Portal do Governo Brasileiro
Opção2 (1)
Diretoria de Assuntos Comunitários e Estudantis

UFSB busca parceria com prefeitura e outras instituições para elaborar plano de ações para qualidade de vida de bairros de Itabuna
21 de fevereiro de 2017   

Na semana passada, reuniram-se no Campus Jorge Amado da Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB, representantes da Prefeitura Municipal de Itabuna – PMI, servidores e discentes da UFSB, lideranças da comunidade e uma docente da Unime, para elaborar um plano de ações integradas voltado para a melhoria da qualidade de vida das comunidades de Ferradas, Nova Ferradas e Boa Esperança.

Tendo como foco a revitalização de um dos afluentes do Rio Cachoeira que passa por estes bairros, o Rio Jacarezinho, os participantes da reunião discutiram possíveis parcerias e estratégias para desenvolver um projeto-piloto de atuação integrada, envolvendo sociedade, poder público e universidades, que possa servir de exemplo para futuros trabalhos a serem desenvolvidos também em outros bairros da cidade. Esta representou a segunda reunião da UFSB com a PMI, para o desenvolvimento deste projeto piloto.

A equipe da PMI estava representada pelo Secretário de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, John V. O. Nascimento; pelos Diretores de Meio Ambiente e de Agricultura, respectivamente, Paulo Afonso Carvalho e Antônio Tadeu N. Dorea; pelos fiscais de Meio Ambiente e de Indústria e Comércio, respectivamente, Marcos de Almeida e Antônio M. Martineli; assim como pela Assistente Social Dulce C. F. Marinho e a geógrafa Edinelia C. Costa. Todos demonstraram grande interesse em trabalhar em parceria com a UFSB, apoiando a criação e execução de projetos voltados para as comunidades de entorno do campus em Itabuna. De acordo com os representantes, é uma prioridade da nova gestão buscar soluções junto com os diversos setores da sociedade e suas organizações.

As lideranças comunitárias Silas S. Araújo e Antônio J. da Conceição, que também é estudante da UFSB, no BI de Ciências, participaram ativamente da reunião, defendendo os interesses e as prioridades das comunidades às quais pertencem.  

A UFSB, representada pela Coordenadora de Sustentabilidade, Valerie Nicollier, e o Coordenador de Qualidade de Vida, Jorge L. S. Guimarães, que integram a Pró-reitoria de Sustentabilidade e Integração Social, entende a necessidade de atuar no entorno da Universidade, no intuito de contribuir para o desenvolvimento sustentável da região, sendo a sustentabilidade ambiental, econômico e social um princípio essencial do projeto político-pedagógico da instituição. Por esta razão, a UFSB tem um programa permanente que envolve estudantes na realização de ações voltadas para a sustentabilidade, o “ecotime”.

 O projeto-piloto deverá servir de incentivo para que estudantes de graduação, tanto da UFSB como de outras instituições de ensino superior, envolvam-se com as comunidades de entorno do campus, desenvolvendo tecnologias sociais na área da saúde, educação, saneamento, conservação da biodiversidade e dos recursos hídricos.

Considerando algumas experiências de revitalização de espaços públicos já realizadas, tanto pelo Grupo SustentaCidade, representado pela Professora da Unime, Simone Gualberto Santo, como pelo MESB, do qual o Secretário John foi sócio fundador, discutiu-se a necessidade de iniciar o trabalho com um amplo diagnóstico para conhecer as comunidades, seus ativos, suas necessidades e prioridades. Esse levantamento inicial deverá ser feito por estudantes, sob a orientação de docentes da UFSB, da Unime e de outras instituições.

195A1061
OUTUBRO ROSA NA UFSB [postado na página oficial no Facebook]
18 de outubro de 2016

A PROSIS organizou um stand em comemoração ao Outubro Rosa durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Lá, foi possível encontrar diversos panfletos educativos e vídeos sobre o Câncer de Mama, além de tirar uma foto oficial para a campanha no Instagram! A intervenção Intervalo Outubro Rosa, foi encenada no saguão do Campus Jorge Amado, com o intuito de provocar as mulheres presentes a se tocar, tanto em relação ao autoexame, quanto à necessidade de adotar comportamento de prevenção contra o câncer de mama e em prol da saúde feminina.

A UFSB apoia o Outubro Rosa!

__________________________________________________________________________________________________

 

Universidade Federal do Sul da Bahia[postado na página oficial no Facebook] – 
27 de setembro de 2016 

O Setembro Amarelo continua a todo vapor! Para essa Campanha, os 3 campi realizaram atividades para tratar sobre o assunto.
O CPF exibiu o filme ” É só questão de tempo” e realizou uma Mesa de Debate “Suicídio: questões psicossociais e prevenção”. Já o CSC debateu sobre “O Sentido da Vida” em uma Mesa Redonda.
O CJA realizou também realizou uma Mesa Redonda com o tema “Estratégias e Desafios para a Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio”. A atividade foi iniciada com a apresentação de um recorte da pesquisa de iniciação científica “O perfil do estudante universitário, mudança de hábitos e efeitos na saúde e na qualidade de vida” da discente Andressa Viana do BI em Saúde. Em seguida, a psicóloga e psicanalista Maria da Conceição Vita explanou sobre “O que leva um sujeito à decisão de se matar?”. Por fim, o médico psiquiatra Luiz Cesar Melo abordou o tema com a palestra “Suicídio: entender para prevenir”. Em um debate marcado por grande participação do público presente, dúvidas e mitos sobre o assunto puderam ser discutidos.
Hoje, às 17h, estudantes do BI em Saúde farão o “Corredor do Cuidado” no pavilhão de aulas e, na quarta-feira (28/09), haverá a apresentação do filme “No Limite do Silêncio”, que será exibido e discutido no CINE VIDA, ambos no CJA.
PARTICIPE!
* Fotos cedidas pela Coordenação do evento


__________________________________________________________________________________________________

Dia Internacional do Idoso – Campanha “Faça um Idoso Feliz!”

Como resultado da Campanha “Faça um Idoso Feliz!” realizada durante o mês de setembro na UFSB, foram arrecadados: materiais de limpeza e higiene pessoal, alimentos não perecíveis e água mineral. A entrega foi feita na Fundação Dr. Baldoíno Lopes, que atualmente conta com mais de 100 pessoas idosas institucionalizadas, sendo uma das mais importantes Instituições de Longa Permanência para Idosos de Itabuna e região.

 
__________________________________________________________________________________________________

Doação de sangue na 68ª Reunião Anual da SBPC

Durante a 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a Coordenação de Qualidade de Vida (CQV), em parceria com o Hemocentro Extremo Sul, captou aproximadamente 30 participantes da SBPC para doação de sangue no Laboratório LACEN em Porto-Seguro.
Segundo recomendações do Ministério da Saúde, são condições básicas para doar sangue:
Estar em boas condições de saúde; Pesar acima de 50 kg; Apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional; Ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que:
– Menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal
– Pessoas com mais de 60 anos só poderão doar caso já tenham realizado uma doação antes dos 60 anos

Quanto ao número de doações Homens: podem doar até 4 vezes a cada 12 meses, com intervalo mínimo de 60 dias entre as doações. Mulheres: podem doar até 3 vezes a cada 12 meses, com intervalo mínimo de 90 dias entre as doações.

Recomendações para o dia da doação Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas); Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação); Não ingerir bebida alcoólica nas últimas 12 horas; Não fumar por pelo menos 2 horas.


__________________________________________________________________________________________________

 

o aluno Uallas está sentado à direita de uma grande tela de tv, na qual estão aparecendo as palavras captadas pela lupa eletrônica

Salas de recursos multifuncionais serão instaladas nos campi

24 de agosto de 2016   //   Por:   //   Notícias

Para se preparar e oferecer uma experiência inclusiva a alunos com deficiência, a Universidade Federal do Sul da Bahia iniciou a instalação de salas dotadas de tecnologias assistivas. Chamadas de Salas de Recursos Multifuncionais, essas áreas estarão disponíveis nos três campi.

Nesta quarta-feira (24), a equipe do setor de Acessibilidade e Promoção à Saúde, ligada à coordenação de Qualidade de Vida e à Diretoria de Assuntos Comunitários e Estudantis da Pró-Reitoria de Sustentabilidade e Integração Social (PROSIS), finalizou a preparação da sala no Campus Jorge Amado, em Itabuna, dando início ao uso dos equipamentos. O intuito é se preparar para receber e incluir alunos com deficiência, fazendo o possível para que eles tenham acesso ao conhecimento e ao desenvolvimento intelectual e acadêmico.

Conforme o coordenador de Qualidade de Vida, Jorge Luiz Santos Guimarães, cada campus terá um espaço com os mesmos recursos disponíveis. Inicialmente, as salas estarão dotadas de computadores nos quais estarão instalados os softwares Dos-Vox e NVDA, criados para permitir que pessoas com deficiência visual possam usar computadores com base em instruções sonoras. Além dos aplicativos, as salas contarão com um escâner de voz, no qual o usuário pode digitalizar uma página de livro  para que o software de voz faça a leitura. Outro equipamento presente é um vídeo ampliador, ou lupa eletrônica, que gera uma imagem ampliada de uma página para uma tela, conforme o usuário movimenta a lupa, similar no manuseio ao já conhecido mouse de computador. Ambos os equipamentos já haviam sido expostos pela UFSB durante a 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC 2016), em Porto Seguro.

O aluno Uallas Macêdo, que tem baixa visão, foi convidado a conferir a sala. Segundo ele, enquanto o Dos-Vox é como um sistema operacional específico, o NVDA fornece a informação sonora dos elementos exibidos na tela, sem alterar a interface gráfica.

Os mesmos equipamentos já foram adquiridos pela UFSB e distribuídos nos campi Paulo Freire (Teixeira de Freitas) e Sosígenes Costa (Porto Seguro). A preparação das salas e a instalação dos equipamentos deve ser feita em breve, afirma Jorge Guimarães. A inclusão de recursos voltados para alunos com deficiência auditiva está sendo pesquisada, para futura aquisição.


__________________________________________________________________________________________________

195A8267

Projeto visa valorizar a tradição cultural do bumba meu boi

26 de julho de 2016   //   Por:   //   Notícias

O saguão do prédio da Reitoria da UFSB serviu de cenário para uma encenação do bumba-meu-boi de Dona Dita na sexta-feira (22). Na ocasião, a criação do projeto Boi de Seu Zé Dalina, que vai se dedicar à retomada de uma tradição da cultura nordestina, foi comunicado ao público presente.

O Boi de Dona Dita, da cidade de Mascote (116 km de Itabuna), é uma antiga referência de tradição do festejo do bumba-meu-boi. O projeto Boi do Seu Zé Dalina, criado por professores e discentes da UFSB, com a coordenação do docente Fábio Nieto e do acadêmico Ivan Rodrigues dos Santos, tem como referência justamente aquele grupo. A vinda dos integrantes do Boi de Dona Dita e o o nome do projeto da UFSB remetem a um relato da cena cultural da região que até parece lenda popular. Zé Dalina fundou os festejos na cidade de Mascote, conta Ivan, como pagamento de promessa para recuperar a visão, que havia perdido de um dia para o outro. As festas durante o reisado se sucederam até que Zé Dalina, sentindo-se cansado, parou de organizar o bumba-meu-boi. A cegueira voltou, só sendo curada após a volta dos festejos com a ajuda decisiva da filha Dona Dita. Zé Dalina teria falecido com idade avançada, lúcido e enxergando o mundo. É em homenagem a essas personagens da cultura regional que foram escolhidos os nomes da Associação Cultural vinda da cidade de Mascote e do projeto da UFSB.

O professor Fábio Nieto e o acadêmico Ivan Rodrigues falaram da relação da história do bumba meu boi com a força do povo nordestino e da importância de se conservar a ligação dos jovens com as riquezas culturais. A ideia é resgatar essa tradição dos festejos para preservá-la, tornando os festejos uma atração cultural para a região. O preparo do “boi” para o projeto deve receber as influências da poesia da literatura de cordel, da escultura de Richard Serra e do grafismo indígena das tribos presentes na região. Houve ainda um bate-papo entre os integrantes da Associação Cultural Boi de Dona Dita, os idealizadores do projeto e alguns atores da cultura da cidade de Mascote e Itabuna e o público presente.


__________________________________________________________________________________________________

 

Estudantes em pé conversam e olham para os estandes preparados pela UFSb para recebê-los, no prédio da reitoria em Itabuna

Abertura da Semana de Acolhimento apresentou a instituição aos ingressantes

31 de maio de 2016   //   Por:   //   Notícias

Ingressantes e familiares conheceram o ambiente da UFSB, na abertura da Semana de Acolhimento.Até a próxima sexta-feira (3), a programação nos três campi vai envolver momentos de exposição da estrutura e do funcionamento da instituição e espaços para interação dos novos alunos com servidores e estudantes veteranos.

Em Itabuna, o saguão da Reitoria ficou cheio a partir das 18h. Quem chegava ia logo visitando um dos pontos de atração preparados para receber os calouros. No mesmo ambiente, as artesãs do Bazar das Comadres expunham peças muito variadas e as alunas dos cursos de Enfermagem e Nutrição da FTC realizavam os exames para medição da pressão arterial e da glicemia. Na entrada, ladeavam a porta a exposição de quadros em colagem de Antônio Carlos Moura, à esquerda, e um estande com informações sobre assistência estudantil, à direita.

A noite abriu com a apresentação musical, a cargo de Ize e Walker, com interpretações de canções famosas e composições próprias. A intervenção artística “A Noite da minha Morte”, realizada por Giulia Caroline, destacou a necessidade de combater a violência contra a mulher.

Em um palco com piso de madeira clara e com parede de fundo também clara, o professor Antonio cardoso apresenta uma projeção com o mapa de abrangência da UFSB e a expectativa de alunos e cursos em 2020

 

Em seguida, os estudantes ouviram a exposição do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências do Campus Jorge Amado, a cargo dos professores Antônio Cardoso e Janaína Lousada. A professora Ângela Ignatti falou em seguida sobre a inspiração teórica e a composição do percurso da Formação Geral na UFSB. No mesmo momento, os alunos conheceram a estrutura administrativa do IHAC CJA, por conta do coordenador Emerson Belém.

 

 

O professor Daniel Piotto apresenta uma projeção de uma fotografia de cena da mata atlântica, com pouca floresta e muita área de pasto, demonstrando a degradação da mata

A Aula Inaugural teve três ministrantes, em uma conexão entre conhecimento do ambiente e oportunidades de desenvolvimento. O professor Daniel Piotto apresentou dados da degradação da Mata Atlântica nas últimas décadas e relacionou a diversidade florestal a tópicos de qualidade da vida na região, como a melhora do ciclo hídrico, consórcios de culturas agroflorestais e novos produtos e serviços derivados do uso consciente dos recursos naturais, que podem resultar em melhoria dos índices socioeconômicos. A ligação de ambiente e negócios ficou por conta do professor Rogério Quintella. Ele apontou as possibilidades que um parque científico e tecnológico permite, a importância de agregar conhecimento às cadeias produtivas locais e a visão de futuro do Parque Científico e Tecnológico do Sul da Bahia. O professor Jomar Jardim apresentou aos calouros o que é a cabruca, e o quão rica essa formação florestal é em termos de diversidade genética.

 

Agenda

Campus Jorge Amado – Itabuna

Semana-de-Acolhimento---Calendario-Itabuna-Novo

 

Campus Paulo Freire – Teixeira de Freitas

Semana-de-Acolhimento---Calendario-Teixeira01     Semana-de-Acolhimento---Calendario-Teixeira02

 

Campus Sosígenes Costa – Porto Seguro

Semana-de-Acolhimento---Calendario-Porto01   Semana-de-Acolhimento---Calendario-Porto02
__________________________________________________________________________________________________

 

Projeto institucional contemplado em edital do Ministério do Esporte

 16/05/2016 –  INFORMATIVO UFSB
 
O Ministério do Esporte divulgou o resultado dos projetos aprovados em seus diversos programas de Educação, Lazer e Inclusão, sendo a UFSB contemplada em 1º lugar a nível nacional, com a aprovação do Programa Segundo Tempo Universitário.
 
 
O Projeto foi elaborado de acordo com as normas do Ministério do Esporte, por uma equipe formada pelo discente Samuel Branco, pelos servidores da Pró-reitoria de Sustentabilidade e Integração Social (PROSIS), Jorge Guimarães e Kamila Pontes, pela docente do Campus Sosígenes Costa, professora Isabel Belasco, e pela docente do Campus Paulo Freire, professora Grasiely Borges, que será a coordenadora geral do Programa durante sua execução.
 
 
O Programa Segundo Tempo Universitário terá duração de 24 meses e conta com um suporte financeiro de R$ 20.000,00 para gastos com equipamentos esportivos. Garante também bolsas para que a Universidade contrate profissionais de educação física e estagiários para acompanharem os alunos na prática das atividades desenvolvidas.
 
 
De acordo com descrição do Ministério do Esporte, “o PST Universitário é destinado à comunidade universitária e segue os princípios do Esporte Educacional, especialmente os de não-seletividade e hipercompetitividade. O Programa busca democratizar o acesso à prática esportiva da comunidade acadêmica das Universidades Públicas, prioritariamente do corpo discente, promovendo a constituição de núcleos de esporte. O Programa Segundo Tempo – Universitário apresenta-se como um espaço universal onde todos os beneficiados participam das atividades esportivas dentro das Instituições de Ensino, em ambientes diversificados e com desenvolvimento de trabalhos pedagógicos direcionados. Destaca-se que a atividade física e esportiva, em níveis variados, tem ajudado jovens a adquirirem autonomia e independência, autoestima, relações pessoais e equilíbrio emocional”.
 
 __________________________________________________________________________________________________
 

UFSB representada nos Jogos Universitários da Bahia

 
Nos dias 21, 22 e 23 de abril aconteceu, em Camaçari, a décima-primeira edição dos Jogos Universitários da Bahia (JUBA 2016). O evento contou com a participação de diversas escolas baianas de ensino superior, como a UESC, a UESB e a UFRB. A UFSB foi representada pelos times de futsal feminino e masculino, compostos por estudantes dos três campi da Universidade.
 
 
O time feminino começou a competição com tudo, ganhando o primeiro jogo com um placar avassalador de 8 x 1, mostrando força e favoritismo para ganhar a competição. No entanto, algumas lesões e consequentes desfalques acabaram tirando-as do pódio, mas, o esforço das nossas garotas foi recompensado com o prêmio de Melhor Jogadora de Futsal dos Jogos Universitários da Bahia, dado à atleta Jeciane Ferraz dos Santos, estudante do Campus Sosígenes Costa.
 
A equipe masculina atuou bravamente no campo, sempre dando muito trabalho para as equipes adversárias, em jogos disputados e corridos.
 
Agradecemos aos atletas envolvidos na competição, por todo esforço e empenho na superação dos limites e desafios diários. A UFSB acredita no papel social e  transformador do esporte e estará sempre buscando e incentivando a prática de exercícios físicos, bem como apoiando nossos estudantes atletas.
 
 
__________________________________________________________________________________________________
 

Curso oferecerá noções de saúde nutricional

30/04/2016 – INFORMATIVO UFSB

O Setor de Acessibilidade e Promoção à Saúde da PROSIS organizou um Curso sobre Noções Básicas em Alimentação e Saúde, que acontecerá nos dias 10, 11, 16, 17 e 18 de maio de 2016, perfazendo uma carga horária de 20 horas. O intuito é oferecer aos servidores informações úteis para a saúde nutricional.

Serão formadas duas turmas, uma no turno matutino e uma no turno vespertino, sendo disponibilizadas 30 vagas para o Campus Jorge Amado por turno (presencial); 15 vagas para o Campus Sosígenes Costa por turno (transmitido via web conferência); 15 vagas para o Campus Paulo Freire por turno (transmitido via web conferência).

As vagas são limitadas e o processo de seleção será feito conforme ordem de inscrição. As inscrições estão abertas até o dia 04 de maio, quarta-feira, ou até preenchimento das vagas. Para a inscrição deve-se acessar o formulário online.

As inscrições só serão homologadas após e-mail de confirmação do Setor.

OBS.: Todos os participantes receberão certificado. Entretanto, a título de progressão de servidor, esse curso só beneficiará servidores da área da saúde. Apesar disso, a temática é de interesse geral.

O cronograma do curso bem como demais informações sobre o mesmo encontram-se neste link.
__________________________________________________________________________________________________

 

Foto 01 (1)

Pit-stop da UFSB contra o Aedes Aegypti

1 de abril de 2016   //   Por:   //   Notícias

Ontem (31/03), aconteceu o Pit-Stop da UFSB de combate ao mosquito Aedes aegypti organizado pela Universidade, na praça Camacã – Itabuna-BA, por meio da Pró-reitoria de Sustentabilidade e Integração Social. Os servidores e discentes da Instituição chamaram a atenção da população com balões, apitos, guloseimas, distribuição de materiais educativos e exposição de cartazes para alertar a população sobre este grave problema.

Essa ação marcou o penúltimo dia da Campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti da UFSB. Ao longo de todo o mês de março, foram realizadas diversas ações no intuito de esclarecer e auxiliar a sociedade sobre o mosquito, como palestras, faxinaços, montagem de stands e entrega de materiais educativos. A ideia é que a partir de agora seja pensada na educação continuada acerca dessa temática, por meio de projetos de extensão para que o assunto seja abordado de forma mais permanente e complexa.
__________________________________________________________________________________________________

BANNER - CAMPANHA - Cópia

UFSB fará Pit-Stop para alertar sobre o Aedes Aegypti

23 de março de 2016   //   Por:   //   Notícias

Dando continuidade à Campanha da UFSB de combate ao mosquito Aedes aegypti, no dia 31 de março (quinta-feira), a partir das 8 horas da manhã, acontecerá o Pit-Stop da UFSB, na praça Camacã – Avenida Cinquentenário, em Itabuna.  

Estudantes e servidores participarão da atividade que visa alertar a comunidade para a necessidade de adoção de medidas preventivas contra o mosquito Aedes aegypti. Serão distribuídos materiais educativos, balões, apitos e afixados faixas e cartazes para alertar à população sobre este grave problema. 

A UFSB vem realizando diversas ações no intuito de esclarecer e auxiliar a sociedade sobre o mosquito, como palestras, faxinaços, montagem de stands e entrega de materiais educativos.

#ZikaZero
__________________________________________________________________________________________________

 

Banner-Prosis-dia-das-mulher-300

Sarau UFSB – “Mulher na Cena”

16 de março de 2016   //   Por:   //   Notícias

A Universidade como o local de [re]construção de saberes é também ambiente de fomentar atividades e reflexões para além dos currículos e demandas técnicas. Dessa forma, a PROSIS convida toda comunidade acadêmica para o Sarau UFSB – “Mulher na Cena”, no dia 22 de março, a partir das 17 horas, na sede do Campus Jorge Amado em Itabuna, para marcar a finalização do mês de março, mês de luta das mulheres.

Todos podem participar diretamente do Sarau utilizando as variadas linguagens da arte – música, dança, poesia, artes plásticas, performance corporal, teatro, etc – para valorizar o gênero feminino, defender os direitos das mulheres e denunciar o machismo. A inscrição pode ser feita através do link:
https://docs.google.com/forms/d/1K_Hd2EOtqVLoP0chXx8QnQ6pHO0LYKb7eeIxyOXH3tM/viewform

Estudantes e servidoras/es que queiram colaborar com a equipe de apoio e produção do sarau podem se inscrever no link:
https://docs.google.com/forms/d/1f4CVIJ_BwSH9sgycPe52sIW7gR8VquGfQEp7ySSeUtI/viewform

O evento será transmitido via webconf. PARTICIPE!

 
 
__________________________________________________________________________________________________

 

 

FAXINAÇO ITABUNA (53)

UFSB realiza Faxinaço em Itabuna

16 de março de 2016  

Os bairros de Ferradas e Nova Ferradas (Itabuna) receberam, nesse sábado (12/03), o Faxinaço organizado pela UFSB, através da sua pró-reitoria de sustentabilidade e integração social. As equipes se deslocaram até os bairros para realizarem diversas ações, como distribuição de repelentes, visitas domiciliares com agentes comunitários e agentes de endemias, recolhimento de lixo e realização da Educação em Saúde com a população. Os alunos da UFSB se vestiram de Aedes Aegypti e fizeram uma encenação para as crianças com o intuito de orientá-las sobre o combate ao mosquito.

Além dos servidores e estudantes da UFSB, participaram também o Secretário de Saúde, Dr. Paulo Bicalho, a Escola Sossego da Mamãe, a Escola Municipal Lourival Oliveira, Agentes de Endemias, Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Secretaria Municipal de Saúde, Rádio Jornal, Unidade de Saúde da Família Manoel Rodrigues, Fundação Marimbeta e Unidade de Saúde da Família de Nova Ferradas.

Para finalizar a campanha de combate ao mosquito no mês de março, dia 31/03 haverá o Pit-Stop em alguns semáforos de Itabuna com distribuição de panfletos, adesivos e materiais educativos.

* O município de Itabuna disponibiliza o número Disk-dengue, para que a população possa realizar denúncias de focos do mosquito através do número: (73) 3612-8324

__________________________________________________________________________________________________

UFSB - CAMPANHA SHOPPING

Estande da UFSB no Shopping Jequitibá integra campanha contra o Aedes aegypti

3 de março de 2016   //   Por:   //   Notícias

Quem visitar o Shopping Jequitibá, em Itabuna, durante as próximas semanas, vai poder se informar sobre a campanha institucional da Universidade Federal do Sul da Bahia contra o mosquito Aedes aegypti,integrada à Mobilização Nacional Zika Zero  lançada pelo Governo Federal e apoiada pelo Ministério da Educação. Um estande da universidade, com material audiovisual e impresso, foi instalado nesta terça-feira (02) na esquina próxima às Lojas Americanas. A presença institucional no centro de comércio e serviços deve se estender até abril.

Equipes de servidores e alunos vão se revezar no atendimento ao público em dois horários: das 14h às 17h e das 19h às 21h. A iniciativa faz parte das ações da UFSB no apoio às instâncias municipais, estaduais e federais engajadas na educação e disseminação de informações sobre o vetor  e as três arboviroses: dengue, chikungunya e zika.

Com o mural da UFSB e o telão ao fundo, um servidor da UFSB sorri enquanto repassa informações sobre a campanha para duas visitantes do shopping

Equipe da UFSB vai repassar informações de conscientização e prevenção para visitantes do shopping Jequitibá durante o mês de março

Um dos integrantes da equipe, o psicólogo Damon de Andrade, informou que as pessoas poderão acessar explicações sobre como identificar o mosquito, distinguir os sinais das três doenças, dicas de prevenção, cuidados recomendados às gestantes e orientações para a limpeza dos ambientes propícios para a proliferação do inseto. A equipe no estande também contará com dados atualizados sobre a campanha.

O trabalho de conscientização no shopping é concatenado com outras ações previstas na campanha oficial da UFSB, lançada no dia 23 de fevereiro, e conta com o apoio da administração do empreendimento. A universidade, por meio de sua Pró-Reitoria de Sustentabilidade e Integração Social (Prosis), organizou a participação de servidores de vários setores e de alunos nas atividades, que incluem um mutirão de combate ao inseto vetor das doenças nos bairros Ferradas, Nova Ferradas, Boa Esperança e Daniel Gomes, no dia 12 de março. Essa faxina coletiva vai buscar identificar e eliminar focos de reprodução do mosquito das 9h às 12h, unindo servidores e alunos da UFSB aos moradores dessas localidades e equipe da Fundação Marimbeta.

No dia 02 de abril, alunos e servidores da instituição realizarão o Pit Stop. Motoristas vão receber informações sobre o inseto e as doenças nos sinais de trânsito da Rodoviária de Itabuna e do Shopping Jequitibá, das 09h às 12h.
__________________________________________________________________________________________________

 

Convite-Aedes-aegypti---Prosis--Internet

UFSB lança Campanha contra o Aedes Aegypti

22 de fevereiro de 2016   //   Por:   //   Notícias

A UFSB, através Coordenação de Qualidade de Vida (CQV) da Pró-Reitoria de Sustentabilidade e Integração Social (PROSIS), lança a Campanha Oficial da Instituição contra o Aedes aegypti.

A abertura da Campanha será nessa terça-feira (23/02) no Auditório do campus Jorge Amado, em Itabuna, em dois horários: no período da tarde das 16:00 às 18:00 e no período da noite das 20:00 às 22:00. A palestra será transmitida via webconferência através do link:http://webconf2.rnp.br/ihacs_ufsb/

As Palestras serão proferidas por Isabel Cristina Santos Guimarães e terão como tema : “Aedes aegypti: a realidade de Itabuna” e “Dengue, Zika, Chikungunya: como diferenciar? O que temer?”. Toda a comunidade acadêmica está convidada para participar.

Mais ações estão previstas para acontecer ainda neste mês, como mutirão e pit-stop. O objetivo da Instituição é promover saúde e prevenir a Dengue, a Zika e a Chikungunya na comunidade da UFSB e de Itabuna, por meio de ações práticas e de educação.

• Isabel Cristina Santos Guimarães é Dra. em Ciências da Saúde/UFBA, Msc em Medicina e Saúde/UFBA, Especialização em Saúde Coletiva/ISC/UFBA, médica veterinária/UFBA e coordenadora do programa municipal de controle da dengue de Salvador.

__________________________________________________________________________________________________

 

195A4172

 

Vice-reitora participa da Mobilização Nacional Zika Zero em Itabuna

19 de fevereiro de 2016   //   Por:   //   Notícias

Hoje (19/02), a vice-reitoria da UFSB, Joana Guimarães, representando o Ministério da Educação, participou da Mobilização Nacional Zika Zero na Escola “Só o Amor Constrói”, no município de Itabuna

Também participando da Mobilização, a Secretária de Educação de Itabuna, Dinalva Melo do Nascimento, explicou que todas as escolas municipais foram convidadas a realizar atividades de combate ao Aedes Aegypti. Conversou com as crianças sobre o dever de cada indivíduo de cuidar da sua casa para que não exista foco do mosquito. Ela parabenizou os alunos e falou sobre a importância de levar o conhecimento adquirido na escola para dentro de casa.

Joana Guimarães acrescentou falando sobre a relevância do combate contínuo ao mosquito e não apenas pontual. Sugeriu que cada aluno contasse a 5 vizinhos sobre o que aprendeu em sala de aula, no intuito de espalhar e conscientizar a população sobre o assunto.

Para simbolizar essa Mobilização, a escola, que tem alunos em torno de 6 a 11 anos, realizou diversas atividades de conscientização: exibição de vídeos, palestras com enfermeiros e agentes comunitários, adaptação de músicas à temática e apresentação da bandinha da escola. Para encerrar, os alunos e professores fizeram um “faxinaço” e foram às ruas com cartazes e panfletos explicativos.

195A4289

__________________________________________________________________________________________________

UFSB lança editais para o Programa de Apoio à Permanência
Publicado em fevereiro 2016

A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), através da Pró-reitoria de Sustentabilidade e Integração Social (PROSIS), lançou, nessa terça-feira (16/02), editais para o Programa de Apoio à Permanência: Auxílio Alimentação, Moradia ou Transporte, Auxílio Creche e Auxílio Eventos.

A finalidade dos auxílios é oferecer ao estudante de graduação da UFSB as condições adequadas para adaptar-se à vida acadêmica com qualidade e contribuir para a redução da retenção e da evasão escolar.

O Edital unificado alimentação/moradia e transporte consiste em subvenção financeira, com periodicidade de desembolso mensal, destinada à complementação de despesas com alimentação, cobertura de despesas com locação e eventuais gastos relacionados à moradia e/ou ao deslocamento do estudante do local de moradia ou trabalho até as sedes dos campi da UFSB ou aos colégios universitários. Para este edital, as inscrições encerram-se dia 24 de fevereiro.

Já o Auxílio Creche é destinado a/ao estudante que tenha filha/o em idade pré-escolar (zero a cinco anos e onze meses) para despesas com creche ou outras relacionadas aos cuidados com a guarda e a manutenção infantil, enquanto desempenham suas atividades acadêmicas.

O Auxílio Eventos consiste em apoio à realização e à participação dos estudantes ou das entidades estudantis reconhecidas pela UFSB em eventos culturais, políticos e esportivos e no desenvolvimento dos Planos de Atividades do Projeto do Programa de Apoio à Permanência submetido pelos beneficiários das Bolsas de Apoio à Permanência, na forma de fornecimento de transporte, alimentação, hospedagem, infraestrutura, pagamento de inscrição em eventos e/ou material de divulgação.

Tanto para o Auxílio Creche, quanto o Auxílio Eventos, as inscrições são contínuas, podendo ser feitas a qualquer momento pela/o estudante.

Para mais informações e inscrições, acesse o link:http://ufsb.edu.br/editais-prosis/

———————————————————-
 
 
Lançada Campanha contra o Aedes Aegypti
Publicado em janeiro 2016
 
(Clique na imagem para ver o quadro explicativo)
 
 
———————————————————-
Novembro Azul na UFSB!
Publicado em Novembro de 2015
 
Pensando em desmistificar preconceitos e promover a Saúde do Homem, a Coordenação de Qualidade de Vida (CQV) da UFSB realizou durante o mês de Novembro, ações educativas de combate ao câncer de próstata. Panfletos oficiais da Campanha Novembro Azul no Brasil foram distribuídos para a comunidade acadêmica nos três campi. Além disso, a Universidade recebeu, em pontos estratégicos, a iluminação azul, uma forma de demonstrar apoio à campanha. 
No dia 27, a Universidade recebeu o médico urologista Dr. João Correia dos Santos para uma palestra com o tema: “Novembro azul: a luta contra o câncer de próstata”. O evento foi realizado no auditório do Campus Jorge Amado, com transmissão para os demais campi. Com casa cheia, os estudantes demonstraram bastante interesse pelo assunto e elogiaram a iniciativa da CQV.
 
 
 
 
 
 
———————————————————-
 
Rodas de Conversa sobre Sexualidade e Saúde com adolescentes da Fundação Marimbeta
Publicado em Novembro de 2015
 
No dia 20 de novembro, a enfermeira da Coordenação de Qualidade de Vida, Camila Calhau, realizou duas rodas de conversa com adolescentes da Fundação Marimbeta. Participaram da atividade cerca de 30 adolescentes na faixa etária de 13 a 18 anos. Os objetivos da atividade foram: difundir o acesso de adolescentes carentes à informações sobre o tema sexualidade; apresentar as principais doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) existentes, sinais/sintomas e formas de tratamento; conscientizar sobre a importância do uso do preservativo em todas as relações sexuais e, promover saúde e melhoria na qualidade de vida dos participantes. Ao final da ação, foram distribuídos materiais educativos e preservativos. 
 
A Fundação Marimbeta – Sítios de Integração da Criança e do Adolescente -FMSICA,  tem como finalidade específica elaborar e executar as políticas municipais que visem contribuir para a criação de condições favoráveis a promoção da cidadania, da educação e dos direitos básicos da criança e do adolescente, priorizando as oriundas de famílias de baixa renda, promovendo o desenvolvimento de suas potencialidades através de atividades complementares sócio-educativas, artísticas-culturais, ecológicas, desportivas e profissionalizantes (fonte: www.marimbeta.com)

———————————————————

Treinamento sobre Boas Práticas de Fabricação de Alimentos e Práticas Alimentares Saudáveis
Publicado em Outubro de 2015

Nos dias 15 e 16 de Outubro de 2015, ocorreu na UFSB, Campus Jorge Amado, o Treinamento sobre Boas Práticas de Fabricação de Alimentos e Práticas Alimentares Saudáveis, organizado pela Coordenação de Qualidade de Vida (CQV) da Pró-reitoria de Sustentabilidade e Integração Social (PROSIS). 

Participaram do treinamento alguns servidores da Instituição bem como manipuladores de alimentos que se relacionam à comunidade acadêmica que, na ocasião, aprenderam um pouco sobre vigilância sanitária; alimento seguro; doenças veiculadas por alimentos; procedimentos de higienização pessoal, do ambiente e dos alimentos; armazenamento adequado dos gêneros alimentícios; conceito de alimentação saudável; rotulagem de alimentos e foram sugestionadas opções de lanches saudáveis.

Acredita-se que esse treinamento tenha contribuído para a sensibilização dos manipuladores e comerciantes de alimentos quanto aos seus papéis no contexto de segurança alimentar e nutricional, especialmente no que diz respeito ao incentivo a práticas alimentares saudáveis. 

————————————–
 
Outubro Rosa na UFSB!
Publicado em Outubro de 2015

Os três campi da universidade, localizados em Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas, apoiaram o Outubro Rosa. 
A campanha contou com diversas ações simultâneas, dentre eles:
– Utilização da fitinha rosa na blusa ou de camisa rosa fazendo referência à campanha;
– Iluminação da Universidade com a luz rosa;
– Uso da hashtag #selfieoutubrorosaufsb, em que fotos foram tiradas com algum símbolo da campanha e compartilhadas com a hashtag;
– Mudança do plano de fundo do computador;
– Alteração na cor da logomarca da Universidade.
No dia 03 de outubro, a Coordenação de Qualidade de Vida (CQV) em parceria com docentes da UFSB e com a Secretaria Municipal de Saúde de Itabuna, realizou o Pit-Stop Outubro Rosa.
Estudantes das mais diversas áreas uniram-se com a equipe da CQV para divulgar a campanha para a população itabunense. Na oportunidade, foram distribuídos panfletos educativos e laços símbolos da campanha. A atividade reafirma o compromisso da UFSB em fazer a diferença na região. 
 
 

————————————–

Aquisição de Desfibriladores Externos Automáticos
Publicado em 6 de Outubro de 2015 

Na última semana, chegaram os Desfibriladores Externos Automáticos (DEA) adquiridos pela Coordenação de Qualidade de Vida da UFSB . O DEA é um aparelho que emite choques elétricos que podem reverter paradas cardiorrespiratórias. É fácil de manusear, portátil e autoexplicativo, podendo qualquer pessoa utilizá-lo.

No treinamento de Primeiros Socorros, ofertado em Agosto pela Universidade, os servidores participantes aprenderam sobre a importância do DEA e como manuseá-lo em situações de emergência.

Ele é fundamental em locais de grande circulação de pessoas, como universidades, aeroportos, rodoviárias e estádios de futebol. Entretanto, ainda são poucas as Instituições que possuem este equipamento.

A UFSB adquiriu três unidades, uma para cada Campus, o que representa um importante avanço da Instituição no cuidado à preservação da vida de toda a sua comunidade.

 

————————————–

 

I Curso Básico de Primeiros Socorros para servidores técnicos-administrativos e docentes da UFSB
Publicado em 9 de Setembro de 2015

 

A UFSB realizou, nos 3 campi da universidade (Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas), o Curso Básico de Primeiros Socorros. Ocorrido entre os meses de agosto e setembro, o curso foi organizado pela Coordenação de Qualidade de Vida da Pró-Reitoria de Sustentabilidade e Integração Social (PROSIS), em parceria com a DGP (Diretoria de Gestão de Pessoas).

Dentre os diversos temas abordados, os participantes foram instruídos quanto às manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP), uso do desfibrilador externo automático (DEA) e o que fazer em situações de queimaduras, afogamentos e fraturas, por exemplo.

“Cursos desse tipo são extremamente importantes, pois revelam que atitudes muito simples, se realizadas corretamente, podem amenizar sofrimentos e até mesmo salvar vidas” relata uma das organizadoras do curso, a técnica-administrativa Camila Calhau, enfermeira da instituição.

As ações de apoio econômico aos estudantes estão embasadas no Decreto Federal nº 7.234/2010, que dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES, regulamentado na UFSB por meio do Programa de Apoio à Permanência, instituído pela Resolução nº 01/2016 (21/01/2016) do Conselho Universitário. 

Na UFSB, as ações de Permanência Estudantil são submetidas à Comissão de Ações Afirmativas (CPAf), instituída pela resolução 03/2016 do Consuni, que atua como órgão consultivo e deliberativo da Pró-Reitoria de Sustentabilidade e Integração Social, e define entre outros assuntos, a aprovação dos editais de seleção de estudantes para as Bolsas e Auxílios. 

Aguarde a publicação dos editais específicos para 2017.

Conheça todas as modalidades de Bolsas e Auxílios ofertados:

 

Com o objetivo de realização de ações de integração interna da comunidade acadêmica e desta com a sociedade por meio de ações relacionadas à saúde, cultura, esporte e lazer e também como promotora da qualidade de vida para aqueles que fazem o cotidiano da Universidade, a UFSB criou:

MAPA DA SAÚDE – ITABUNA E REGIÃO (Ilhéus, Ibicaraí e Coaraci)


Setor de Acessibilidade e Promoção à Saúde (SAPS)

Acessibilidade

A acessibilidade deve ser entendida como de fundamental importância para que a diretriz de Integração Social da UFSB cumpra sua missão. Temos a preocupação de auxiliar na mitigação dos preconceitos e apontar quais os próximos passos a serem dados para que se prossiga com os avanços relacionados à inclusão social.

A Acessibilidade aqui é pensada segundo os seguintes eixos:

a) Mobilidade, curriculares e comunicação;
b) Acompanhamento da demanda;
c) Capacitação da comunidade acadêmica;
d) Produção e oferta de recursos;
e) Parcerias internas e externas;
f) Sensibilização para a inclusão.

Promoção à Saúde

A promoção à saúde consolida-se em um setor em que os profissionais lotados trabalham intra e interdisciplinarmente, organizando ações de saúde voltadas à coletividade e, em menor grau, realizando atendimentos individualizados, com o intuito de proporcionar melhor qualidade de vida à comunidade acadêmica. Para isso, quatro frentes de atuação foram delineadas:
a) Educação em saúde;
b) Atendimento de urgências e emergências;
c) Atendimentos de enfermagem;
d) Atendimentos psicológicos.

Contato: saps@ufsb.edu.br

 


Setor Cultural, Esporte e Eventos

As áreas de cultura, esportes, lazer e eventos materializam-se na UFSB em um setor específico inserido na coordenação de qualidade de vida. Com sua gestão centralizada na sede da reitoria e atuação volante nos três campi, o setor cuida da organização e apoio à realização de iniciativas propostas pelos servidores e estudantes que se encaixam em seus quatro eixos de atuação. Este setor será encarregado também de promover e apoiar ações ligadas às práticas esportivas, coletivas e individuais, pensando o esporte como promotor das relações humanas e da qualidade de vida.

Em relação à cultura e eventos, os projetos Universarte, Muxtirão das Artes e Conexão Cultura são exemplos de projetos em execução idealizados e executados por estudantes e docentes dos Bacharelados e Licenciaturas em Artes. Agregam uma série de intervenções artísticas, integrando a comunidade acadêmica, apresentando, conhecendo e reconhecendo nossos músicos, poetas, grupos de teatro, artistas plásticos, dentre outros atores da cultura em nossa instituição.

O Setor vem também desenvolvendo ações tais como o Sarau UFSB – Mulher na Cena e O Arraiá Universitário.  Ao apoiar e executar tais ações, a UFSB produz ambientes de integração social e promoção de qualidade de vida, além de reforçar identidades, pertencimentos e valorizar a cultura local/regional.

Formulário para Solicitação de Apoio a Eventos Esportivos e Artísticos

Tutorial para Solicitação de Apoio a Eventos Esportivos e Artísticos

A Comissão de Políticas Afirmativas (CPAf) da UFSB é um órgão consultivo e deliberativo da Pró-Reitoria de Sustentabilidade e Integração Social (PROSIS), em caráter permanente, com competência para exercer as seguintes atribuições:
I – Estabelecer mecanismos de acompanhamento e avaliação do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) na UFSB, em conformidade com o Art. 5º, parágrafo único, inciso II, do Decreto nº 7.234/2010.
II – Propor ações para a efetiva integração dos setores da UFSB, buscando a excelência acadêmica da Instituição com inclusão social;
III – Aprovar os editais de concessão da bolsa e auxílios referentes ao Programa de Apoio à Permanência;
IV – Aprovar a destinação de recursos previstos no orçamento da PROSIS e acompanhar sua execução;
V – Propor políticas e programas de apoio à permanência dos alunos da UFSB;
VI – Promover políticas e programas de acesso ao conhecimento;
VII – Promover políticas e programas de apoio psicopedagógico e social, culturais, de lazer e atividades físicas aos alunos de todos os níveis de ensino da UFSB;
VIII – Acompanhar, propor e propor medidas de aprimoramento às políticas de ações afirmativas da UFSB;
IX – Referendar a concessão do Auxílio Emergencial disciplinado no Art. 4 da Resolução CONSUNI nº 01/2016;
X – Atuar como instância superior para receber e julgar recursos decorridos de indeferimentos de auxílios e bolsas, de esclarecimento sobre casos omissos dos editais ou outras solicitações, a partir de pareceres elaborados pela PROSIS, respeitado o sigilo das informações pessoais com a não identificação do solicitante a menos que, no seu interesse, ele a autorize formalmente.

São Membros da CPAf:
I – O pró-reitor da PROSIS ou seu substituto, que a presidirá;
II – O Coordenador de Permanência Estudantil da Diretoria de Assuntos Comunitários e Estudantis;
III – 1 (um) representante da Pró-Reitoria de Gestão Acadêmica (PROGEAC), nomeado pelo respectivo pró-reitor;
IV – 3 (três) representantes dos docentes, sendo um de cada campus, eleitos por seus pares;
V – 3 (três) representantes dos técnicos-administrativos, sendo um de cada campus, eleitos por seus pares, sendo um deles servidor alocado na PROSIS;
VI – 6 (seis) representantes discentes de graduação, sendo dois de cada campus, eleitos por seus pares;
VII – 2 (dois) representantes da sociedade civil, membros da comunidade externa, eleitos pelo Conselho Estratégico Social (CES), com mandatos de 2 (dois) anos, permitida a recondução.

RESOLUÇÃO Nº 03/2016 – Institui a Comissão de Políticas Afirmativas como órgão consultivo e deliberativo da PROSIS/UFSB

 

 

Pró-reitoria de Sustentabilidade e Integração Social/PROSIS
Tel. (73) 3613-6295

E-mail: prosis@ufsb.edu.br

 

Pró-Reitor
Joel Pereira Felipe

E-mail: joel.felipe@ufsb.edu.br

Secretária Executiva
Hanna Lourenço Ribeiro Nascimento

E-mail: hannalourenco@ufsb.edu.br

 

Diretoria de Assuntos Comunitários e Estudantis

Diretora de Assuntos Comunitários e Estudantis
Fabiana de Souza Costa

E-mail: fabiana.costa@ufsb.edu.br

Coordenador de Qualidade de Vida
Jorge Luiz Santos Guimarães

E-mail: jguimaraes@ufsb.edu.br

Chefe do Setor de Acessibilidade e Promoção à Saúde
Camila Calhau Andrade Reis

E-mail: camilacalhau@ufsb.edu.br

Chefe da Seção de Psicologia
Damon Bomfim Santana de Andrade

E-mail: andrade@ufsb.edu.br

Chefe do Setor Cultural, Esporte, Lazer e Eventos
Ize Duque Magno

E-mail: izeduque@ufsb.edu.br

Chefe de Seção de Esportes
Kamila Pontes Lima

E-mail: kamilapontes@ufsb.edu.br

Coordenadora de Permanência Estudantil
Amanda Suélen Ferreira Bastos

E-mail: amandabastos@ufsb.edu.br

Chefe do Setor de Bolsas e Auxílios
Vinicius Simas Moreira Neri

E-mail: neri@ufsb.edu.br

Chefe de Seção de Pagamentos e Prestação de Contas
Lucas D´Elion Correia Limeira

E-mail: delion@ufsb.edu.br

Diretoria de Sustentabilidade e Integração Social

Diretor de Sustentabilidade e Integração Social
Paulo Dimas Rocha de Menezes

E-mail: paulodimasmenezes@ufsb.edu.br

Coordenadora de Sustentabilidade
Valerie Nicollier

E-mail:  valerie.nicollier@ufsb.edu.br

Chefe do Setor de Gestão Ambiental
Dirceu Benincá

E-mail: dirceu@ufsb.edu.br

Chefe de Seção de Programas Permanentes
Luana Rego

E-mail: luana.rego@ufsb.edu.br

Assistente Administrativo
Iramar Souza

E-mail: iramarsouza@ufsb.edu.br

Coordenadora de Integração Social
Eva Dayane Almeida de Góes
E-mail: evadayane@ufsb.edu.br

Chefe do Setor de Apoio ao CES/Fórum Social
Maristela Aragão de Matos

E-mail: maristela.aragao@ufsb.edu.br<

 


UFSB Copyright 2015. UFSB - Universidade Federal do Sul da Bahia - Todos os direitos reservados. Google+