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III Seminário Internacional (Cooperação Brasil- Quebec) Diversidade e Educação Inclusiva: perspectivas interdisciplinares e interepistêmicas

NOTAS DA ORGANIZAÇÃO:

Veja o Caderno de Resumos AQUI

Veja a programação  final do evento AQUI.

Veja um breve perfil de nossos convidados AQUI.

Inscrições gratuitas para o evento até 30/08: http://brasil_quebec.verkn.com.br/

 

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APRESENTAÇÃO

O III Seminário Internacional (Cooperação Brasil-Quebec), intitulado Diversidade e Educação Inclusiva: perspectivas interdisciplinares e interepistêmicas, objetiva promover a análise de políticas educativas e de práticas metodológicas inovadoras de promoção da inclusão e da igualdade na diversidade em ambiente escolar. O evento ocorrerá no Auditório Monte Pascoal do Campus Sosígenes Costa da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e se constitui de dois momentos:

O primeiro momento ocorrerá das 18h às 22h, nos dias 30, 31 de agosto e 1º de setembro. Você poderá participar das conferências de abertura e das mesas-redondas pessoalmente no Campus Sosígenes Costa ou através da transmissão em tempo real para os outros campi da UFSB. Ambas modalidades (presencial ou meta-presencial) darão direito a certificação como ouvinte (mínimo de dois dias de participação).

O segundo momento ocorrerá no dia 2 de setembro, das 14h às 18h30, ainda no Campus Sosígenes Costa da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Neste momento você poderá apresentar a sua pesquisa ou o seu relato de experiência sobre inclusão e diversidade em educação, através de duas modalidades de participação: 1) apresentação de pôster (estudantes de graduação) ou 2) apresentação de comunicações orais (demais participantes). As atividades desse dia exigirão sua presença em Porto Seguro.

  • Reuniões técnicas ocorrerão no turno vespertino

 

Objetivos:

São objetivos específicos do evento:

  1. Avaliar conhecimentos e práticas inclusivas, interculturais e inovadoras em educação, em uma perspectiva comparativa Brasil-Quebec;
  2. Difundir pesquisas sobre educação intercultural, inclusiva e sobre a diversidade, realizadas no Brasil e no Quebec;
  3. Analisar as experiências dos cursos de formação de professores e de gestores educacionais atuais e seu aporte para uma formação docente atenta para a promoção da diversidade e da inclusão;
  4. Promover a interlocução dos saberes científicos e com as práticas extramuros da escola que valorizam a inclusão e a diversidade;
  5. Identificar possibilidades de realização de pesquisas conjuntas bilaterais, articulando pesquisadores, estudantes e profissionais na área de educação, para a composição de novas redes de conhecimento com a participação de interessados no estudo da diversidade e da inclusão;
  6. Contribuir para a consolidação do recém instaurado Programa de Pós-graduação em Estado e Sociedade da Universidade Federal do Sul da Bahia, estimulando a criação de oportunidades de planejamento e a divulgação de pesquisas e promovendo a sua inserção mais qualificada na comunidade acadêmica local, nacional e internacional. A terceira edição do Seminário se dirige a estudantes da graduação e pós-graduação, a pesquisadores, a professores da educação básica e superior, aos gestores escolares e aos representantes de coletivos diversos, atuantes em movimentos sociais.

 

Histórico:

A cooperação Brasil-Québec, que se consolida desde os dois seminários anteriores, focaliza em questões de ordem teórica e prática em contextos educativos e sociais distintos para possibilitar o diálogo entre diferentes abordagens epistemológicas do problema da diversidade na educação,  nos contextos brasileiro e quebequense.

A abordagem comparativa se justifica ainda em função do Brasil e do Quebec terem experiências complementares, no campo da educação, para a abordagem das diferenças entre grupos e na forma como se constróem as relações de desigualdade e exclusão na escola.

  •    I Seminário – Universidade do Estado de Santa Catarina, 2-4/06/2015. Objetivo: reunir pesquisadores que desenvolviam pesquisas e atuavam na formação e no ensino sobre imigração e a diversidade social, etnocultural, religiosa, cognitiva, física, motora e linguística junto aos professores.
  •    II Seminário – Universidade do Quebec em Trois Rivières – Canadá, 24-27/05/2016. Objetivo: enriquecer a compreensão dos desafios vividos em termos de formação docente para a diversidade, tanto no Brasil, como no Québec.

PROGRAMAÇÃO

Veja a programação  final do evento AQUI.

LOCAL, HOSPEDAGEM, TRANSPORTE E ALIMENTAÇÃO

CRONOGRAMA

cronogramab

INSCRIÇÕES COMO PARTICIPANTE (COM OU SEM A SUBMISSÃO DE TRABALHO)

Faça sua inscrição aqui: brasil_quebec.verkn.com.br  

*em caso de necessidade ou mudança de planos, dentro dos prazos de inscrição, o cadastro poderá ser modificado pelo participante.

A inscrição no evento é gratuita e possui duas modalidades de participação: presencialmente em Porto Seguro ou metapresencialmente nos ambientes onde se fará a transmissão em tempo real das mesas redondas e conferências.

As conferências de abertura e as mesas-redondas serão transmitidas em modo síncrono para os demais campi (Campus Paulo Freire – Teixeira de Freitas e Campus Jorge Amado – Itabuna) e Colégios Universitários da UFSB (Itabuna, Coaraci, Ilhéus, Ibicaraí, Santa Cruz Cabrália e Itamaraju) através das salas virtuais da Rede Nacional de Pesquisa.

As apresentações em francês contarão com tradução simultânea para todos os participantes presenciais e metapresenciais. Além disso, todas as conferências e mesas-redondas serão gravadas para transmissão assíncrona posterior através da página institucional da UFSB.

No sábado, 02/09, a única forma de participação será presencial no Campus Sosígenes Costa da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), pois não haverá transmissão.

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INSCRIÇÃO COM SUBMISSÃO DE TRABALHOS

 

Leia o edital detalhado com as  condições gerais para a submissão de trabalhos AQUI.
Faça a submissão do seu trabalho aqui. (brasil_quebec.verkn.com.br)

Pôsteres
Os pôsteres poderão ser submetidos por estudantes de graduação ou de pós-graduação, sob a responsabilidade de professor universitário ou da rede pública de ensino básico.
Modalidades: Relato de Experiência e Relato de Pesquisa. 

Comunicações orais
As comunicações orais poderão ser submetidas por professores universitários ou da rede dos Complexos Integrados de Educação; pesquisadores; professores da rede pública de ensino básico; estudantes de pós-graduação (sob a responsabilidade de professor universitário ou da rede pública de ensino básico).
Modalidades: Reflexão teórica, Relato de Experiência, Relato de Pesquisa.

  • Serão realizadas rodas de conversa sobre os pôsteres e comunicações orais, abertas aos interessados, no final da tarde de 02/09/2017.
  • O mesmo participante poderá inscrever um só trabalho como autor e participar como co-autor em até dois trabalhos, independentemente da modalidade.
  • Os trabalhos deverão se vincular a um dos eixos temáticos a seguir:

 

  1. Debates teóricos e filosóficos sobre a formação de educadores para a diversidade
    Compreende a divulgação de pesquisas ou relatos de experiência que, ao colocarem em foco os fundamentos teóricos e filosóficos da educação para as diferenças, visam contribuir para o fortalecimento desse campo de pesquisa. Os trabalhos inscritos neste eixo podem apresentar reflexões epistemológicas sobre questões relacionadas ao reconhecimento de modo específico ou interseccional, dentro de uma perspectiva inclusiva.

    Coordenador: Reinaldo Matias Fleuri (UFSC)

 

  1. As práticas de formação voltadas para diferentes contextos socioculturais ou públicos específicos
    Compreende a divulgação de pesquisas sobre políticas públicas ou relatos de experiência sobre a formação de atores escolares em contextos socioculturais específicos: populações indígenas, ribeirinhos, quilombolas, cidadãos do campo, povos da floresta, caiçaras, entre outros, e ainda, experiências de educação voltadas para públicos específicos, como minorias religiosas, imigrantes, grupos étnico-raciais minoritários etc. A diversidade é apreendida como contexto de continuação da formação. São de interesse trabalhos que abordem as trajetórias e experiências subjetivas dos formados.

    Coordenador: Francisco Eduardo Torres Cancela (UNEB/PPGES-UFSB)

 

  1. Práticas educativas e a formação dos educadores para a interculturalidade e a inclusão
    Compreende a divulgação de pesquisas ou relatos de experiência que colocam em foco as práticas educativas desenvolvidas em diferentes espaços socioculturais e sua relação com as políticas e práticas de formação de professores para a diversidade. Os trabalhos apresentados se concentraram em experiências concretas de formação ou reflexões sobre abordagens de formação pertinentes em contexto de diversidade, envolvendo os profissionais visados (professores, diretores, especialistas, monitores, estagiários e profissionais externos às escolas), e em abordagens inovadoras ou métodos e ferramentas pedagógicas.

    Coordenadora: Mylene Santiago (UFF)

 

  1. Abordagens metodológicas e práticas inovadoras para promoção da inclusão e equidade das diversidades
    Compreende a divulgação de pesquisas ou relatos de experiência que, ao colocarem em foco abordagens transversais, interseccionais, interdisciplinares e práticas inovadoras para promoção da inclusão e equidade das diversidades, buscam explorar alternativas possíveis e fortalecer diretrizes éticas, compromisso social e o encontro dialógico entre os pesquisadores e o público-alvo dessas práticas e abordagens. Concebe a diversidade como objeto de formação e busca abordar o lugar que ocupam os diferentes marcadores da diversidade (etnicidade, língua, religião, geração, gênero, capacidades físicas e intelectuais) na formação dos educadores e educandos.

    Coordenadora: Martha Kaschny Borges (UDESC)

APRESENTAÇÕES DE TRABALHO

 

SESSÕES TEMÁTICAS COM APRESENTAÇÕES ORAIS

1. Em virtude do grande número de trabalhos submetidos, as apresentações orais dos trabalhos aprovados no III Seminário Brasil-Quebec serão divididas em duas rodadas de sessões temáticas em 02/09/2017. A primeira ocorrerá das 13h30 às 15h; a segunda, das 16h às 17h30. Por favor, verifique antecipadamente na programação o seu horário e local de apresentação.

2. Cada apresentação contará com um computador conectado a um televisor de tela grande para a projeção de seu trabalho.

3. A apresentação criada deve estar em formato Powerpoint (ou compatível) e em formato pdf. Apresentações criadas no programa Prezi devem ser exportadas para uso offline.

4. Cada apresentação deverá ocorrer no tempo de até 15 minutos para cada trabalho. Ao término de todas as apresentações estão previstos trinta minutos de conversas.

5. As sessões temáticas serão coordenadas por professores convidados pela organização e contemplarão a apresentação de pesquisas acadêmicas, relatos de experiência e reflexões teóricas.

 

PÔSTERES

1. Os pôsteres deverão ser apresentados em forma impressa e ser acompanhados de explicação oral disponível. Os locais para exibição estarão serão divulgados no evento.

2. Os pôsteres deverão comunicar experiências ou apresentar projetos de pesquisa em desenvolvimento.

3. O pôster completo deverá ter altura máxima de 120 cm e largura máxima de 80 cm; tamanho da letra deverá ser legível à distância de um metro.

4. O pôster completo deverá conter:

4.1. nome do(s) autor(es), da  instituição a que pertencem, correio eletrônico;

4.2. breve explicação do objetivo do trabalho, experiência ou pesquisa;

4.3. desenvolvimento da experiência ou da pesquisa;

4.4. metodologia utilizada;

4.5. resultados e conclusões;

4.6. referências bibliográficas mais significativas;

4.7. recomenda-se incluir gráficos, figuras, ilustrações, fotos, entre outros para visualizar as ideias.

5. Durante a sessão de apresentação dos pôsteres, pelo menos um dos autores deverá estar presente para possíveis debates, discussão ou esclarecimentos.

COMISSÕES

Coordenação

Gustavo Bruno Bicalho Gonçalves (UFSB) – Coordenador Geral

Sérgio Barbosa de Cerqueda (UFSB)

 

Comissão Científica

Álamo Pimentel Gonçalves da Silva (Presidente – UFSB)

Corina Borri-Anadon (Université du Quebec à Trois-Rivières, Canadá – UQTR)

Francisco Eduardo Torres Cancela (UNEB/PPGES-UFSB)

Juan Cornejo Espejo (UniversidadCatolica de Maule, Chile)

Marie Mc Andrew (Université de Montréal, Canadá – UdM)

Martha Kaschny Borges (UDESC)

May Waddington Telles Ribeiro (UFSB)

Mônica Pereira dos Santos (UFRJ)

Mylene Cristina Santiago (UFF)

Reinaldo Matias Fleuri (UFSC/IFSC)

 

Comissão Organizadora

Christianne Benatti Rochebois (UFSB)

Danúsia Cardoso Lago (UFSB)

Fabiana de Lima Peixoto (UFSB)

Fábio Nieto Lopez (UFSB)

Gabriela Rodella de Oliveira (UFSB)

Gilca Machado Seidinger (UFSB)

Leandro Gaffo (UFSB)

Maristela Midlej Silva de Araújo (UFSB)

Martin Domecq (UFSB)

Regina Soares de Oliveira (UFSB)

Valéria Giannella Alves (UFSB)

Wellington Salgado Rodrigues (SEEB-CIEPS)

 

Comissão de Estrutura de Logística

Anna Carla Freire Luna Campêlo Bastos (UFSB – técnica-administrativa)

Danilo Ornelas Ribeiro (UFSB – técnico-administrativo)

Isabel Cristina Farias de Lima (UFSB – técnica-administrativa)

Jaqueline Barros Santos (UFSB – estudante graduação)

Kessia Alicia S. S. de  Moura (UFSB – estudante graduação)

Likem Edson Silva de Jesus (UFSB – estudante pós-graduação)

Miame Chan (UFSB – técnica-administrativa )

Núbia Lima de Oliveira (UFSB – técnica-administrativa )

Ize Duque Magno (UFSB- técnica-administrativa)

Izadora Silva Guedes (UFSB – técnica administrativa)

 

Comissão Financeira

José Alves dos Santos Neto (UFSB – técnico-administrativo)

Ricardo Tagliacolli Nascimento dos Anjos (UFSB – técnico-administrativo)

REALIZAÇÃO/APOIO

REALIZAÇÃO

Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB

Centro de Formação em Ciências Humanas e Sociais – CFCHS

Programa de Pós-Graduação em Estado e Sociedade – PPGES -CFCHS

 

APOIO

Observatório internacional da interculturalidade, inclusão e inovação pedagógica (OIIIIPe)

Grupo de pesquisa Sociedade, Educação, Universidade

Grupo de pesquisa Humano, Desumano, Pós-Humano

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB)

Centre de recherches en sciences humaines (CRSH – Québec)

Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEEB)

Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

 

 

 

 

 

 

 

 

 




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