Portal do Governo Brasileiro
Opção2 (1)
Diretoria de Integração Social

UFSB lança editais para o Programa de Apoio à Permanência
Publicado em fevereiro 2016

A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), através da Pró-reitoria de Sustentabilidade e Integração Social (PROSIS), lançou, nessa terça-feira (16/02), editais para o Programa de Apoio à Permanência: Auxílio Alimentação, Moradia ou Transporte, Auxílio Creche e Auxílio Eventos.

A finalidade dos auxílios é oferecer ao estudante de graduação da UFSB as condições adequadas para adaptar-se à vida acadêmica com qualidade e contribuir para a redução da retenção e da evasão escolar.

O Edital unificado alimentação/moradia e transporte consiste em subvenção financeira, com periodicidade de desembolso mensal, destinada à complementação de despesas com alimentação, cobertura de despesas com locação e eventuais gastos relacionados à moradia e/ou ao deslocamento do estudante do local de moradia ou trabalho até as sedes dos campi da UFSB ou aos colégios universitários. Para este edital, as inscrições encerram-se dia 24 de fevereiro.

Já o Auxílio Creche é destinado a/ao estudante que tenha filha/o em idade pré-escolar (zero a cinco anos e onze meses) para despesas com creche ou outras relacionadas aos cuidados com a guarda e a manutenção infantil, enquanto desempenham suas atividades acadêmicas.

O Auxílio Eventos consiste em apoio à realização e à participação dos estudantes ou das entidades estudantis reconhecidas pela UFSB em eventos culturais, políticos e esportivos e no desenvolvimento dos Planos de Atividades do Projeto do Programa de Apoio à Permanência submetido pelos beneficiários das Bolsas de Apoio à Permanência, na forma de fornecimento de transporte, alimentação, hospedagem, infraestrutura, pagamento de inscrição em eventos e/ou material de divulgação.

Tanto para o Auxílio Creche, quanto o Auxílio Eventos, as inscrições são contínuas, podendo ser feitas a qualquer momento pela/o estudante.

Para mais informações e inscrições, acesse o link:http://ufsb.edu.br/editais-prosis/

———————————————————-
 
Lançada Campanha contra o Aedes Aegypti
Publicado em janeiro 2016
(Clique na imagem para ver o quadro explicativo)
———————————————————-
Novembro Azul na UFSB!
Publicado em Novembro de 2015
 
Pensando em desmistificar preconceitos e promover a Saúde do Homem, a Coordenação de Qualidade de Vida (CQV) da UFSB realizou durante o mês de Novembro, ações educativas de combate ao câncer de próstata. Panfletos oficiais da Campanha Novembro Azul no Brasil foram distribuídos para a comunidade acadêmica nos três campi. Além disso, a Universidade recebeu, em pontos estratégicos, a iluminação azul, uma forma de demonstrar apoio à campanha. 
No dia 27, a Universidade recebeu o médico urologista Dr. João Correia dos Santos para uma palestra com o tema: “Novembro azul: a luta contra o câncer de próstata”. O evento foi realizado no auditório do Campus Jorge Amado, com transmissão para os demais campi. Com casa cheia, os estudantes demonstraram bastante interesse pelo assunto e elogiaram a iniciativa da CQV.
 
———————————————————-
 
Rodas de Conversa sobre Sexualidade e Saúde com adolescentes da Fundação Marimbeta
Publicado em Novembro de 2015
No dia 20 de novembro, a enfermeira da Coordenação de Qualidade de Vida, Camila Calhau, realizou duas rodas de conversa com adolescentes da Fundação Marimbeta. Participaram da atividade cerca de 30 adolescentes na faixa etária de 13 a 18 anos. Os objetivos da atividade foram: difundir o acesso de adolescentes carentes à informações sobre o tema sexualidade; apresentar as principais doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) existentes, sinais/sintomas e formas de tratamento; conscientizar sobre a importância do uso do preservativo em todas as relações sexuais e, promover saúde e melhoria na qualidade de vida dos participantes. Ao final da ação, foram distribuídos materiais educativos e preservativos. 
 
A Fundação Marimbeta – Sítios de Integração da Criança e do Adolescente -FMSICA,  tem como finalidade específica elaborar e executar as políticas municipais que visem contribuir para a criação de condições favoráveis a promoção da cidadania, da educação e dos direitos básicos da criança e do adolescente, priorizando as oriundas de famílias de baixa renda, promovendo o desenvolvimento de suas potencialidades através de atividades complementares sócio-educativas, artísticas-culturais, ecológicas, desportivas e profissionalizantes (fonte: www.marimbeta.com)

———————————————————

Treinamento sobre Boas Práticas de Fabricação de Alimentos e Práticas Alimentares Saudáveis
Publicado em Outubro de 2015

Nos dias 15 e 16 de Outubro de 2015, ocorreu na UFSB, Campus Jorge Amado, o Treinamento sobre Boas Práticas de Fabricação de Alimentos e Práticas Alimentares Saudáveis, organizado pela Coordenação de Qualidade de Vida (CQV) da Pró-reitoria de Sustentabilidade e Integração Social (PROSIS). 

Participaram do treinamento alguns servidores da Instituição bem como manipuladores de alimentos que se relacionam à comunidade acadêmica que, na ocasião, aprenderam um pouco sobre vigilância sanitária; alimento seguro; doenças veiculadas por alimentos; procedimentos de higienização pessoal, do ambiente e dos alimentos; armazenamento adequado dos gêneros alimentícios; conceito de alimentação saudável; rotulagem de alimentos e foram sugestionadas opções de lanches saudáveis.

Acredita-se que esse treinamento tenha contribuído para a sensibilização dos manipuladores e comerciantes de alimentos quanto aos seus papéis no contexto de segurança alimentar e nutricional, especialmente no que diz respeito ao incentivo a práticas alimentares saudáveis. 

                  

————————————–
Outubro Rosa na UFSB!
Publicado em Outubro de 2015

Os três campi da universidade, localizados em Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas, apoiaram o Outubro Rosa. 
A campanha contou com diversas ações simultâneas, dentre eles:
– Utilização da fitinha rosa na blusa ou de camisa rosa fazendo referência à campanha;
– Iluminação da Universidade com a luz rosa;
– Uso da hashtag #selfieoutubrorosaufsb, em que fotos foram tiradas com algum símbolo da campanha e compartilhadas com a hashtag;
– Mudança do plano de fundo do computador;
– Alteração na cor da logomarca da Universidade.
No dia 03 de outubro, a Coordenação de Qualidade de Vida (CQV) em parceria com docentes da UFSB e com a Secretaria Municipal de Saúde de Itabuna, realizou o Pit-Stop Outubro Rosa.
Estudantes das mais diversas áreas uniram-se com a equipe da CQV para divulgar a campanha para a população itabunense. Na oportunidade, foram distribuídos panfletos educativos e laços símbolos da campanha. A atividade reafirma o compromisso da UFSB em fazer a diferença na região. 

————————————–

Aquisição de Desfibriladores Externos Automáticos
Publicado em 6 de Outubro de 2015 

Na última semana, chegaram os Desfibriladores Externos Automáticos (DEA) adquiridos pela Coordenação de Qualidade de Vida da UFSB . O DEA é um aparelho que emite choques elétricos que podem reverter paradas cardiorrespiratórias. É fácil de manusear, portátil e autoexplicativo, podendo qualquer pessoa utilizá-lo.

No treinamento de Primeiros Socorros, ofertado em Agosto pela Universidade, os servidores participantes aprenderam sobre a importância do DEA e como manuseá-lo em situações de emergência.

Ele é fundamental em locais de grande circulação de pessoas, como universidades, aeroportos, rodoviárias e estádios de futebol. Entretanto, ainda são poucas as Instituições que possuem este equipamento.

A UFSB adquiriu três unidades, uma para cada Campus, o que representa um importante avanço da Instituição no cuidado à preservação da vida de toda a sua comunidade.

 

————————————–

 

I Curso Básico de Primeiros Socorros para servidores técnicos-administrativos e docentes da UFSB
Publicado em 9 de Setembro de 2015

 

A UFSB realizou, nos 3 campi da universidade (Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas), o Curso Básico de Primeiros Socorros. Ocorrido entre os meses de agosto e setembro, o curso foi organizado pela Coordenação de Qualidade de Vida da Pró-Reitoria de Sustentabilidade e Integração Social (PROSIS), em parceria com a DGP (Diretoria de Gestão de Pessoas).

Dentre os diversos temas abordados, os participantes foram instruídos quanto às manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP), uso do desfibrilador externo automático (DEA) e o que fazer em situações de queimaduras, afogamentos e fraturas, por exemplo.

“Cursos desse tipo são extremamente importantes, pois revelam que atitudes muito simples, se realizadas corretamente, podem amenizar sofrimentos e até mesmo salvar vidas” relata uma das organizadoras do curso, a técnica-administrativa Camila Calhau, enfermeira da instituição.

Com a finalidade de oferecer ao estudante de graduação da UFSB as condições adequadas para adaptar-se à vida acadêmica com qualidade e contribuir para a redução da retenção e da evasão escolar são disponibilizados as Bolsas e Auxílios por meio de editais, publicados regularmente. Para ter acesso aos benefícios os estudantes devem ter renda per capita familiar até 1,5 salários mínimos.

Conheça todas as modalidades:

Com o objetivo de realização de ações de integração interna da comunidade acadêmica e desta com a sociedade por meio de ações relacionadas à saúde, cultura, esporte e lazer e também como promotora da qualidade de vida para aqueles que fazem o cotidiano da Universidade, a UFSB criou:


Setor de Acessibilidade e Promoção à Saúde (SAPS)

Que Acessibilidade deve ser entendida como de fundamental importância para que a diretriz de Integração Social da UFSB cumpra sua missão. Temos a preocupação de auxiliar na mitigação dos preconceitos e apontar quais os próximos passos a serem dados para que se prossiga com os avanços relacionados à inclusão social. A Acessibilidade aqui é pensada segundo os seguintes eixos: a) Mobilidade, curriculares e comunicação; b) Acompanhamento da demanda; c) Capacitação da comunidade acadêmica; d) Produção e oferta de recursos; e) Parcerias internas e externas; f) Sensibilização para a inclusão.

Outro ponto importante para o setor está ligado à questão da Promoção à Saúde. Este tem como função oferecer à comunidade acadêmica um ganho em sua qualidade de vida por contar com o apoio especializado na orientação e encaminhamento em saúde, especialmente em políticas de prevenção e ações de educação em saúde. O Setor está organizado, portanto, para atendimento em três frentes: a) Apoio Psicológico; b) Prevenção e Orientação em Saúde; c) Atendimento de Urgências e Emergências.


Setor Cultural, Esporte e Eventos

As áreas de cultura, esportes, lazer e eventos materializam-se na UFSB em um setor específico inserido na coordenação de qualidade de vida. Com sua gestão centralizada na sede da reitoria e atuação volante nos três campi, o setor cuida da organização e apoio à realização de iniciativas propostas pelos servidores e estudantes que se encaixam em seus quatro eixos de atuação. Este setor será encarregado também de promover e apoiar ações ligadas às práticas esportivas, coletivas e individuais, pensando o esporte como promotor das relações humanas e da qualidade de vida.

Em relação à cultura e eventos, os projetos Universarte, Muxtirão das Artes e Conexão Cultura são exemplos de projetos em execução idealizados e executados por estudantes e docentes dos Bacharelados e Licenciaturas em Artes. Agregam uma série de intervenções artísticas, integrando a comunidade acadêmica, apresentando, conhecendo e reconhecendo nossos músicos, poetas, grupos de teatro, artistas plásticos, dentre outros atores da cultura em nossa instituição.

O Setor vem também desenvolvendo ações tais como o Sarau UFSB – Mulher na Cena e O Arraiá Universitário.  Ao apoiar e executar tais ações, a UFSB produz ambientes de integração social e promoção de qualidade de vida, além de reforçar identidades, pertencimentos e valorizar a cultura local/regional.

Formulário para Solicitação de Apoio a Eventos Esportivos e Artísticos

Tutorial para Solicitação de Apoio a Eventos Esportivos e Artísticos

A Coordenação de Assuntos Comunitários planeja e executa ações de integração da universidade com os diversos segmentos sociais do Sul e Extremo Sul da Bahia. Sua atuação inclui a articulação institucional e a mobilização de grupos, organizações, povos e comunidades para promoção da equidade, do desenvolvimento e da sustentabilidade neste território.

Há forte atuação como instância de assessoria do Conselho Estratégico Social (CES), órgão consultivo do sistema de gestão universitária. É também responsável, junto com o CES, pelo planejamento e realização do Fórum Social da UFSB — espaço de construção coletiva das linhas de ação que estruturam a política extensionista da UFSB, ao mesmo tempo em que direcionam atividades de ensino, pesquisa, criação e inovação acadêmica para o atendimento de demandas sociais da região.

 

Pró-reitoria de Sustentabilidade e Integração Social/PROSIS
Tel. (73) 3613-6295

E-mail: prosis@ufsb.edu.br

 

Pró-Reitor
Joel Pereira Felipe

E-mail: joel.felipe@ufsb.edu.br

 

Diretoria de Assuntos Comunitários e Estudantis

Diretora de Assuntos Comunitários e Estudantis
Fabiana de Souza Costa

E-mail: fabiana.costa@ufsb.edu.br

Coordenador de Qualidade de Vida
Jorge Luiz Santos Guimarães

E-mail: jguimaraes@ufsb.edu.br

 

Coordenadora de Permanência Estudantil
Amanda Suélen Ferreira Bastos

E-mail: amandabastos@ufsb.edu.br

  • Chefe do Setor de Bolsas e Auxílios
    Vinicius Simas Moreira Neri

    E-mail: neri@ufsb.edu.br
  • Chefe de Seção de Pagamentos e Prestação de Contas
    Lucas D´Elion Correia Limeira

    E-mail: delion@ufsb.edu.br

 

Diretoria de Sustentabilidade e Integração Social

Diretor de Sustentabilidade e Integração Social
Paulo Dimas Rocha de Menezes

E-mail: paulodimasmenezes@ufsb.edu.br

Coordenadora de Sustentabilidade
Valerie Nicollier

E-mail:  valerie.nicollier@ufsb.edu.br

 

Coordenadora de Integração Social
Eva Dayane Almeida de Góes
E-mail: evadayane@ufsb.edu.br

 


UFSB Copyright 2015. UFSB - Universidade Federal do Sul da Bahia - Todos os direitos reservados. Google+