Informativo 25 – (25/10/2016)
  • Obra do Campus Jorge Amado na CEPLAC chegou aos 23,5% de conclusão

  • PPG em Estado e Sociedade tem inscrições abertas até 7/11

  • Reprogramação do I Congresso da UFSB

  • Comunicado: Alteração de data do I Fórum do PDI da UFSB

  • RETIFICAÇÃO: Alteração de data do I Fórum de Discussão para o PDI 2017-2021

  • Manifestação do Consuni

  • Agenda

  • Documentos Oficiais Recentes


 
 

 

Obra do Campus Jorge Amado na Ceplac chegou aos 23,5% de conclusão

A construção do Bloco Pedagógico do Campus Jorge Amado na área cedida pela Ceplac em Itabuna está dentro do prazo definido em cronograma. A diretora de Infraestrutura da UFSB, engenheira Lívia Berti Sanjuan Farias, informa que a obra já atingiu os 23,5% de conclusão, com 2/3 da laje do primeiro pavimento já concretados. A previsão é de conclusão da laje do primeiro pavimento em meados de novembro.
Em paralelo a essa etapa, a equipe da DINFRA está elaborando os projetos de infraestrutura do Campus Jorge Amado, como terraplenagem, tratamento de esgoto, drenagem, abastecimento de água, rede elétrica, sistemas eletrônicos, iluminação, pavimentação, paisagismo e irrigação.
 

 

 

PPG em Estado e Sociedade tem inscrições abertas até 7/11

 
A UFSB iniciou na segunda-feira (24) as inscrições para seu Programa de Pós-Graduação em Estado e Sociedade, através do link http://www.ufsb.edu.br/selecao-2017/. O candidato deverá preencher a ficha de Inscrição, especificando o nível, Mestrado ou Doutorado, e a Linha de Pesquisa pretendidos, observando os procedimentos padrão e incluindo a documentação constante no Edital.
 
Serão oferecidas o total de 30 vagas, sendo 18 para candidatos do Mestrado e 12 para Doutorado. Poderão se inscrever para a seleção de Mestrado, os portadores de diploma de cursos superiores reconhecidos pelo MEC. Para o Doutorado, além do Diploma de Graduação, será exigido o diploma de Mestrado reconhecidos pela CAPES.
 
O processo seletivo para ingresso no Programa constará de Plano de Trabalho para o Mestrado e Projeto de Pesquisa para o Doutorado, Certificado de Proficiência em Línguas e Prova Escrita e Oral.
 
As inscrições ocorrerão até às 23:59h do dia 7 de novembro. A previsão para o início das aulas é de 30 de janeiro de 2017
 
Para mais informações, acesse: http://www.ufsb.edu.br/ppges

Reprogramação do I Congresso da UFSB

Em Reunião Extraordinária, o Conselho Universitário deliberou, por ampla maioria, pela realização do I Congresso da UFSB ainda este ano, aprovando a reprogramação de suas atividades, da seguinte forma:
 
  • 26-27 de outubro: Realização do I Fórum de Discussão para Elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2017-2021. Os documentos serão disponibilizados.
  • 21-22 de novembro: Etapa Preparatória – realizada em cada campus, com nova programação, ajustada ao processo de discussão do PDI 2017-2021. Os textos-base dos respectivos temas serão distribuídos com antecedência.
  • 16-17 de dezembro: Etapa Final – realizada no Campus Jorge Amado, com a convocação dos delegados de cada segmento, eleitos na Etapa Preparatória.
 
Esta deliberação do CONSUNI foi pautada, após longa discussão do seu plenário, a partir dos encaminhamentos colocados pelas representações de estudantes, servidores técnico-administrativos e docentes que, por diferentes motivos, solicitaram o adiamento do Congresso, mesmo reconhecendo sua grande importância para o planejamento estratégico e participativo da UFSB. Acolhe igualmente a demanda da comunidade universitária e da sociedade regional, manifesta nas quase 900 inscrições registradas até esta data, o que demonstra enorme interesse por sua consecução. 
 
A reprogramação do I Congresso da UFSB visa também preservar o calendário acadêmico e compatibilizá-lo com o necessário debate sobre o futuro da Universidade, neste novo e preocupante contexto nacional de educação superior. 
 
Itabuna, 17 de outubro de 2016.
 
Naomar de Almeida Filho
 
Reitor pro-tempore

Comunicado: Alteração de data do I Fórum do PDI da UFSB

A coordenação da Comissão Central de elaboração do PDI altera a data do I Fórum do PDI da UFSB dos dias 26 e 27 de outubro de 2016 para os dias 16, 17 e 18 de novembro do corrente ano. Motivou essa alteração a reunião do CONSUNI marcada para o próximo dia 26/10 e a assembleia docente, marcada para o dia 27/10, ambas agendas com mesmo horário previsto para o Fórum.
Esta modificação na data do evento garante a ampla participação da comunidade acadêmica, importante pressuposto norteador da 
construção do PDI, e não altera a agenda prevista para a execução do PDI da UFSB, uma vez que manteremos a programação já divulgada para o evento e acrescentaremos um dia para discussões sobre a instauração da Comissão Própria de Avaliação (CPA), inicialmente prevista para ser realizado no dia 16 de novembro.
Desta forma o objetivo de delinear as ações e metas para cada eixo temático do PDI no coletivo da Universidade, com a participação de estudantes, técnicos administrativos e docentes será mantido nesta importante fase da construção deste documento institucional.
Coordenação Central/PDI UFSB

RETIFICAÇÃO: Alteração de data do I Fórum de Discussão para o PDI 2017-2021

 
A construção de um Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é etapa importante para a legitimação de uma instituição federal de ensino superior. Neste sentido, a Universidade Federal do Sul da Bahia divulga a realização do I Fórum de Discussão do PDI 2017-2021, que deve ocorrer nos dias 26 e 27 de outubro 16, 17 e 18 de novembro, no Campus Jorge Amado, em Itabuna.
O I Fórum tem o objetivo de delinear ações e metas para cada eixo temático do PDI, que será construído coletivamente. Os integrantes das comissões temáticas do plano vão trabalhar e organizar suas agendas, definir orientações para pesquisas diagnósticas da realidade da UFSB junto à comunidade acadêmica. Outro objetivo dessa etapa de preparação é organizar um calendário de ações, dentre elas as que vão constar da etapa de elaboração do PDI. Será nesse momento que as três categorias da comunidade acadêmica poderão contribuir no diagnóstico e nas proposições de objetivos e estratégias.
As informações detalhadas sobre o PDI deverão constar em breve em um website específico, ainda em desenvolvimento.
O PDI é um documento necessário por diversos motivos. O primeiro é por definir claramente a missão da instituição e os caminhos que serão percorridos para atingir os objetivos escolhidos para o período de sua vigência. Desta forma, é ao mesmo tempo um documento orientador das ações da gestão e um registro que pode ser consultado pela comunidade acadêmica, mostrando indicadores e facilitando a avaliação do funcionamento da universidade.
 
 
O outro motivo é que o PDI é um documento requisitado em diversos procedimentos da vida administrativa institucional frente ao Ministério da Educação e, por extensão, ao Governo Federal, como os processos de credenciamento e recredenciamento da instituição como universidade, e os processos de avaliação conforme o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), como ordena a Lei Federal 10.861/2004.

Manifestação do Consuni

 


 

 

AGENDA

 I Fórum de Discussão do PDI 2017-2021 – 26 e 27 de outubro, Campus Jorge Amado, Itabuna

I Congresso UFSB – 3 a 5 de novembro – todos os campi

 

VER-SUS Brasil – 23 de novembro, Campus Sosígenes Costa, Porto Seguro

 

 

DOCUMENTOS OFICIAIS RECENTES

Boletins de Serviço

 

 

Editais

 
 
 

 

Portarias

Resoluções

 
 

O Informativo UFSB é uma produção quinzenal da Assessoria de Comunicação Social (ACS) da Universidade Federal do Sul da Bahia, com informações sobre o que acontece na Instituição, serviços e oportunidades.
 
 
Sugestões, dúvidas? Entre em contato conosco! acs@ufsb.edu.br
 
 
Visite nossa página no Portal UFSB, clicando na assinatura abaixo. Conheça nossos serviços!
 

          
 
 
 
UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA
Campus Jorge Amado, Rua Itabuna, s/n, Rod. Ilhéus-Vitória da Conquista, km 39, BR 415,
Ferradas, Itabuna, Bahia. Fones: 73 3616-3180 / 3380