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I Congresso

Inscrições em breve!!

 

Textos-base Chamada de Seleção Pública n° 1/2016 PROFSAUDE/ MPSF

 

 

Objetivos

Objetivo geral

Reunir a comunidade universitária da UFSB (estudantes e servidores docentes e técnico-administrativos), a fim de fortalecer a democracia interna e fomentar a participação organizada e estruturada de professores, estudantes e servidores, objetivando a coleta de demandas desses segmentos da Universidade, a partir de um  balanço da implantação da UFSB, visando o clareamento dos próximos passos e, se necessário, a revisão para a consolidação do Projeto Político Pedagógico expresso no Plano Orientador e na Carta de Fundação (ou corrigindo seus rumos, quando for o caso). Nesse balanço e levantamento de expectativas as propostas da sociedade regional sistematizadas no I Fórum Social da UFSB deverão ser apreciadas.

Objetivos específicos

  • Realizar o I Congresso da UFSB, instituindo um fórum de avaliação, discussão e concertação acerca das condicionantes de construção e crescimento da Universidade.
  • Levantar demandas, permitir o aflorar de expectativas, condensar propostas que apontem para consolidação dos documentos basilares da UFSB: Carta de Fundação, Plano Orientador, Projetos Pedagógicos dos Cursos, Códigos de Ética e Resoluções aprovadas pelo seu Conselho Universitário.
  • Apreciar o conjunto de moções e propostas do I Fórum Social realizado em 2015 e aperfeiçoadas pelo Conselho Estratégico Social (CES).
  • Encaminhar ao Conselho Universitário da UFSB propostas que contribuam para o aperfeiçoamento das políticas de gestão, administrativas e acadêmicas.
  • Estabelecer as bases para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional.

Calendário

Em construção…

Participantes

Poderão participar dos Encontros Preparatórios Oficiais do I Congresso da UFSB  todos os estudantes, docentes e técnicos administrativos da universidade, com livre participação, direito a voz e voto, e a se candidatar a representar seus pares na reunião final do I Congresso a ser realizado em dezembro/16.

O I Congresso será realizado com 90 membros eleitos (30 delegados de cada segmento, sendo 10 por campus por segmento), mais os membros do CONSUNI (22 conselheiros) e 10 delegados do CES, totalizando 122 delegados.

  1. Representação estudantil, docente e dos técnicos administrativos: participarão dos Encontros Preparatórios devendo eleger 30 representantes (10 por segmento por campus) para a reunião final do I Congresso.
  2. Os membros do CONSUNI: participarão dos Encontros Preparatórios e serão delegados natos para a realização do I Congresso, com direito a voz e voto.
  3. Os membros do CES: participarão nos Encontros Preparatórios com direito a voz e enviarão 10 delegados para o I Congresso, com direito a voz, considerando o caráter consultivo deste Conselho Superior.
  4. Na reunião final do I Congresso participarão os delegados eleitos, e os membros do CONSUNI e CES, na configuração de plenárias ou em grupos de trabalho temáticos ou por segmentos.
  5. Poderão participar de todas as atividades convidados e observadores.

 

Metodologia do Congresso

Em construção…

Detalhamento preliminar dos temas gerais

Tema 1: Pesquisa, criação e inovação.
Responsável elaboração do texto-base: PROGEAC

– Política de pesquisa, criação e inovação.

– Fomento à pesquisa, criação e inovação.

– Redes, parcerias e cooperação: internas e externas.

– Certificação de Grupos de Pesquisa.

– Normas para a aprovação de projetos.

– Laboratórios.

– O Marco Regulatório de Ciência, Pesquisa e Inovação.

– Propriedade intelectual e patentes.

– Comissão de Ética de Uso Animal.

– Comissão de Ética em Pesquisa com Humanos.

 

Tema 2: Ensino de graduação e pós-graduação.

Responsável elaboração do texto-base: PROGEAC

– Avaliação dos três primeiros anos da Formação Geral.

– O início dos BIs e a preparação dos cursos de 1º, 2º e 3º ciclos.

– A constituição das Licenciaturas Interdisciplinares.

– Colégios Universitários (Rede Anísio Teixeira), implantação e planos de expansão.

– Complexos Integrados de Educação (CIE), implantação e planos de expansão.

– A elaboração, aprovação e implantação dos Projetos Pedagógicos de Cursos.

– Os processos de ensino-aprendizagem.

– Papel dos órgãos de apoio à gestão acadêmica (ED, CAI e NDE).

– Produção de material didático.

– Atividade de Orientação Acadêmica.

– Sistema de Difusão do Conhecimento (bibliomidiatecas).

– Ensino de idiomas: políticas e estratégias na FG, 1º, 2º e 3º ciclos.

 

Tema 3: Integração social/extensão e apoio à permanência estudantil.

Responsável elaboração do texto-base: PROSIS

– A política de integração social (extensão) na UFSB.

– Ações afirmativas de acesso e permanência (orçamento e balanço das ações).

– Qualidade de vida estudantil, dos docentes e técnicos administrativos.

– A permanência de estudantes cotistas (negros, indígenas).

– Política para comunidade LGBT (combate a LGBTfobia, afirmação da diversidade).

– Sustentabilidade e gestão ambiental da vida nos campi (resíduos, água, energia).

– Participação da UFSB em projetos, conselhos e entidades ligadas à questão ambiental.

– CEQuIA (Comissão Especial para a Questão Indígena e Ambiental).

 

Tema 4: Tecnologias da Informação e Comunicação (incluindo sua aplicação no ensino)

Responsável elaboração do texto-base: PROTIC

– Diagnóstico da situação atual de TIC na UFSB.

– Desafios de infraestrutura de redes e conectividade.

– Armazenamento e segurança de informações.

– Desafios de governança eletrônica na UFSB.

– Sistemas informáticos na gestão acadêmica.

– Aspectos legais das TIC na UFSB (propriedade intelectual, armazenamento em nuvem, etc.).

– TICs no ensino e aprendizagem

– Aspectos limitantes para as TIC na UFSB.

– Planejamento e monitoramento de ações de TIC para a UFSB.

– Políticas de comunicação e acesso a serviços de TIC na UFSB.

 

Tema 5: Gestão

Responsável elaboração do texto-base: PROPA

– Desenvolvimento da carreira e progressão de servidores.

– Organização do trabalho dos servidores técnico-administrativos na UFSB.

– Planejamento institucional.

– Planejamento orçamentário.

– Indicadores de gestão.

– Ética no serviço público.

– Avaliação de desempenho.

– Estratégia de captação de recursos.

– Infraestrutura e gestão das obras (reformas e obras novas) e cronograma de provisão de espaços físicos.

 

Tema 6: Conselho Estratégico Social e Fórum Social

Responsável elaboração do texto-base: CES

– Conselho Estratégico Social, seu histórico e perspectivas.

– O papel dos Conselhos Sociais de Campus das Unidades Universitárias.

– Relação do CES e a comunidade acadêmica.

– Demandas decorrentes do I Fórum Social da UFSB – 2015.

 

Tema 7: Plano orientador em discussão

Responsável elaboração do texto-base: REITORIA

– A criação, a preparação e a implantação da Universidade.

– Compreensão do regime de ciclos.

– Turnos (o uso do matutino e os sábados).

– Quadrimestres (recessos, férias, atividades acadêmicas programadas).

– Modelo multicâmpus (dificuldades e potencialidades).

– Domínio da interdisciplinaridade.

– Perspectivas dos egressos.

– Metapresencialidade/intermediação digital).

– Conselho Estratégico Social.

– Complexos Integrados de Educação.

Temas Transversais

– Internacionalização (programas de mobilidade internacional)

– Crescimento e inserção regional e nacional.

– PED – Processo de Escolha de Dirigentes.

Comissão Organizadora do I Congresso da UFSB

Serão criadas: uma comissão organizadora central e três comissões locais, formadas por membros da reitoria e dos segmentos da comunidade acadêmica, aprovados pelo CONSUNI, com as seguintes composições:

Comissão Organizadora Geral:
– PROSIS (Coordenação).
– PROGEAC (Secretaria).
– PROPA.
– PROTIC.
– Decanos dos IHACs e CFs
– 1 representante dos estudantes, membro do CONSUNI.
– 1 representante docente, membro do CONSUNI.
– 1 técnico administrativo, membro do CONSUNI.

Comissão Organizadora Local:
– Decano/a IHAC (Coordenação)
– Representante da PROSIS
– Representante da PROGEAC
– Decanos dos Centros de Formação do campus.
– 1 representante dos estudantes, membro do CONSUNI.
– 1 representante docente, membro do CONSUNI.
– 1 técnico administrativo, membro do CONSUNI.

 


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