Diretoria de Pesquisa, Criação e Inovação – DPCI

Setor administrativo da Pró-reitoria de Gestão Acadêmica responsável pela formulação e gestão de políticas voltadas para o apoio e fomento à atividade de pesquisa, criação e inovação.

Abertas inscrições para o VI Prêmio Fotografia-Ciência & Arte do CNPq

O Prêmio de Fotografia – Ciência & Arte tem como objetivos fomentar a produção de imagens com a temática de Ciência, Tecnologia e Inovação, contribuir com a divulgação e a popularização da ciência e tecnologia e ampliar o banco de imagens do CNPq.Foi concebido em 2011, como um marco para a criação do acervo de imagens relativas à produção e à criação técnica e cientifica brasileira.

O Prêmio é destinado a estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e pesquisadores brasileiros, maiores de 18 anos. A imagem inscrita deverá estar associada à atividade científica e tecnológica e ter sido produzida para fundamentar o trabalho de pesquisa, ao qual o candidato(a) esteve ou esteja vinculado.

Em cada categoria, os vencedores recebem prêmios em dinheiro, com o 1º lugar recebendo R$ 8.000,00 (oito mil reais), o 2º lugar – R$ 5.000,00 (cinco mil reais) e o 3º lugar – R$ 2.000,00 (dois mil reais).

As inscrições estão abertas até as 18 horas, horário de Brasília, do dia 28 de outubro de 2016. A inscrição é de caráter individual e deverá ser efetuada em apenas uma categoria.
Para inscrição e mais informações como regulamento e premiações anteriores visite o endereço: www.premiofotografia.cnpq.br

Capes lança portal com recursos educacionais de acesso livre

O Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e parceiros institui o eduCapes, portal de recursos educacionais abertos com acesso livre, público e gratuito, com lançamento para o mês de setembro. A ferramenta é voltada para alunos e professores da educação básica, superior e da pós-graduação, que busquem materiais para elaboração de cursos ou para aprimoramento de seus conhecimentos.

Créditos: Portal Brasil

Com o eduCapes, o internauta terá acesso livre à laboratórios remotos e virtuais, jogos educacionais, ebooks, videoaulas, animações, dissertações e outros materiais de pesquisa e ensino sob domínio público do UAB.

O portal foi idealizado a partir da expansão do acesso à internet e do uso de novas mídias pelos estudantes, resultado do processo de democratização da informação e cultura, observando ainda a necessidade de publicizar, compartilhar e disseminar os materiais educacionais produzidos nos cursos ofertados no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), entre outros.

Fonte: Portal Brasil, com informações da Capes

Fomento à Pesquisa, Criação e Inovação

Assuntos Gerais
Fone: (73)32150344