Diretoria de Pesquisa, Criação e Inovação – DPCI

Setor administrativo responsável pela formulação e gestão de políticas voltadas para o apoio e fomento às atividades de pesquisa, criação e inovação.

Duas Coordenações integram a DPCI. Tendo como principais objetivos incentivar, assessorar e organizar as atividades de PCI, à Coordenação de Fomento à Pesquisa, Criação e Inovação cabe a tarefa de organizar o Programa de Iniciação à Pesquisa, Criação e Inovação (PIPCI), bem como proceder o registro de Grupos de Pesquisa e também desempenhar funções referentes à integração e divulgação de PCI.

A Coordenação de Projetos e Programas Especiais de Pesquisa, Criação e Inovação, por sua vez, desempenha funções relacionadas à incubação de projetos e prospecção de oportunidades e eventos, além da gestão de propriedade intelectual e organização dos laboratórios institucionais voltados para as atividades de PCI.

Além das Coordenações, também estão vinculados à DPCI o Comitê Técnico-Científico, o Comitê de Ética em Pesquisa e o Comitê de Ética no Uso de Animais.

Prazos para o envio dos relatórios finais do PIBIPCI-2016

A Coordenação de Fomento à Pesquisa, Criação e Inovação recebe, a partir de 1º de agosto, os relatórios finais das atividades de PCI que finalizam no mês de julho. Os bolsistas que desenvolveram atividades vinculadas aos editais 06/2016, 18/2016 e 20/2016 devem estar atentos aos prazos e aos modelos de entrega da documentação.

Em 2016 o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Pesquisa, Criação e Inovação (PIBIPCI) ofereceu 90 bolsas, das quais 60 foram custeadas pela própria universidade, 18 pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e 12 pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Com o encerramento do período de vigência dos editais no mês de julho (31), bolsistas e orientadores terão até o dia 15 de agosto para entregar os relatórios finais das atividades de PCI realizadas. Deverão ser relatadas todas as atividades desenvolvidas, bem como justificadas as etapas dos planos de trabalho que eventualmente não puderam ser finalizadas.

Solicitamos especial atenção aos modelos de relatório, que devem estar em acordo ao tipo de quota que o estudante recebeu (UFSB, Fapesb ou CNPq). Os modelos estão disponíveis aqui.  Os relatórios devem preenchidos conforme as orientações apresentadas nos modelos e enviados em pdf para o e-mail pibipci@ufsb.edu.br até a data estipulada.

Os bolsistas Fapesb devem entregar, também, as versões originais e assinadas. Os bolsistas do Campus Jorge Amado podem entregar os relatórios na DPCI, junto à Progeac, no prédio da Reitoria. Os bolsistas dos demais campi devem entregar os relatórios nas suas respectivas Secretarias Acadêmicas.
Os bolsistas contemplados com quotas UFSB vinculadas ao Edital 28/2016 terão até o dia 15 de outubro para efetuar a entrega dos relatórios finais. A vigência do referido Edital e das bolsas finda no dia 30 de setembro.
Atenção para os Editais e as datas!

Fomento

Vigência

Relatório Final

06/2016

Fapesb (18 bolsas)

UFSB (30 bolsas)

1º/08/2016 a 31/07/2017

18/2016

CNPq (10 bolsas)

UFSB (4 bolsas)

1º/01/2017 a 31/07/2017

20/2016

CNPq (2 bolsas)

UFSB (5 bolsas)

1º/01/2017 a 31/07/2017

28/2016

UFSB (21 bolsas)

1º/10/2016 a 30/09/2017

De 1º a 15/10/2017

Programa de Iniciação à Pesquisa, Criação e Inovação

O Programa de Iniciação à Pesquisa, Criação e Inovação é parte da política de PCI da universidade e tem como principal objetivo despertar a vocação científica e criativa nos estudantes dos Bacharelados e Licenciaturas Interdisciplinares e dos Cursos de Segundo Ciclo.

Anualmente a DPCI divulga editais de chamamento à submissão de propostas de PCI, com oferta de bolsas para estudantes e também na modalidade voluntariado. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Pesquisa, Criação e Inovação (PIBIPCI) objetiva estimular os estudantes da UFSB a desenvolver atividades de pesquisa, criação e inovação sob orientação de docente pesquisador (a) qualificado (a), com auxílio de fomento da UFSB e também externo. Na edição de 2017, o PIBIPCI contemplou as propostas aprovadas nos editais internos com 90 bolsas para iniciação às atividades de PCI.

Quem tem interesse por pesquisa também pode se integrar ao programa através do Edital PIPCI Voluntário.

Normas DPCI

Editais DPCI

Modelos de Relatórios DPCI

A Coordenação de Projetos e Programas Especiais de Pesquisa, Criação e Inovação, tem como principais funções organizar incubação de projetos e prospecção de oportunidades, além da gestão de propriedade intelectual e organização dos laboratórios de PCI.

O Edital de Auxílio Complementar a Projetos de Pesquisa, Criação e Inovação é uma iniciativa da DPCI para incentivar a produção de PCI na universidade, principalmente os projetos que já estão em desenvolvimento e carecem de apoio.

Edital 14/2017

Diretoria de Fomento à Pesquisa, Criação e Inovação

Edla Cristina Araújo dos Santos
E-mail: edlaaraujo@ufsb.edu.br