compartilhamento das atividades. 

O curso terá uma sessão de abertura no dia 16/02/2017 (para composição das EAAs e pactuação de tarefas) e prosseguirá com nove encontros (pela manhã, de 9 às 12h), em três módulos (7-9 de março; 28-30 de março; 18-20 de abril).

A equipe docente é composta por Naomar Almeida Filho (Coordenador – UFSB-UFBA),  Luis Eugênio de Souza e Marcelo Dourado Rocha, da UFBA, e Antonio José Costa Cardoso (UFSB – Campus Jorge Amado – Itabuna), Lina Faria (UFSB – Campus Sosígenes Costa – Porto Seguro), André Rego (UFSB – Campus Paulo Freire – Teixeira de Freitas). O curso também contará com os docentes convidados, como Maria Luiza Comper, Márcio Florentino Pereira, Luiz Antonio de Castro Santos, Marcelo Andrade, Carmen Teixeira e outros.

Inscrições e mais informações

As inscrições serão gratuitas e poderão ser realizadas até a data da primeira sessão; os estudantes de cada instituição terão prioridade para compor as respectivas turmas. Informações podem ser obtidas nas secretarias acadêmicas das instituições promotoras ou com os membros da Equipe Docente. 

O Plano de Ensino-Aprendizagem (contendo ementa, programação, avaliação, creditação, recursos didáticos) está disponível no site do curso.


AGENDA

Curso livre – inscrições até 16/02/2017

 


 

DOCUMENTOS OFICIAIS RECENTES

 

Editais

 

Portarias

Visite nossa página no Portal UFSB, clicando na assinatura abaixo. Conheça nossos serviços!

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA

Campus Jorge Amado, Rua Itabuna, s/n, Rod. Ilhéus-Vitória da Conquista, km 39, BR 415,

Ferradas, Itabuna, Bahia. Fones: 73 3616-3180 / 3380




UFSB Copyright 2015. UFSB - Universidade Federal do Sul da Bahia - Todos os direitos reservados. Google+